Caixa de velocidades TDI (O2A) - dica

Responder
medmex
Beginner
Beginner
Mensagens: 8
Registado: 08 fev 2011, 03:12

Caixa de velocidades TDI (O2A) - dica

Mensagem por medmex »

Olá a todos

Já li aqui no forum membros com problemas de engrenagem de algumas mudanças.
A mim sucedeu algo semelhante, a marcha-atrás não entrava, a primeira entrava carregando na manete para baixo e a quinta não entrava sequer.
Não sou mecânico nem nada que se pareça, daí que desculpem alguma "bácora", mas esta reparação custa cerca de 18€ (a peça) e a montagem é relativamente simples.

Imagem
Esta peça em plástico segura um dos cabos que vem da manete de mudanças e pelos vistos controla as mudanças que estavam mal (R/1ª/5ª).

Imagem
Está montada nesta posição, ligeiramente por baixo da bateria.

Imagem
Como é em plástico tem muito a tendência de partir.
Foi-me dito que o ibiza 1.9 tdi tem um sistema semelhante mas em metal, portanto muito mais resistente, mas não posso confirmar esta informação.

Espero ter ajudado.
Cumprimentos
dante
Pro
Pro
Mensagens: 1215
Registado: 30 out 2010, 19:22

Re: Caixa de velocidades TDI - dica

Mensagem por dante »

Boas,
esta tudo certo,mas so tenho uma reparaçao a fazer em relaçao a este tema.é o facto de que ás vezes,mudar essa peça nao é o suficiente.ou aínda,nao resolve o problema.ás vezes,é só afinaçao nos cabos. :D a mim,aconteceu-me no meu passat ter que afinar,porque nao metia a 1ª e era falta de afinaçao :)
medmex
Beginner
Beginner
Mensagens: 8
Registado: 08 fev 2011, 03:12

Re: Caixa de velocidades TDI - dica

Mensagem por medmex »

No meu caso foi um valente susto... deixou mesmo de funcionar de um momento para o outro.
Estacionei o carro de frente e depois quem é que dizia que fazia marcha atrás? Lá foi de empurrão e eu a pensar em despesas e mais despesas... mas felizmente foi só essa peça :)

Em relação aos cabos, obrigado pela dica, já que o carro é um pouco antigo e noto já alguma folga e talvez esteja a precisar de afinação.
Essa afinação é feita no compartimento do motor ou na zona da manete de velocidades?

Obrigado desde já.
Cumprimentos
medmex
Beginner
Beginner
Mensagens: 8
Registado: 08 fev 2011, 03:12

Re: Caixa de velocidades TDI - dica

Mensagem por medmex »

As fotos que coloquei como exemplo não são do meu carro. Tinha feito uma pesquisa aquando da reparação e encontrei estas imagens num site alemão...

Como disse no início deste post, não percebo nada de mecânica, mas tento sempre primeiro saber onde me vou meter :)
Cumprimentos
MK3de66KW
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 27 mai 2010, 18:52
Localização: Lisboa, Pontinha - Abrantes

Re: Caixa de velocidades TDI - dica

Mensagem por MK3de66KW »

dante Escreveu:Boas,
esta tudo certo,mas so tenho uma reparaçao a fazer em relaçao a este tema.é o facto de que ás vezes,mudar essa peça nao é o suficiente.ou aínda,nao resolve o problema.ás vezes,é só afinaçao nos cabos. :D a mim,aconteceu-me no meu passat ter que afinar,porque nao metia a 1ª e era falta de afinaçao :)

A falta de afinaçao nao se deve ao desgaste da peça que o medmex mostrou?
nelsonb
Amateur
Amateur
Mensagens: 530
Registado: 21 nov 2006, 20:54
Localização: paradise
Contacto:

Re: Caixa de velocidades TDI - dica

Mensagem por nelsonb »

o meu ibiza tem esta peça em metal e mesmo assim já foi soldada.
"i am the wisest man alive, for i know one thing and that is, i know nothing"
Golf VI TDI
ibiza TDi Sport AFN
Passat 2.0 tdi 140

User:2369
medmex
Beginner
Beginner
Mensagens: 8
Registado: 08 fev 2011, 03:12

Re: Caixa de velocidades TDI - dica

Mensagem por medmex »

Julgo haver muitos tdi com este problema.
Se não for uma avaria na embraiagem, este pode ser o problema. E é uma peça barata.
Ao menos isso... :)
rui 130
Pro
Pro
Mensagens: 1131
Registado: 06 nov 2006, 13:38
Localização: Lisboa

Re: Caixa de velocidades TDI - dica

Mensagem por rui 130 »

Essa peça consegue comprar-se cá fora? Sabem dizer qual o partnumber ou o nome especifico? È que já fui a uma casa de peças, e mostram-me uma quantidade de peças que acabo por não saber qual preciso.
O meu a marcha atrás por vezes não entra e a primeira também custa. Noto muita folga no selector, quer na manete, quer junto á caixa.
Imagem
Garcia_MDD
Amateur
Amateur
Mensagens: 361
Registado: 20 jun 2015, 23:43
Veículos: Golf 3 GTI
Contacto:

Re: Caixa de velocidades TDI - dica

Mensagem por Garcia_MDD »

dante Escreveu:Boas,
esta tudo certo,mas so tenho uma reparaçao a fazer em relaçao a este tema.é o facto de que ás vezes,mudar essa peça nao é o suficiente.ou aínda,nao resolve o problema.ás vezes,é só afinaçao nos cabos. :D a mim,aconteceu-me no meu passat ter que afinar,porque nao metia a 1ª e era falta de afinaçao :)
Boas amigo falas em afinação dos cabos?
Estive a ver alguns filmes no youtube e fui ver no meu carro e nos cabos junto a caixa de velocidades não tem as tais molas que eles falam :s
Como poderei afinar os cabos do meu? é que o problema do meu é na 1º 3º e 5º so as velocidades que entram para a frente, o que poderá ser?
abraço
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Caixa de velocidades TDI - dica

Mensagem por Silver_Ajm »

rui 130 Escreveu:Essa peça consegue comprar-se cá fora? Sabem dizer qual o partnumber ou o nome especifico? È que já fui a uma casa de peças, e mostram-me uma quantidade de peças que acabo por não saber qual preciso.
O meu a marcha atrás por vezes não entra e a primeira também custa. Noto muita folga no selector, quer na manete, quer junto á caixa.
Rui qual é o codigo da tua caixa? É um TDI ou TD? Eu estive a ver no ETKA e nas caixas TDI do golf 3 essa peça que foi mostrada em cima nem sequer consta...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Caixa de velocidades TDI - dica

Mensagem por Silver_Ajm »

Garcia_MDD Escreveu:
dante Escreveu:Boas,
esta tudo certo,mas so tenho uma reparaçao a fazer em relaçao a este tema.é o facto de que ás vezes,mudar essa peça nao é o suficiente.ou aínda,nao resolve o problema.ás vezes,é só afinaçao nos cabos. :D a mim,aconteceu-me no meu passat ter que afinar,porque nao metia a 1ª e era falta de afinaçao :)
Boas amigo falas em afinação dos cabos?
Estive a ver alguns filmes no youtube e fui ver no meu carro e nos cabos junto a caixa de velocidades não tem as tais molas que eles falam :s
Como poderei afinar os cabos do meu? é que o problema do meu é na 1º 3º e 5º so as velocidades que entram para a frente, o que poderá ser?
abraço
O seletor do teu carro é de cabos aço, ou tirantes??
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
rui 130
Pro
Pro
Mensagens: 1131
Registado: 06 nov 2006, 13:38
Localização: Lisboa

Re: Caixa de velocidades TDI - dica

Mensagem por rui 130 »

È um TDI 110. Penso ser cabos.
Imagem
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Caixa de velocidades TDI - dica

Mensagem por Silver_Ajm »

rui 130 Escreveu:È um TDI 110. Penso ser cabos.
Vê se ajuda:
http://workshop-manuals.com/volkswagen/ ... mechanism/
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
GTDblack
Master
Master
Mensagens: 8395
Registado: 04 set 2007, 21:44
Veículos: Golf 2

Re: Caixa de velocidades TDI - dica

Mensagem por GTDblack »

rui 130 Escreveu:Essa peça consegue comprar-se cá fora? Sabem dizer qual o partnumber ou o nome especifico? È que já fui a uma casa de peças, e mostram-me uma quantidade de peças que acabo por não saber qual preciso.
O meu a marcha atrás por vezes não entra e a primeira também custa. Noto muita folga no selector, quer na manete, quer junto á caixa.
Eu na segunda-feira comprei esta mesmíssima peça da concorrência, só há da Metalcaucho, custou 10€.
O resto dos casquilhos do selector só na marca e são carotes...
Garcia_MDD
Amateur
Amateur
Mensagens: 361
Registado: 20 jun 2015, 23:43
Veículos: Golf 3 GTI
Contacto:

Re: Caixa de velocidades TDI - dica

Mensagem por Garcia_MDD »

Silver_Ajm Escreveu:
Garcia_MDD Escreveu:
dante Escreveu:Boas,
esta tudo certo,mas so tenho uma reparaçao a fazer em relaçao a este tema.é o facto de que ás vezes,mudar essa peça nao é o suficiente.ou aínda,nao resolve o problema.ás vezes,é só afinaçao nos cabos. :D a mim,aconteceu-me no meu passat ter que afinar,porque nao metia a 1ª e era falta de afinaçao :)
Boas amigo falas em afinação dos cabos?
Estive a ver alguns filmes no youtube e fui ver no meu carro e nos cabos junto a caixa de velocidades não tem as tais molas que eles falam :s
Como poderei afinar os cabos do meu? é que o problema do meu é na 1º 3º e 5º so as velocidades que entram para a frente, o que poderá ser?
abraço
O seletor do teu carro é de cabos aço, ou tirantes??
Pois isso nao te sei dizer mas tem la dois cabos mas parecem gordos nao sei se nao serao mesmo tirantes! Mas amanha tiro uma foto e ja podes confirmar o que será certo é que as mudanças que sao para a frente entra mal e as de traz nao :s o que podera ser?
Responder