Golf V GTD R-Line - Projeto Terminado

Bloqueado
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: Golf V GTD R-Line

Mensagem por Shoduchi »

A bomba de ABS deste carro passado uns meses de ter sido actualizada na acção de chamada da VW avariou. Não sei se terá alguma relação, apenas que tal era uma possibilidade na altura que foi instalada. Simplesmente um dia destes a minha mulher liga a ignição e dá erro de ABS/ESP. Depois de verificar o código do erro e falar com o n4s chegámos à conclusão que o controlador deixou mesmo de funcionar. Preferi então comprar uma bomba usada no eBay com uma revisão mais recente (1K0907379BL) e com maiores capacidades, nomeadamente o XDS e o Hill Hold Control.

Está neste momento a ser instalada e a pintar uns painéis após um descuido da minha mulher com as pressas com um pino num parque de estacionamento.
n4s
Rookie
Rookie
Mensagens: 198
Registado: 09 out 2013, 10:32
Veículos: VW Tiguan

Re: Golf V GTD R-Line

Mensagem por n4s »

Boa boa, a mulher vai adorar o hhc!!!
Não esquecer que tens de a codificar...
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: Golf V GTD R-Line

Mensagem por Shoduchi »

Fui hoje buscar o carro à oficina.

Aqui está ele em manobras sem o pára-choques e a saia lateral, que também já tinha alguns danos.
Imagem

Felizmente esta oficina tem uma máquina de sangrar travões com óleo ATE SL.6, que é o que uso neste carro. Fica já a mudança de óleo feita também, pois já passaram uns 2 anos desde a última vez. :)

Quando cheguei a casa fui então tentar codificar a bomba de ABS. Tive de recorrer à ajuda telefónica do Castiel para me despachar, pois tinha de ir buscar o meu filho à creche não muito depois. Ele lá me explicou que tinha de fazer a calibração de todos os sensores da bomba primeiro, pois apesar de estar a conseguir que a minha codificação fosse aceite, não ficava gravada após sair do módulo da bomba. Ainda foi um processo moroso para quem estava com pressa e inclui também o sensor de ângulo da direcção. 😅 Com a orientação em tempo real foi tudo muito mais rápido e lá ficou tudo a funcionar sem erros. 8)

Imagem

Imagem

Entretanto tive tempo e aproveitei para codificar o XDS para ficar o mais interventivo possível, codifiquei a travagem para R e codifiquei o ESP para Sport. Portanto agora tenho um nível de ESP parcialmente desligado, como tinha antes de trocar a bomba, em que a luz do quadrante fica a piscar. E um nível de ESP totalmente desligado, em que a luz do quadrante fica sempre acesa, tal como fica a do GTI quando desligo o ESP.

Depois fui testar. Nota-se perfeitamente nas rotundas a frente a ir para dentro com a ajuda dos travões. Não tive foi paciência para testar o Hill Hold Control... Vou deixar isso para a minha mulher. 🤣

PS: Este retrofit do XDS e HHC já andava em banho-maria antes de comprar o GTI, depois passou para 2º plano pois a minha mulher nunca se interessou. Agora teve mesmo de ser e felizmente a bomba veio do eBay a bom preço. :)
Xinesvsc
Expert
Expert
Mensagens: 910
Registado: 20 set 2015, 00:13
Veículos: Vw golf vi 1.6 tdi 105cv variant highline

Re: Golf V GTD R-Line

Mensagem por Xinesvsc »

A patroa depois de se habituar vai adorar.
Pelo menos a minha diz que lhe dá grande jeito e poupa o para-choques à carrinha :lol:
Se conduzisse só eu desativa pois enerva-me, principalmente a estacionar em subidas e quero deixar descair :?
mondeladas
Amateur
Amateur
Mensagens: 392
Registado: 11 set 2015, 22:05
Veículos: Polo 6N 1.4 8v Open Air & Golf VII 2.0 TDI Highline
Localização: Funchal

Re: Golf V GTD R-Line

Mensagem por mondeladas »

Bem porreiro !

Não sabia que era possível fazer um retrofit do Hill Hold Control no Golf V.
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: Golf V GTD R-Line

Mensagem por Shoduchi »

Xinesvsc Escreveu: 27 jul 2018, 13:18 A patroa depois de se habituar vai adorar.
Pelo menos a minha diz que lhe dá grande jeito e poupa o para-choques à carrinha :lol:
Se conduzisse só eu desativa pois enerva-me, principalmente a estacionar em subidas e quero deixar descair :?
Pois, a mim também me chateia um bocado e neste carro não há botão para activar/desactivar essa função como nos mais recentes. Ela já conhece o sistema de outros carros que conduziu e gosta. Eu uso mesmo é a alavanca do travão de mão quando preciso. :)
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: Golf V GTD R-Line

Mensagem por Shoduchi »

mondeladas Escreveu: 27 jul 2018, 14:06 Bem porreiro !

Não sabia que era possível fazer um retrofit do Hill Hold Control no Golf V.
Este Golf V já tem muitas peças de Golf VI por ter sido fabricado na 2ª metade de 2008. A bomba do ABS de origem já é da geração dos Golf VI, só é limitada em termos de funções. Trocando por uma com mais capacidades depois basta activá-las com o Vag-com, coisa que antes podia tentar mas dava erro. ;)
Avatar do Utilizador
Castiel
Pro
Pro
Mensagens: 1669
Registado: 11 jan 2012, 09:28
Veículos: GOLF V

Re: Golf V GTD R-Line

Mensagem por Castiel »

E com isto, somos os dois donos de um mk5 com xds e hhc ;)
A ideia foi pegar num Bluemotion, e torná-lo num modelo único. Até agora tenho conseguido...
Facebook - https://www.facebook.com/OEM-Improvemen ... 857902064/
YouTube https://www.youtube.com/c/OEMImprovemen ... s/featured
Imagem
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: Golf V GTD R-Line

Mensagem por Shoduchi »

Castiel Escreveu: 27 jul 2018, 16:52 E com isto, somos os dois donos de um mk5 com xds e hhc ;)
Obrigado pela ajuda Castiel! :D Teres feito isto antes deu muito jeito! :wink:
Avatar do Utilizador
ASVieira
Rookie
Rookie
Mensagens: 182
Registado: 04 mar 2012, 22:57
Veículos: VW Golf Mk5
Localização: Lisboa

Re: Golf V GTD R-Line

Mensagem por ASVieira »

Shoduchi, mais uma vez os meus Parabens!! Esse mk5 está num nivel espetacular!!

Já agora questiono se será possível dares-me uma ajudinha com o meu, pois em breve vou passar para a travagem do R32 tanto à frente como atrás e queria saber se ao fazer tal intervenção posso/devo/tenho de fazer alguma outra coisa para tirar partido ao máximo da travagem.

Cumprimentos,
ASVieira
Passem por aqui e ajudem a partilha :arrow: https://www.facebook.com/avcreations.info/ :D
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: Golf V GTD R-Line

Mensagem por Shoduchi »

Os travões são plug & play. Atrás mais vale aplicar guarda-pós do GTI e dobrar um pouco para afastá-los dos discos. Os guarda-pós dos TDI são demasiado pequenos e os do R32 não apertam na manga de eixo dos carros de tracção dianteira sem andar com adaptações. Outra alternativa é simplesmente tirar os guarda-pós de origem e não montar nada. Na frente os guarda-pós do R32 encaixam bem na manga de eixo.

Pessoalmente trocaria os tubos de óleo pelo menos na frente por malha de aço. A HEL vende específicas para R32 que permitem retirar o tubo rígido que liga o tubo de óleo de origem à pinça. Assim o tubo de malha de aço irá apertar directamente na pinça.

Cumps
brunopenela
Pro
Pro
Mensagens: 1912
Registado: 03 jan 2012, 01:27
Veículos: Golf V 1.9 PD160 BPX
Localização: Porto

Re: Golf V GTD R-Line

Mensagem por brunopenela »

Shoduchi Escreveu: 14 ago 2018, 00:44 Os travões são plug & play. Atrás mais vale aplicar guarda-pós do GTI e dobrar um pouco para afastá-los dos discos. Os guarda-pós dos TDI são demasiado pequenos e os do R32 não apertam na manga de eixo dos carros de tracção dianteira sem andar com adaptações. Outra alternativa é simplesmente tirar os guarda-pós de origem e não montar nada. Na frente os guarda-pós do R32 encaixam bem na manga de eixo.

Pessoalmente trocaria os tubos de óleo pelo menos na frente por malha de aço. A HEL vende específicas para R32 que permitem retirar o tubo rígido que liga o tubo de óleo de origem à pinça. Assim o tubo de malha de aço irá apertar directamente na pinça.

Cumps
Isto aqui já respondeu à minha pergunta no tópico do teu outro carro... :D

Só pra dizer que é de admirar o cuidado e dedicação que tens, parabéns ;)
"The only constant is change"

Projecto: viewtopic.php?f=21&t=102025
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: Golf V GTD R-Line

Mensagem por Shoduchi »

Obrigado Bruno. Tendo seguir os melhores exemplos que encontro na net e seguir os conselhos de quem percebe do assunto. :)
brunopenela
Pro
Pro
Mensagens: 1912
Registado: 03 jan 2012, 01:27
Veículos: Golf V 1.9 PD160 BPX
Localização: Porto

Re: Golf V GTD R-Line

Mensagem por brunopenela »

Shoduchi Escreveu: 14 set 2018, 19:08 Obrigado Bruno. Tendo seguir os melhores exemplos que encontro na net e seguir os conselhos de quem percebe do assunto. :)
É o que fazes melhor, a probabilidade de cair no erro é menor ;)
"The only constant is change"

Projecto: viewtopic.php?f=21&t=102025
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: Golf V GTD R-Line

Mensagem por Shoduchi »

Imagem

Mapas V16 (2019).
Bloqueado