camon Escreveu: ↑16 out 2012, 20:55 Boas,
Passo a explicar como ligar o buzzer de aviso de luzes ligadas OEM style .
NOTA: Este DIY deve dar para todos os VWs que têm a caixa de fusíveis CE2 (Central Electric 2). Nomeadamente:
- Golf/Jetta/Vento 1989-1999
- Passat 1990-1997
- todos os Cabrios, Corrados, e EuroVans.
NOTA 2: Este DIY foi feito para carros que não têm relé nenhum na posição 9, e que não têm avisador do sinto de segurança
NOTA 3: Só testei com o relé #36. Para os outros relés #4, #188, #49, #29, #27, #39, #292, etc... para poder ajudar alguém que os tenha, preciso que me digam pelo menos que pinos é que o relé tem
Por exemplo o relé #36
Passo 1 – Aceder à caixa dos fusíveis
Passo 2 – Ligar o relé na posição 9
Passo 3 – Testar se temos sorte e funciona tudo OK. Ou seja desligar o carro e deixar as luzes ligadas, abrir a porta e ver se toca. Se sim porreiro não precisam de ler mais nada . Caso contrário bora para o próximo passo.
Passo 4 – Desengatar as peças de plástico que seguram a caixa dos fusíveis, de forma a soltarem a respectiva caixa, para poderem aceder aos conectores que se encontram atrás
Devem ficar com algo assim:
Passo 5 – Rodar a caixa dos fusíveis de forma a verem a parte de baixo
Devem ficar com algo assim:
O esquema geral da CE2 é o seguinte:
Portanto o A1 deste esquema corresponde à ficha amarela mais à direita na foto
Passo 6 – Desbloquear a caixa dos fusíveis, para se poder desconectar as fichas
Salvo erro todas as caixas CE2 têm este mecanismo. É uma patilha que têm de puxar, que se encontra salvo erro ao pé da ficha vermelha na extremidade da caixa:
É só puxar e está feito, podemos passar ao passo seguinte
Passo 7 – Testar se o relé funciona (#36, #4, #292, etc)
Passo 7.1 – Localizar as fichas K e L
A da figura é a K, a que está imediatamente ao lado é a L
Tenham atenção à orientação da ficha para localizar os pinos (os círculos vermelhos indicam a correspondência e a orientação das fichas)
Passo 7.2 – Ligar pontas de fio provisórias
- Localizar os pinos 2 e 3 da ficha K
- Localizar os pinos 2, 3 e 4 da ficha L
Com uma ponta de fio ligar o K/3 (deve lá estar um fio cinzento/preto) ao L/4 (deve estar vazio). É só enfiar nos buracos as pontas descarnadas
Com uma ponta de fio ligar o K/2 (deve lá estar um fio cinzento/vermelho) ao L/3 (deve estar vazio). É só enfiar nos buracos as pontas descarnadas
- Localizar o terminal das portas TV/17
Este terminal costuma estar por cima da caixa dos fusíveis (na zona a vermelho da figura abaixo):
Têm de encontrar um terminal amarelo nesse sítio, como o que está assinalado na figura de baixo:
Este terminal é um T, dando para ligar várias fichas, por forma a podermos ter várias coisas a depender do interruptor das portas.
Com uma ponta de fio ligar o TV/17 (deve haver espaço para porem la a ponta do fio) ao L/2 (deve estar vazio). É só enfiar nos buracos as pontas descarnadas
Passo 7.3 - Localizar ficha H (Funcionalidade Chave na Ignição)
Para evitar que o buzzer apite quando temos a chave na ignição, temos de adicionar uma ligação extra. Basicamente sem esta ligação, se tivermos o carro a trabalhar, com as luzes ligadas, e abrirmos as portas, o buzzer em princípio irá começar a berrar .
No que diz respeito a esta funcionalidade, basicamente nos nossos VW's tendo em conta diferentes fichas (modelos) de ignição existem duas opções:
1ª - O carro tem um canhão da ignição com o terminal D/SU com mola. Ou seja assim que metem a chave na ingnição é empurrado um pino que faz dar corrente ao terminal D/SU
2ª - Não tem D/SU com mola. Portanto se só puserem a chave na ignição nao vai acontecer nada e o D/SU tem sempre corrente...
Pela minha experência nesta coisa, julgo que se tiverem a 1ª opção, têm de ter um fio na posição H1/07. Se for o caso estão safos, nao precisam de fazer mais nada, e o sistema devia funcionar normalmente sem o tal problema de o buzzer berrar com o carro a trabalhar e porta aberta.
Caso não tenham nada no H1/07, então provavelmente o vosso canhão nao é de pino de mola e como tal têm de lá ligar alguma coisa, para evitar o tal problema. A solução que eu sugiro é adoptar uma ligação semelhante à de outros carros, onde basicamente o buzzer so apita se a ignição tiver na posição 0.
Ou seja se estiver com a chave rodada para a posição 1 (garagem), ou 2 (acc) ou com o carro a trabalhar, o buzzer não irá apitar nunca.
Nesta solução basicamente o que se tem de fazer é ligar um dos seguintes pinos ao H1/07:
Atenção que é só uma das hipóteses, eu não sei qual é porque não testei na altura!
Com uma ponta de fio ligar um dos pinos H1/01 ou H1/03 ou H1/04 (deve lá estar um fio) ao H1/07 (deve estar vazio). É só enfiar nos buracos as pontas descarnadas
Passo 7.4 – Testar se funciona
Passo 7.5 – Por instalação definitiva
Aconselho a arranjar uns conectores destes para ligar ao K/3 e ao K/2, uma vez que já lá estão fios.
Para os outras pontas sugiro umas destas
Os conectores arranjam na Wurth/Roady/AKI/Bricomarché
E pronto basicamente é isto . Acho que não me esqueci de nada
Espero que seja útil
Abraço,
Tiago
Espetáculo, funciona na perfeição, bom post