Como o topico diz
o meu ar condicio nado nao faz frio
o meu carro e um golf iv de 115cv de 2000(importado)
diseram me que podia ser do gas,ja meti gas
fuga também nao tem
e que a ventoinha nen atraca
alguem me pode ajudar
ou ja teve um problema parecido
abrços
ar condicionado nao faz frio
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Re: ar condicionado nao faz frio
aponto para o compressor do ac que ja deu o que tinha a dar.
ja tive esse problema.
cumps
ja tive esse problema.
cumps
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Re: ar condicionado nao faz frio
ja me dizeram também que podia ser alguma rele ou a ventoinha mas nao sei
ja agora se meter o carro a maquina sera que da para ver
e alguem com vag com que me possa ajudar na zona do porto
ja agora se meter o carro a maquina sera que da para ver
e alguem com vag com que me possa ajudar na zona do porto
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Re: ar condicionado nao faz frio
se eu ligar o carro a maquinaou vag/com da para ver quale o problema ????
alguem sabe
alguem sabe
- Mario_Marques
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Re: ar condicionado nao faz frio
Nunca te acendeu a luz do abs ou asr/esp?
Verifica a caixa de fusiveis em cima da bateria.
Se quiseres vejo-te isso na boa.
Verifica a caixa de fusiveis em cima da bateria.
Se quiseres vejo-te isso na boa.
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Re: ar condicionado nao faz frio
nunca me tinham dito nada
que podia ser de ai quando poder ver isso
e que agora que esta a começar o calor e que isto deixou de funcionar
que podia ser de ai quando poder ver isso
e que agora que esta a começar o calor e que isto deixou de funcionar
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Re: ar condicionado nao faz frio
Problemas e Inspecção do Ar Condicionado
3 Junho 2008
Os principais entraves ao bom funcionamento do ar condicionado do seu veículo.
PROBLEMAS COMUNS DOS COMPONENTES DO AR CONDICIONADO
Condensador
Não há/insuficiente ar frio
Uma causa provável é uma fuga.
Solução: Substituir o componente.
Insuficiente ar frio
Pode ser devido à sujidade nas palhetas do condensador.
Solução: Limpar as palhetas. Se resultar insuficiente, substituir o componente.
Filtro de Secagem
Não há/insuficiente ar frio
O dessecante do componente pode estar saturado, permitindo a humidade circular pelo sistema. Inevitavelmente a humidade acabará por danificar outros componentes do sistema.
Solução: Substituir o filtro.
Válvula de expansão
Não há ar frio
Uma causa provável é que haja partículas obstruindo a válvula de expansão.
Solução: Substituir a válvula de expansão.
Evaporador
Insuficiente ar frio
Uma causa provável é a obstrução das palhetas do evaporador.
Solução: Drenar com ar comprimido e borrifar o evaporador com desinfectante. Se isto resulta insuficiente, substituir o componente.
Não há/insuficiente ar frio
Uma causa provável é uma fuga.
Solução: Substituir o componente.
Compressor
Não há ar frio
Uma falta de lubrificação pode ter causado a rotura do compressor.
Solução: Substituir o compressor.
INSPECÇÃO E MANUTENÇÃO DO AR CONDICIONADO EM 10 PASSOS
1 - Pense na sua segurança. Use luvas e óculos de segurança.
2 - Busque irregularidades:
- A corrosão geralmente indica uma fuga.
- Manchas escuras de óleo também indicam fugas. Estas brilham de amarelo sob a luz ultravioleta se a tinta indicadora de resíduos estiver introduzida no sistema.
- Comprove as vibrações, estas indicam que o compressor não está a funcionar correctamente.
3 - Esvazie o sistema de refrigerante velho utilizando uma estação de carga.
4 - Faça circular 10 bares de nitrogénio através do sistema, borrife os componentes, a válvula de segurança e as juntas com sabão normal doméstico; o sabão fará bolhas se existirem fugas (faça isto somente quando o sistema estiver encerrado). O automóvel deve estar parado.
5- Substitua as juntas e assegure-se de que todos os componentes estão apertados correctamente.
6 - Se abrir o sistema deve substituir o filtro de secagem.
7 - Faça circular 10 bares de nitrogénio através do sistema e borrife com sabão as juntas dos novos componentes (faça isto somente quando o sistema estiver fechado). Desta forma comprova-se que as juntas não estão danificadas e que os componentes estão montados correctamente. O automóvel deve estar parado.
8 - Drene o sistema de ar durante cerca de 30 minutos.
9 - Recarregue o sistema com refrigerante R134a, tinta indicadora e lubrificante para o compressor e juntas.
10 - Se não pode localizar a falha, o cliente deve ser remetido para um especialista em sistemas eléctricos.
PROBLEMAS COMUNS: NÃO HÁ AR FRIO
Fuga do condensador
Assegure-se de que se trata do condensador comprovando a presença de manchas escuras de óleo ou de tinta com uma lâmpada de raios ultravioleta ou um detector de fugas.
Leitura do Manómetro: pouca ou nenhuma pressão em ambos os lados, tanto na alta como na baixa pressão.
Diagnóstico: o refrigerante está-se a escapar do sistema através de uma fuga no condensador.
Solução: substitua o condensador. Leve a cabo o processo de inspecção em 10 passos (ver atrás).
Compressor inoperacional
Leitura do manómetro: a leitura da pressão é a mesma em ambos os lados, a alta e a baixa pressão (3-6 bar dependendo da temperatura externa; 3 bar = 0ºC e 6 bar = 30ºC). Se a pressão é inferior, procure uma evidência de fuga quer de manchas escuras de óleo ou tinta indicadora (utilize uma lâmpada de raios ultravioleta ou um detector de fugas).
Diagnóstico: a falta de lubrificação ou a presença de partículas no sistema provocam a paragem de compressor. Neste caso o responsável pode ser o filtro de secagem.
Solução: substitua o compressor. Leve a cabo o processo de inspecção em 10 passos (veja atrás)
Válvula de expansão obstruída
Leitura do manómetro: vazio no lado de baixa pressão, a pressão é muito alta no lado da alta pressão.
Diagnóstico: partículas, quiçá provocadas por um excesso de óleo ou de tinta indicadora no sistema, que provocaram o entupimento da válvula de expansão. O filtro de secagem pode não ser eficiente.
Solução: substitua a válvula de expansão. Leve a cabo o processo de inspecção em 10 passos (veja atrás)
Correia de transmissão solta
Leitura do manómetro: não se aplica. A correia de transmissão regra geral chilra.
Diagnóstico: a correia de transmissão está demasiado solta para que funcione o compressor.
Solução: aperte a correia de transmissão. Substitua-a se parecer desgastada. Leve a cabo o processo de inspecção em 10 passos (veja atrás).
Necessita de mais refrigerante
Leitura do manómetro: pressão baixa em ambos os lados, tanto na pressão alta como na pressão baixa.
Diagnóstico: há uma fuga lenta no sistema, ou acrescentou-se pouco refrigerante na última revisão do sistema de ar condicionado.
Solução: procure manchas escuras de óleo para localizar a fuga. Se não existir nenhuma, junte tinta indicadora (primeiro comprove que não está presente) e localize a fuga com uma lâmpada de raios ultravioleta ou um detector de fugas. Se não detectar nenhuma fuga o problema pode estar no facto do retentor e juntas do eixo do compressor terem sido privadas de lubrificação (isto produz-se normalmente quando o sistema de ar condicionado não foi utilizado durante algum tempo).
Sobrecarga do sistema
Leitura do manómetro: pressão muito alta em ambos os lados, quer a alta como a baixa pressão.
Diagnóstico: demasiado refrigerante no sistema.
Solução: se o ventilador não funciona, comprove o fusível ou o relé. Se o fusível ou o relé não estiverem danificados substitua o ventilador. Se o ventilador funciona correctamente, retire refrigerante com a estação de carga e os manómetros para medir a quantidade correcta. Se o problema persistir leve a cabo o processo de inspecção em 10 passos (veja atrás).
Ar no sistema
Leitura do manómetro: a pressão é muito alta no lado da alta pressão.
Diagnóstico: o sistema não foi drenado correctamente antes de juntar refrigerante durante a última revisão.
Solução: esvazie o sistema. Leve a cabo o processo de inspecção em 10 passos (veja atrás).
3 Junho 2008
Os principais entraves ao bom funcionamento do ar condicionado do seu veículo.
PROBLEMAS COMUNS DOS COMPONENTES DO AR CONDICIONADO
Condensador
Não há/insuficiente ar frio
Uma causa provável é uma fuga.
Solução: Substituir o componente.
Insuficiente ar frio
Pode ser devido à sujidade nas palhetas do condensador.
Solução: Limpar as palhetas. Se resultar insuficiente, substituir o componente.
Filtro de Secagem
Não há/insuficiente ar frio
O dessecante do componente pode estar saturado, permitindo a humidade circular pelo sistema. Inevitavelmente a humidade acabará por danificar outros componentes do sistema.
Solução: Substituir o filtro.
Válvula de expansão
Não há ar frio
Uma causa provável é que haja partículas obstruindo a válvula de expansão.
Solução: Substituir a válvula de expansão.
Evaporador
Insuficiente ar frio
Uma causa provável é a obstrução das palhetas do evaporador.
Solução: Drenar com ar comprimido e borrifar o evaporador com desinfectante. Se isto resulta insuficiente, substituir o componente.
Não há/insuficiente ar frio
Uma causa provável é uma fuga.
Solução: Substituir o componente.
Compressor
Não há ar frio
Uma falta de lubrificação pode ter causado a rotura do compressor.
Solução: Substituir o compressor.
INSPECÇÃO E MANUTENÇÃO DO AR CONDICIONADO EM 10 PASSOS
1 - Pense na sua segurança. Use luvas e óculos de segurança.
2 - Busque irregularidades:
- A corrosão geralmente indica uma fuga.
- Manchas escuras de óleo também indicam fugas. Estas brilham de amarelo sob a luz ultravioleta se a tinta indicadora de resíduos estiver introduzida no sistema.
- Comprove as vibrações, estas indicam que o compressor não está a funcionar correctamente.
3 - Esvazie o sistema de refrigerante velho utilizando uma estação de carga.
4 - Faça circular 10 bares de nitrogénio através do sistema, borrife os componentes, a válvula de segurança e as juntas com sabão normal doméstico; o sabão fará bolhas se existirem fugas (faça isto somente quando o sistema estiver encerrado). O automóvel deve estar parado.
5- Substitua as juntas e assegure-se de que todos os componentes estão apertados correctamente.
6 - Se abrir o sistema deve substituir o filtro de secagem.
7 - Faça circular 10 bares de nitrogénio através do sistema e borrife com sabão as juntas dos novos componentes (faça isto somente quando o sistema estiver fechado). Desta forma comprova-se que as juntas não estão danificadas e que os componentes estão montados correctamente. O automóvel deve estar parado.
8 - Drene o sistema de ar durante cerca de 30 minutos.
9 - Recarregue o sistema com refrigerante R134a, tinta indicadora e lubrificante para o compressor e juntas.
10 - Se não pode localizar a falha, o cliente deve ser remetido para um especialista em sistemas eléctricos.
PROBLEMAS COMUNS: NÃO HÁ AR FRIO
Fuga do condensador
Assegure-se de que se trata do condensador comprovando a presença de manchas escuras de óleo ou de tinta com uma lâmpada de raios ultravioleta ou um detector de fugas.
Leitura do Manómetro: pouca ou nenhuma pressão em ambos os lados, tanto na alta como na baixa pressão.
Diagnóstico: o refrigerante está-se a escapar do sistema através de uma fuga no condensador.
Solução: substitua o condensador. Leve a cabo o processo de inspecção em 10 passos (ver atrás).
Compressor inoperacional
Leitura do manómetro: a leitura da pressão é a mesma em ambos os lados, a alta e a baixa pressão (3-6 bar dependendo da temperatura externa; 3 bar = 0ºC e 6 bar = 30ºC). Se a pressão é inferior, procure uma evidência de fuga quer de manchas escuras de óleo ou tinta indicadora (utilize uma lâmpada de raios ultravioleta ou um detector de fugas).
Diagnóstico: a falta de lubrificação ou a presença de partículas no sistema provocam a paragem de compressor. Neste caso o responsável pode ser o filtro de secagem.
Solução: substitua o compressor. Leve a cabo o processo de inspecção em 10 passos (veja atrás)
Válvula de expansão obstruída
Leitura do manómetro: vazio no lado de baixa pressão, a pressão é muito alta no lado da alta pressão.
Diagnóstico: partículas, quiçá provocadas por um excesso de óleo ou de tinta indicadora no sistema, que provocaram o entupimento da válvula de expansão. O filtro de secagem pode não ser eficiente.
Solução: substitua a válvula de expansão. Leve a cabo o processo de inspecção em 10 passos (veja atrás)
Correia de transmissão solta
Leitura do manómetro: não se aplica. A correia de transmissão regra geral chilra.
Diagnóstico: a correia de transmissão está demasiado solta para que funcione o compressor.
Solução: aperte a correia de transmissão. Substitua-a se parecer desgastada. Leve a cabo o processo de inspecção em 10 passos (veja atrás).
Necessita de mais refrigerante
Leitura do manómetro: pressão baixa em ambos os lados, tanto na pressão alta como na pressão baixa.
Diagnóstico: há uma fuga lenta no sistema, ou acrescentou-se pouco refrigerante na última revisão do sistema de ar condicionado.
Solução: procure manchas escuras de óleo para localizar a fuga. Se não existir nenhuma, junte tinta indicadora (primeiro comprove que não está presente) e localize a fuga com uma lâmpada de raios ultravioleta ou um detector de fugas. Se não detectar nenhuma fuga o problema pode estar no facto do retentor e juntas do eixo do compressor terem sido privadas de lubrificação (isto produz-se normalmente quando o sistema de ar condicionado não foi utilizado durante algum tempo).
Sobrecarga do sistema
Leitura do manómetro: pressão muito alta em ambos os lados, quer a alta como a baixa pressão.
Diagnóstico: demasiado refrigerante no sistema.
Solução: se o ventilador não funciona, comprove o fusível ou o relé. Se o fusível ou o relé não estiverem danificados substitua o ventilador. Se o ventilador funciona correctamente, retire refrigerante com a estação de carga e os manómetros para medir a quantidade correcta. Se o problema persistir leve a cabo o processo de inspecção em 10 passos (veja atrás).
Ar no sistema
Leitura do manómetro: a pressão é muito alta no lado da alta pressão.
Diagnóstico: o sistema não foi drenado correctamente antes de juntar refrigerante durante a última revisão.
Solução: esvazie o sistema. Leve a cabo o processo de inspecção em 10 passos (veja atrás).
MK3 tdi 110cv.
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Re: ar condicionado nao faz frio
sim senhora
mas nao entendi nada mas brigada pela ajuda
mas nao entendi nada mas brigada pela ajuda
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Re: ar condicionado nao faz frio
tenho o seguinte erro no meu carro alguem me pode ilusidar o que pode ser
Address 08 -------------------------------------------------------
Controller: 3B1 907 044 C
Component: CLIMATRONIC C 0.7.0
Coding: 01000
Shop #: WSC 00046
1 Fault Found:
00281 - Vehicle Speed Sensor (G68)
37-00 - Faulty
se alguem poder ajudar
Address 08 -------------------------------------------------------
Controller: 3B1 907 044 C
Component: CLIMATRONIC C 0.7.0
Coding: 01000
Shop #: WSC 00046
1 Fault Found:
00281 - Vehicle Speed Sensor (G68)
37-00 - Faulty
se alguem poder ajudar
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Re: ar condicionado nao faz frio
Já fizeste o mais dificil, agora tens é de substituir o sensor G68.
- Mario_Marques
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Re: ar condicionado nao faz frio
O pro blema é que já estive a ver e esse carro nem deveria ter sensor g68, o g68 é o sensor de velocidade dos carros de caixa automática
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Re: ar condicionado nao faz frio
entao o que podera ser mario
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- Pro
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Re: ar condicionado nao faz frio
o meu faz frio mas acho k é pouco... será que tenho algo sujo? é raro utiliza-lo
Seat Ibiza 6L VP 130 Sport Powered By AutoEskáfia
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Re: ar condicionado nao faz frio
diogoserafim Escreveu:o meu faz frio mas acho k é pouco... será que tenho algo sujo? é raro utiliza-lo
O meu estava assim, mas carregei e ficou novo.
Vamos a ver se dura mais 7 anos como o de origem.
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Re: ar condicionado nao faz frio
inda ontem andei de volta do ar condicionado k nao funcionava.
quando o ligava nao atracava o compressor..
e as ventoinhas ligavam-s..
soluçao:
tinha um fio k alimenta o compressor partido.
o meu fio estava partido junto a uma ficha ao pe da bateria!!
espero k ajude
abraço
quando o ligava nao atracava o compressor..
e as ventoinhas ligavam-s..
soluçao:
tinha um fio k alimenta o compressor partido.
o meu fio estava partido junto a uma ficha ao pe da bateria!!
espero k ajude
abraço