Então vamos lá a isto!
Depois da promessa que o carro viria para mim na 5ª feira ao final do dia, houve uns atrasos e só pôde vir na 6ª feira. Como a minha disponibilidade para o ir buscar ao Stand nesse dia era nula e porque precisava dele para vir ao Algarve, pedi ao vendedor que o fosse entregar ao trabalho (perto do largo do Carmo). Tudo correu como planeado e às 12.30 estava a receber o bólide em mãos.
Acabado o serviço, às 17.15h (era para ser às 17.30h mas a ânsia falou mais alto), pisguei-me rumo a Faro, pela 25 de Abril. Como não conheço bem as ruas da baixa de Lisboa, pedi lá umas indicações sobre como apanhar a 24 de Julho e posteriormente o Eixo N-S. Não foi difícil mas estava muito trânsito o que implicou muitos pontos de embraiagem. Deixei o carro ir abaixo 4 vezes até à 25 de Abril, tal nabice!
Estava habituado ao Nissan "Power" Micra K12 mas este tem o acelerador muito mais sensível. Enfim...desculpas
Tenho a dizer que não ouvi uma buzinadela, o que achei estranho pois cheguei a ir abaixo no meio de cruzamentos
E sobre isto vem a
1ª questão:
Quando o carro vai abaixo, não se pode dar logo à chave pois não? Se bem me lembro, tive que a retirar da ignição, voltar a pôr, pé na embraiagem e aqui vai disto...Não achei muito prático em situações em que se está a "engarrafar" o trânsito
Passando a 25 de Abril, ainda passei nas bombas do Jumbo para meter alguma gasolina...ups...quis dizer gasóleo
Agora não me posso enganar!
Já de volta à estrada, ainda pensei se haveria de ir pela Nacional em vez da A2, mas como já era tarde (19h), de noite, estava a chover, os limpa pára-brisas e eu não estávamos a atinar, carro novo nas minhas mãos, etc, lá acabei por fazer a viagem pela auto-estrada. O regresso no Domingo vai ser pela Nacional
E como a A2 é muito longa, deu para fazer de tudo, desde experimentar o Cruise Control, aviso de velocidade, máximos, regulação de luz interior, aux-in (este já vinha preparado com o cabo, só tive que lhe ligar o telemóvel), etc...Foi também aqui que deu para abusar um pouco do carro, sem preocupações de consumos.
Então vem agora a
2ª questão (já esclarecida acho eu):
Por diversas vezes senti o carro "a cortar" aos 199 km/h. Na altura achei estranho porque os carros, pensava eu, costumam vir limitados aos 250 km/h mas pelo que já apurei, este vem limitado aos 200. Sem problema, também não precisa de mais, mas é bom saber que ainda há potência "dentro do armário"
Aquela ideia que tinha de fazer repro para 140cv acentou um pouco, porque de facto achei que não haveria necessidade disso. Talvez findos os tais 2 anos da garantia a minha opinião seja outra...Como vim de um Nissan Micra com 80 cv e a questão do "grande e pequeno" são relativas à experiência anterior, acho que este carro tem muita, muita força!
À parte disso, viagem super tranquila, média de 140 km/h, consumo médio de 6.3 l/100km, cheguei a Faro são e salvo
Custou-me um bocado o facto de ter que olhar para o painel para saber a que velocidade ia, porque no Micra, pelo som, tinha logo ideia. Além disso, nunca tive um carro Diesel, que tipicamente anda a rotações mais baixas. Também ainda não estou habituado a isso...
A propósito, sobre as médias, vem a
3ª questão:
O CB tem dois registos. Pelo que percebi o "1" é o que se mantém até atingir os limites dos "99's". O "2" é o que faz reset automático após 2h de paragem, correcto?
E as
duas últimas questões:
Já andei para lá no CB/Conforto a activar as funções de trancamento automático de portas, mas não me parece que esteja a funcionar. Como é que funciona esse trancamento? É depois dos 15 km/h...e já não destranca mais até carregar no respectivo botão ou abrir uma porta por dentro, correcto?
Como sei se o meu carro tem o opcional do espelho retrovisor direito adaptar-se em situações de marcha-atrás? Já tenho a respectiva opção activa mas ele não sobe nem desce. Se calhar não está equipado com isso. Será?
E agora o mais importante, as fotos. Tirei até agora......1 foto (não me crucifiquem)
E agora vou ali dar uma voltinha para os lados de Albufeira, até mais logo