VW Golf 1.6 TDI DSG HL [ 60.000 km / 4º aniv. ... pag. 96 ]

Responder
CAlves
Pro
Pro
Mensagens: 1186
Registado: 24 dez 2009, 00:36

Re: VW Golf 1.6 TDI DSG HL [ ... ]

Mensagem por CAlves »

inkorps Escreveu:Muitos parabéns! Fico feliz por saber que está tudo bem e que o motivo da ausência seja esse ;-)

Vai dando notícias então :-)

Abraço
Obrigado, Rui!

Farei os possíveis, acredita!... E tu faz o mesmo, isto é, dá notícias e faz filhos, que o País bem precisa!! :lol:

Abraço :wink:
VW Golf VI 1.6 TDI DSG Highline MY2010

.: Imagem

.: DB do Cinzentinho
CAlves
Pro
Pro
Mensagens: 1186
Registado: 24 dez 2009, 00:36

Re: VW Golf 1.6 TDI DSG HL [ ... ]

Mensagem por CAlves »

Gimenez Escreveu:Boas CAlves

Sim, é um prata leaf. Eu tenho para já investido essencialmente no interior, RNS510, bluetooth, usb, câmara de marcha-atrás, etc. Tenciono em breve colocar umaa ponteiras cromadas e xénon original. Mas não podem ser as mesmas ópticas do teu. Com muita pena minha. :(

O teu exemplar está mesmo espectacular. Que tenhas muita sorte com ele. :)
Viva, Gimenez

Mais uma vez, obrigado pelos elogios! :wink: Estou a ver que conseguiste apreciá-lo minimamente em condições, apesar de ter sido em movimento e por breves instantes. Daqui a bocado fico sem babetes (e que falta fazem para a minha filha)... :lol:
Julgo que até à data não me posso queixar da sorte que tenho tido com ele, mas isto será reflexão para o post do 4º aniversário.

Quanto ao teu, bem me parecia que não me tinha enganado em relação à cor. Gosto bastante dela e conto pelos dedos de uma mão o nº de Golf 's "Prata Leaf" que vi até hoje. Um deles até já esteve parado à porta da minha casa, se calhar até era o teu mas já lá vai um tempinho e nunca mais o vi.

Das tua modificações o que se pode dizer é que são acima de tudo de extrema utilidade e bom-gosto, afinal de contas todos passamos (em princípio...) mais tempo dentro do carro a conduzi-lo do que a apreciá-lo exteriormente. Se bem que, claro, os olhos também pedem de comer de vez em quando...

O não colocares as ópticas de xénon c/LED (presumo que por questões de BCM...) fará com que pelo menos poupes uns cobre valentes, além de que ficam sempre infinitamente melhor do que as ópticas de halogéneo. Há que ver o lado positivo das coisas. :wink:

PS: não abres DB por aqui? Era bom podermos ter a companhia de pelo menos um Golf VI "prata leaf" e de aspecto mais "comum" (como o meu)...
VW Golf VI 1.6 TDI DSG Highline MY2010

.: Imagem

.: DB do Cinzentinho
Gimenez
Amateur
Amateur
Mensagens: 479
Registado: 18 jun 2009, 21:20

Re: VW Golf 1.6 TDI DSG HL [ ... ]

Mensagem por Gimenez »

CAlves Escreveu:
Gimenez Escreveu:Boas CAlves

Sim, é um prata leaf. Eu tenho para já investido essencialmente no interior, RNS510, bluetooth, usb, câmara de marcha-atrás, etc. Tenciono em breve colocar umaa ponteiras cromadas e xénon original. Mas não podem ser as mesmas ópticas do teu. Com muita pena minha. :(

O teu exemplar está mesmo espectacular. Que tenhas muita sorte com ele. :)
Viva, Gimenez

Mais uma vez, obrigado pelos elogios! :wink: Estou a ver que conseguiste apreciá-lo minimamente em condições, apesar de ter sido em movimento e por breves instantes. Daqui a bocado fico sem babetes (e que falta fazem para a minha filha)... :lol:
Julgo que até à data não me posso queixar da sorte que tenho tido com ele, mas isto será reflexão para o post do 4º aniversário.

Quanto ao teu, bem me parecia que não me tinha enganado em relação à cor. Gosto bastante dela e conto pelos dedos de uma mão o nº de Golf 's "Prata Leaf" que vi até hoje. Um deles até já esteve parado à porta da minha casa, se calhar até era o teu mas já lá vai um tempinho e nunca mais o vi.

Das tua modificações o que se pode dizer é que são acima de tudo de extrema utilidade e bom-gosto, afinal de contas todos passamos (em princípio...) mais tempo dentro do carro a conduzi-lo do que a apreciá-lo exteriormente. Se bem que, claro, os olhos também pedem de comer de vez em quando...

O não colocares as ópticas de xénon c/LED (presumo que por questões de BCM...) fará com que pelo menos poupes uns cobre valentes, além de que ficam sempre infinitamente melhor do que as ópticas de halogéneo. Há que ver o lado positivo das coisas. :wink:

PS: não abres DB por aqui? Era bom podermos ter a companhia de pelo menos um Golf VI "prata leaf" e de aspecto mais "comum" (como o meu)...
Boas CAlves
Eu costumo frequentar a zona de Gaia, pois é a minha actual cidade, moro à beira do El-corte.
Adorava ter as ópticas iguais às tuas, com os leds, mas por uma questão de preço, coloquei de parte. A minha bcm foi trocada e permite ter as tuas. Mas o preço fez com que desistisse da ideia, com muita pena minha. Quanto ao facto do diário de bordo, já pensei nisso. O problema é que vai acabar por "morrer" rápido, pois os extras para colocar no futuro não irão ser muitos mais.
Na altura quando vi a tua machine, foquei-me logo nos faróis de xénon com os leds, depois ao ultrapassares-me vi logo que eras tu, por causa dos leds traseiros e também da ponteira. Mais à frente entraste para a saída do Shoping Arrábida, senão dava-te uma apitadela. Outro pormenor fantástico no teu carro são as jantes. Assentam muito bem. Tens um exemplar bastante exclusivo e esteticamente irrepreensível. Parabéns. :)
CAlves
Pro
Pro
Mensagens: 1186
Registado: 24 dez 2009, 00:36

Re: VW Golf 1.6 TDI DSG HL [ ... ]

Mensagem por CAlves »

Gimenez Escreveu:Boas CAlves
Eu costumo frequentar a zona de Gaia, pois é a minha actual cidade, moro à beira do El-corte.
Adorava ter as ópticas iguais às tuas, com os leds, mas por uma questão de preço, coloquei de parte. A minha bcm foi trocada e permite ter as tuas. Mas o preço fez com que desistisse da ideia, com muita pena minha. Quanto ao facto do diário de bordo, já pensei nisso. O problema é que vai acabar por "morrer" rápido, pois os extras para colocar no futuro não irão ser muitos mais.
Na altura quando vi a tua machine, foquei-me logo nos faróis de xénon com os leds, depois ao ultrapassares-me vi logo que eras tu, por causa dos leds traseiros e também da ponteira. Mais à frente entraste para a saída do Shoping Arrábida, senão dava-te uma apitadela. Outro pormenor fantástico no teu carro são as jantes. Assentam muito bem. Tens um exemplar bastante exclusivo e esteticamente irrepreensível. Parabéns. :)
Pois aquela é a minha zona... embora não todos dias como desejaria. Naquele dia estava a regressar de uma noite de trabalho. Se tivesses apitado, provavelmente ficaria intrigado porque não conhecia o carro como sendo de alguém daqui, embora me recorde que chegou a haver um DB de um prata leaf, mas o dono nunca mais deu notícias do carro e o tópico entretanto foi eliminado.

Mas por isso acho isto dos DB uma coisa engraçada e útil, sempre que vejo um Golf VI procuro indícios de que seja alguém daqui. Pena é que o pessoal tenha muito a mentalidade de "projecto" e por aqui, já o digo há anos, muitos só vêem modificações à frente. Depois, é como dizes, ou desistem de participar ou os tópicos morrem cedo porque acabando/abrandando as mods, vai-se o interesse. Não vejo a coisa assim e acho que falar de assuntos como manutenção, avarias ou consumos é tão ou mais importante do que modificações. Aliás, quem, por esta altura, ainda "frequenta" este DB vem mais à procura de informação do que outra coisa qualquer.

Efectivamente as Girona são um "POI" incontornável do carro, por isso me bati bem por elas na altura da aquisição. Ainda hoje babo a olhar para elas, embora pense que não me devia ter prestado a tanto trabalho (até porque isso teve vários custos, como por exemplo falhar o MY2011 e ter sido forçado a abdicar do BT e Dynaudio), além de que cada vez mais penso que umas 16" seriam as que melhor se adaptariam à utilização actual. De qualquer forma e por tudo o que representam, dificilmente algum dia - aconteça o que acontecer - me separarei delas!
VW Golf VI 1.6 TDI DSG Highline MY2010

.: Imagem

.: DB do Cinzentinho
barn
Amateur
Amateur
Mensagens: 416
Registado: 18 abr 2010, 17:27

Re: VW Golf 1.6 TDI DSG HL [ ... ]

Mensagem por barn »

CAlves Escreveu:
Efectivamente as Girona são um "POI" incontornável do carro, por isso me bati bem por elas na altura da aquisição. Ainda hoje babo a olhar para elas, embora pense que não me devia ter prestado a tanto trabalho (até porque isso teve vários custos, como por exemplo falhar o MY2011 e ter sido forçado a abdicar do BT e Dynaudio), além de que cada vez mais penso que umas 16" seriam as que melhor se adaptariam à utilização actual. De qualquer forma e por tudo o que representam, dificilmente algum dia - aconteça o que acontecer - me separarei delas!
Infelizmente :D

amigo o meu carro ainda está com os 105 potros de origem, penso que na 2ª já estará de volta ao normal :mrgreen: vê lá se vens lá comigo :wink:
CAlves
Pro
Pro
Mensagens: 1186
Registado: 24 dez 2009, 00:36

Re: VW Golf 1.6 TDI DSG HL [ ... ]

Mensagem por CAlves »

barn Escreveu: Infelizmente :D

amigo o meu carro ainda está com os 105 potros de origem, penso que na 2ª já estará de volta ao normal :mrgreen: vê lá se vens lá comigo :wink:
Daniel,

Desculpa desiludir-te mais uma vez... :lol:
Mas 4 anos volvidos as "marcas" ainda estão bem presentes. O carro até pode ir à vida, as jantes ficam! Que é para eu nunca me esquecer, especialmente quando chegar a hora de comprar o(s) próximo(s) carro(s). E até pode ser que lhe(s) sirva(m)...

No entanto sou capaz de conseguir desenrascar-te algo interessante, fica atento às MP. :wink:

Lamentavelmente nesta segunda-feira em particular não vou poder acompanhar-te, por motivos de "S. João"... :(
VW Golf VI 1.6 TDI DSG Highline MY2010

.: Imagem

.: DB do Cinzentinho
AstonM
Rookie
Rookie
Mensagens: 163
Registado: 05 mai 2010, 22:26

Re: VW Golf 1.6 TDI DSG HL [ ... ]

Mensagem por AstonM »

Parabéns pelo novo rebento. ;)

Fico agradado por ler novidades tuas. O Golf está com quantos km? Tem sido fiável?
Pela forma como falas parece-me que já andas a pensar no substituto. 8) Será uma Golf Sportsvan ou uma Touran? :lol:

Cumprimentos
VW Golf VI 1.2 TSI MY2011
CAlves
Pro
Pro
Mensagens: 1186
Registado: 24 dez 2009, 00:36

Re: VW Golf 1.6 TDI DSG HL [ ... ]

Mensagem por CAlves »

AstonM Escreveu:Parabéns pelo novo rebento. ;)

Fico agradado por ler novidades tuas. O Golf está com quantos km? Tem sido fiável?
Pela forma como falas parece-me que já andas a pensar no substituto. 8) Será uma Golf Sportsvan ou uma Touran? :lol:

Cumprimentos
VIva, AstonM

Obrigado e é um prazer "reler-te" por aqui novamente também.

Espero que não leves a mal mas, a bem de não prejudicar a "cronologia" deste DB, deixaria uma resposta mais conclusiva para depois da publicação do post do 4º aniversário, que está praticamente pronto (deverá aparecer ainda hoje) e deixa algumas indicações relativas a esse assunto. :wink:

Curiosamente já levei a boca da Sharan, essa da Sportsvan ou da Touran é uma estreia. :lol:
Numa opinião pessoal, dos três modelos a Sharan é claramente a mais interessante, sob todos os pontos de vista. A Touran melhorou em relação à antecessora, mas continua a ter muito aspecto de Sharan - mal - encolhida. A Golf Sportsvan não me cai no goto e acho até algo escusada a existência desta variante na gama Golf (já achava o mesmo em relação ao Golf Plus). Quando muito eliminavam a Touran e deixavam cair o nome Golf na Sportsvan, mas tudo bem, percebo o objectivo. Qualquer dia temos o Golf Sportspickup ou o Golf Sportstruck, há que fazer de tudo para ser o Nº 1 Mundial...

De qualquer das formas não me vejo a comprar um monovolume, não faz o meu género. Claro que há dias em que dava jeito ter um, tal como há dias em que dava jeito um coupé ou um roadster... :lol:
VW Golf VI 1.6 TDI DSG Highline MY2010

.: Imagem

.: DB do Cinzentinho
AstonM
Rookie
Rookie
Mensagens: 163
Registado: 05 mai 2010, 22:26

Re: VW Golf 1.6 TDI DSG HL [ ... ]

Mensagem por AstonM »

CAlves Escreveu:
AstonM Escreveu:Parabéns pelo novo rebento. ;)

Fico agradado por ler novidades tuas. O Golf está com quantos km? Tem sido fiável?
Pela forma como falas parece-me que já andas a pensar no substituto. 8) Será uma Golf Sportsvan ou uma Touran? :lol:

Cumprimentos
VIva, AstonM

Obrigado e é um prazer "reler-te" por aqui novamente também.

Espero que não leves a mal mas, a bem de não prejudicar a "cronologia" deste DB, deixaria uma resposta mais conclusiva para depois da publicação do post do 4º aniversário, que está praticamente pronto (deverá aparecer ainda hoje) e deixa algumas indicações relativas a esse assunto. :wink:

Curiosamente já levei a boca da Sharan, essa da Sportsvan ou da Touran é uma estreia. :lol:
Numa opinião pessoal, dos três modelos a Sharan é claramente a mais interessante, sob todos os pontos de vista. A Touran melhorou em relação à antecessora, mas continua a ter muito aspecto de Sharan - mal - encolhida. A Golf Sportsvan não me cai no goto e acho até algo escusada a existência desta variante na gama Golf (já achava o mesmo em relação ao Golf Plus). Quando muito eliminavam a Touran e deixavam cair o nome Golf na Sportsvan, mas tudo bem, percebo o objectivo. Qualquer dia temos o Golf Sportspickup ou o Golf Sportstruck, há que fazer de tudo para ser o Nº 1 Mundial...

De qualquer das formas não me vejo a comprar um monovolume, não faz o meu género. Claro que há dias em que dava jeito ter um, tal como há dias em que dava jeito um coupé ou um roadster... :lol:
Fico a aguardar ansiosamente esse post então. Gosto de acompanhar o teu carro em específico por ter a mesma idade do que existe cá em casa, mudando somente a mecânica e equipamentos. Ou seja, em termos de custos, fiabilidade etc. é fácil de fazer comparações uma vez que não existem desfasamentos temporais muito grandes.

O motivo para referir a Sportsvan ou Touran é pelo facto de achar que seria suficiente tendo em consideração o número de descendentes. :lol: Quando era petiz ia de férias com os meus pais e irmão num Fiat Punto 1.2 HLX (com 55 poderosos cavalos se a memória não me falha). 8)
Mas como não conheço em detalhe a família de monovolumes da VW também não posso comentar muito. Em termos estéticos considero-as todas caixotes com rodas e como tal dificilmente estariam nas minhas escolhas, muito embora ache bastante piada às portas deslizantes da Sharan e considero uma mais valia para quem tem miúdos.

Eu confesso que sempre repudiei o conceito de monovolume. Aquela sensação de se conduzir um camião (volantes muitas vezes grandes e pouco "verticais" além de parecer que em vez de se empurrar os pedais se está a pisar os mesmos) nunca me agradou. No entanto os tempos também evoluíram e a Ford fez um bom trabalho ao obrigar a concorrência a evoluir criando um conceito de monovolumes de aspecto mais "desportivo".
No entanto tenho de admitir que a BMW conseguiu recentemente cativar a atenção da família com a futura Série 2 Active Tourer. Os meus pais já não vão para novos e a Active Tourer consegue aliar o aspecto desportivo e compacto a uma modularidade e espaço interior muito interessante (melhor que uma série 3 carrinha por exemplo) além de ter uma altura ao solo intermédia entre um carro e um SUV. Não me admira se daqui a 1 ano ou 2 estiver a ver uma no stand. :lol:
Posto isto, e não gostando do conceito de monovolume primitivo, já não posso dizer "desta água não beberei". Quanto à diversidade de conceitos, até estamos bem servidos cá em casa, disso não me posso queixar.

Peço desculpa por este off topic entretanto criado, mas é sempre agradável colocar a conversa em dia. :)


Cumprimentos
VW Golf VI 1.2 TSI MY2011
CAlves
Pro
Pro
Mensagens: 1186
Registado: 24 dez 2009, 00:36

Re: VW Golf 1.6 TDI DSG HL [ 60.000 km / 4º aniv. ... pag. 9

Mensagem por CAlves »

Update:

Com algum atraso, mas já tinha avisado que isto ia passar a ser ainda mais diferido...

Imagem

60.000 km atingidos há 15 dias, 4º aniversário cumprido há uma semana (dia 18). Parabéns, Cinzentinho! 8)

Desde a última actualização (a dos 50.000 km) foram necessárias duas deslocações "extra" à oficina (separadas por pouco mais de meio ano e 9.000 km) para tentar resolver o problema do arranque do motor a frio que resultou da operação de troca dos injectores. A primeira visita atenuou o problema, a segunda... ainda é recente, pelo que só daqui a umas semanas - e milhares de km... - poderei ter mais certezas.

Nesta última visita foi realizada a acção de chamada relativa ao óleo da DSG. Não sei se foi só disso ou se terá havido outra actualização ao software da caixa, mas parece-me estar a comportar-se ainda melhor do que antes. Admito que possa ser apenas impressão minha, embora por esta altura já possa dizer que conheço alguma coisa do feitio da caixa.

O que já posso afirmar categoricamente é que a troca dos injectores (junto com a última actualização da centralina) fez um pequeno milagre pelo motor. Face ao que conhecia dele em novo, parece reprogramado (e de certa forma até é, só que pela própria marca) e a prová-lo estão os reflexos muito positivos nos consumos (para ritmos de andamento iguais ou algo superiores) e, tão ou mais importante ainda, na agradabilidade de condução.

Tivesse sido sempre assim desde o início e ter-me-ia poupado a diversas "fases" de arrependimento nestes 4 anos de convivência. Houve a fase do 1.4 TSI 160cv, hoje é a do 2.0 TDI 140cv... especialmente porque, mesmo tendo possibilidades, não há nenhum segmento C actual que me agrade mais do que o meu Golf VI. Não o digo para me convencer a mim ou alguém, quem me conhece sabe que se este carro continua hoje comigo é porque gosto mesmo muito dele.

Por isso hoje o sentimento de arrependimento é diferente e convivo pacificamente com ele. Poderia aproveitar o nascimento do 2º filho como desculpa para despachá-lo, mas não deverá acontecer - salvo algum problema muito grave - porque o valor comercial praticamente nem compensa o trabalho de pensar vendê-lo ou entregar para retoma (seria, isso sim, um excelente negócio para quem ficasse com ele).

Planos futuros passam por ir desfrutando dele e, com tempo e calma, arranjar-lhe companhia. Como consequência, algumas modificações devem ficar definitivamente na gaveta. A única que me deverá ficar algo atravessada é a do Dynaudio, pois os valores envolvidos ainda me parecem exagerados e, como tal, prefiro canalizar esse dinheiro para o sistema de som da próxima aquisição.

4 anos são também sinónimo de 1ª IPO, que foi naturalmente cumprida com distinção. Estava curioso para ver o teste à suspensão, por causa dos relatos de desgaste prematuro de que tive conhecimento por aqui, mas está tudo dentro de parâmetros normais.

Em jeito de balanço, o Cinzentinho continua a justificar plenamente a sua aquisição e o facto de nunca ter tido um problema sério (daqueles que nos deixam a pé) faz com que só possa estar satisfeito. É um facto que foi mais vezes à oficina do que desejaria, mas essas vezes foram mais prevenção do que resultado de situações desagradáveis. Claro que isto não deixa de causar uma certa apreensão para o futuro mas, até ver, não me posso queixar.

De motor estou mais ou menos descansado porque por esta altura já provou - noutros carros do Grupo que levam centenas de milhares de km percorridos - que pode ser fiável; o meu principal foco de preocupação é a DSG, se será capaz de o acompanhar. Mas só há uma forma de o saber: "torrar" km...
De resto e salvo um ou outro ruído parasita, tem sido um carro exemplar e tudo aquilo que esperava de um Golf. Começa é a ficar curto de mala, mas paciência, quanto a isso o que há a fazer é uma melhor selecção da tralha a transportar.

Algo que nestes 4 anos superou definitivamente as minhas expectativas foram as diversas modificações que nunca pensei que o carro permitisse concretizar. Gastei bastante mais do que alguma vez esperava mas melhorei uma qualidade de vida a bordo que já era óptima e o carro nada tem de que se envergonhar perante o sucessor ou rivais mais recentes. Não sinto que conduzo um modelo desactualizado, o que é óptimo.

A única coisa que não correspondeu às expectativas iniciais foram os km percorridos até à data, mas a vida é assim mesmo e a minha também mudou bastante mais do que esperava nestes 4 anos. Não me incomoda muito porque na verdade também me poupou alguma coisa em desgaste e isso sempre ajuda a ir mantendo o bom aspecto do carro por mais tempo e com maior facilidade.

E para terminar o relato em beleza, uma foto recente (que não está nada de especial):

Imagem

8)

PS: sim, continuam em falta as novidades, mas já não devem tardar muito em aparecer.
VW Golf VI 1.6 TDI DSG Highline MY2010

.: Imagem

.: DB do Cinzentinho
MS17
Pro
Pro
Mensagens: 1608
Registado: 24 mai 2011, 10:21
Veículos: VW Golf MK6 2.0 TDI
Localização: Paredes - Porto

Re: VW Golf 1.6 TDI DSG HL [ 60.000 km / 4º aniv. ... pag. 9

Mensagem por MS17 »

Parabéns pelos 4 anos do cinzentinho :)
Espero poder ver esta maquina ao vivo no Rally dos encontros Mk6 :mrgreen:
Continuação de muitos km que é o que esse carro quer :mrgreen:

E claro Parabéns pelo filhote :mrgreen:

Grande abraço
Golf VI 2.0 TDI Highline
Projecto: viewtopic.php?f=67&t=88581
Feedback: viewtopic.php?f=117&t=88693
AstonM
Rookie
Rookie
Mensagens: 163
Registado: 05 mai 2010, 22:26

Re: VW Golf 1.6 TDI DSG HL [ 30.000 km ... pag. 84 ]

Mensagem por AstonM »

CAlves Escreveu:
AstonM Escreveu: Qualquer dia o meu TSI atinge a quilometragem do teu cinzentinho, tens de começar a fazer km que justifiquem o diesel. :twisted:
:

Relativamente à tua "boca foleira" (mas não te preocupes que não fiquei chateado :lol: ): no momento em que escrevo estas linhas tenho o carro "à porta" dos 32.000 km.
Nada mau considerando que fez a 1ª revisão há pouco mais de 3 meses quando contabilizava 21.000 km. Como diria o outro, "é só fazer as contas"... :wink:
No entanto, esse TSI está a andar bem. Se vier a apanhar o meu, só tenho mesmo é que te tirar o chapéu! :shock:
Ora bem Dr. CAlves... Acho que está na hora de o Sr. tirar o chapéu. :lol: :twisted:
CAlves Escreveu:Update:

60.000 km atingidos há 15 dias, 4º aniversário cumprido há uma semana (dia 18). Parabéns, Cinzentinho! 8)

Desde a última actualização (a dos 50.000 km) foram necessárias duas deslocações "extra" à oficina (separadas por pouco mais de meio ano e 9.000 km) para tentar resolver o problema do arranque do motor a frio que resultou da operação de troca dos injectores. A primeira visita atenuou o problema, a segunda... ainda é recente, pelo que só daqui a umas semanas - e milhares de km... - poderei ter mais certezas.

Nesta última visita foi realizada a acção de chamada relativa ao óleo da DSG. Não sei se foi só disso ou se terá havido outra actualização ao software da caixa, mas parece-me estar a comportar-se ainda melhor do que antes. Admito que possa ser apenas impressão minha, embora por esta altura já possa dizer que conheço alguma coisa do feitio da caixa.

O que já posso afirmar categoricamente é que a troca dos injectores (junto com a última actualização da centralina) fez um pequeno milagre pelo motor. Face ao que conhecia dele em novo, parece reprogramado (e de certa forma até é, só que pela própria marca) e a prová-lo estão os reflexos muito positivos nos consumos (para ritmos de andamento iguais ou algo superiores) e, tão ou mais importante ainda, na agradabilidade de condução.

Tivesse sido sempre assim desde o início e ter-me-ia poupado a diversas "fases" de arrependimento nestes 4 anos de convivência. Houve a fase do 1.4 TSI 160cv, hoje é a do 2.0 TDI 140cv... especialmente porque, mesmo tendo possibilidades, não há nenhum segmento C actual que me agrade mais do que o meu Golf VI. Não o digo para me convencer a mim ou alguém, quem me conhece sabe que se este carro continua hoje comigo é porque gosto mesmo muito dele.

Por isso hoje o sentimento de arrependimento é diferente e convivo pacificamente com ele. Poderia aproveitar o nascimento do 2º filho como desculpa para despachá-lo, mas não deverá acontecer - salvo algum problema muito grave - porque o valor comercial praticamente nem compensa o trabalho de pensar vendê-lo ou entregar para retoma (seria, isso sim, um excelente negócio para quem ficasse com ele).

Planos futuros passam por ir desfrutando dele e, com tempo e calma, arranjar-lhe companhia. Como consequência, algumas modificações devem ficar definitivamente na gaveta. A única que me deverá ficar algo atravessada é a do Dynaudio, pois os valores envolvidos ainda me parecem exagerados e, como tal, prefiro canalizar esse dinheiro para o sistema de som da próxima aquisição.

4 anos são também sinónimo de 1ª IPO, que foi naturalmente cumprida com distinção. Estava curioso para ver o teste à suspensão, por causa dos relatos de desgaste prematuro de que tive conhecimento por aqui, mas está tudo dentro de parâmetros normais.

Em jeito de balanço, o Cinzentinho continua a justificar plenamente a sua aquisição e o facto de nunca ter tido um problema sério (daqueles que nos deixam a pé) faz com que só possa estar satisfeito. É um facto que foi mais vezes à oficina do que desejaria, mas essas vezes foram mais prevenção do que resultado de situações desagradáveis. Claro que isto não deixa de causar uma certa apreensão para o futuro mas, até ver, não me posso queixar.

De motor estou mais ou menos descansado porque por esta altura já provou - noutros carros do Grupo que levam centenas de milhares de km percorridos - que pode ser fiável; o meu principal foco de preocupação é a DSG, se será capaz de o acompanhar. Mas só há uma forma de o saber: "torrar" km...
De resto e salvo um ou outro ruído parasita, tem sido um carro exemplar e tudo aquilo que esperava de um Golf. Começa é a ficar curto de mala, mas paciência, quanto a isso o que há a fazer é uma melhor selecção da tralha a transportar.

Algo que nestes 4 anos superou definitivamente as minhas expectativas foram as diversas modificações que nunca pensei que o carro permitisse concretizar. Gastei bastante mais do que alguma vez esperava mas melhorei uma qualidade de vida a bordo que já era óptima e o carro nada tem de que se envergonhar perante o sucessor ou rivais mais recentes. Não sinto que conduzo um modelo desactualizado, o que é óptimo.

A única coisa que não correspondeu às expectativas iniciais foram os km percorridos até à data, mas a vida é assim mesmo e a minha também mudou bastante mais do que esperava nestes 4 anos. Não me incomoda muito porque na verdade também me poupou alguma coisa em desgaste e isso sempre ajuda a ir mantendo o bom aspecto do carro por mais tempo e com maior facilidade.

E para terminar o relato em beleza, uma foto recente (que não está nada de especial):


8)

PS: sim, continuam em falta as novidades, mas já não devem tardar muito em aparecer.
Quanto ao teres trocado os injectores... Não fico muito surpreendido pelo facto de já ter lido casos semelhantes nos 1.6 tdi (na altura sim, surpreendi-me). Depois se quiseres dá uma vista de olhos neste tópico: http://forum.autohoje.com/boxes/110835- ... lhar.html
Quanto ao conjunto motor/caixa verifico que está mais satisfeito do que nunca. :D É bom sinal quando isso acontece, mesmo que seja após actualizações de software. Lembro-me que a única que fizeram no meu 1.2 tsi não me deixou muito satisfeito nas primeiras impressões... :lol: Além do mais com o passar dos KM os carros também ficam mais soltos e conjugando com o "update" que te fizeram acredito que já não seja o mesmo 1.6 tdi do dia do levantamento. :wink:

Por curiosidade, em quanto te ficou o IPO? O meu vai na segunda-feira, mas como é hábito cá por casa vai pela "mão" da marca.

Gostei da parte de futuramente procurares uma companhia para o cinzentinho. :D Vais escolher uma fêmea ou macho? :mrgreen:
Tu achas que o espaço de carga do Golf é curto, já eu cada vez me surpreendo mais com o "volume" que o mesmo leva e desejava que levasse menos. Principalmente sempre que levo a minha mãe à terra natal e ela decide fazer transportes "especiais" de cadeiras, mesas, plantas e todo o tipo de bens móveis imaginários. :lol: :oops:

Acredito que tenhas aí um carro para muitos e bons anos. E as modificações com gosto que lhe efectuaste ajudam a manter um ar fresco e moderno, além de deixar de ser algo tão standard para ser um objecto mais pessoal.
O valor (ou falta dele) que os carros atingem é efectivamente um contra à troca de carro. Quando atingem valores baixos face ao pvp em novo e estão bem tratados e com um historial "limpo" custa muito ter de vender. No entanto, nem sempre se tem espaço para guardar o carro (supondo que se compra um novo), ou condições financeiras para o manter. Além de que, se for para o carro ficar parado e sem uso, às vezes mais vale vende-lo e fazer alguém feliz. :wink:

Para terminar, a foto ficou com pinta. 8) Enaltece o vinco lateral do Golf VI que está 1000x melhor que o vinco lateral que "espetaram" no Golf VII por baixo dos puxadores das portas e que não se estende pela lateral toda (deve ter ficado mais barato de produzir :roll: ).


Cumprimentos
VW Golf VI 1.2 TSI MY2011
migpoeira
Expert
Expert
Mensagens: 894
Registado: 01 jan 2012, 17:08
Veículos: vw golf VI 1.6 TDI 105cv Highline, R-Line

Re: VW Golf 1.6 TDI DSG HL [ 60.000 km / 4º aniv. ... pag. 9

Mensagem por migpoeira »

Viva Calves.
Antes de mais parabéns pelo teu filho e parabéns pelo teu carro.
Realmente partilho da mesma opinião que tens pelo teu carro.
Também penso da mesma forma em relação ao meu.
Considero este modelo muito bem conseguido e muito actual.
E com os extras que eles têm, acompanham perfeitamente a tendência aactual dos modelos que circulam nas nossas estradas.
O meu conta com 56000kms e tem 2 anos e meio e não estou nada arrependido.
Neste momento, gostaria de ter mais potência, mas estou bem com o que tenho.
Mas o que importa aqui é a tua máquina.
Espero um dia me cruzar contigo, porque sou de Santa Maria da Feira, mas todos os fins-de-semana ando por Gaia ou Leça da Palmeira.
Abraço!
migpoeira
Avatar do Utilizador
Maraduxo
Expert
Expert
Mensagens: 837
Registado: 27 mar 2011, 21:08
Veículos: Golf mk6 Variant
Localização: Worldwide

Re: VW Golf 1.6 TDI DSG HL [ 60.000 km / 4º aniv. ... pag. 9

Mensagem por Maraduxo »

Parabéns ao cizentinho :)

Um dia destes meto umas jantes dessas na minha carrinha :D

Abraço
CAlves
Pro
Pro
Mensagens: 1186
Registado: 24 dez 2009, 00:36

Re: VW Golf 1.6 TDI DSG HL [ 60.000 km / 4º aniv. ... pag. 9

Mensagem por CAlves »

MS17 Escreveu:Parabéns pelos 4 anos do cinzentinho :)
Espero poder ver esta maquina ao vivo no Rally dos encontros Mk6 :mrgreen:
Continuação de muitos km que é o que esse carro quer :mrgreen:

E claro Parabéns pelo filhote :mrgreen:

Grande abraço
Viva, Mário

Obrigado pelos votos. 8)

Quanto à máquina aparecer num desses encontros, já sabes, é uma questão de datas (que não estou, infelizmente, em condições de propor). :wink:

Muitos e bons km é o que eu espero que ele - e eu! - tenhamos pela frente. E algo me diz que é o que vamos ter...

Abraço :wink:
VW Golf VI 1.6 TDI DSG Highline MY2010

.: Imagem

.: DB do Cinzentinho
Responder