Servo freio pd130

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Servo freio pd130

Mensagem por Golfmaniac4 »

Boas pessoal,

Queria saber s alguém me sabe confirmar se o servo freio de um 110 é igual ao servo freio do Pd130.
Questionei uma casa d peças e a referência que me deram quando colocada na Internet é de um tdi 110.

E ja agora aconselham comprar de origem ou usada ou da concorrência pode ser uma boa solução?
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Re: Servo freio pd130

Mensagem por Golfmaniac4 »

Boa noite pessoal.

Não ha por ai ninguem que me saiba dar uma ajuda/opiniao?
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Re: Servo freio pd130

Mensagem por Silver_Ajm »

No ETKA há versões para carro com e sem ESP a partir de determinado numero de chassi e com volante à esquerda ou direita, não menciona as diferentes motorizações, creio que sejam iguais, mas o ideal é levares a referência original do teu e pedir um compatível.
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Re: Servo freio pd130

Mensagem por Mario_Marques »

É isso mesmo silver, só varia se tem ou não esp, isto falando em peças originais vw e nos tdi.
É boa ideia ao trocar o servofreio trocar logo junto o cilindro mestre da travagem e aqui há também diferença se tem ou não esp.
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Re: Servo freio pd130

Mensagem por Golfmaniac4 »

Obrigado pela dica pessoal, entretanto ja tinha confirmado que a motorização nao tem relevancia, o importante é se tem ESP ou não.
No meu caso tem ESP , ja tou a tratar disso.
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Re: Servo freio pd130

Mensagem por Golfmaniac4 »

Mario_Marques Escreveu: 27 abr 2023, 13:43 É isso mesmo silver, só varia se tem ou não esp, isto falando em peças originais vw e nos tdi.
É boa ideia ao trocar o servofreio trocar logo junto o cilindro mestre da travagem e aqui há também diferença se tem ou não esp.
Mario, esse cilindro mestre de travagem é a bomba que esta junto ao servo freio ou é outra coisa?
Nunca ouvi falar disso !?
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Re: Servo freio pd130

Mensagem por Mario_Marques »

Sim, é a bomba principal da travagem(aka cilindro mestre, master cylinder).
É boa ideia renovar pois não é cara, se o servofreio já avariou isso não deve estar muito melhor pois significa que já trabalhou muito, pois é preciso muitos ciclos ou algum problema mecânico para um servofreio ir á vida
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Re: Servo freio pd130

Mensagem por Golfmaniac4 »

Mario_Marques Escreveu: 27 abr 2023, 17:51 Sim, é a bomba principal da travagem(aka cilindro mestre, master cylinder).
É boa ideia renovar pois não é cara, se o servofreio já avariou isso não deve estar muito melhor pois significa que já trabalhou muito, pois é preciso muitos ciclos ou algum problema mecânico para um servofreio ir á vida
Obrigado pela dica. vou tratar disso tambem!!
que saiba nao estou com nenhum problema mecanico que possa originar isso.
Que tipo de problemas mecanicos podem ter essa consequencia no servo freio/bomba central travagem?
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Re: Servo freio pd130

Mensagem por Mario_Marques »

Para te dizer a verdade acho muito estranho teres de trocar o servofreio, pois apesar de poderem falhar é mesmo muito raro isso acontecer e quando acontece é geralmente (há outras situações menos comuns que esta) é porque a bomba principal tem um problema em que esse problema origina a falha do mesmo, tipo uma fuga de óleo em que o óleo danifica a membrana do servofreio, ou que rompeu a alavanca de contacto e as partículas metálicas danificaram a membrana.
O sintoma principal de um servofreio danificado é não teres assistência á travagem, é preciso uma força brutal no pedal para travar, não retém pressão, ouve-se claramente uma fuga que deve ser testada para ter a certeza que o problema é lá.
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Re: Servo freio pd130

Mensagem por Golfmaniac4 »

Mario_Marques Escreveu: 28 abr 2023, 00:40 Para te dizer a verdade acho muito estranho teres de trocar o servofreio, pois apesar de poderem falhar é mesmo muito raro isso acontecer e quando acontece é geralmente (há outras situações menos comuns que esta) é porque a bomba principal tem um problema em que esse problema origina a falha do mesmo, tipo uma fuga de óleo em que o óleo danifica a membrana do servofreio, ou que rompeu a alavanca de contacto e as partículas metálicas danificaram a membrana.
O sintoma principal de um servofreio danificado é não teres assistência á travagem, é preciso uma força brutal no pedal para travar, não retém pressão, ouve-se claramente uma fuga que deve ser testada para ter a certeza que o problema é lá.
O que levou a esse diagnóstico foi que ouço um barulho (tipo um sopro mais forte) sempre que carrego no pedal do travao e por vezes, nem sempre é assim, o carro perde poder de travagem e tenho d carregar com mais força pra ele parar, bastante mais força. Depois passado um pouco ao carregar de novo no travao o carro ja estanca como é normal.
Outra coisa que sinto que n sei s é normal, é que quando travo o carro numa descida e puxo travao d mão, quando solto o travao o carro cede uns cms a frente, coisa que dantes não acontecia. Nao sei se também sera derivado desse suposto problema do servo freio.
Tirando fora o servo freio da pra testar facilmente e ver s é mesmo dai o problema?
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Re: Servo freio pd130

Mensagem por Mario_Marques »

Isso que descreves pode ser causado por uma fuga ou problema na válvula anti retorno.
O que eu faria era testar o servofreio e a válvula, não é preciso tirar nada fora para testar isso.
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Re: Servo freio pd130

Mensagem por Golfmaniac4 »

Mario_Marques Escreveu: 28 abr 2023, 17:27 Isso que descreves pode ser causado por uma fuga ou problema na válvula anti retorno.
O que eu faria era testar o servofreio e a válvula, não é preciso tirar nada fora para testar isso.
E consegues me explicar mais ou menos como posso fazer isso??
Isto é se posso fazer eu ou se tem mesmo que ser em oficina pelo mecânico!?
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Re: Servo freio pd130

Mensagem por Mario_Marques »

Primeiro teste, com um manómetro medir o valor de vácuo com o carro a trabalhar, deve atingir os -0,7bar aprox, se não atingir, testar desligar todo o sistema e ligar só o manómetro na saída e medir novamente, se novamente não atingir sobra 2 coisas, ou tens a bomba tandem ko ou o servofreio, depois para testar o servofreio é ligar uma bomba de vácuo direita+manómetro+uma válvula anti retorno que se saiba que está boa e meter o servofreio sob pressão, se não retiver pressão é porque tem realmente uma fuga, se não tiver, é porque tens a bomba ko.
O que acontece às vezes é uma mistura de várias coisas, fugas no circuito de gestão da egr+turbo e uma bomba tandem ja pouco saudável.
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Re: Servo freio pd130

Mensagem por Golfmaniac4 »

Mario_Marques Escreveu: 28 abr 2023, 23:45 Primeiro teste, com um manómetro medir o valor de vácuo com o carro a trabalhar, deve atingir os -0,7bar aprox, se não atingir, testar desligar todo o sistema e ligar só o manómetro na saída e medir novamente, se novamente não atingir sobra 2 coisas, ou tens a bomba tandem ko ou o servofreio, depois para testar o servofreio é ligar uma bomba de vácuo direita+manómetro+uma válvula anti retorno que se saiba que está boa e meter o servofreio sob pressão, se não retiver pressão é porque tem realmente uma fuga, se não tiver, é porque tens a bomba ko.
O que acontece às vezes é uma mistura de várias coisas, fugas no circuito de gestão da egr+turbo e uma bomba tandem ja pouco saudável.
Okapa Mario, vou falar com o mecanico e ver s conseguimos testar como deve ser. Espero k sim 🙏
Muito obrigado pela ajuda.
Grande abraço
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Re: Servo freio pd130

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Golfmaniac4 Escreveu: 29 abr 2023, 00:31
Mario_Marques Escreveu: 28 abr 2023, 23:45 Primeiro teste, com um manómetro medir o valor de vácuo com o carro a trabalhar, deve atingir os -0,7bar aprox, se não atingir, testar desligar todo o sistema e ligar só o manómetro na saída e medir novamente, se novamente não atingir sobra 2 coisas, ou tens a bomba tandem ko ou o servofreio, depois para testar o servofreio é ligar uma bomba de vácuo direita+manómetro+uma válvula anti retorno que se saiba que está boa e meter o servofreio sob pressão, se não retiver pressão é porque tem realmente uma fuga, se não tiver, é porque tens a bomba ko.
O que acontece às vezes é uma mistura de várias coisas, fugas no circuito de gestão da egr+turbo e uma bomba tandem ja pouco saudável.
Okapa Mario, vou falar com o mecanico e ver s conseguimos testar como deve ser. Espero k sim 🙏
Muito obrigado pela ajuda.
Grande abraço
Lembrei me de outra coisa. Mesmo sem estar a travar, ouço um chiar intermitente duma das rodas, acho que é a traseira lado direito. Da me a sensação que a maxila do travao nao abre na totalidade e fica a raspar o calço no disco. Será que esta interligado?
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