[DIY GOLF 4] - Chave Ponta e Mola

Responder
ScOt
Beginner
Beginner
Mensagens: 63
Registado: 08 nov 2008, 22:55
Localização: Leiria

[DIY GOLF 4] - Chave Ponta e Mola

Mensagem por ScOt »

boas...
Ora aqui está um DIY para a malta que dá 150€ por uma chave ponta e mola na marca. :P

Materiais

:arrow: Chave de fendas grande e pequena
:arrow: aparafusadora
:arrow: broca de 3mm para ferro
:arrow: chave nova ponta e mola
:arrow: lamina nova para chave ponta e mola


chave nova ponta e mola
Imagem

a minha chave de origem e a chave ponta e mola
Imagem

:arrow: Primeira Fase:
abrir a chave de origem...
Imagem

retirar a placa electronica,
por baixo da parte electronica ve-se uma ampola de vidro que esta colada, isso é o IMOBILIZADOR (sem ele o carro não pega)
Imagem

com uma chave de fendas aquilo sai bem, a ampola é resistente podem fazer alguma força, como veem na foto...
Imagem

Aqui o imobilizador já fora...
Imagem

:arrow: Segunda fase
Com a chave aberta verão uma ranhura onde cabe uma chave de fendas grande,
inserem a chave de fendas e fazem força rodando que a chave acaba por se dividir em dois...
Imagem
Imagem

aqui foi onde eu tive de puxar pela tola :lol:, :idea: por baixo do simbolo da VW, está um parafuso que faz dividir a parte da lamina em dois, para ter-mos acesso ao imobilizador, até aqui tudo bem, o problema é que o simbolo não está colado com cuspo lol, podem tentar com um secador potente, aquecer o simbolo, aquilo é uma chapinha de metal, com sorte a cola amolece e vocês conseguem tira-lo com uma faca afiada, eu não consegui e também não me apetecia estar a dar mais 7€ por um simbolo novo, então toca de puxar pela miuleira :twisted:
Depois de matutar uma beca, :idea: fui a procura de uma foto da chave aberta, vi +/- onde se situava o imobilizador e pus mãos há obra...

agarrei a chave num torno,e medi o imobilizador, aquilo é redondinho com 3mm,
Imagem

:arrow: Terceira fase:
broca de ferro de 3mm na aparafusadora, calculei o sitio onde estava o imobilizador da chave ponta e mola, e começei a furar com a aparafusadora como podem ver na foto na velocidade mais baixa, para não dar porcaria :P
Imagem

teem de furar cerca de 1.5cm de profundidade, vao ver sair umas coisas estranhas, não se preocupem é o imobilizador que a chave tras, que no caso destas chaves já vem programado, logo teria de levar um novo que custa 20€ e ir há marca para programar que são +7€, na minha prespectiva é disperdicio de dinheiro ;) eu optei por furar de maneira que o outro imobilizador fica-se destruido mesmo para não haver problemas de interferir com o meu...
Imagem

uma boa foto lol para terem a noção em que sitio se deve furar
Imagem

depois é so encaixar o imobilizador no buraquinho e empurrar para dentro, ele entra mesmo justinho e nao fica a chocalhar ;)
Imagem
Imagem
Imagem

encaixam a chave e tá feito, com essa chave o carro já pega
eu nao mostrei como se desmonta a lamina porque mandei fazer uma lamina nova e trocaram-na lá, 10€
mas há quem tire a lamina da chave de origem e faça o encaixe num esmoril, também não deve ser dificil, depois com um prego de aço fino tira-se o feio que esta ao fim da lamina como mostra na foto, mete-se lamina nova põe-se o freio e siga...
Imagem

agora so falta sincronizar o comando com o carro, no meu caso as minhas chaves não teem frequencia, mas disseram-me que seria a 434Mhz.
Eu esperementei uns metodos fáceis que há na net para sincronizar o comando com o carro e acho que a pagina do vag-com também lá tem este que eu vou postar aqui, mas não resultou eu li relatos de quem tive-se conseguido, falta-me esperementar com o vag-com, depois postarei resultados ;)

Procedimento fácil: Requisitos: 1 chave nova (com comando à distância), 1 chave de origem, alguma ginástica

1- abrir a janela do condutor e inserir a chave de origem na porta;
2- inserir a chave nova na ignição e rodar para ligar o painel;
3- rodar a chave que está na porta para a direita (para fechar) e permanecer nessa posição;
4- pressionar o botão de destrancar na chave nova que está na ignição durante 2 segundos;
5- voltar a pressionar o mesmo botão outros 2 segundos
(pressiona 2 seg. espera 1, e volta a pressionar mais 2);
6- Se tudo estiver a funcionar como é suposto (frequência do comando à distância igual à frequência do módulo que está no carro), nesta altura ouvir-se-á um BIP vindo da buzina do carro a indicar ke a chave está programada.

Procedimento complicado:
Requisitos: 1 computador com VAG-COM instalado (portátil, de preferência ) e respectivo cabo, 1 chave nova (com comando à distância)

Link directo para o site dos "inventores" do VAG-COM: http://www.ross-tech.com/vag-com/cars/v ... ching.html
Só podem ser programadas no máximo 4 chaves por veículo.

espero que gostem do DIY fi-lo a pedido do FaBiNi :lol: as fotos não estou muito boas, inda não atinei com a maquina :evil:
PS: O total de custo da chave foram 35€ ;) 25€ a chave + 10€ lamina nova.

abc's
vellsatis
Beginner
Beginner
Mensagens: 3
Registado: 22 fev 2006, 20:40

Re: [DIY MK IV] Chave Ponta e Mola

Mensagem por vellsatis »

Muito bom DIY mesmo...vais ajudar imensa gente incluindo eu mesmo...lol...

parabens pelo DIY

abraço
lfernandes
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 29 jan 2008, 16:26
Localização: Coimbra

Re: [DIY MK IV] Chave Ponta e Mola

Mensagem por lfernandes »

boas

a tua chave de origem já era com comando..?

cumps
ScOt
Beginner
Beginner
Mensagens: 63
Registado: 08 nov 2008, 22:55
Localização: Leiria

Re: [DIY MK IV] Chave Ponta e Mola

Mensagem por ScOt »

como podes ver pelas fotos, a minha chave era incorporada de comando de 1 botão.
lfernandes
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 29 jan 2008, 16:26
Localização: Coimbra

Re: [DIY MK IV] Chave Ponta e Mola

Mensagem por lfernandes »

ScOt Escreveu:como podes ver pelas fotos, a minha chave era incorporada de comando de 1 botão.
era essa a duvida..sem isso nada feito certo?não dá para adptar de outra forma?

cumps
FaBiNi
Expert
Expert
Mensagens: 774
Registado: 03 jan 2008, 21:06
Localização: Sintra
Contacto:

Re: [DIY MK IV] Chave Ponta e Mola

Mensagem por FaBiNi »

5* acredito que vai ser util a muita gente...muito bem explicado...e uma boa opção que acho que tambem vou optar pelo meu casa...o problema sera mesmo tirar o imobilizador porque a minha chave de origem é diferente dessa.

Parabens amigo muito bom mesmo.
Golf IV TDI [130 cv] Sport Pacific

Feedback: viewtopic.php?f=40&t=34535
ScOt
Beginner
Beginner
Mensagens: 63
Registado: 08 nov 2008, 22:55
Localização: Leiria

Re: [DIY MK IV] Chave Ponta e Mola

Mensagem por ScOt »

lfernandes Escreveu:
ScOt Escreveu:como podes ver pelas fotos, a minha chave era incorporada de comando de 1 botão.
era essa a duvida..sem isso nada feito certo?não dá para adptar de outra forma?

cumps
Deve dar, não sei que chaves tens.
mete ai fotos das tuas chaves ;)
lfernandes
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 29 jan 2008, 16:26
Localização: Coimbra

Re: [DIY MK IV] Chave Ponta e Mola

Mensagem por lfernandes »

ScOt Escreveu:
lfernandes Escreveu:
ScOt Escreveu:como podes ver pelas fotos, a minha chave era incorporada de comando de 1 botão.
era essa a duvida..sem isso nada feito certo?não dá para adptar de outra forma?

cumps
Deve dar, não sei que chaves tens.
mete ai fotos das tuas chaves ;)
boas é igual a esta..
Imagem
que dizes?

cumps
ScOt
Beginner
Beginner
Mensagens: 63
Registado: 08 nov 2008, 22:55
Localização: Leiria

Re: [DIY MK IV] Chave Ponta e Mola

Mensagem por ScOt »

isso são as chaves normais sem comando né?
se for assim, so precisas de saber se a chave tem imobilizador ou não, o cabo da chave não dá para desmontar?
se não der, podes ir a uma casa onde façam chaves, conseguem ver-te isso eles teem uma aparelho para ver se a chave é "codificada" ou não (ou seja se tem imobilizador),
se nao tiver imobilizador, so tens de comprar a chave ponta e mola e mandar fazer uma lamina para ela, se quiseres o comando a funcionar, penso que terás de comprar o modulo para isso...

abc
FaBiNi
Expert
Expert
Mensagens: 774
Registado: 03 jan 2008, 21:06
Localização: Sintra
Contacto:

Re: [DIY MK IV] Chave Ponta e Mola

Mensagem por FaBiNi »

ScOt Escreveu:isso são as chaves normais sem comando né?
se for assim, so precisas de saber se a chave tem imobilizador ou não, o cabo da chave não dá para desmontar?
se não der, podes ir a uma casa onde façam chaves, conseguem ver-te isso eles teem uma aparelho para ver se a chave é "codificada" ou não (ou seja se tem imobilizador),
se nao tiver imobilizador, so tens de comprar a chave ponta e mola e mandar fazer uma lamina para ela, se quiseres o comando a funcionar, penso que terás de comprar o modulo para isso...

abc
tem sim e com jeitinho e paciencia sai bem...acabei a bocado de sacar o meu fora...com mta paciencia.
Golf IV TDI [130 cv] Sport Pacific

Feedback: viewtopic.php?f=40&t=34535
mcachucho
Amateur
Amateur
Mensagens: 349
Registado: 12 set 2008, 11:59
Localização: Distrito de Leiria
Contacto:

Re: [DIY MK IV] Chave Ponta e Mola

Mensagem por mcachucho »

Onde compras-te a chave ponta e mola? e como fizes-te para teres a mesma frequencia do carro?
FaBiNi
Expert
Expert
Mensagens: 774
Registado: 03 jan 2008, 21:06
Localização: Sintra
Contacto:

Re: [DIY MK IV] Chave Ponta e Mola

Mensagem por FaBiNi »

mcachucho Escreveu:Onde compras-te a chave ponta e mola? e como fizes-te para teres a mesma frequencia do carro?
Boas amigo hoje ja meti a minha a bombar tambem e é igual a tua...

Chave: comprei ao user Diesel_power
Lamina Virgem: comprei ao user Tdi_Van e depois gravei a lamina nas chaves do areeiro
Imobilizador: retirei da minha chave (igual a tua - apenas tens que ter muitaaaaaa paciencia e cuidado)

Para o teu caso ã cena da frequencia é indiferente...pois apenas necessitas da chave para por o carro a trabalhar.

Qq duvida apita.
Golf IV TDI [130 cv] Sport Pacific

Feedback: viewtopic.php?f=40&t=34535
mcachucho
Amateur
Amateur
Mensagens: 349
Registado: 12 set 2008, 11:59
Localização: Distrito de Leiria
Contacto:

Re: [DIY MK IV] Chave Ponta e Mola

Mensagem por mcachucho »

FaBiNi Escreveu:
mcachucho Escreveu:Onde compras-te a chave ponta e mola? e como fizes-te para teres a mesma frequencia do carro?
Boas amigo hoje ja meti a minha a bombar tambem e é igual a tua...

Chave: comprei ao user Diesel_power
Lamina Virgem: comprei ao user Tdi_Van e depois gravei a lamina nas chaves do areeiro
Imobilizador: retirei da minha chave (igual a tua - apenas tens que ter muitaaaaaa paciencia e cuidado)

Para o teu caso ã cena da frequencia é indiferente...pois apenas necessitas da chave para por o carro a trabalhar.

Qq duvida apita.
Então não fica a funcionar a abertura/trancar de portas pelo comando?
FaBiNi
Expert
Expert
Mensagens: 774
Registado: 03 jan 2008, 21:06
Localização: Sintra
Contacto:

Re: [DIY MK IV] Chave Ponta e Mola

Mensagem por FaBiNi »

mcachucho Escreveu:
FaBiNi Escreveu:
mcachucho Escreveu:Onde compras-te a chave ponta e mola? e como fizes-te para teres a mesma frequencia do carro?
Boas amigo hoje ja meti a minha a bombar tambem e é igual a tua...

Chave: comprei ao user Diesel_power
Lamina Virgem: comprei ao user Tdi_Van e depois gravei a lamina nas chaves do areeiro
Imobilizador: retirei da minha chave (igual a tua - apenas tens que ter muitaaaaaa paciencia e cuidado)

Para o teu caso ã cena da frequencia é indiferente...pois apenas necessitas da chave para por o carro a trabalhar.

Qq duvida apita.
Então não fica a funcionar a abertura/trancar de portas pelo comando?
se tiveres alarme sem ser vw podes adaptar depois na chave que vai ser o meu caso...se kiseres um OEM teras de comprar o modulo na vw ou numa sucata com a frequencia da chave e depois programar.
Golf IV TDI [130 cv] Sport Pacific

Feedback: viewtopic.php?f=40&t=34535
mcachucho
Amateur
Amateur
Mensagens: 349
Registado: 12 set 2008, 11:59
Localização: Distrito de Leiria
Contacto:

Re: [DIY MK IV] Chave Ponta e Mola

Mensagem por mcachucho »

e k módulo é esse? pelo que percebi, só os VW que trazem alarme, dão para meter os botões da chave ponta e mola a funcionar, certo?
Responder