boas...
Ora aqui está um DIY para a malta que dá 150€ por uma chave ponta e mola na marca.
Materiais
Chave de fendas grande e pequena
aparafusadora
broca de 3mm para ferro
chave nova ponta e mola
lamina nova para chave ponta e mola
chave nova ponta e mola
a minha chave de origem e a chave ponta e mola
Primeira Fase:
abrir a chave de origem...
retirar a placa electronica,
por baixo da parte electronica ve-se uma ampola de vidro que esta colada, isso é o IMOBILIZADOR (sem ele o carro não pega)
com uma chave de fendas aquilo sai bem, a ampola é resistente podem fazer alguma força, como veem na foto...
Aqui o imobilizador já fora...
Segunda fase
Com a chave aberta verão uma ranhura onde cabe uma chave de fendas grande,
inserem a chave de fendas e fazem força rodando que a chave acaba por se dividir em dois...
aqui foi onde eu tive de puxar pela tola , por baixo do simbolo da VW, está um parafuso que faz dividir a parte da lamina em dois, para ter-mos acesso ao imobilizador, até aqui tudo bem, o problema é que o simbolo não está colado com cuspo lol, podem tentar com um secador potente, aquecer o simbolo, aquilo é uma chapinha de metal, com sorte a cola amolece e vocês conseguem tira-lo com uma faca afiada, eu não consegui e também não me apetecia estar a dar mais 7€ por um simbolo novo, então toca de puxar pela miuleira
Depois de matutar uma beca, fui a procura de uma foto da chave aberta, vi +/- onde se situava o imobilizador e pus mãos há obra...
agarrei a chave num torno,e medi o imobilizador, aquilo é redondinho com 3mm,
Terceira fase:
broca de ferro de 3mm na aparafusadora, calculei o sitio onde estava o imobilizador da chave ponta e mola, e começei a furar com a aparafusadora como podem ver na foto na velocidade mais baixa, para não dar porcaria
teem de furar cerca de 1.5cm de profundidade, vao ver sair umas coisas estranhas, não se preocupem é o imobilizador que a chave tras, que no caso destas chaves já vem programado, logo teria de levar um novo que custa 20€ e ir há marca para programar que são +7€, na minha prespectiva é disperdicio de dinheiro eu optei por furar de maneira que o outro imobilizador fica-se destruido mesmo para não haver problemas de interferir com o meu...
uma boa foto lol para terem a noção em que sitio se deve furar
depois é so encaixar o imobilizador no buraquinho e empurrar para dentro, ele entra mesmo justinho e nao fica a chocalhar
encaixam a chave e tá feito, com essa chave o carro já pega
eu nao mostrei como se desmonta a lamina porque mandei fazer uma lamina nova e trocaram-na lá, 10€
mas há quem tire a lamina da chave de origem e faça o encaixe num esmoril, também não deve ser dificil, depois com um prego de aço fino tira-se o feio que esta ao fim da lamina como mostra na foto, mete-se lamina nova põe-se o freio e siga...
agora so falta sincronizar o comando com o carro, no meu caso as minhas chaves não teem frequencia, mas disseram-me que seria a 434Mhz.
Eu esperementei uns metodos fáceis que há na net para sincronizar o comando com o carro e acho que a pagina do vag-com também lá tem este que eu vou postar aqui, mas não resultou eu li relatos de quem tive-se conseguido, falta-me esperementar com o vag-com, depois postarei resultados
Procedimento fácil: Requisitos: 1 chave nova (com comando à distância), 1 chave de origem, alguma ginástica
1- abrir a janela do condutor e inserir a chave de origem na porta;
2- inserir a chave nova na ignição e rodar para ligar o painel;
3- rodar a chave que está na porta para a direita (para fechar) e permanecer nessa posição;
4- pressionar o botão de destrancar na chave nova que está na ignição durante 2 segundos;
5- voltar a pressionar o mesmo botão outros 2 segundos
(pressiona 2 seg. espera 1, e volta a pressionar mais 2);
6- Se tudo estiver a funcionar como é suposto (frequência do comando à distância igual à frequência do módulo que está no carro), nesta altura ouvir-se-á um BIP vindo da buzina do carro a indicar ke a chave está programada.
Procedimento complicado:
Requisitos: 1 computador com VAG-COM instalado (portátil, de preferência ) e respectivo cabo, 1 chave nova (com comando à distância)
Link directo para o site dos "inventores" do VAG-COM: http://www.ross-tech.com/vag-com/cars/v ... ching.html
Só podem ser programadas no máximo 4 chaves por veículo.
espero que gostem do DIY fi-lo a pedido do FaBiNi as fotos não estou muito boas, inda não atinei com a maquina
PS: O total de custo da chave foram 35€ 25€ a chave + 10€ lamina nova.
abc's
[DIY GOLF 4] - Chave Ponta e Mola
-
- Beginner
- Mensagens: 63
- Registado: 08 nov 2008, 22:55
- Localização: Leiria
-
- Beginner
- Mensagens: 3
- Registado: 22 fev 2006, 20:40
Re: [DIY MK IV] Chave Ponta e Mola
Muito bom DIY mesmo...vais ajudar imensa gente incluindo eu mesmo...lol...
parabens pelo DIY
abraço
parabens pelo DIY
abraço
-
- Beginner
- Mensagens: 5
- Registado: 29 jan 2008, 16:26
- Localização: Coimbra
Re: [DIY MK IV] Chave Ponta e Mola
boas
a tua chave de origem já era com comando..?
cumps
a tua chave de origem já era com comando..?
cumps
-
- Beginner
- Mensagens: 63
- Registado: 08 nov 2008, 22:55
- Localização: Leiria
Re: [DIY MK IV] Chave Ponta e Mola
como podes ver pelas fotos, a minha chave era incorporada de comando de 1 botão.
-
- Beginner
- Mensagens: 5
- Registado: 29 jan 2008, 16:26
- Localização: Coimbra
Re: [DIY MK IV] Chave Ponta e Mola
era essa a duvida..sem isso nada feito certo?não dá para adptar de outra forma?ScOt Escreveu:como podes ver pelas fotos, a minha chave era incorporada de comando de 1 botão.
cumps
-
- Expert
- Mensagens: 774
- Registado: 03 jan 2008, 21:06
- Localização: Sintra
- Contacto:
Re: [DIY MK IV] Chave Ponta e Mola
5* acredito que vai ser util a muita gente...muito bem explicado...e uma boa opção que acho que tambem vou optar pelo meu casa...o problema sera mesmo tirar o imobilizador porque a minha chave de origem é diferente dessa.
Parabens amigo muito bom mesmo.
Parabens amigo muito bom mesmo.
-
- Beginner
- Mensagens: 63
- Registado: 08 nov 2008, 22:55
- Localização: Leiria
Re: [DIY MK IV] Chave Ponta e Mola
Deve dar, não sei que chaves tens.lfernandes Escreveu:era essa a duvida..sem isso nada feito certo?não dá para adptar de outra forma?ScOt Escreveu:como podes ver pelas fotos, a minha chave era incorporada de comando de 1 botão.
cumps
mete ai fotos das tuas chaves
-
- Beginner
- Mensagens: 5
- Registado: 29 jan 2008, 16:26
- Localização: Coimbra
Re: [DIY MK IV] Chave Ponta e Mola
boas é igual a esta..ScOt Escreveu:Deve dar, não sei que chaves tens.lfernandes Escreveu:era essa a duvida..sem isso nada feito certo?não dá para adptar de outra forma?ScOt Escreveu:como podes ver pelas fotos, a minha chave era incorporada de comando de 1 botão.
cumps
mete ai fotos das tuas chaves
que dizes?
cumps
-
- Beginner
- Mensagens: 63
- Registado: 08 nov 2008, 22:55
- Localização: Leiria
Re: [DIY MK IV] Chave Ponta e Mola
isso são as chaves normais sem comando né?
se for assim, so precisas de saber se a chave tem imobilizador ou não, o cabo da chave não dá para desmontar?
se não der, podes ir a uma casa onde façam chaves, conseguem ver-te isso eles teem uma aparelho para ver se a chave é "codificada" ou não (ou seja se tem imobilizador),
se nao tiver imobilizador, so tens de comprar a chave ponta e mola e mandar fazer uma lamina para ela, se quiseres o comando a funcionar, penso que terás de comprar o modulo para isso...
abc
se for assim, so precisas de saber se a chave tem imobilizador ou não, o cabo da chave não dá para desmontar?
se não der, podes ir a uma casa onde façam chaves, conseguem ver-te isso eles teem uma aparelho para ver se a chave é "codificada" ou não (ou seja se tem imobilizador),
se nao tiver imobilizador, so tens de comprar a chave ponta e mola e mandar fazer uma lamina para ela, se quiseres o comando a funcionar, penso que terás de comprar o modulo para isso...
abc
-
- Expert
- Mensagens: 774
- Registado: 03 jan 2008, 21:06
- Localização: Sintra
- Contacto:
Re: [DIY MK IV] Chave Ponta e Mola
tem sim e com jeitinho e paciencia sai bem...acabei a bocado de sacar o meu fora...com mta paciencia.ScOt Escreveu:isso são as chaves normais sem comando né?
se for assim, so precisas de saber se a chave tem imobilizador ou não, o cabo da chave não dá para desmontar?
se não der, podes ir a uma casa onde façam chaves, conseguem ver-te isso eles teem uma aparelho para ver se a chave é "codificada" ou não (ou seja se tem imobilizador),
se nao tiver imobilizador, so tens de comprar a chave ponta e mola e mandar fazer uma lamina para ela, se quiseres o comando a funcionar, penso que terás de comprar o modulo para isso...
abc
-
- Amateur
- Mensagens: 349
- Registado: 12 set 2008, 11:59
- Localização: Distrito de Leiria
- Contacto:
Re: [DIY MK IV] Chave Ponta e Mola
Onde compras-te a chave ponta e mola? e como fizes-te para teres a mesma frequencia do carro?
-
- Expert
- Mensagens: 774
- Registado: 03 jan 2008, 21:06
- Localização: Sintra
- Contacto:
Re: [DIY MK IV] Chave Ponta e Mola
Boas amigo hoje ja meti a minha a bombar tambem e é igual a tua...mcachucho Escreveu:Onde compras-te a chave ponta e mola? e como fizes-te para teres a mesma frequencia do carro?
Chave: comprei ao user Diesel_power
Lamina Virgem: comprei ao user Tdi_Van e depois gravei a lamina nas chaves do areeiro
Imobilizador: retirei da minha chave (igual a tua - apenas tens que ter muitaaaaaa paciencia e cuidado)
Para o teu caso ã cena da frequencia é indiferente...pois apenas necessitas da chave para por o carro a trabalhar.
Qq duvida apita.
-
- Amateur
- Mensagens: 349
- Registado: 12 set 2008, 11:59
- Localização: Distrito de Leiria
- Contacto:
Re: [DIY MK IV] Chave Ponta e Mola
Então não fica a funcionar a abertura/trancar de portas pelo comando?FaBiNi Escreveu:Boas amigo hoje ja meti a minha a bombar tambem e é igual a tua...mcachucho Escreveu:Onde compras-te a chave ponta e mola? e como fizes-te para teres a mesma frequencia do carro?
Chave: comprei ao user Diesel_power
Lamina Virgem: comprei ao user Tdi_Van e depois gravei a lamina nas chaves do areeiro
Imobilizador: retirei da minha chave (igual a tua - apenas tens que ter muitaaaaaa paciencia e cuidado)
Para o teu caso ã cena da frequencia é indiferente...pois apenas necessitas da chave para por o carro a trabalhar.
Qq duvida apita.
-
- Expert
- Mensagens: 774
- Registado: 03 jan 2008, 21:06
- Localização: Sintra
- Contacto:
Re: [DIY MK IV] Chave Ponta e Mola
se tiveres alarme sem ser vw podes adaptar depois na chave que vai ser o meu caso...se kiseres um OEM teras de comprar o modulo na vw ou numa sucata com a frequencia da chave e depois programar.mcachucho Escreveu:Então não fica a funcionar a abertura/trancar de portas pelo comando?FaBiNi Escreveu:Boas amigo hoje ja meti a minha a bombar tambem e é igual a tua...mcachucho Escreveu:Onde compras-te a chave ponta e mola? e como fizes-te para teres a mesma frequencia do carro?
Chave: comprei ao user Diesel_power
Lamina Virgem: comprei ao user Tdi_Van e depois gravei a lamina nas chaves do areeiro
Imobilizador: retirei da minha chave (igual a tua - apenas tens que ter muitaaaaaa paciencia e cuidado)
Para o teu caso ã cena da frequencia é indiferente...pois apenas necessitas da chave para por o carro a trabalhar.
Qq duvida apita.
-
- Amateur
- Mensagens: 349
- Registado: 12 set 2008, 11:59
- Localização: Distrito de Leiria
- Contacto:
Re: [DIY MK IV] Chave Ponta e Mola
e k módulo é esse? pelo que percebi, só os VW que trazem alarme, dão para meter os botões da chave ponta e mola a funcionar, certo?