O meu corte não é aquele suave que o carro faz antes da repro nas descidas, é mesmo um corte total de acelerador por uma fracção de segundo e depois volta à pojança toda. E o pior é que não é em todas as descidas, parece que tem a haver com o declive específico da descida, tanto é que eu já sei os sítios que ele me vai dar o corte e nesses troços de estrada já nem me dou ao trabalho de puxar por ele lá, porque não estou a ver aqueles cortes serem saudáveis para o motor.
No me caso o reprogramador também teve em conta a embraiagem e a caixa de 5, que ele diz nestes modelos não aguentar muita carga.
Fora isto sou o único dos vários que ele reprogramou que tem esta defeito/feitio, mais ninguém ainda se queixou. Também sou o único "para os meus lados", pelo que os outros clientes dele com motores idênticos não passam nos tais sítios em que eu sei que o carro faz sempre aquela falha na aceleração.
De resto estou satisfeito com o serviço, mas este defeito/feitio, que diminuiu com a última atualização de software da Vokswagen, é que me deixa triste. Caso houvesse algum outro reprogramador em território nacional que conseguisse resolver, era capaz de pagar por nova reprogramação só para corrigir esta situação.
Deixo aqui também o meu mapa atual.
Repro 2.0 TDI 110 CV
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Re: Repro 2.0 TDI 110 CV
Ou seja, não sei se percebi bem, tu vais numa descida, sem tocar no acelerador e sentes oscilações no motor, fica tipo ou mais solto ou mais preso de forma brusca?
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Re: Repro 2.0 TDI 110 CV
Não, se eu for numa determinada descida, acelerador no fundo, e apenas no fundo, o carro corta o acelerador por uma fracção de segundo. Deixando o carro rolar, ou utilizando o acelerador até, sei lá, 95% do curso, o carro não faz isso.
Próxima quarta-feira volto a passar no sítio que o carro apresenta esta anomalia, vou gravar um vídeo para postar.
O estranho para o reprogramador é que quando ele foi fazer a análise ao vivo, nenhum sensor dá sinal, não há nenhuma mensagem de erro, a centralina decide retirar o acelerador por si própria. Ao princípio ele pensou que fosse o limitador de binário, então aumentou-os para 600nm, que o carro nunca vai fazer, e continua. Estivemos 6 horas, inúmeros mapas, a tentar de tudo e nada resolveu. Ele inclusive colocou a questão no seu grupo de colegas e ninguém sabe ou ouviu falar de semelhante.
Próxima quarta-feira volto a passar no sítio que o carro apresenta esta anomalia, vou gravar um vídeo para postar.
O estranho para o reprogramador é que quando ele foi fazer a análise ao vivo, nenhum sensor dá sinal, não há nenhuma mensagem de erro, a centralina decide retirar o acelerador por si própria. Ao princípio ele pensou que fosse o limitador de binário, então aumentou-os para 600nm, que o carro nunca vai fazer, e continua. Estivemos 6 horas, inúmeros mapas, a tentar de tudo e nada resolveu. Ele inclusive colocou a questão no seu grupo de colegas e ninguém sabe ou ouviu falar de semelhante.
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Re: Repro 2.0 TDI 110 CV
Se é assim tão intenso e se é a fundo, 100% garantido que vendo em tempo real(fazer um log), vai haver lá algo fora do normal num ponto especifico, alguma coisa a cortar/reduzir ou exceder um limite, a partir do momento em que está reprogramado não te dá erros de muita coisa, a culpa disto pode não ser propriamente por estar reprogramado, mas ao estar reprogramado o problema ficar muito mais intenso, evidente, porque a quebra é maior.
Já apanhei alguns casos pela descrição semelhantes, mas as causas para isso acontecer podem ser diversas e infelizmente isso é um trabalho que obriga a investigar.
Já conheço o Luis(XTC) á uns anos, do tempo de estudante, já não o vejo á mesmo muitos anos, se não for á uns 15 anos não é nada, um gajo está a ficar velho
Já apanhei alguns casos pela descrição semelhantes, mas as causas para isso acontecer podem ser diversas e infelizmente isso é um trabalho que obriga a investigar.
Já conheço o Luis(XTC) á uns anos, do tempo de estudante, já não o vejo á mesmo muitos anos, se não for á uns 15 anos não é nada, um gajo está a ficar velho
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Re: Repro 2.0 TDI 110 CV
Sempre podes vir cá passar umas férias e tomar meio com o Luís
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Re: Repro 2.0 TDI 110 CV
Entretanto o telemóvel avariou e foi para a garantia.
Fica aqui o vídeo. O corte é tão rápido que nem se nota redução nas rotações ou velocidade no quadrante, apenas eu perder o equilíbrio da mão que segura o telemóvel.
https://youtu.be/jVcaeteWILw
Fica aqui o vídeo. O corte é tão rápido que nem se nota redução nas rotações ou velocidade no quadrante, apenas eu perder o equilíbrio da mão que segura o telemóvel.
https://youtu.be/jVcaeteWILw
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Re: Repro 2.0 TDI 110 CV
Boas,
Sempre ouvi falar desse solavanco apos repro.
Será que já alguem conseguiu resolver?
Sempre ouvi falar desse solavanco apos repro.
Será que já alguem conseguiu resolver?
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Re: Repro 2.0 TDI 110 CV
Isso acontece apenas nas descidas? Por acaso notava isso no meu antes da reprogramação, mas depois nunca mais.. mas tenho que ver se arranjo uma descida mais acentuada para testar.. a descer as Talhadas ainda senti uma vez ou 2 antes de reprogramar, mas era em 5a, agora ainda não passei lá depois disso.. mas quando passar digo algolo_diablo Escreveu: ↑13 out 2021, 00:20 Entretanto o telemóvel avariou e foi para a garantia.
Fica aqui o vídeo. O corte é tão rápido que nem se nota redução nas rotações ou velocidade no quadrante, apenas eu perder o equilíbrio da mão que segura o telemóvel.
https://youtu.be/jVcaeteWILw
Há quem tenha um carro, eu tenho um Golf
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Re: Repro 2.0 TDI 110 CV
Uma ajuda com o vídeo, mas não consegui perceber grande coisa por causa dos saltos durante a filmagem.lo_diablo Escreveu: ↑13 out 2021, 00:20 Entretanto o telemóvel avariou e foi para a garantia.
Fica aqui o vídeo. O corte é tão rápido que nem se nota redução nas rotações ou velocidade no quadrante, apenas eu perder o equilíbrio da mão que segura o telemóvel.
https://youtu.be/jVcaeteWILw
Isso de certeza que se fizerem uns logs encontram porque acontece isso, vai ter de haver lá algo a mudar bruscamente.
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Re: Repro 2.0 TDI 110 CV
@cardeira, pelo que li neste mesmo tópico alguns já resolveram. Eu queria saber é qual a casa de repro que tem solução para isto.
@CarlosRainho sim, só em descidas. Se acelerar ao fundo ele dá esses cortes. Pelo muito que já li isto só acontece com os 110CV. Quanta mais potência tem a repro, mais acontece. Por sua vez, da versão original de software da ECU por parte da VW, para a versão mais recente (três versões pelo que o reprogramador me disse), acontece menos. Portanto terá que ver com a forma como a VW fez o mapa destas versões.
@Mario_Marques, os saltos são exatamente os cortes que o carro dá, perco o equilíbrio da mão que está a filmar. Mas é tão rápido que nem o conta rotações nem o conta km registam esta quebra.
O Luís fez logs ao vivo comigo no carro, e ele diz que não tem nada, é mesmo a ECU que decide desacelerar por completo durante uma fracção de segundo, sem nenhum sensor do carro dar sinal para fazer tal coisa. Só acontece em descidas, fico com ideia que pode ter que ver com o sistema de ABS. Aqui mais atrás alguém falou sobre no fórum internacional da VW falarem ter que ver com o corte de inércia (não faço ideia do que seja, nem nas minhas pesquisas encontrei referência a esse tópico no fórum internacional). O Luís tirou o limitador de binário, tudo na mesma.
@CarlosRainho sim, só em descidas. Se acelerar ao fundo ele dá esses cortes. Pelo muito que já li isto só acontece com os 110CV. Quanta mais potência tem a repro, mais acontece. Por sua vez, da versão original de software da ECU por parte da VW, para a versão mais recente (três versões pelo que o reprogramador me disse), acontece menos. Portanto terá que ver com a forma como a VW fez o mapa destas versões.
@Mario_Marques, os saltos são exatamente os cortes que o carro dá, perco o equilíbrio da mão que está a filmar. Mas é tão rápido que nem o conta rotações nem o conta km registam esta quebra.
O Luís fez logs ao vivo comigo no carro, e ele diz que não tem nada, é mesmo a ECU que decide desacelerar por completo durante uma fracção de segundo, sem nenhum sensor do carro dar sinal para fazer tal coisa. Só acontece em descidas, fico com ideia que pode ter que ver com o sistema de ABS. Aqui mais atrás alguém falou sobre no fórum internacional da VW falarem ter que ver com o corte de inércia (não faço ideia do que seja, nem nas minhas pesquisas encontrei referência a esse tópico no fórum internacional). O Luís tirou o limitador de binário, tudo na mesma.
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Re: Repro 2.0 TDI 110 CV
A questão está aí, a ecu para "decidir" várias coisas estão presentes, primeiro os mapas com essa condição/instrução, a condição (input), a reação (output).
Pode ser algo que passe despercebido, mas com toda a certeza está lá á vista, pode não estar é muito obvio mas para isso acontecer tem de mudar algo, também podem é ter olhado para " o sítio errado" pois é impossível isso não aparecer e várias coisas com toda a certeza mudam.
Por ex, se for o ABS, se olharem para o monitoramento de força g vai dar impulso negativo brusco, uma mudança de valor grande e rápida, e se for mesmo o ABS a accionar vai também mudar o valor de pressão do sistema.
Agora, isso da é bastante trabalho, mas identificando o que despoleta isso chegam a causa e depois é só uma questão de ver que mapas cruzam na estratégia da ecu.
Pode ser algo que passe despercebido, mas com toda a certeza está lá á vista, pode não estar é muito obvio mas para isso acontecer tem de mudar algo, também podem é ter olhado para " o sítio errado" pois é impossível isso não aparecer e várias coisas com toda a certeza mudam.
Por ex, se for o ABS, se olharem para o monitoramento de força g vai dar impulso negativo brusco, uma mudança de valor grande e rápida, e se for mesmo o ABS a accionar vai também mudar o valor de pressão do sistema.
Agora, isso da é bastante trabalho, mas identificando o que despoleta isso chegam a causa e depois é só uma questão de ver que mapas cruzam na estratégia da ecu.
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Re: Repro 2.0 TDI 110 CV
Por acaso ontem testei numa descida com alguma inclinação mas em 3a, 4a não dava pq já embalava muito, mas pisei a fundo e foi sempre certinho.. quando lá passar novamente experimento em 4a
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Re: Repro 2.0 TDI 110 CV
Para dar um exemplo de um soluço difícil de encontrar num vw tdi 150cv de golf 4, só acontece muito raramente e em condições muito particulares, isto é um erro de fábrica(ou propositado por motivos desconhecidos, mas eu diria erro), muita gente hoje em dia ainda não percebeu esta falha e estamos a falar numa plataforma já bem antiga, e há mais umas quantas como esta, em algumas versões essa falha foi corrigida pelo fabricante, só quem anda a ver ponto a ponto ou faz um trabalho de busca consegue encontrar estas coisas, pois existem montes de mapas, geralmente ninguém vê um a um ao pormenor pois isso pode levar vários dias de trabalho.
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Re: Repro 2.0 TDI 110 CV
Compreendo Mario, agora o meu problema é o Luís não dar com o erro e estou limitado pela ilha no que a deslocações diz respeito. Se houvesse alguém que soubesse o que era, parava o carro, tirava a centralina e mandava para fora para corrigir. Agora assim, não sei o que faça mesmo.
Cá na ilha não confio em mais nenhum para mexer no carro, sem ser o Luís.
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Re: Repro 2.0 TDI 110 CV
Acredito que se viesses para o continente não ia ser muito diferente, só te ficava era mais caro, a não ser que fosses direitinho á pessoa que já encontrou isso ou que conhece o gajo que já encontrou