Sensor do nivel do óleo....como susbtituir??

Responder
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Sensor do nivel do óleo....como susbtituir??

Mensagem por SuperGolf »

Bem pela explicação do Mário, acho que fiz boa aposta entao.

Qd trocar o óleo logo se ve se resolve o problema....espero que seja mesmo o sensor marado.
ruipsantos
Amateur
Amateur
Mensagens: 619
Registado: 21 out 2005, 23:53
Localização: Viseu

Re: Sensor do nivel do óleo....como susbtituir??

Mensagem por ruipsantos »

em agosto ,precisamente quando dou a chave para subir para cima das pranchas para trocar o oleo,apita e mostra o respectivo aviso...(filho duma cabra,é preciso ter azar...dassss).
Entao eis a questao,e agora? nao tiro o oleo e deixo andar uns tempos "para ver se passa" ou tenho mesmo de trocar?...
Inspecionei a cablagem(visualmente) e nada apontar,medi na ficha a tensao e ok...(faltou medir o sinal com o osciloscopio,mas dava muito trabalho..)
Troquei o oleo e nunca mais chateou, até uns 15 dias depois..
Desde agosto até ontem sempre a chatear.
Mas apesar de o sensor estar"avariado?",parece estar a funcionar,pois ontem apareceu-me a mensagem (2º vez nestes 18 anos) : nivel baixo oleo , e realmente estava.
Tenho a impressao que o bicho me anda a gastar oleo,ultimamente,desconfio do respiro .
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Sensor do nivel do óleo....como susbtituir??

Mensagem por SuperGolf »

NO meu caso nada tem haver com o nível de óleo....mas sim isso é a primeira coisa que se ve.
ruipsantos
Amateur
Amateur
Mensagens: 619
Registado: 21 out 2005, 23:53
Localização: Viseu

Re: Sensor do nivel do óleo....como susbtituir??

Mensagem por ruipsantos »

No meu caso também nao.
Apareceme a mensagem no quadrante avaria sensor nivel/temp oleo- oficina.... (ou qquer coisa assim)
O que eu quiz dizer é que apesar de estar avariado ele vai funcionando,porque anteontem avisou q tinha o oleo baixo e estava.
Onde se vê a quandidade de oleo ? (Vagcom)
Temperatura tenho ideia de ja por la ter visto,agora quantidade nao.
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Sensor do nivel do óleo....como susbtituir??

Mensagem por SuperGolf »

Boa pergunta...também nao te sei dizer....a mim interessa-me mais a temperatura do que o nivel, pois quase todos os fds abro o capot e inspeciono tudo...
ravager
Amateur
Amateur
Mensagens: 390
Registado: 02 set 2014, 22:02

Re: Sensor do nivel do óleo....como susbtituir??

Mensagem por ravager »

Mario_Marques Escreveu: 28 dez 2020, 23:44
ravager Escreveu: 21 dez 2020, 17:23 Isso muitas das vezes é material que não passa nos requisitos técnicos da VW que são mais exigentes, mas no entanto está bom o suficiente para ser vendido como concorrência. Ou usa matéria prima mais barata que os originais, por exemplo.

Vai daí raspam os logos e a referência original (por norma é o mesmo molde para tudo) e siga.
Ravager, não tem nada a ver, já expliquei em outros tópicos, a peça é feita nos mesmos moldes de fundição, depois apagam o símbolo, fica mais barato apagar do que comprar um molde novo que custa uns belos milhões de euros, a peça nnso sera neste caso muito diferente do original, muito possivelmente cortam só nos custos de controlo de qualidade, muito possivelmente em vez de testarem todas como acontece nas originais, testam 1 em cada X peças para controlo de lote, ao fim de um ano poupam uns largos milhares.
Há peças que há semelhança visual e são realmente iguais, acredito aqui seja até o caso, há outras que as peças mesmo sendo semelhantes, podem na produção usar material diferente, como acontece por exemplo nas correias com o Kevlar, com filtros nas armações, etc.

Já estive em trabalho em várias fábricas pelo mundo que fazem componentes para o grupo VW e outros, hoje em dia é o meu trabalho, em particular construção de componentes eletrônicos/cabelagens, na parte da produção e sistemas de controlo de qualidade automatizados.
Sim, eu disse que o molde é o mesmo.. simplesmente agarram e raspam os logos da VW.

Mas sim, é exactamente como dizes, para a peça da concorrência ser mais barata por norma eles cortam sempre em alguma coisa :lol: ou é na matéria prima, ou é no controle de qualidade, etc etc.. no caso da electrónica até pensei que pudessem usar componentes mais baratos, e acredito que em muitos casos usam, mas se nesse caso do sensor de óleo é mesmo é tudo igual em componentes melhor :lol:

Eu já há muito que não compro a teoria de que o material é todo igual.. vais a fóruns tipo o autohoje e é o prato do dia, ah e tal é da mesma marca logo o material é automaticamente todo igual. Só que não.. e basta entrar numa fábrica automóvel ou numa fábrica que faça OEM e rápido se vê que não é bem assim que as coisas funcionam.
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Sensor do nivel do óleo....como susbtituir??

Mensagem por SuperGolf »

Correcto.
Isso é extensível a componentes electrónicos, em que uma memoria sendo a versão 1, normalmente tem mais qualidade do que as restantes e posteriores versões....
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Sensor do nivel do óleo....como susbtituir??

Mensagem por SuperGolf »

Bem ontem fui a Inspecção, com muita chuva.
Graças a deus, não se lembraram de desligar/ligar o carro, mas ainda assim o erro do sensor não surgiu.

Passou sem quaisquer problemas, como é habitual.
ruipsantos
Amateur
Amateur
Mensagens: 619
Registado: 21 out 2005, 23:53
Localização: Viseu

Re: Sensor do nivel do óleo....como susbtituir??

Mensagem por ruipsantos »

Sou o contrario do coveiro, eu desenterro, os topicos :lol:
Tenho de trocar este sensor que já nao posso ouvir o piiiiii...
A cablagem(em principio está boa,chega a alimentaçao ao sensor,so nao consegui "medir" a saida do sensor...)
Na loja cá do sitio querem 80 e tal € pelo hella, e parece que a diferença para o original nao é assim tao grande,mas ja nao me lembro bem.

A minha duvida é,fui ao autodoc e da hella existem dois sensores "diferentes"
# 1J0907660A e "B" , 6PR 008 079-041....custa a modica quantia ~53€
# 1J0907660C e "F" , 6PR 008 079-071.................................~154€
Isto é tudo igual ao litro ou nem por isso?mas pelos preços nao me parece... ou este ultimo,mais caro seja para outros modelos mais recentes?(golf v,vi...)
Curiosamente,pela matricula o autodoc "xuta" o mais barato.
Ainda nao tive tempo p ver o partnumber do meu.
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Sensor do nivel do óleo....como susbtituir??

Mensagem por SuperGolf »

Daqui a nada já te digo, pois ainda guardo o original....
Mas o que comprei da Autodoc, da Hella andou nos 60 euros....infelizmente também o roubaram....
ruipsantos
Amateur
Amateur
Mensagens: 619
Registado: 21 out 2005, 23:53
Localização: Viseu

Re: Sensor do nivel do óleo....como susbtituir??

Mensagem por ruipsantos »

SuperGolf Escreveu: 16 out 2021, 19:40 Daqui a nada já te digo, pois ainda guardo o original....
Mas o que comprei da Autodoc, da Hella andou nos 60 euros....infelizmente também o roubaram....
Roubaram?! :shock:
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Sensor do nivel do óleo....como susbtituir??

Mensagem por Mario_Marques »

Rui tudo que começa por 1J é de plataforma golf 4, não te sei dizer quais são as diferenças pois nunca fiz esse teste e duvido que seja fácil verificar o que é diferente entre eles, mas o conselho óbvio é confirma no etka ou VW pelo número de chassis, ver a referência que está no carto e repoe com um igual.
Muito provavelmente mas sem certeza, a diferença está na leitura, modelos para intervalos fixos e modelos com monitoramento da qualidade (long life), Depois haverá também os que são can bus, os diesel e os gasolina, mas opta pelo garantido que é fazer o que descrevi, ninguém te vai aceitar a devolução de um sensor desses usado.

Imagem
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder