Repro 2.0 TDI 110 CV

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so_um
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Re: Repro 2.0 TDI 110 CV

Mensagem por so_um »

Bem, após mais uma passagem pela casa, cenário desta vez devidamente explicado em virtude de agora saber quando e como reproduzir o que sentia o carro a fazer, eis que foi ligado novamente, ajustado e sem querer agoirar porque ainda é cedo para festas, mas até ao momento parece que desta vez a coisa se resolveu.
Já passei por dois sitios onde o carro fazia sempre o corte e nada, espero bem que desta vez tenha sido o capítulo final da coisa.
Brevemente faço nova actualização da situação.
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shurykan
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Re: Repro 2.0 TDI 110 CV

Mensagem por shurykan »

Boas pessoal,

voltando a questão do corte em descidas. O carro só faz isso quando há uma passagem de um piso plano para uma descida e ficarmos spr com o pé no acelerador....se durante o intervalo de tempo em que iniciamos a descida retirarmos o pé do acelerador, e de seguida, acelerar, não haverá cortes....o pessoal da VW informaram-me que era normal, pois o carro tinha um sistema de segurança para proteger o motor de entrar em rotações descontroladas...como de repente passamos de um plano direito para uma descida, a carga nos binarios alteram-se e o motor protege-se... Pelo menos foi o que me foi explicado.

Abraços
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Re: Repro 2.0 TDI 110 CV

Mensagem por alberg »

shurykan Escreveu:Boas pessoal,

voltando a questão do corte em descidas. O carro só faz isso quando há uma passagem de um piso plano para uma descida e ficarmos spr com o pé no acelerador....se durante o intervalo de tempo em que iniciamos a descida retirarmos o pé do acelerador, e de seguida, acelerar, não haverá cortes....o pessoal da VW informaram-me que era normal, pois o carro tinha um sistema de segurança para proteger o motor de entrar em rotações descontroladas...como de repente passamos de um plano direito para uma descida, a carga nos binarios alteram-se e o motor protege-se... Pelo menos foi o que me foi explicado.

Abraços

Sim existe momentos que acontece isso sem ter haver com velocidade ou em que mudança vais
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andreidobr
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Re: Repro 2.0 TDI 110 CV

Mensagem por andreidobr »

Reavivando esta questão da quebra na potência numa descida, alguém daqui tem este problema ?
o meu tem e estou a tentar perceber como resolver ...
lo_diablo
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Re: Repro 2.0 TDI 110 CV

Mensagem por lo_diablo »

Boas noites malta,
Desculpem estar a desenterrar o tópico mas não achei motivo de criar um novo.

Já li muito sobre este assunto e ainda não cheguei a uma conclusão.

Qual é a cavalagem recomendada para este motor? Sem o meter em sobre carga?

140? 160? 170? 180?

E em algum nível da repro é possível manter a fap? Com a mudança da legislação do ipo fico com receio de despachar a fap.

Vinha de um mk4 vp90 com repro para os 130. Agora adquiri um mk6 com este motor e quero dar-lhe vitaminas mas sem o sacrificar. No vp90 a repro nunca provocou desgaste excessivo em nada. Comprei com 200k, reprogramei logo, vendi-o com quase 400k e sem stresses nenhuns. Nunca me chateou na componente mecânica.

Obrigado desde já.
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Mario_Marques
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Re: Repro 2.0 TDI 110 CV

Mensagem por Mario_Marques »

lo_diablo Escreveu: 04 mai 2019, 21:37

Qual é a cavalagem recomendada para este motor? Sem o meter em sobre carga?
A cavalagem "recomendada" é a aquela ele fizer sem o meter em sobrecarga excessiva, não há um botão que escreves lá 130 cavalos e ele magicamente faz os 130 cavalos sem rebentar, ter pouca potencia não é sinal de ter um carro fiável, a potencia, bem como fiabilidade é efeito do que se faz e não o contrario.

E em sobrecarga fica sempre pois a ideia de reprogramar é precisamente aumentar seja duração de injecção ou quantidade, remover limitadores, aumentar pressão, durante algum tempo ou em pontos estrategicos, a combinação correcta destas coisas é que faz potencia e é o que torna ou não o carro mais ou menos fiável, mas nunca fica tão fiável como de origem.

No teu antigo tdi de 90 cavalos, mesmo que o serviço fosse feito por alguém extremamente mau o carro nunca corria grandes riscos de causar danos sérios pois a injecção do tdi 90 do golf mk4 é muito limitada e "segura", já nestes golf modernos é muito fácil cometer excessos.

E depois tens também aquela história dos cavalos de ouvido, o pessoal fala em cavalos x e y, depois vais ver quantas dessas pessoas realmente mediram, dessas que mediram, quantas foram a um banco de potencia em condições medir, vais ver que o numero se altera muito.

Resumidamente, focares-te no numero de cavalos é o pior objectivo que alguém pode ter, o que interessa é que estejas sim satisfeito com o comportamento do carro e o memso seja fiavel, e claro, que percebas que existem algumas limitações.

Posso dizer-te que num banco bom esse carro faz pelo menos 170 cavalos, mas também te posso dizer que esse mesmo carro de 170 cavalos MEDIDOS levou um arreio de um igual com menos, de quem é a culpa agora?

170 cavalos é só um número e só o valor máximo atingido, e isso não é tudo.
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Re: Repro 2.0 TDI 110 CV

Mensagem por lo_diablo »

Sim, eu compreendo isso, vai das linhas e não dos picos de potência.

Efetivamente sei que o desgaste é maior com repro, o que me refiro é até que valores não se fica com um pisa papéis de 20 em 20k km.

A repro será feita na MKK Performance Açores, com banco de potência para atestar os valores obtidos.

Do que encontrei entretanto, diferenças deste para o de 140 serão a caixa de 5 e a embraiagem mais fraca nos 110. Ando a apontar também para os 170. À uns tempos atrás fiz um test-drive a um A3 2.0 TDI 170 e achei o ponto certo para mim, mais coisa menos coisa.

Não é para corridas. Para "corridas" tenho a moto, apenas pretendo uma cavalagem que me facilite nas ultrapassagens diárias e em uma ou outra situação em que a potência extra pode "salvar" o dia/a chapa. O mesmo resultado que tinha com o Golf VP90 que estava a fazer 0-100 em +/-9 segundos e facilitava-me em qualquer ultrapassagem diária. Portanto, nada de extraordinário, apenas mais "vivo" no dia-a-dia.

Obrigado desde já.
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Re: Repro 2.0 TDI 110 CV

Mensagem por ajcosta1 »

tive um durante muito tempo reprogramado (por mim), usei mapas melhorados do GTD, possivelmente 180cv
O motor aguenta bem 170cv, o pior é mesmo a embraiagem que é muito fraca para essa potencia, o carro vibrava a 160km/h se carrega-se a fundo.

do que me lembro, o motor é exactamente igual ao de 140cv com a diferença da transmissao.
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Re: Repro 2.0 TDI 110 CV

Mensagem por Mario_Marques »

ajcosta1 Escreveu: 21 mai 2019, 16:49 tive um durante muito tempo reprogramado (por mim), usei mapas melhorados do GTD, possivelmente 180cv
O motor aguenta bem 170cv, o pior é mesmo a embraiagem que é muito fraca para essa potencia, o carro vibrava a 160km/h se carrega-se a fundo.

do que me lembro, o motor é exactamente igual ao de 140cv com a diferença da transmissao.
O teu problema com a embraiagem não é por causa da potência, o problema é inabilidade de conseguires fazer potência com o binário ideal controlado na altura certa/regime ideal, esse morre cedo como quase todos os diesel no geral, a solução sem alterar mecânica e embraiagem é controlar melhor o binário em baixas rpm e tentar explorar mais o motor em altas rpm, além de não queimar a embraiagem a durabilidade e conforto geral do carro também melhora bastante, obviamente não dá aquela sensação de puxar que muita gente gosta mas na pratica anda o mesmo ou até melhor por sofrer menos aquecimento e dá muito menos chatices a longo prazo.

Nunca esquecer, por palavras minhas, binário, imagina um gaijo gordo muito forte mas que mal se consegue mexer, mas que empurra uma caixa de 300kg e depois claro cai para o lado, potencia, um gaijo magro que não é muito forte mas consegue puxar 2 horas sempre com a força máxima dele e puxa para caraças, em 2 horas puxa 30 caixas iguais :mrgreen:

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Re: Repro 2.0 TDI 110 CV

Mensagem por Mario_Marques »

Este gráfico é de um carro a gasolina com power mais sério, mas dá para perceber a diferença entre duas curvas de binário no mesmo motor e a relação com a potencia máxima Hp = (Tq X RPM)/5252
Na imagem assinalei onde faz o pico de binário no circulo, depois no retangulo tens a potencia max e o binario nessas alturas.
Se eu na zona do circulo baixar ali o binário da versão mais potente e mantiver nas rotações finais, ali em torno das 6250, eu vou ter menos binário que a versão menos potente, mas no final vou ter sempre mais potencia máxima (pico).
Anexos
nm vs hp der projekt.jpg
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Re: Repro 2.0 TDI 110 CV

Mensagem por mastertaichi »

Boas,
Mário quem aconselhas para fazer reprogramações em diesel?
O que tinha de confiança, já não está em Portugal que era o Eng. Rui Lopes
Recentemente fiz uma reprogramação e parece que aquilo não deve estar como deve ser, á dias foi 1 biela e 4 injetores á vida (não quer dizer que seja da repro, mas já não estou com confiança no que está feito)

Obrigado
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Re: Repro 2.0 TDI 110 CV

Mensagem por lo_diablo »

Boa tarde malta,

Desculpem estar a desenterrar o tópico mas tenho uma dúvida aqui falada e então não me vale abrir novo tópico.

Fiz a repro. Fizemos vários mapas, com diversos níveis de cavalagem. Tudo ok, sem problemas na embraiagem, sem fumos, tudo 5*.

O problema é o já aqui relatado. O carro em descidas faz o corte. Depois de uma análise "ao vivo" o reprogramador diz que não é nenhuma falha mecânica, é mesmo a centralina que manda retirar o acelerador.

Não tem a haver com o limitador de binário do motor, com as atualizações de software da VW mais recentes o problema acontece menos vezes.

Li aqui no tópico que pelos forums internacionais falaram de ser falha de escrita por parte da VW. A minha dúvida é: Alguém já conseguiu resolver a situação? Se sim, podem indicar com que cavalagem final ficaram e qual a casa que vos afinou a repro sem o corte nas descidas?

Obrigado desde já.
Flavio21
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Re: Repro 2.0 TDI 110 CV

Mensagem por Flavio21 »

lo_diablo Escreveu: 20 set 2021, 18:14 Boa tarde malta,

...

O problema é o já aqui relatado. O carro em descidas faz o corte. Depois de uma análise "ao vivo" o reprogramador diz que não é nenhuma falha mecânica, é mesmo a centralina que manda retirar o acelerador.

Não tem a haver com o limitador de binário do motor, com as atualizações de software da VW mais recentes o problema acontece menos vezes.

Li aqui no tópico que pelos forums internacionais falaram de ser falha de escrita por parte da VW. A minha dúvida é: Alguém já conseguiu resolver a situação? Se sim, podem indicar com que cavalagem final ficaram e qual a casa que vos afinou a repro sem o corte nas descidas?

Obrigado desde já.
Esse corte não é defeito é feitio..
:D
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Mario_Marques
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Re: Repro 2.0 TDI 110 CV

Mensagem por Mario_Marques »

Mesmo, se for o que estou a pensar não é defeito, deve mesmo ser assim, o que pode não estar no ideal é a forma como isso progride depois de reprogramado devido ao aumento de binário e possivelmente modificação no mapa da sensibilidade do acelerador pode fazer sentir isso mais que o normal.
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Re: Repro 2.0 TDI 110 CV

Mensagem por CarlosRainho »

Este gráfico foi de como ficou o meu mk6 110cv depois de reprogramado..
O rapaz disse que aquela curva meia manhosa no gráfico ali antes das 2k rpm é propositada mesmo por causa de não matar logo a embreagem. Ele disse que fez assim para eu poder andar mais descansado mesmo que calque antes das 2k rpm.. podia ter feito a progressão como no mapa de origem mas a embreagem não aguentava. Estou satisfeito como.ficou, a curva de binário está engraçada e se arranjasse um bimassa reforçado dava para tirar mais uns pózinhos..Imagem
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