[DIY GOLF, VENTO e JETTA 3] -1989-1999 CE2 - Buzzer Luzes OEM

Responder
camon
Amateur
Amateur
Mensagens: 228
Registado: 21 dez 2011, 10:02

[DIY GOLF, VENTO e JETTA 3] -1989-1999 CE2 - Buzzer Luzes OEM

Mensagem por camon »

Boas,

Passo a explicar como ligar o buzzer de aviso de luzes ligadas OEM style :P.

NOTA: Este DIY deve dar para todos os VWs que têm a caixa de fusíveis CE2 (Central Electric 2). Nomeadamente:
- Golf/Jetta/Vento 1989-1999
- Passat 1990-1997
- todos os Cabrios, Corrados, e EuroVans.


NOTA 2: Este DIY foi feito para carros que não têm relé nenhum na posição 9, e que não têm avisador do sinto de segurança

NOTA 3: Só testei com o relé #36. Para os outros relés #4, #188, #49, #29, #27, #39, #292, etc... para poder ajudar alguém que os tenha, preciso que me digam pelo menos que pinos é que o relé tem

Por exemplo o relé #36

Imagem

Passo 1 – Aceder à caixa dos fusíveis

Imagem

Passo 2 – Ligar o relé na posição 9

Imagem

Passo 3 – Testar se temos sorte e funciona tudo OK. Ou seja desligar o carro e deixar as luzes ligadas, abrir a porta e ver se toca. Se sim porreiro não precisam de ler mais nada :P. Caso contrário bora para o próximo passo.

Passo 4 – Desengatar as peças de plástico que seguram a caixa dos fusíveis, de forma a soltarem a respectiva caixa, para poderem aceder aos conectores que se encontram atrás

Imagem
Imagem

Devem ficar com algo assim:
Imagem

Passo 5 – Rodar a caixa dos fusíveis de forma a verem a parte de baixo

Devem ficar com algo assim:
Imagem

O esquema geral da CE2 é o seguinte:
Imagem

Portanto o A1 deste esquema corresponde à ficha amarela mais à direita na foto

Passo 6 – Desbloquear a caixa dos fusíveis, para se poder desconectar as fichas

Imagem

Salvo erro todas as caixas CE2 têm este mecanismo. É uma patilha que têm de puxar, que se encontra salvo erro ao pé da ficha vermelha na extremidade da caixa:

Imagem

É só puxar e está feito, podemos passar ao passo seguinte

Passo 7 – Testar se o relé funciona (#36, #4, #292, etc)

Passo 7.1 – Localizar as fichas K e L

Imagem

A da figura é a K, a que está imediatamente ao lado é a L

Tenham atenção à orientação da ficha para localizar os pinos (os círculos vermelhos indicam a correspondência e a orientação das fichas)

Imagem
Imagem

Passo 7.2 – Ligar pontas de fio provisórias

Imagem

- Localizar os pinos 2 e 3 da ficha K
- Localizar os pinos 2, 3 e 4 da ficha L

Com uma ponta de fio ligar o K/3 (deve lá estar um fio cinzento/preto) ao L/4 (deve estar vazio). É só enfiar nos buracos as pontas descarnadas :P
Com uma ponta de fio ligar o K/2 (deve lá estar um fio cinzento/vermelho) ao L/3 (deve estar vazio). É só enfiar nos buracos as pontas descarnadas :P

- Localizar o terminal das portas TV/17

Este terminal costuma estar por cima da caixa dos fusíveis (na zona a vermelho da figura abaixo):

Imagem

Têm de encontrar um terminal amarelo nesse sítio, como o que está assinalado na figura de baixo:

Imagem

Este terminal é um T, dando para ligar várias fichas, por forma a podermos ter várias coisas a depender do interruptor das portas.

Com uma ponta de fio ligar o TV/17 (deve haver espaço para porem la a ponta do fio) ao L/2 (deve estar vazio). É só enfiar nos buracos as pontas descarnadas :P

Passo 7.3 - Localizar ficha H (Funcionalidade Chave na Ignição)

Para evitar que o buzzer apite quando temos a chave na ignição, temos de adicionar uma ligação extra. Basicamente sem esta ligação, se tivermos o carro a trabalhar, com as luzes ligadas, e abrirmos as portas, o buzzer em princípio irá começar a berrar :(.

No que diz respeito a esta funcionalidade, basicamente nos nossos VW's tendo em conta diferentes fichas (modelos) de ignição existem duas opções:

1ª - O carro tem um canhão da ignição com o terminal D/SU com mola. Ou seja assim que metem a chave na ingnição é empurrado um pino que faz dar corrente ao terminal D/SU

2ª - Não tem D/SU com mola. Portanto se só puserem a chave na ignição nao vai acontecer nada e o D/SU tem sempre corrente...

Pela minha experência nesta coisa, julgo que se tiverem a 1ª opção, têm de ter um fio na posição H1/07. Se for o caso estão safos, nao precisam de fazer mais nada, e o sistema devia funcionar normalmente sem o tal problema de o buzzer berrar com o carro a trabalhar e porta aberta.

Caso não tenham nada no H1/07, então provavelmente o vosso canhão nao é de pino de mola e como tal têm de lá ligar alguma coisa, para evitar o tal problema. A solução que eu sugiro é adoptar uma ligação semelhante à de outros carros, onde basicamente o buzzer so apita se a ignição tiver na posição 0.

Ou seja se estiver com a chave rodada para a posição 1 (garagem), ou 2 (acc) ou com o carro a trabalhar, o buzzer não irá apitar nunca.

Nesta solução basicamente o que se tem de fazer é ligar um dos seguintes pinos ao H1/07:

Atenção que é só uma das hipóteses, eu não sei qual é porque não testei na altura!

Com uma ponta de fio ligar um dos pinos H1/01 ou H1/03 ou H1/04 (deve lá estar um fio) ao H1/07 (deve estar vazio). É só enfiar nos buracos as pontas descarnadas :P

Passo 7.4 – Testar se funciona

Passo 7.5 – Por instalação definitiva

Imagem

Aconselho a arranjar uns conectores destes para ligar ao K/3 e ao K/2, uma vez que já lá estão fios.

Imagem

Para os outras pontas sugiro umas destas

Imagem

Os conectores arranjam na Wurth/Roady/AKI/Bricomarché

E pronto basicamente é isto :P. Acho que não me esqueci de nada

Espero que seja útil

Abraço,
Tiago
Última edição por camon em 25 out 2012, 22:27, editado 4 vezes no total.
Eurico Silva
Amateur
Amateur
Mensagens: 223
Registado: 05 nov 2010, 01:39
Veículos: Vw Vento 1.9 td 1993
Localização: Atalaia - Vila Nova da Barquinha
Contacto:

Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 1989-1999 CE2] - Buzzer Luzes OEM

Mensagem por Eurico Silva »

muito bom sim sr
[/code]<script src='http://img198.imageshack.us/shareable/? ... 4.jpg&p=tl' type='text/javascript'></script><noscript>Imagem</noscript>
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 1989-1999 CE2] - Buzzer Luzes OEM

Mensagem por Silver_Ajm »

Muito bom DIY. Ando para acrescentar esse extra ao carro da minha namorada a um tempo, mas não estou a conseguir arranjar um relé 36 usado... Sabes qual o preço disso novo?
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
camon
Amateur
Amateur
Mensagens: 228
Registado: 21 dez 2011, 10:02

Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 1989-1999 CE2] - Buzzer Luzes OEM

Mensagem por camon »

Silver_Ajm Escreveu:Muito bom DIY. Ando para acrescentar esse extra ao carro da minha namorada a um tempo, mas não estou a conseguir arranjar um relé 36 usado... Sabes qual o preço disso novo?
Comprei o meu #36 via ebay. Acho que novo na vw já não se arranja...

NOTA: Editei o primeiro post. Só testei isto com o relé #36, porque esse tenho a certeza que é o buzzer das luzes. Sei que há outros relés #4, #188, #49, #29, #27, #39, #292, etc... Mas sinceramente não sei se funcionam, porque alguns têm a ver com o aviso dos cintos de segurança, que também costuma ser na posição 9 da caixa dos fusíveis.

RESUMINDO: Não façam logo instalações definitivas, porque podem os relés não funcionar. Testem sempre primeiro. Se o vosso carro tem avisador dos cintos, não faço ideia de como funciona.
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 1989-1999 CE2] - Buzzer Luzes OEM

Mensagem por Silver_Ajm »

Ainda se arranja novo na VW, passei por lá a bocado, custa cerca de 21.47€ + iva novo. :wink:
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 1989-1999 CE2] - Buzzer Luzes OEM

Mensagem por Silver_Ajm »

Ontem encaixei um relé 36 que comprei no TDI da minha namorada e não deu apito, vejo lá os encaixes metálicos que seguram as patilhas do relé, mas não deve ter a pré instalação... :? camon Depois de fazer essas ligações que estão no teu DIY o relé fica a funcionar no sitio dele (posição 9) certo? Uma vez que têm que se adicionar pinos à ficha L, não se têm que comprar os terminais específicos para ela? Tenho que meter mãos à obra assim que tenha um pouco de tempo disponível... Obrigado pelas ajudas. :D
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
camon
Amateur
Amateur
Mensagens: 228
Registado: 21 dez 2011, 10:02

Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 1989-1999 CE2] - Buzzer Luzes OEM

Mensagem por camon »

Silver_Ajm Escreveu:Ontem encaixei um relé 36 que comprei no TDI da minha namorada e não deu apito, vejo lá os encaixes metálicos que seguram as patilhas do relé, mas não deve ter a pré instalação... :?
Ya ya é normal não dar nada
Silver_Ajm Escreveu:camon Depois de fazer essas ligações que estão no teu DIY o relé fica a funcionar no sitio dele (posição 9) certo?
Sim fica a funcionar na posição 9.
Silver_Ajm Escreveu: Uma vez que têm que se adicionar pinos à ficha L, não se têm que comprar os terminais específicos para ela?
Quer dizer para ficar ligação o melhor possível e até o mais OEM possível sim era preciso uns terminais destes (mas não sei a referência):

Imagem

Mas julgo que os mais pequenos dete tipo também dão:

Imagem

Isto para ficar mesmo à profissional era tirar os fios do K/3 e K/2, arranjar os terminais correspondentes e refazer para meter os fios extra para o buzzer. Depois para os L's era esses terminais que eu disse aí em cima.

Já agora para o TV/17 se queres uma ligação OEM pedes esta na VW: 701906231 junto com terminal correspondente

Imagem
Silver_Ajm Escreveu:Tenho que meter mãos à obra assim que tenha um pouco de tempo disponível... Obrigado pelas ajudas. :D
Ok força nisso depois diz como ficou. Se tiveres mais dúvidas é só perguntar :P

BTW: Descobri que o DIY que meti aqui tinha uma parte algo importante no que toca ao buzzer. Esqueci-me completamente da funcionalidade da chave da ignição. Ou seja, assim como está, se tiverem o carro a trabalhar com as luzes ligadas e abrirem a porta julgo que o buzzer apita AHAHA. Basicamente falta uma ligação extra. No entanto o resto mantêm-se igual. Mais logo já altero o tópico com a ligação extra.
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 1989-1999 CE2] - Buzzer Luzes OEM

Mensagem por Silver_Ajm »

Eu tenho cá por casa pelo menos 3 terminais idênticos a esses que comprei na vw para uma ficha do farolin traseiro, pode ser que eventualmente sejam iguais. A ficha às tantas ainda a vou comprar para meter tudo o mais OEM possível. Junto da caixa de relés e fusíveis se não estou em erro ate anda para lá muita ficha desse género ao pendurão, não sei bem onde aquilo pertence, mas pelas fotos que tens, nessa caixa de fusíveis também aí andam umas desligadas. Não sei quando vou ter um pouco para meter isso a funcionar, mas assim que o faça deixo novidades. :D
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
camon
Amateur
Amateur
Mensagens: 228
Registado: 21 dez 2011, 10:02

Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 1989-1999 CE2] - Buzzer Luzes OEM

Mensagem por camon »

Pronto já alterei o primeiro post com a tal ligação extra (passo 7.3)

Abraço,
Tiago
ADM365
Amateur
Amateur
Mensagens: 484
Registado: 20 fev 2010, 00:39
Localização: Alentejo

Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 1989-1999 CE2] - Buzzer Luzes OEM

Mensagem por ADM365 »

Excelente DIY.

Uma pergunta: a tal mecanismo (passo 6) a partilha que bloqueia as fichas aquilo é simplesmente puxar? É porque não consegui puxar para fora e tenho medo partir alguma coisa.

Falta uma coisa importante para acrescentar: antes de mexer a caixa, convém desconectar o borne da bateria senão pode ocorrer grandes estragos (curto circuito) ou simplesmente apanhar um grande susto. Só voltar ligar a bateria quando terminar o trabalho todo ou simplesmente fazer um teste! :wink:
Golf mk3 55kw - ABU
camon
Amateur
Amateur
Mensagens: 228
Registado: 21 dez 2011, 10:02

Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 1989-1999 CE2] - Buzzer Luzes OEM

Mensagem por camon »

ADM365 Escreveu:Excelente DIY.

Uma pergunta: a tal mecanismo (passo 6) a partilha que bloqueia as fichas aquilo é simplesmente puxar? É porque não consegui puxar para fora e tenho medo partir alguma coisa.

Falta uma coisa importante para acrescentar: antes de mexer a caixa, convém desconectar o borne da bateria senão pode ocorrer grandes estragos (curto circuito) ou simplesmente apanhar um grande susto. Só voltar ligar a bateria quando terminar o trabalho todo ou simplesmente fazer um teste! :wink:
Ya é puxar. Isso no meu estava um bocado preso, também tive receio mas depois lá consegui :P

Quanto a desligar a bateria isso é para meninos :P.... Não agora assério ya convém desligar

Cumps
camon
Amateur
Amateur
Mensagens: 228
Registado: 21 dez 2011, 10:02

Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 1989-1999 CE2] - Buzzer Luzes OEM

Mensagem por camon »

Afinal o conector TV17, no passo 7.2 é branco e não o amarelo.

Abraço,
Tiago
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 1989-1999 CE2] - Buzzer Luzes OEM

Mensagem por Silver_Ajm »

Boas camon.
Instalei hoje o relé com sucesso no carro da minha namorada :D
Imagem
Não tinha lido a tua ultima mensagem e ainda andei à procura da ficha TV17 amarela... :lol:
Ficou impek, comprei os terminais e a ficha, foi só chegar e ligar. Apita na mesma com o carro com a chave na ignição, mas não há problema, já faz o seu trabalho. :wink:
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
camon
Amateur
Amateur
Mensagens: 228
Registado: 21 dez 2011, 10:02

Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 1989-1999 CE2] - Buzzer Luzes OEM

Mensagem por camon »

Silver_Ajm Escreveu:Boas camon.
Instalei hoje o relé com sucesso no carro da minha namorada :D
Imagem
Não tinha lido a tua ultima mensagem e ainda andei à procura da ficha TV17 amarela... :lol:
Ficou impek, comprei os terminais e a ficha, foi só chegar e ligar. Apita na mesma com o carro com a chave na ignição, mas não há problema, já faz o seu trabalho. :wink:
Fixe :P, yah é essa branca que aí está na imagem. Para deixar de apitar com a chave na ignição também é super básico, já descobri como é e já pus no meu. Estás a ver esses conectores amarelo e o preto da imagem. Um dá corrente quando a chave ta na primeira posição (amarelo se não me engano), o outro da corrente quando a chave está na segunda (o conector preto). Portanto para calar a cena com a chave é só ligares um fio, uma ponta a um desses conectores, conforme o teu gosto (eu liguei ao preto) e a outra ponta ao H1/07, que não deve la ter nada.

Abraço,
Tiago
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: [DIY Golf/Jetta/Vento 1989-1999 CE2] - Buzzer Luzes OEM

Mensagem por Silver_Ajm »

Quando falas em conetor preto e amarelo estas a referir-te aos do género do TV17? Para colocar o relé a apitar só depois da chave estar desligada é so mesmo fazer essa ligação, o resto mantem-se igual?
Abraço
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Responder