AstonM Escreveu:Confesso que também estranho tal facto de não se verem mais carro com este motor, mas a verdade é que dá-me a sensação que a pouca publicidade que fazem dele será o grande problema. Isto porque muitas das pessoas com quem falo e ficam a saber que tenho um TSI perguntam sempre se é o 1.4 e desconhecem por completo a existência da versão 1.2 tsi.
Já a seat dá-me a sensação que aposta muito neste motor e já apareceu algumas publicidades com ele, e efectivamente é mais comum encontrar 1.2 tsi em seats do que em VW (talvez devido ao preço é certo).
Contudo aqui na minha cidade já cheguei a ver um preto e um branco (sem ser o meu
) e o meu irmão também já viu um outro numa cidade vizinha.
De qualquer forma continuo a achar um excelente carro, com um excelente motor, com um preço de combate para o carro que é (ou seja, o melhor ou dos melhores do segmento nas mais diversas áreas). Além disto é um carro que paga pouquíssimo imposto se repararem, o preço dele é quase o preço de fábrica.
Os consumos andam bons e a melhorar km após km. Numa viagem de Nacional que já aqui relatei consumos anteriores agora consigo fazer consumos na ordem dos 4.4l como foi o caso deste último fim-de-semana. A média de velocidade foi baixa (37km/h) mas tal deveu-se porque ainda apanhei alguns km de pára-arranca com fila.
Quanto ao 1.4 tsi tenho essa ideia também, ou seja, que os casos piores situam-se nos primeiros motores que saíram. O motor já leva 4 anos de mercado, já tinha razões para estar com os problemas de juventude todos resolvidos.
Pouca publicidade (mesmo ao nível da imprensa da especialidade em termos de testes/comparativos), preço pouco atractivo da gasolina (incrível como, em poucas semanas, o "fosso" face ao gasóleo disparou novamente), PVP algo elevado para um 1.2 (quando na concorrência se consegue chegar a um 1.4 ou até 1.6; atenção que não está em causa a competência do 1.2 face a estes, apenas aquela ideia - na cabeça do cidadão comum que não aprecia assim tanto automóveis - de que "quanto mais cilindrada, melhor"), contas (à utilização prevista) mal feitas, a crise, pouca "simpatia" nos descontos... e, sem dúvidas, melhores relações qualidade/preço/equipamento na SEAT... e na Skoda.
A vida não está fácil para o 1.2 na VW, mas ainda assim contava ver mais alguns, dado que circulo, maioritariamente, "apenas" naquelas que são as duas maiores metrópoles do País.
Relativamente ao 1.4 TSI, há que ter em conta que só temos conhecimento dos casos que aparecem na net. Além disso é provável que as vendas tenham sofrido qualquer coisa, em função do receio de vir a ter problemas e - o pior de tudo - da forma como a VW gere a situação uma vez acabada a garantia. O curioso é que, aparentemente, da versão 122cv não existem queixas (ou pelo menos não me recordo de ver alguém queixar-se de um problema tão grave) e é dos motores mais vendidos em França e Espanha. Este sim, pode considerar-se fiável, não percebo porque o 160cv não seguiu o mesmo caminho desde o início.
O "matraquear" que refiro é algo bem audível mas também nada de "outro mundo" nem que me incomode muito. Mas efectivamente é uma ressonância que até faz lembrar um carro a diesel, o que num a gasolina se torna estranho, no teu, não sei até que ponto não será normal (brincadeira
).
Mas como entretanto fui pesquisar e vi que o utilizador possivelmente não será o mesmo vou colocar aqui as citações do problema que o outro user relata num outro fórum e de seguida o post que indica a resolução pela parte do mesmo utilizador.
...
Tenta ver se é esta a mesma situação que pensas ter. Este utilizador chama-lhe trepidação embora eu penso que ele se refere ao barulho em si e não ao facto de algo tremer efectivamente dentro do carro. Pelo menos no meu nada treme e para ser trepidação algo teria de tremer penso. Mas de qualquer forma o barulho é como se houvesse algo a tremer, ou seja, o tal "matraquear"... Mas é como digo, não considero um defeito mas sim feitio, visto ser uma questão de mau isolamento.
Quanto ao barulho metálico que ele fala, eu nunca notei nada, e caso se note algo parecido sempre pensei que fosse o barulho normal do motor.
Falso alarme no meu. Já verifiquei melhor e provavelmente foi uma mistura de factores curiosa (ressonância do motor, proximidade com um muro e porta traseira aberta) que fez com que ficasse com aquela sensação. Obrigado à mesma pelas dicas, pois sempre aprendemos mais qualquer coisa.
Também o consideraria normal: naturalmente, mais depressa acreditaria nesse barulho como sendo oriundo de um motor diesel do que de um otto. Mas só quem ainda não ouviu um TSI a trabalhar ao ralenti (conheço o TSI 160cv e digo que nesse aspecto, especialmente em frio, pouco ou nada fica a dever ao TDI) é que pode ficar surpreendido. Não sou muito apologista dos vídeos (porque podem enfatizar algo que não corresponde totalmente à realidade) mas aqui fica uma ideia, para quem não faz a mínima:
http://www.youtube.com/watch?v=HHURtm_el70 (aqui num Polo) e
http://www.youtube.com/watch?v=SNEPU_pxjJ8 (aqui num Octavia, audível a partir do 1:15 minuto).
Até ver o que mais me tem incomodado neste Golf são os barulhos parasitas. Tenho um nos "copos" do quadrante e outro que penso que vem da zona do sinto do passageiro (e não, não é o cinto a bater no plástico
). Ora isto ao fim de 14 mil km num carro de segmento C que se diz estar no grupo do que tem melhores materiais e é mais bem construído, acabou por me desiludir pois esperava uma longevidade maior sem barulhos.
Efectivamente nunca tive nenhum carro de segmento B, C ou D "generalista" que não tivesse barulhos parasitas e a verdade é que só o 320d do meu pai tem passado com distinção nesse aspecto e já conta com mais de 107 mil km.
Cumprimentos
A minha visão sobre barulhos parasitas é esta: dificilmente algum carro lhes consegue escapar. Mesmo os Premium, embora estes consigam, naturalmente, resistir-lhes algo mais e durante mais tempo (também mal era, face àquilo que custam a mais!), mas isto, atenção, só de segmento D para cima.
E como costumo dizer, não comprei o Golf a pensar que ele iria estar isento de barulhos: a minha esperança era a de que ele se comportasse melhor do que os outros, também por isso considero justificado o preço mais caro. E ele tem correspondido, nos primeiros tempos tive alguns sinais algo preocupantes, mas entretanto as coisas não evoluíram negativamente. Talvez os materiais tenham acamado entretanto. Não está isento de barulhos, tenho um ou outro que gostava que não estivessem lá, obviamente, mas não me tira o sono nem mancham a minha boa impressão da robustez geral do carro.
Há que referir que também aplico o máximo cuidado na sua condução, evitando, na medida do possível, os buracos, pisos degradados, etc. Mas é uma tarefa que está a ficar, parece-me, cada vez mais difícil...
Em jeito de pequeníssimo OT: os outros são piores? Acho que sim, mas não serão assim tanto como por vezes os querem pintar (*) e além disso há que ter em conta que custam uma boa maquia a menos (mesmo quando virem preços semelhantes, reparem nas listas de equipamento).
A ideia de fundo é: em termos de materiais e construção, o Golf está, efectivamente e aparentemente, no topo da classe, mas longe de poder ser colocado num pedestal...
(*) a título de exemplo, a Astra H do meu pai vai cumprir o 7º aniversário este ano e já passou os 100.000 km. Tem um barulhinho ou outro por dentro, mas nada de extraordinário; e passado todo este tempo e o facto de, tal como o meu Golf, ter pneu/jante 225/45R17 e suspensão desportiva, é assinalável o seu nível de qualidade e robustez, o que me leva a dizer, sem hesitações: tomara que o meu Golf, ao fim do mesmo tempo/kms, esteja, no mínimo, igual! E não, não estou maluco, se não acreditam eu posso comprovar; agora vão lá ao fórum generalista e peçam opiniões sobre a qualidade do Astra e vejam o que acontece...