Deep Black Golf 1.4 TSI 160cv Dsg Highline (problema com o motor resolvido! )

Responder
Sandro Trigo
Pro
Pro
Mensagens: 1235
Registado: 01 dez 2009, 00:02
Localização: Almada

Re: Deep Black Golf 1.4 TSI 160cv Dsg Highline (problema no motor!)

Mensagem por Sandro Trigo »

Gleal, infelizmente mesmo quando tratamos as viaturas com todos os cuidados, ou seja, quando somos zelosos, os problemas podem surgir e tens aí o teu exemplo.

Não existe melhor do que tentares ir ao concessionário onde costumas efectuar as revisões e expores o teu caso (e de outros idênticos) e logo verás o "feedback" deles.

Vai dando novidades.

Abraço.
gleal
Amateur
Amateur
Mensagens: 213
Registado: 16 nov 2009, 20:59
Localização: Entroncamento

Re: Deep Black Golf 1.4 TSI 160cv Dsg Highline (problema no motor!)

Mensagem por gleal »

É isso que vou fazer para a semana. Para já o carro vai ficar parado até ir à oficina para não agravar.
gleal
Amateur
Amateur
Mensagens: 213
Registado: 16 nov 2009, 20:59
Localização: Entroncamento

Re: Deep Black Golf 1.4 TSI 160cv Dsg Highline (problema no motor!)

Mensagem por gleal »

Começou mal como previsto, falta de compressão no cilindro 3, mais que prováveis danos internos no bloco e preço estimado de substituição do motor são 8500€. Diz-me que a marca não comparticipa nada, mesmo depois de argumentar que tenho conhecimento de vários casos idênticos com comparticipação da marca. Segue reclamação e contacto com a DECO. Vou também contactar os concessionários que comparticiparam trocas idênticas fora da garantia, mas se calhar fecham-se em copas, com medo que eu vá lá por o carro, não?
Sandro Trigo
Pro
Pro
Mensagens: 1235
Registado: 01 dez 2009, 00:02
Localização: Almada

Re: Deep Black Golf 1.4 TSI 160cv Dsg Highline (problema no motor!)

Mensagem por Sandro Trigo »

gleal Escreveu:Começou mal como previsto, falta de compressão no cilindro 3, mais que prováveis danos internos no bloco e preço estimado de substituição do motor são 8500€. Diz-me que a marca não comparticipa nada, mesmo depois de argumentar que tenho conhecimento de vários casos idênticos com comparticipação da marca. Segue reclamação e contacto com a DECO. Vou também contactar os concessionários que comparticiparam trocas idênticas fora da garantia, mas se calhar fecham-se em copas, com medo que eu vá lá por o carro, não?


gleal, ou seja, a pior das hipóteses é a que surge !!!

Praticamente todos têm conhecimento que essas anomalias surgem por defeitos de fabrico/concepção de certos componentes e mesmo que a garantia já tenha findado há bastante tempo a própria marca deveria assumir pelo menos alguma responsabilidade, ou seja, comparticipar de certa forma.

Infelizmente terás aí uma grande "batalha".

Vai dando novidades.
neo87
Amateur
Amateur
Mensagens: 597
Registado: 18 nov 2007, 10:10
Localização: Póvoa de Varzim

Re: Deep Black Golf 1.4 TSI 160cv Dsg Highline (problema no motor!)

Mensagem por neo87 »

gleal Escreveu:Começou mal como previsto, falta de compressão no cilindro 3, mais que prováveis danos internos no bloco e preço estimado de substituição do motor são 8500€. Diz-me que a marca não comparticipa nada, mesmo depois de argumentar que tenho conhecimento de vários casos idênticos com comparticipação da marca. Segue reclamação e contacto com a DECO. Vou também contactar os concessionários que comparticiparam trocas idênticas fora da garantia, mas se calhar fecham-se em copas, com medo que eu vá lá por o carro, não?
Gleal, é "bom" ver-te por aqui, o problema é que não é pelas melhores razões, do que eu sei no concessionário com que trabalho, já tiveram um caso de um tiguan, com o mesmo motor e sem garantia, conseguiram uma comparticipação da SIVA, o cliente só pagou a mão de obra, agora depende é de quanto interesse o concessionário tem em manter o cliente!
Se fores cliente deles e sempre certinho nas revisões pelo que sei não tem com não te dar uma comparticipação, só depende é da vontade deles de fazerem barulho com a SIVA.
gleal
Amateur
Amateur
Mensagens: 213
Registado: 16 nov 2009, 20:59
Localização: Entroncamento

Re: Deep Black Golf 1.4 TSI 160cv Dsg Highline (problema no motor!)

Mensagem por gleal »

A vontade deles em fazerem barulho é zero, eles estão-se borrifando para os clientes, por cada um que perdem ganham 5. Perguntei ao gestor de clientes porque é que nuns concessionários havia comparticipação e noutros não, a resposta dele foi que eu devia fazer essa pergunta à SIVA. A partir daí a conversa azedou, porque eu lhe disse que comprei o carro na Aral Torres Novas, não foi na SIVA e ele como gestor de clientes também devia ter essa preocupação, mas se calhar estava enganado.
gleal
Amateur
Amateur
Mensagens: 213
Registado: 16 nov 2009, 20:59
Localização: Entroncamento

Re: Deep Black Golf 1.4 TSI 160cv Dsg Highline (problema no motor!)

Mensagem por gleal »

Update ao problema no motor:

Fiz uma reclamação por escrito à SIVA e responderam que de facto por vezes existem anomalias e reconheceram que por vezes fazem uma cortesia da marca (comparticipação), dependendo da assistência segundo os parâmetros da marca, dos anos e quilometragem.
Após autorizar o desarme do motor, verificou - se que o piston do cilindro 3 estava partido e preparei a documentação para enviar à SIVA e aqui apareceu o problema que encravou o processo:
A última muda de óleo devia ter sido feita em Maio (fez 2 anos desde a última apesar em ainda não ter cumprido os 30 mil km) , mas o computador de bordo está programado para só a pedir agora em Dezembro ou mais 7500km.
Depois de analisar as faturas, datas e quilometragens das últimas intervenções, concluí que em Novembro do ano passado, quando levei o carro à Santagri para mudar o óleo aos travões, alguém fez asneira e fez reset ao contador de manutenção do computador de bordo. Claro que mesmo depois de justificar o porquê de não ter feito a revisão na altura devida, a SIVA recusou - se a dar qualquer comparticipação.
É certo que como dono do carro tenho o dever de saber de quanto em quanto tempo devo fazer as revisões, mas quantos de nós não esperam apenas que o carro avise quando deve fazer a revisão? Para que serve então essa funcionalidade do CB? O concessionário também tem a sua quota de responsabilidade na asneira que fizeram ao fazer o reset indevido, aliás o mecânico devia estar mesmo a dormir, pois nem registou no livro de revisões a referida intervenção.
Tenho uma advogada a trabalhar nisso e ela é da opinião que tenho razão e devemos levar o caso até ao fim.

Outra prova da incompetência daqueles senhores é que tenho o livro de revisões mal preenchido, nunca escreveram em lado nenhum qual seria a data ou quilometragem da próxima manutenção.

Esta semana disseram-me para eu levar lá o carro para aferirem quando e quem fez o reset, dizem que tenho que levar lá o carro, não confiam em mais ninguém para o fazer, mesmo sendo outro concessionário oficial.
Isto cheira a esturro por todo o lado, cá para mim querem lá o carro para poderem alterar o registo e ainda vão dizer que eu é que fiz o reset.

O meu próximo passo é ir ao concessionário onde o carro está atualmente e pedir para eles verificarem quando e quem fez o reset. Se não conseguir este registo, vai ser muito difícil provar o que quer que seja em tribunal.

Desculpem o testamento, mas esta história serve também para avisar outros proprietários para verificarem o livro de revisões e não confiarem cegamente no CB, como eu confiava.
so_um
Pro
Pro
Mensagens: 2117
Registado: 25 jan 2008, 19:56
Veículos: Golf VI

Re: Deep Black Golf 1.4 TSI 160cv Dsg Highline (problema no motor!)

Mensagem por so_um »

Essa de teres de levar lá o carro para ver quem fez o reset é nova, até porque se isso é função que podes fazer no CB não percebo como é que eles vão ver essa informação no carro, enfim, tudo serve para complicar...
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3137
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Deep Black Golf 1.4 TSI 160cv Dsg Highline (problema no motor!)

Mensagem por sflopes »

Siva,sempre a chutar para canto,é lamentavel.
gleal
Amateur
Amateur
Mensagens: 213
Registado: 16 nov 2009, 20:59
Localização: Entroncamento

Re: Deep Black Golf 1.4 TSI 160cv Dsg Highline (problema no motor!)

Mensagem por gleal »

Bom, solução à vista. Depois de contestar a resposta da SIVA de não comparticiparem a reparação devido ao problema já referido da manutenção fora de prazo, recebi há pouco uma proposta de comparticipação de 50% do valor total da reparação.
Não é o cenário justo, pois o problema com o CB do carro não foi causado por mim, mas podia ser pior, e depois ou andava meses/anos em mediação arbitrária /tribunal e sem carro ou arranjava o motor por fora mas sem a garantia dos 2 anos.

Agora é aguardar, deram - me uma estimativa de 15/20 dias para ter outra vez o carro.
migpoeira
Expert
Expert
Mensagens: 894
Registado: 01 jan 2012, 17:08
Veículos: vw golf VI 1.6 TDI 105cv Highline, R-Line

Re: Deep Black Golf 1.4 TSI 160cv Dsg Highline (problema no motor!)

Mensagem por migpoeira »

gleal Escreveu:Bom, solução à vista. Depois de contestar a resposta da SIVA de não comparticiparem a reparação devido ao problema já referido da manutenção fora de prazo, recebi há pouco uma proposta de comparticipação de 50% do valor total da reparação.
Não é o cenário justo, pois o problema com o CB do carro não foi causado por mim, mas podia ser pior, e depois ou andava meses/anos em mediação arbitrária /tribunal e sem carro ou arranjava o motor por fora mas sem a garantia dos 2 anos.

Agora é aguardar, deram - me uma estimativa de 15/20 dias para ter outra vez o carro.
Viva gleal!
Independentemente dos gastos que poderás ter, só desejo que tudo se resolva rapidamente.
Abraço!
migpoeira
Sandro Trigo
Pro
Pro
Mensagens: 1235
Registado: 01 dez 2009, 00:02
Localização: Almada

Re: Deep Black Golf 1.4 TSI 160cv Dsg Highline (problema no motor!)

Mensagem por Sandro Trigo »

gleal Escreveu:Bom, solução à vista. Depois de contestar a resposta da SIVA de não comparticiparem a reparação devido ao problema já referido da manutenção fora de prazo, recebi há pouco uma proposta de comparticipação de 50% do valor total da reparação.
Não é o cenário justo, pois o problema com o CB do carro não foi causado por mim, mas podia ser pior, e depois ou andava meses/anos em mediação arbitrária /tribunal e sem carro ou arranjava o motor por fora mas sem a garantia dos 2 anos.

Agora é aguardar, deram - me uma estimativa de 15/20 dias para ter outra vez o carro.

gleal, são situações injustas, mas por vezes lá temos de tomar a iniciativa de seguir em frente sem mais conflitos.

No final tudo irá ficar perfeito.

Ficamos à espera de mais novidades.
gleal
Amateur
Amateur
Mensagens: 213
Registado: 16 nov 2009, 20:59
Localização: Entroncamento

Re: Deep Black Golf 1.4 TSI 160cv Dsg Highline (problema no motor!)

Mensagem por gleal »

Obrigado pelo apoio pessoal! :)

Está a chegar ao fim o prazo previsto para a reparação, amanhã ligo para lá para saber como está a situação.

Um pouco de off-topic para desanuviar:
Por estes dias tenho andado com um carro de substituição do seguro, andamos sempre a aprender, só me dão o carro durante o período equivalente ao tempo de reparação efetivo, ou seja, o tempo de espera para que o motor chegue não conta, faz parte da exclusão da cobertura, lol. Tenho 12 dias por ano para usar, mas só posso usar 3.
Enfim, emprestaram-me uma Toyota Auris 1.4 D de 2016, que fez com que mudasse a minha perspectiva sobre a Toyota, tinha-os como carros fiáveis mas espartanos e pouco adaptados ao gosto europeu, mas andava bastante desatualizado. Não encontro nenhum aspecto relevante em que a considere inferior ao Golf, desde interiores, conforto, equipamento, condução, design, etc.. É certo que são carros separados por 6 anos, mas mesmo assim. E para 90cv, surpreendeu-me bastante o andamento.

Não considerei a Toyota quando comprei o Golf, mas sem dúvida que vou considerar quando o trocar.
gleal
Amateur
Amateur
Mensagens: 213
Registado: 16 nov 2009, 20:59
Localização: Entroncamento

Re: Deep Black Golf 1.4 TSI 160cv Dsg Highline (problema com o motor resolvido! )

Mensagem por gleal »

Após 3 meses e uma semana, muitas dores de cabeça e noites mal dormidas derivadas da "guerra" com a SIVA, o Golf já rola novamente! E agora até parece que anda mais, tal é a leveza da carteira! :mrgreen:

Confesso que já tinha muuuuitas saudades, à excepção do carro de substituição da semana passada, andei este tempo todo com o carro da minha sogra, um Mercedes 300D de 1979, autêntica máquina de guerra, mas despido dos atributos de conforto que os carros têm hoje em dia e que nós já temos como adquiridos.

Bem, agora é olhar para a frente e andar tranquilo nos próximos 2 anos, e por muito que me custe, pois continuo a adorar andar no Golf TSI, está assente cá em casa que vai ser trocado antes de acabar o período da garantia do motor, pois a confiança no mesmo (e na marca) foi-se irremediavelmente.
Sandro Trigo
Pro
Pro
Mensagens: 1235
Registado: 01 dez 2009, 00:02
Localização: Almada

Re: Deep Black Golf 1.4 TSI 160cv Dsg Highline (problema com o motor resolvido! )

Mensagem por Sandro Trigo »

gleal, acredito que com esse motor novo/reconstruído tão cedo não volte a suceder anomalia idêntica, mas tal como tu comentas nunca se sabe.

Por que valor te ficou esse grande "dissabor" ?
Responder