Sinoblocos atrás
-
- Moderador
- Mensagens: 9840
- Registado: 22 abr 2008, 10:18
- Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
- Localização: Coimbra
- Contacto:
Re: Sinoblocos atrás
O anel de fora dos sinoblocos do teu carro era em plástico? Habitualmente os de plástico já são peça de substituição, salvo erro os que vinham de origem nos nossos carros tinham o anel de fora em aço, daí às vezes haver a necessidade de cortar o anel com uma folha de serra por estarem calcinados ao eixo. Ficou com bom aspeto o eixo.
-
- Amateur
- Mensagens: 619
- Registado: 21 out 2005, 23:53
- Localização: Viseu
Re: Sinoblocos atrás
Sim os meus sao (eram)em plastico,e nunca tinham sido substituidos,eram os originais...Silver_Ajm Escreveu: ↑04 jul 2021, 18:17 O anel de fora dos sinoblocos do teu carro era em plástico? Habitualmente os de plástico já são peça de substituição, salvo erro os que vinham de origem nos nossos carros tinham o anel de fora em aço, daí às vezes haver a necessidade de cortar o anel com uma folha de serra por estarem calcinados ao eixo. Ficou com bom aspeto o eixo.
Comprei o carro em junho de 2003,em fim de comercializacao...talvez nessa altura já nao houvesse dos outros..por isso tenha sido montado estes...digo eu...
Mas ainda bem!! É que sairam que foi um mimo
- gongasfrs
- Moderador
- Mensagens: 14973
- Registado: 30 mar 2010, 21:36
- Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
- Localização: região centro, Coimbra
Re: Sinoblocos atrás
Os meus tiveram de ser cortados para trocar. Secalhar o teu carro como foi dos últimos já levou outros
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18481
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Sinoblocos atrás
Gongas, os de plástico saem relativamente fácil, quando substitui a primeira vez os meus meti os que havia disponíveis na altura em plástico, não fiquei contente comparativamente ao que tinha antes e removi para meter os powerflex e foi muito fácil a remoção, os de metal é que foi uma obra para saírem, ja estavam mesmo colados, com o saca não saiam pois o saca não conseguia agarrar na beira do casquilho, a única coisa que fez foi arrancar o centro do casquilho e deixar lá o resto.
Já vi pessoal tirar á pancada de talhadeida, mas para mim não dá, é mais direto tirar o eixo, sacar o centro e depois cortar para o casquilho ceder, depois a remoção é fácil, meter o novo também e também se aproveita logo para fazer a purga completa do óleo dos travões e dar uma inspeção e pintura no eixo.
Tirar os tubos, deve-se fazer sempre, mesmo quem quiser fazer como o rui fez, é daquelas coisas que garanto que não vale a pena arriscar, se correr mal nem imaginam o trabalho em que se vão meter, quem avisa, amigo é, é que os tubos "não avisam"
Entre fazer no sitio ou tirar a diferença é remover o eixo a diferença mais 2 parafusos de fixação dos amortecedores e corre tudo direitinho.
-
- Amateur
- Mensagens: 619
- Registado: 21 out 2005, 23:53
- Localização: Viseu
Re: Sinoblocos atrás
Boas,Mário,Mario_Marques Escreveu: ↑05 jul 2021, 09:27Tirar os tubos, deve-se fazer sempre, mesmo quem quiser fazer como o rui fez, é daquelas coisas que garanto que não vale a pena arriscar, se correr mal nem imaginam o trabalho em que se vão meter, quem avisa, amigo é, é que os tubos "não avisam"
Entre fazer no sitio ou tirar a diferença é remover o eixo a diferença mais 2 parafusos de fixação dos amortecedores e corre tudo direitinho.
conforme referi anteriormente,nao retirei o eixo ,principalmente pq nao tinha como tapar os tubos,e o tempo estava chuvoso...pq senao eu tirava,até porque nao custava nada ,era só o trabalho de desconectar os ditos tubos,já q o resto "desconectei" tudo
Mas o que queres dizer com : "...se correr mal nem imaginam o trabalho em que se vão meter, quem avisa, amigo é, é que os tubos "não avisam" ".
Será que queres dizer que podem "partir" os tubos?
No meu caso correu bem pq sairam bem,mas se tivesse que andar ali a porrada...acredito que podia acontecer o pior...embora eu tivesse o eixo bem escorado.
No meu caso também tive sorte pq o saca tinha muitos "casquilhos" com muitas medidas, e sendo os nossos casquilhos de 69mm foi só uma questao de selecionar as medias certas,1mm acima,1mm abaixo...
No caso de acontecer rotura dos tubos,nao é só uma questao de comprar novos? ou será que já nao há?
Uma questao,depois de 18 anos,nao seria bom trocar esses tubos,o flexiveis ?!
-
- Amateur
- Mensagens: 619
- Registado: 21 out 2005, 23:53
- Localização: Viseu
Re: Sinoblocos atrás
Nao sendo mecanico nem nada parecido,fiquei com uma duvida após retirar os casquilho velhos.
No meu ponto de vista,neste caso especifico, a função do casquilho apenas faz de dobradiça(deixar a suspençao trabalhar) e manter o eixo no sitio (sem folgas laterais)
MAS pelo design do casquilho o facto do "trabalhar da suspençao" ,é um continuo arruinar do casquilho...já alguma vez tentaram cortar um fio de cobre/arame sem alicate? apenas a "dobrar e desdobrar"?ao fim de alguns movimentos o arame parte. O mesmo acontece a este casquinho,já que apenas faz a ligaçao atravez de duas "borrachas"(os de origem).Nesta altura do campeonato(à 20 anos atraz ) já nao devia existir alguma coisa melhorzita??(nao sei como sao nas outras marcas...
Assim de repente um rolamento fazia a mesma funçao,excepto que se nao fosse bem vedado acabaria por avariar também...
A unica vantagem que encontro será mesmo que impede as vibraçoes chegarem ao chassi do carro...
Outra coisa que reparei no Powerflex,embora nao tenha tido muito tempo para olhar para ele,(foi chegar e montar)é que ele sendo macico,(sem grande elasticidade), ele vai ter que deixar a suspençao trabalhar,e so pode ser pelo parafuso/casquilho central (centro)ou pelo ,exterior,já que entra á mao no eixo.
Ambos sitios foram lubrificados,mas estando esta zona sujeita às intempéries, lama,terra,poeira...nao acredito que a massa lubrificante dure muito...por isso nao haverá depois um desgaste neste casquilho nesta zona
No meu ponto de vista,neste caso especifico, a função do casquilho apenas faz de dobradiça(deixar a suspençao trabalhar) e manter o eixo no sitio (sem folgas laterais)
MAS pelo design do casquilho o facto do "trabalhar da suspençao" ,é um continuo arruinar do casquilho...já alguma vez tentaram cortar um fio de cobre/arame sem alicate? apenas a "dobrar e desdobrar"?ao fim de alguns movimentos o arame parte. O mesmo acontece a este casquinho,já que apenas faz a ligaçao atravez de duas "borrachas"(os de origem).Nesta altura do campeonato(à 20 anos atraz ) já nao devia existir alguma coisa melhorzita??(nao sei como sao nas outras marcas...
Assim de repente um rolamento fazia a mesma funçao,excepto que se nao fosse bem vedado acabaria por avariar também...
A unica vantagem que encontro será mesmo que impede as vibraçoes chegarem ao chassi do carro...
Outra coisa que reparei no Powerflex,embora nao tenha tido muito tempo para olhar para ele,(foi chegar e montar)é que ele sendo macico,(sem grande elasticidade), ele vai ter que deixar a suspençao trabalhar,e so pode ser pelo parafuso/casquilho central (centro)ou pelo ,exterior,já que entra á mao no eixo.
Ambos sitios foram lubrificados,mas estando esta zona sujeita às intempéries, lama,terra,poeira...nao acredito que a massa lubrificante dure muito...por isso nao haverá depois um desgaste neste casquilho nesta zona
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18481
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Sinoblocos atrás
O problema dos tubos, é que ao manusear podem ficar danificados sem que uma pessoa perceba e falhar quando menos desejas e é mesmo muito fácil de acontecer, os tubos são bastante fortes em determinados ângulos, mas se ultrapassares o limite de torção deles rasgam as malhas internas ou partem as partes metálicas, á mão é possível causar esse tipo de danos, é daquelas coisas que é tão fácil evitar que não faz sequer sentido arriscar e o propósito é mesmo desligar para tirar absolutamente todo o óleo fora e dar uma boa limpeza ao sistema.
Eu tenho os meus desde 2011 e já fizeram muitos km's, como referi, cortei o excesso para o casquilho ficar solto(recomendo ver este vídeo www.youtube.com/watch?v=_z6OEohnPKw), o meu carro foi submetido desde a isto quase continuamente, a uso muito intenso, potencia muito elevada(mais do dobro da potencia original), suspensão desportiva com muita carga na descompressão, muito peso na mala, trackdays, pneus com alto atrito quase sempre, há coisa de 1 ano atrás estive a ver e ainda se apresentam em opimo estado.
Eu tenho os meus desde 2011 e já fizeram muitos km's, como referi, cortei o excesso para o casquilho ficar solto(recomendo ver este vídeo www.youtube.com/watch?v=_z6OEohnPKw), o meu carro foi submetido desde a isto quase continuamente, a uso muito intenso, potencia muito elevada(mais do dobro da potencia original), suspensão desportiva com muita carga na descompressão, muito peso na mala, trackdays, pneus com alto atrito quase sempre, há coisa de 1 ano atrás estive a ver e ainda se apresentam em opimo estado.
-
- Amateur
- Mensagens: 492
- Registado: 24 jan 2006, 13:43
- Veículos: Golf Mk4 AHF / Polo Cross 9n3 BMN
- Localização: VFX
Re: Sinoblocos atrás
2 perguntas se puderem ajudar.
Os sinoblocos da variant são iguais aos do carro?
Os meus estão assim, com a parte exterior em Cunha(a parte de cima mais fina que a parte debaixo, no lado esquerdo do sinobloco na foto).
Será mesmo assim, ou já estarão deformados?
Obrigado
Os sinoblocos da variant são iguais aos do carro?
Os meus estão assim, com a parte exterior em Cunha(a parte de cima mais fina que a parte debaixo, no lado esquerdo do sinobloco na foto).
Será mesmo assim, ou já estarão deformados?
Obrigado
-
- Moderador
- Mensagens: 9840
- Registado: 22 abr 2008, 10:18
- Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
- Localização: Coimbra
- Contacto:
Re: Sinoblocos atrás
São mesmo assim, não é defeito, é feitio. Esses que vêm de origem nos mk4 até têm posição de montagem, o Mário em tempos até já cá colocou uma imagem onde indica a posição correta de montagem. A olho parece-me que os teus ainda são dos que têm o aro exterior em chapa, são dos mais lixados de sair se estiverem calcinados.Jackyl Escreveu: ↑06 jul 2021, 13:52 2 perguntas se puderem ajudar.
Os sinoblocos da variant são iguais aos do carro?
Os meus estão assim, com a parte exterior em Cunha(a parte de cima mais fina que a parte debaixo, no lado esquerdo do sinobloco na foto).
Será mesmo assim, ou já estarão deformados?
Obrigado
-
- Amateur
- Mensagens: 619
- Registado: 21 out 2005, 23:53
- Localização: Viseu
Re: Sinoblocos atrás
Tens a certeza?Silver_Ajm Escreveu: ↑06 jul 2021, 14:06São mesmo assim, não é defeito, é feitio. Esses que vêm de origem nos mk4 até têm posição de montagem, o Mário em tempos até já cá colocou uma imagem onde indica a posição correta de montagem. A olho parece-me que os teus ainda são dos que têm o aro exterior em chapa, são dos mais lixados de sair se estiverem calcinados.Jackyl Escreveu: ↑06 jul 2021, 13:52 2 perguntas se puderem ajudar.
Os sinoblocos da variant são iguais aos do carro?
Os meus estão assim, com a parte exterior em Cunha(a parte de cima mais fina que a parte debaixo, no lado esquerdo do sinobloco na foto).
Será mesmo assim, ou já estarão deformados?
Obrigado
Nao que eu perceba disto,nao sou mecanico,mas pelo que me parece e pelo que observei dos meus,,essa aba é toda igual em toda a volta,e com o desgaste do casquilho o eixo "desce" e esmaga a aba na parte de cima,daí ele ficar com o formato de cunha.
Isto foi o que eu observei dos meus.
O que quer dizer que quando a lateral ja esta em forma de cunha,quer dizer que o centro do casquilho ja anda a dançar e como é logico com o pesoé essa parte que bate na lateral e fica esmagada...o que quer dizer que esses casquilhos ja deram o que tinham a dar...ou entao sao tao moles que....mas nao acredito
Isto foi o que eu entendi dos meus.. .
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18481
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Sinoblocos atrás
São mesmo assim.
-
- Moderador
- Mensagens: 9840
- Registado: 22 abr 2008, 10:18
- Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
- Localização: Coimbra
- Contacto:
Re: Sinoblocos atrás
Sim, tenho a certeza, deixo-te a imagem de uns que cá tenho do fabia vrs.ruipsantos Escreveu: ↑06 jul 2021, 18:26Tens a certeza?Silver_Ajm Escreveu: ↑06 jul 2021, 14:06São mesmo assim, não é defeito, é feitio. Esses que vêm de origem nos mk4 até têm posição de montagem, o Mário em tempos até já cá colocou uma imagem onde indica a posição correta de montagem. A olho parece-me que os teus ainda são dos que têm o aro exterior em chapa, são dos mais lixados de sair se estiverem calcinados.Jackyl Escreveu: ↑06 jul 2021, 13:52 2 perguntas se puderem ajudar.
Os sinoblocos da variant são iguais aos do carro?
Os meus estão assim, com a parte exterior em Cunha(a parte de cima mais fina que a parte debaixo, no lado esquerdo do sinobloco na foto).
Será mesmo assim, ou já estarão deformados?
Obrigado
Nao que eu perceba disto,nao sou mecanico,mas pelo que me parece e pelo que observei dos meus,,essa aba é toda igual em toda a volta,e com o desgaste do casquilho o eixo "desce" e esmaga a aba na parte de cima,daí ele ficar com o formato de cunha.
Isto foi o que eu observei dos meus.
O que quer dizer que quando a lateral ja esta em forma de cunha,quer dizer que o centro do casquilho ja anda a dançar e como é logico com o pesoé essa parte que bate na lateral e fica esmagada...o que quer dizer que esses casquilhos ja deram o que tinham a dar...ou entao sao tao moles que....mas nao acredito
Isto foi o que eu entendi dos meus.. .
-
- Amateur
- Mensagens: 492
- Registado: 24 jan 2006, 13:43
- Veículos: Golf Mk4 AHF / Polo Cross 9n3 BMN
- Localização: VFX
Re: Sinoblocos atrás
É curioso, que os que uma pessoa vê pelo partnumber tem a base igual.
Os powerflex pela foto não parecem ter a Cunha. Ou tem na realidade?
Obrigado
Os powerflex pela foto não parecem ter a Cunha. Ou tem na realidade?
Obrigado
-
- Amateur
- Mensagens: 619
- Registado: 21 out 2005, 23:53
- Localização: Viseu
Re: Sinoblocos atrás
POOOOOOORRRRRAAAAAA!!!! Quem diria.....
De quem nao percebe nada disto(eu) , e "bota" maos ao serviço pela primeira vez e porque tem de ser e depara-se com essa "cunha",encontra uma das duas metades que fazem a "ligaçao" do casquilho ao suporte completamente cortada e a outra metade para lá a caminhar,pega na calculadora e faz lógo o Logaritmo da raiz cubica da hipotenusa da coisa e diz logo :isto de tao frouxo que já está, vai abanando,vai cedendo,vai caindo,logo é logico que é esta zona que vai "esbarrar na parede"do suporte,logo faz todo o sentido estar em cunha...
Vou ter que engolir esta
De quem nao percebe nada disto(eu) , e "bota" maos ao serviço pela primeira vez e porque tem de ser e depara-se com essa "cunha",encontra uma das duas metades que fazem a "ligaçao" do casquilho ao suporte completamente cortada e a outra metade para lá a caminhar,pega na calculadora e faz lógo o Logaritmo da raiz cubica da hipotenusa da coisa e diz logo :isto de tao frouxo que já está, vai abanando,vai cedendo,vai caindo,logo é logico que é esta zona que vai "esbarrar na parede"do suporte,logo faz todo o sentido estar em cunha...
Vou ter que engolir esta
-
- Amateur
- Mensagens: 619
- Registado: 21 out 2005, 23:53
- Localização: Viseu
Re: Sinoblocos atrás
Sobre o que dizes referes-te ao tubo de borracha(flexivel) ou aos metalicos? No meu caso tive a precaução de controlar bem a coisa,quase cada milimetro q o eixo baixava,ia controlando.sem nunca deixar os tubos entrarem em esforço.Mario_Marques Escreveu: ↑05 jul 2021, 23:00 O problema dos tubos, é que ao manusear podem ficar danificados sem que uma pessoa perceba e falhar quando menos desejas e é mesmo muito fácil de acontecer, os tubos são bastante fortes em determinados ângulos, mas se ultrapassares o limite de torção deles rasgam as malhas internas ou partem as partes metálicas, á mão é possível causar esse tipo de danos, é daquelas coisas que é tão fácil evitar que não faz sequer sentido arriscar e o propósito é mesmo desligar para tirar absolutamente todo o óleo fora e dar uma boa limpeza ao sistema.
Eu tenho os meus desde 2011 e já fizeram muitos km's, como referi, cortei o excesso para o casquilho ficar solto(recomendo ver este vídeo www.youtube.com/watch?v=_z6OEohnPKw), o meu carro foi submetido desde a isto quase continuamente, a uso muito intenso, potencia muito elevada(mais do dobro da potencia original), suspensão desportiva com muita carga na descompressão, muito peso na mala, trackdays, pneus com alto atrito quase sempre, há coisa de 1 ano atrás estive a ver e ainda se apresentam em opimo estado.
Estranho foi ver alguns vídeos em que esborracham o flexivel com uma especie de alicate para estancar o oleo...fiquem com a ideia que eram todos com um interior em malha de aço,mas fiquei a saber que nao...
Agora sobre o video,Se eu o tivesse visto antes,eu olhava para os powerflex com outros olhos,embora eu estivesse muito a rasca,com poucos dias p ir à inspecção...assim que chegaram ,foi "cortar e atar"...mas por acaso com o paquimetro medi a largura do casquilho exterior e do casquilho metálico interior,e embora nao me lembre agora dos valores, este era ligeiramente maior que o casquilho exterior,o que tem toda a lógica,pois ao apertar o parafuso nao pode apertar o casquilho exterior...
Mas agora ao ver o video fiquei confuso, com o interior,tenho a ideia que o interior do casquilho Tinha aquele xadrez para armazenar a massa mas nao tenho a certeza.
Por acaso alguem me pode confirmar se tem o tal xadrez ou se é liso.
De facto reparei que aquela zona sempre sujeita a intempéries,a massa lubrificante nao pode durar muito tempo...
Sobre os casquilhos do videos é evidente que os powerflex sao muito inferiores aos outros,a vantagem é que sao bem mais faceis de instalar,já que os outros terao de ser bem besuntados e ser metidos á pressao...