Duvida caixa velocidades

Responder
manuel a a silva
Pro
Pro
Mensagens: 2504
Registado: 17 jun 2011, 20:20
Veículos: volkswgen mk3 tdi
Localização: marco de canaveses

Re: Duvida caixa velocidades

Mensagem por manuel a a silva »

nao ha como ir ao sitio certo :wink: abraço
J_m_m
Beginner
Beginner
Mensagens: 13
Registado: 11 ago 2011, 16:17
Veículos: Golf 4

Re: Duvida caixa velocidades

Mensagem por J_m_m »

.
Obrigado a todos, mas já resolvi o mistério e tambem já mudei o oleo á caixa de velocidades.

manuel a a silva Escreveu:e se fosses a VW e falavas sobre esse probelema... :roll: mete um arame por esse boraco dentro e ve se aparece alguma umidade na ponta... abraço
Segui o conselho e meti o arame (em cobre) que saiu com oleo escuro. Portanto a caixa está atestada de oleo!

Tuner80 Escreveu:Boas k estranho tenta com um fini pekeno e um tubo fino transparente comprido enfia bem para dentro da caixa e mete pouca valvolina e mt devagar k ixo pode tar a apanhar ar e mandar a valvolina fora. Cumps...
Toda a valvolina que ponho sai novamente pelo mesmo buraco (o de cima) porque a caixa tem oleo até ao nivel.

Tuner80 Escreveu:ja agora o meu 110cv tdi motor ASV de 2001 com caixa d 5 velocidades leva k valvolina? Posso meter dessa vitalicia e sera k compensa? Ja agora referencias para a mandar vir. Cumps...
Na VW a partir do livrete sabem qual o oleo apropriado e até a quantidade necessária.


De volta ao problema...
Achei tudo isto muito estranho até que reparei melhor neste post:
Mario_Marques Escreveu:Gongasfrs, nessa caixa á partida não é vitalicio, pois é das caixas antigas, o óleo "vitalicio" que custa 20 e tal euros o litro só saiu de série nas caixas de 6, essa pela foto é de 5 e das mais antigas até, essa caixa trás um oleo mais barato, custa cerca de 10 euros o litro mas não é tão duradouro.
Pelas fotos, essa caixa anda a verter oleo de caixa.
Se não conseguia encontrar informação sobre a minha caixa (mk4), e se é das mais antigas, porque não procurar um pouco mais atrás (mk3)?

Na procura encontrei isto sobre um tdi mk3:
Imagem

Comparei com a minha caixa mk4 e descobri o mistério:
Imagem

De resto só por curiosidade está aqui o oleo retirado:
Imagem

Resultado:
A caixa parece nova porque a "dureza" nas mudanças desapareceu! Quase que entram sozinhas! Até estranhei, o carro parecia outro.
Quanto ao oleo vitalício não sei, mas a minha caixa ficou da noite para o dia...

Muito obrigado a todos.


.
manuel a a silva
Pro
Pro
Mensagens: 2504
Registado: 17 jun 2011, 20:20
Veículos: volkswgen mk3 tdi
Localização: marco de canaveses

Re: Duvida caixa velocidades

Mensagem por manuel a a silva »

ainda bem que o arame tirou algumas das duvidas, boa sorte com a maquina abraço :wink:
J_m_m
Beginner
Beginner
Mensagens: 13
Registado: 11 ago 2011, 16:17
Veículos: Golf 4

Re: Duvida caixa velocidades

Mensagem por J_m_m »

manuel a a silva Escreveu:ainda bem que o arame tirou algumas das duvidas, boa sorte com a maquina abraço :wink:
A cena do arame tirou muitas duvidas sim. Fiquei mais descasado porque confirmei que a caixa tinha oleo, coisa que já não tinha a certeza...
Os tais truques de mecanica...

Obrigado manuel a a silva.
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14971
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: Duvida caixa velocidades

Mensagem por gongasfrs »

grande cena essa :shock:

o oleo foste ha VW buscar??
manuel a a silva
Pro
Pro
Mensagens: 2504
Registado: 17 jun 2011, 20:20
Veículos: volkswgen mk3 tdi
Localização: marco de canaveses

Re: Duvida caixa velocidades

Mensagem por manuel a a silva »

sempre as ordens :wink: é assim que se fazem os amigos, eu brevemente tambem vou mudar a vavolina ao meu :D abraço
J_m_m
Beginner
Beginner
Mensagens: 13
Registado: 11 ago 2011, 16:17
Veículos: Golf 4

Re: Duvida caixa velocidades

Mensagem por J_m_m »

gongasfrs Escreveu:grande cena essa :shock:

o oleo foste ha VW buscar??
Sim gongasfrs, comprei na VW o oleo apropriado para a minha caixa de velocidades. O vendedor até me pareceu bastante simpatico e prestavel...

manuel a a silva Escreveu:sempre as ordens :wink: é assim que se fazem os amigos, eu brevemente tambem vou mudar a vavolina ao meu :D abraço
:wink:
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14971
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: Duvida caixa velocidades

Mensagem por gongasfrs »

ainda bem ;)

menos um problema e agora ja sabes ;).. la nao te disseram de quanto em quanto tens de mudar??
J_m_m
Beginner
Beginner
Mensagens: 13
Registado: 11 ago 2011, 16:17
Veículos: Golf 4

Re: Duvida caixa velocidades

Mensagem por J_m_m »

gongasfrs Escreveu:ainda bem ;)

menos um problema e agora ja sabes ;).. la nao te disseram de quanto em quanto tens de mudar??
Não me disseram e eu tambem não perguntei, porque acho que eles tão convencidos que o oleo da minha caixa é vitalicio.
Mais, em todos os manuais e não só que vi só existe informação para a verificação do oleo na caixa e completar até ao nivel se necessário.
Imagem

Muito estranho porque posso dizer por experiência própria que na minha caixa de velocidades todos os problemas que tinha desapareceram.
Passagens de caixa duras, mudanças que custavam a sair e a entrar com o carro parado e outras coisas como quando fazia viagens longas em auto estrada com a 5ª velocidade metida durante muito tempo depois tinha de fazer muita força para conseguir tira-la.
Se calhar 100 mil km é muito para um oleo vitalicio... :roll: :mrgreen:

.
Responder