94'B4 TDI 1Z Sedan|LA9V|RH 17''| Agora Mais Gordo! fotos pag 6

Responder
Avatar do Utilizador
Ren470
Pro
Pro
Mensagens: 1104
Registado: 23 ago 2014, 23:17
Veículos: Golf mk2 1.3cl ;Polo 6N GTI;Passat 1.6 GT TD B3 ; Bora PD 115 ; Lupo 1.4cc
Localização: Madeira

Re: 94'B4 TDI 1Z Sedan | LA9V | BBS instaled

Mensagem por Ren470 »

Top agora so falta rebaixar e meter uns espaçadores atras porque pela foto fica mais dentro do que a frente...já o meu b3 e a mesma coisa
PROJ.GOLF 2 1.6 GTD http://www.clubegolfpt.com/forum/viewto ... 8&t=102904 Vendido
Golf 2 1.3 CL
PASSAT B3 1.6 GT TD
Polo 6N 1.6 GTI
Bora MK4 PD 115
GTDblack
Master
Master
Mensagens: 8395
Registado: 04 set 2007, 21:44
Veículos: Golf 2

Re: 94'B4 TDI 1Z Sedan | LA9V | BBS instaled

Mensagem por GTDblack »

Ficou porreiro mas como seria de esperar atrás ficam todas lá dentro, com um espaçador já melhorava bastante...
Avatar do Utilizador
pravus
Amateur
Amateur
Mensagens: 507
Registado: 14 jan 2014, 22:28
Veículos: Mk1 Golf Diesel LongTail, Passat B4 TDI
Localização: Invicta

Re: 94'B4 TDI 1Z Sedan | LA9V | BBS instaled

Mensagem por pravus »

GTDblack Escreveu:Ficou porreiro mas como seria de esperar atrás ficam todas lá dentro, com um espaçador já melhorava bastante...
tá a ser tratado :wink: 16mm embora não goste muito da ideia porque detesto ''mexer nas geometrias e arrastamentos'' assim de repente pareceu me ouvir um dos meus antigos professores :lol: :lol:

cumps
hugofaria
Amateur
Amateur
Mensagens: 420
Registado: 31 mai 2011, 02:50
Localização: Junkyard

Re: 94'B4 TDI 1Z Sedan | LA9V | BBS instaled

Mensagem por hugofaria »

Então tinhas de meter sempre a mesma largura e offset.
Avatar do Utilizador
pravus
Amateur
Amateur
Mensagens: 507
Registado: 14 jan 2014, 22:28
Veículos: Mk1 Golf Diesel LongTail, Passat B4 TDI
Localização: Invicta

Re: 94'B4 TDI 1Z Sedan | LA9V | BBS instaled

Mensagem por pravus »

hugofaria Escreveu:Então tinhas de meter sempre a mesma largura e offset.
Não percebi o que queres dizer mas tu vais explicar certamente
:wink:
hugofaria
Amateur
Amateur
Mensagens: 420
Registado: 31 mai 2011, 02:50
Localização: Junkyard

Re: 94'B4 TDI 1Z Sedan | LA9V | BBS instaled

Mensagem por hugofaria »

Quando falaste em não querer espaçadores porque não gostas de mexer em geometrias.
Se meteres umas jantes com offset mais pequeno, mesmo que na mesma largura, é como se tivesses espaçadores.
Ou seja, as rodas vêm mais para fora
Avatar do Utilizador
pravus
Amateur
Amateur
Mensagens: 507
Registado: 14 jan 2014, 22:28
Veículos: Mk1 Golf Diesel LongTail, Passat B4 TDI
Localização: Invicta

Re: 94'B4 TDI 1Z Sedan | LA9V | BBS instaled

Mensagem por pravus »

eu sei, apenas me estava a referir a um dos ditados de um antigo professor meu.

a meu ver e de tudo aquilo que já estudei e venho a estudar porque a vida nunca pára digo que a geometria e arrastamento mais sagrado é o frontal até porque em 90% dos casos nem se dá o caso de arrastamento traseiro, o meu por acaso é um dos casos em que existe (suspensão McPherson ás 4 rodas).

Por isso ando a atrasar tanto o rebaixamento do meu carro, quando o fizer vai ser com cabeça tronco e membros pois irei ajustar os arrastamentos e ângulos de derivação para não perder a eficácia em favor da estética.

já tenho os cálculos e a variação de arrastamento feito e em principio posso tirar de 80 a 90 mm com um ajuste ''aceitável''

deixo aqui uns esquemas que podem ajudar a perceber o que estou a dizer, sem tirar razão ao que o hugofaria disse!
Principio de Ackerman e Diagrama de Jean Teaud:
Imagem
este diagrama ajuda a perceber que em curva o angulo de viragem das rodas directrizes não é igual e qualquer alteração no arrastamento pode provocar desgastes e comportamentos anormais(rebaixamentos, espaçadores, jantes com ETs e larguras abusadas, etc. causam essas alterações).

Arrastamento em McPherson:
Imagem
aqui dá para perceber o porque de espaçadores e ETs manhosos alterarem arrastamentos pois a linha a ''traço-ponto'' é desviada causando alterações no arrastamento podendo uma jantes com ET mais positivo tornar o arrastamento de positivo a negativo/nulo e daí as perdas e desgastes anormais que falei.

desculpem o testamento :oops: :roll:

cumps
hugofaria
Amateur
Amateur
Mensagens: 420
Registado: 31 mai 2011, 02:50
Localização: Junkyard

Re: 94'B4 TDI 1Z Sedan | LA9V | BBS instaled

Mensagem por hugofaria »

Como deves calcular, não estudei engenharia. Desconhecia parte do que falaste.
No arrastamento não há maneira de compensar com o camber?
Agradeço-te a explicação
Avatar do Utilizador
pravus
Amateur
Amateur
Mensagens: 507
Registado: 14 jan 2014, 22:28
Veículos: Mk1 Golf Diesel LongTail, Passat B4 TDI
Localização: Invicta

Re: 94'B4 TDI 1Z Sedan | LA9V | BBS instaled

Mensagem por pravus »

hugofaria Escreveu:Como deves calcular, não estudei engenharia. Desconhecia parte do que falaste.
No arrastamento não há maneira de compensar com o camber?
Agradeço-te a explicação
o arrastamento normalmente pode ser corrigido com a convergência/toe.

alias grande parte das anomalias em suspensão são resolvidas com a convergência embora isso leve a uma condução estranha.

em Portugal(não é dizer mal mas nunca vi um alinhamento no estrangeiro) quando se alinha a direcção em grande parte das casas não fazem mais nada do que fazer correcções de convergência, por isso muitas vezes pessoas com carros iguais dizem que os carros se comportam de forma diferente, se calhar o que diz que o carro se porta melhor teve um alinhamento a todos os parâmetros de 1h e o outro teve um alinhamento de 10 min.

cumps
hugofaria
Amateur
Amateur
Mensagens: 420
Registado: 31 mai 2011, 02:50
Localização: Junkyard

Re: 94'B4 TDI 1Z Sedan | LA9V | BBS instaled

Mensagem por hugofaria »

No meu caso (algumas vezes), o alinhamento tem de ser feito com o camber (ou como lhe chamam, o caster, certo?) para não sair fora (ok, continua errado porque estou a fazer a forma em cima da função).
Então o que me dizes é que o alinhamento tem de ser feito como? Num carro que não tenha afinação de camber, não é só possível afinal a convergência? Existe mais algum parâmetro?
Avatar do Utilizador
pravus
Amateur
Amateur
Mensagens: 507
Registado: 14 jan 2014, 22:28
Veículos: Mk1 Golf Diesel LongTail, Passat B4 TDI
Localização: Invicta

Re: 94'B4 TDI 1Z Sedan | LA9V | BBS instaled

Mensagem por pravus »

hugofaria Escreveu:No meu caso (algumas vezes), o alinhamento tem de ser feito com o camber (ou como lhe chamam, o caster, certo?) para não sair fora (ok, continua errado porque estou a fazer a forma em cima da função).
Então o que me dizes é que o alinhamento tem de ser feito como? Num carro que não tenha afinação de camber, não é só possível afinal a convergência? Existe mais algum parâmetro?
tudo o que for suspensão multi-link (passat 3b por exemplo) pode ser afinado em tudo e mais alguma coisa no caso de McPherson o afinamento de camber pode ser feito no caso de os amortecedores teres furos elípticos e/ou cabeçotes ajustáveis e/ou pernos ajustáveis, no meu carro tenho furos elípticos nos amortecedores e pernos excêntricos o que permite uma afinação muito mínima mas mesmo assim importante(+ ou - 3º)

numa geometria tens:
Ângulo de Impulso= é o desvio ou o ângulo de desvio que o veiculo faz quando as rodas motrizes alteram a inércia( ou seja tens o ângulo em que o carro ''desvia'' quando por exemplo sofre aceleração)
Imagem
Caster= é o ângulo de implantação do amortecedor em relação à perspectiva longitudinal do veiculo
Imagem
camber ou sopé= inclinação do conjunto pneumatico+jante descreve em relação ao centro de massa da mesma(eu tenho estes pernos também e aconselho!)
Imagem
Convergência ou toe= angulo descrito pelo conjunto jante+pneumático visto pelo plano superior do veiculo(este angulo é o angulo mais importante de um alinhamento vale cerca de 50% do alinhamento)
Imagem

cumps
hugofaria
Amateur
Amateur
Mensagens: 420
Registado: 31 mai 2011, 02:50
Localização: Junkyard

Re: 94'B4 TDI 1Z Sedan | LA9V | BBS instaled

Mensagem por hugofaria »

Queria referir-me ao sopé e disse caster.
GTDblack
Master
Master
Mensagens: 8395
Registado: 04 set 2007, 21:44
Veículos: Golf 2

Re: 94'B4 TDI 1Z Sedan | LA9V | BBS instaled

Mensagem por GTDblack »

Eu quando alinho alinham me sempre o camber, se for preciso claro... E no caso da passat quando montei os coils alinharam e ficou com um comportamento muito bom mesmo sem coils indicados. :)
Avatar do Utilizador
pravus
Amateur
Amateur
Mensagens: 507
Registado: 14 jan 2014, 22:28
Veículos: Mk1 Golf Diesel LongTail, Passat B4 TDI
Localização: Invicta

Re: 94'B4 TDI 1Z Sedan | LA9V | BBS instaled

Mensagem por pravus »

GTDblack Escreveu:Eu quando alinho alinham me sempre o camber, se for preciso claro... E no caso da passat quando montei os coils alinharam e ficou com um comportamento muito bom mesmo sem coils indicados. :)
Então se normalmente te fazem esse serviço estima a oficina! Deve ser das poucas mesmo! A mim como já sabem com quem contam já é tudo feito mesmo sem pedir eheh
rostabal
Pro
Pro
Mensagens: 2811
Registado: 12 mai 2012, 23:38
Veículos: Golf MK2 1.6TD CL Special
Localização: Lisboa

Re: 94'B4 TDI 1Z Sedan | LA9V | BBS instaled

Mensagem por rostabal »

Qualquer oficina que se preze terá um técnico mais competente/experiente que fará o chamado 'alinhamento técnico' que nada mais é que um alinhamento mais personalizado/demorado em vez do normal alinhamento de 10minutos ...
Onde vou por exemplo é assim, temos todos sorte ou então o panorama nacional não é tão negativo como quer dar a entender :wink:
Responder