Update:
Com algum atraso, mas já tinha avisado que isto ia passar a ser ainda mais diferido...
60.000 km atingidos há 15 dias, 4º aniversário cumprido há uma semana (dia 18). Parabéns, Cinzentinho!
Desde a última actualização (a dos 50.000 km) foram necessárias duas deslocações "extra" à oficina (separadas por pouco mais de meio ano e 9.000 km) para tentar resolver o problema do arranque do motor a frio que resultou da operação de troca dos injectores. A primeira visita atenuou o problema, a segunda... ainda é recente, pelo que só daqui a umas semanas - e milhares de km... - poderei ter mais certezas.
Nesta última visita foi realizada a acção de chamada relativa ao óleo da DSG. Não sei se foi só disso ou se terá havido outra actualização ao software da caixa, mas parece-me estar a comportar-se ainda melhor do que antes. Admito que possa ser apenas impressão minha, embora por esta altura já possa dizer que conheço alguma coisa do feitio da caixa.
O que já posso afirmar categoricamente é que a troca dos injectores (junto com a última actualização da centralina) fez um pequeno milagre pelo motor. Face ao que conhecia dele em novo, parece reprogramado (e de certa forma até é, só que pela própria marca) e a prová-lo estão os reflexos muito positivos nos consumos (para ritmos de andamento iguais ou algo superiores) e, tão ou mais importante ainda, na agradabilidade de condução.
Tivesse sido sempre assim desde o início e ter-me-ia poupado a diversas "fases" de arrependimento nestes 4 anos de convivência. Houve a fase do 1.4 TSI 160cv, hoje é a do 2.0 TDI 140cv... especialmente porque, mesmo tendo possibilidades, não há nenhum segmento C actual que me agrade mais do que o meu Golf VI. Não o digo para me convencer a mim ou alguém, quem me conhece sabe que se este carro continua hoje comigo é porque gosto mesmo muito dele.
Por isso hoje o sentimento de arrependimento é diferente e convivo pacificamente com ele. Poderia aproveitar o nascimento do 2º filho como desculpa para despachá-lo, mas não deverá acontecer - salvo algum problema muito grave - porque o valor comercial praticamente nem compensa o trabalho de pensar vendê-lo ou entregar para retoma (seria, isso sim, um excelente negócio para quem ficasse com ele).
Planos futuros passam por ir desfrutando dele e, com tempo e calma, arranjar-lhe companhia. Como consequência, algumas modificações devem ficar definitivamente na gaveta. A única que me deverá ficar algo atravessada é a do Dynaudio, pois os valores envolvidos ainda me parecem exagerados e, como tal, prefiro canalizar esse dinheiro para o sistema de som da próxima aquisição.
4 anos são também sinónimo de 1ª IPO, que foi naturalmente cumprida com distinção. Estava curioso para ver o teste à suspensão, por causa dos relatos de desgaste prematuro de que tive conhecimento por aqui, mas está tudo dentro de parâmetros normais.
Em jeito de balanço, o Cinzentinho continua a justificar plenamente a sua aquisição e o facto de nunca ter tido um problema sério (daqueles que nos deixam a pé) faz com que só possa estar satisfeito. É um facto que foi mais vezes à oficina do que desejaria, mas essas vezes foram mais prevenção do que resultado de situações desagradáveis. Claro que isto não deixa de causar uma certa apreensão para o futuro mas, até ver, não me posso queixar.
De motor estou mais ou menos descansado porque por esta altura já provou - noutros carros do Grupo que levam centenas de milhares de km percorridos - que pode ser fiável; o meu principal foco de preocupação é a DSG, se será capaz de o acompanhar. Mas só há uma forma de o saber: "torrar" km...
De resto e salvo um ou outro ruído parasita, tem sido um carro exemplar e tudo aquilo que esperava de um Golf. Começa é a ficar curto de mala, mas paciência, quanto a isso o que há a fazer é uma melhor selecção da tralha a transportar.
Algo que nestes 4 anos superou definitivamente as minhas expectativas foram as diversas modificações que nunca pensei que o carro permitisse concretizar. Gastei bastante mais do que alguma vez esperava mas melhorei uma qualidade de vida a bordo que já era óptima e o carro nada tem de que se envergonhar perante o sucessor ou rivais mais recentes. Não sinto que conduzo um modelo desactualizado, o que é óptimo.
A única coisa que não correspondeu às expectativas iniciais foram os km percorridos até à data, mas a vida é assim mesmo e a minha também mudou bastante mais do que esperava nestes 4 anos. Não me incomoda muito porque na verdade também me poupou alguma coisa em desgaste e isso sempre ajuda a ir mantendo o bom aspecto do carro por mais tempo e com maior facilidade.
E para terminar o relato em beleza, uma foto recente (que não está nada de especial):
PS: sim, continuam em falta as novidades, mas já não devem tardar muito em aparecer.