Rosca passada - melhor solução?
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Re: Rosca passada - melhor solução?
Ok Mário Marques. Só fiquei alarmado com a sua mensagem onde diz: "...só leva silicone nas esquinas junto as chumaceiras e quase nada, se levar demais pode causar problemas graves de entupir canais de óleo...". O mecânico colocou uma carrada de silicone, e não foi pouco. Já retirou a chumaceira e tem marcas de desgaste, parece que foi fricção ferro com ferro, o motor treme muito ao ralenti (até pode ser o injector). Sai óleo do lado de trás da polia (acho que é este o nome da roda distribuição superior junto à chumaceira) mesmo depois de ter levado o retentor. Ele não consegue identificar o que se passa. Eu só procuro saber o que poderá ser para tentar ajudar.
- Mario_Marques
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Re: Rosca passada - melhor solução?
Secalhar levou silicone onde não devia e não levou onde devia, as chumaceiras 1 e 5 tem de levar selante entre a chumaceira e a cabeça caso contrário o óleo vai sair, só leva na 1 e na 5, e depois leva em cima só nos cantos, só para deixar claro que isto que escrevi não é uma opinião, é como são montados de fábrica e como vem no manual de oficina de fábrica.
O silicone das chumaceiras pode originar problemas graves se não for bem aplicado, entope os canais e gripa a árvore de cames.
O silicone das chumaceiras pode originar problemas graves se não for bem aplicado, entope os canais e gripa a árvore de cames.
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Re: Rosca passada - melhor solução?
Pois, isso é areia de mais pra mim. Estou com receio do que possa acontecer. Outro dia o mecânico já tinha o parafuso n.º 1 da tampa das válvulas partido (é porque se calhar não usou a tal chave de torque para dar a força de 10 Nm, conforme você escreveu aqui). O mecânico diz que tem os livros todos, faça o que quiser.
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Re: Rosca passada - melhor solução?
Mario Marques pode fornecer-me uma cópia da página do manual de fábrica onde diz esta questão do silicone e selante?
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Re: Rosca passada - melhor solução?
Chiça, partir um parafuso que leva um aperto de 10Nm é obra, ou estava muito apertado, ou muito calcinado...dgidgio Escreveu: ↑23 mar 2023, 20:32 Pois, isso é areia de mais pra mim. Estou com receio do que possa acontecer. Outro dia o mecânico já tinha o parafuso n.º 1 da tampa das válvulas partido (é porque se calhar não usou a tal chave de torque para dar a força de 10 Nm, conforme você escreveu aqui). O mecânico diz que tem os livros todos, faça o que quiser.
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Re: Rosca passada - melhor solução?
Vou ver se tenho tempo de colocar cá isso, porém, lá só diz exatamente aquilo que escrevi, não tem nenhum tipo de ilustrações de como fazer pois isso é algo de senso comum.
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Re: Rosca passada - melhor solução?
Pois é, pelo que eu tenho pesquisado parece ser ALGO DE SENSO COMUM.
O problema é que eu não quero ficar com a minha cabeça toda partida. O mecânico diz que quem lhe aparecer à frente dizendo que a tampa das válvulas não leva silicone, QUE LHE DÁ COM O MOTOR NA CABEÇA .
Se eu levar uma cópia da página do manual de fábrica onde diz o contrário do que ele pensa TALVEZ ME SAFE...
O problema é que eu não quero ficar com a minha cabeça toda partida. O mecânico diz que quem lhe aparecer à frente dizendo que a tampa das válvulas não leva silicone, QUE LHE DÁ COM O MOTOR NA CABEÇA .
Se eu levar uma cópia da página do manual de fábrica onde diz o contrário do que ele pensa TALVEZ ME SAFE...
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Re: Rosca passada - melhor solução?
E prontos, o mecânico fartou-se, colocou o carro na rua, entregou-me as chaves e disse-me para ir â de outro mecânico.
Não consegue identificar de onde sai o óleo, diz que é por baixo da polia, na opinião dele deve sair pela junta da cabeça, que esta junta deverá estar queimada.
Diz que o carro não dá erros de injectores e que o problema é mecânico.
Há cerca de 1 mês atrás estive lá na oficina a experimentar o carro (parado), não deitava óleo fora (o mecânico já tinha colocado o retentor), o carro ao ralentim tremia muito mas quando acelerava já não tremia.
Bom, se agora já deita óleo novamente então foi algo que foi feito na oficina, não é?
Peço ajuda para tentar resolver esta situação. O que faço?
Na minha melhor opinião poderá ser a qualidade do retentor que foi colocado, não deve ser de origem.
Mas na minha pior opinião deve ter sido o silicone que o mecânico colocou na tampa das válvulas.
Help
Não consegue identificar de onde sai o óleo, diz que é por baixo da polia, na opinião dele deve sair pela junta da cabeça, que esta junta deverá estar queimada.
Diz que o carro não dá erros de injectores e que o problema é mecânico.
Há cerca de 1 mês atrás estive lá na oficina a experimentar o carro (parado), não deitava óleo fora (o mecânico já tinha colocado o retentor), o carro ao ralentim tremia muito mas quando acelerava já não tremia.
Bom, se agora já deita óleo novamente então foi algo que foi feito na oficina, não é?
Peço ajuda para tentar resolver esta situação. O que faço?
Na minha melhor opinião poderá ser a qualidade do retentor que foi colocado, não deve ser de origem.
Mas na minha pior opinião deve ter sido o silicone que o mecânico colocou na tampa das válvulas.
Help
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Re: Rosca passada - melhor solução?
Liguei o vag-com e deu-me os seguintes erros (parece-me problema no injector 2 e a respectiva afinação de injectores):
Alguém para opinar? Será que é por isto que o carro treme ao ralentim?
16686 - Cylinder 2
P0302 - 000 - Misfire Detected
Freeze Frame:
RPM: 882 /min
Torque: 86.0 Nm
Speed: 0.0 km/h
Load: 0.0 %
Voltage: 13.68 V
Inj. Quantity: 2.96 mg/str
Temperature: 18.9°C
(no units): 0.0
16486 - Mass Air Flow Sensor (G70)
P0102 - 000 - Signal too Low - Intermittent
Freeze Frame:
RPM: 378 /min
Torque: 156.0 Nm
Speed: 0.0 km/h
Load: 87.8 %
Voltage: 9.42 V
Bin. Bits: 00001100
Mass Air / Rev.: 640.0 mg/str
Mass Air / Rev.: 0.0 mg/str
17056 - Cylinder 2 Glow Plug Circuit (Q11)
P0672 - 000 - Electrical Fault
Freeze Frame:
RPM: 1722 /min
Torque: 148.0 Nm
Speed: 0.0 km/h
Load: 61.6 %
Voltage: 13.38 V
Bin. Bits: 00001100
Temperature: 15.3°C
Bin. Bits: 10110000
17058 - Cylinder 4 Glow Plug Circuit (Q13)
P0674 - 000 - Electrical Fault
Freeze Frame:
RPM: 1722 /min
Torque: 148.0 Nm
Speed: 0.0 km/h
Load: 61.6 %
Voltage: 13.38 V
Bin. Bits: 00001100
Temperature: 15.3°C
Bin. Bits: 10110000
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Medições grupo 13 - Injection Quantity Deviation:
Cilindro 1: -2.71 mg/str
Cilindro 2: 2.99 mg/str
Cilindro 3: -0.96 mg/str
Cilindro 4: -1.69 mg/str
Alguém para opinar? Será que é por isto que o carro treme ao ralentim?
16686 - Cylinder 2
P0302 - 000 - Misfire Detected
Freeze Frame:
RPM: 882 /min
Torque: 86.0 Nm
Speed: 0.0 km/h
Load: 0.0 %
Voltage: 13.68 V
Inj. Quantity: 2.96 mg/str
Temperature: 18.9°C
(no units): 0.0
16486 - Mass Air Flow Sensor (G70)
P0102 - 000 - Signal too Low - Intermittent
Freeze Frame:
RPM: 378 /min
Torque: 156.0 Nm
Speed: 0.0 km/h
Load: 87.8 %
Voltage: 9.42 V
Bin. Bits: 00001100
Mass Air / Rev.: 640.0 mg/str
Mass Air / Rev.: 0.0 mg/str
17056 - Cylinder 2 Glow Plug Circuit (Q11)
P0672 - 000 - Electrical Fault
Freeze Frame:
RPM: 1722 /min
Torque: 148.0 Nm
Speed: 0.0 km/h
Load: 61.6 %
Voltage: 13.38 V
Bin. Bits: 00001100
Temperature: 15.3°C
Bin. Bits: 10110000
17058 - Cylinder 4 Glow Plug Circuit (Q13)
P0674 - 000 - Electrical Fault
Freeze Frame:
RPM: 1722 /min
Torque: 148.0 Nm
Speed: 0.0 km/h
Load: 61.6 %
Voltage: 13.38 V
Bin. Bits: 00001100
Temperature: 15.3°C
Bin. Bits: 10110000
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Medições grupo 13 - Injection Quantity Deviation:
Cilindro 1: -2.71 mg/str
Cilindro 2: 2.99 mg/str
Cilindro 3: -0.96 mg/str
Cilindro 4: -1.69 mg/str
- Mario_Marques
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Re: Rosca passada - melhor solução?
Seguramente, como isso está tem de tremer, pode não ser propriamente os injetores mas está relacionado com eles.
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Re: Rosca passada - melhor solução?
Ok.
Tenho de apertar as fichas do 2 e 4, tenho de colocar os restantes componentes do kit de reparação de injector no injector 2 (só tinha levado o 1.º oring) e encontrar alguém que me os afine com relógio comparador.
Mas agora tenho de tratar da fuga de óleo. Está babado na zona do retentor da CAM. Um vizinho meu disse que quase de CERTEZA ABSOLUTA que é do retentor (mal metido ou fraca qualidade).
Mário Marques, onde é que eu compro um retentor de QUALIDADE ASSEGURADA?
Tenho de apertar as fichas do 2 e 4, tenho de colocar os restantes componentes do kit de reparação de injector no injector 2 (só tinha levado o 1.º oring) e encontrar alguém que me os afine com relógio comparador.
Mas agora tenho de tratar da fuga de óleo. Está babado na zona do retentor da CAM. Um vizinho meu disse que quase de CERTEZA ABSOLUTA que é do retentor (mal metido ou fraca qualidade).
Mário Marques, onde é que eu compro um retentor de QUALIDADE ASSEGURADA?
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Re: Rosca passada - melhor solução?
Num concessionário VW por exemplo, é certo que não deve custar nenhuma fortuna.dgidgio Escreveu: ↑31 mar 2023, 04:22 Ok.
Tenho de apertar as fichas do 2 e 4, tenho de colocar os restantes componentes do kit de reparação de injector no injector 2 (só tinha levado o 1.º oring) e encontrar alguém que me os afine com relógio comparador.
Mas agora tenho de tratar da fuga de óleo. Está babado na zona do retentor da CAM. Um vizinho meu disse que quase de CERTEZA ABSOLUTA que é do retentor (mal metido ou fraca qualidade).
Mário Marques, onde é que eu compro um retentor de QUALIDADE ASSEGURADA?
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Re: Rosca passada - melhor solução?
Francamente não me parece que a culpa seja do retentor, por muito mau que fosse não ficava logo a verter pois esses retentores têm uma tolerância grande, agora se tiver lixo, se for mal montado, se a cam estiver a mover-se de maneira que não devia ou tiver gasta na zona de vedação entre outras coisas, aí sim, fica a verter, mas o mais habitual é o pessoal montar mal as chumaceiras e ficar a verter entre a chumaceira e a cabeça dando depois a sensação que a fuga é no retentor, quando na verdade não é, ou sair pela tampa de válvulas, nessa zona é difícil de ver uma fuga
Seria importante explicares o histórico disso tudo, pois pela tua descrição isso parece mais terem andado a fazer coisas mal feitas do que propriamente culpa do material, em carros de corrida por uma questão reduzir tempo, para não ter de desmontar a polia da árvore de cames, chegava a reutilizar esses retentores umas 20 vezes e nunca ficavam a verter, não quero com isto dizer que é boa ideia reutilizar pois não é boa ideia nem recomendo, apenas dei o exemplo para explicar que isso não é uma peça que falha assim com muita facilidade, isso tem una tolerância grande pois o retentor tem uma aba bastante flexível e que se ajusta muito bem as superfícies se estiverem boas.
Podes meter um original que não é uma fortuna, mas se não for bem montado, se não estiver tudo ok, vai falhar como os outros supondo que a fuga é mesmo lá.
Outra coisa que as vezes acontece é por algum motivo o pessoal ter de retirar a polia da árvore de cames e pouca gente tem a ferramenta própria para fazer o serviço, geralmente acabam por usar um "saca" universal e ao fazerem isso, muitas vezes empenam a polia ou estragam outras coisas, fazendo com que depois aquilo se mova como não devia, nesses casos também é possível que nunca mais fique a vedar até se reparar os danos causados.
Seria importante explicares o histórico disso tudo, pois pela tua descrição isso parece mais terem andado a fazer coisas mal feitas do que propriamente culpa do material, em carros de corrida por uma questão reduzir tempo, para não ter de desmontar a polia da árvore de cames, chegava a reutilizar esses retentores umas 20 vezes e nunca ficavam a verter, não quero com isto dizer que é boa ideia reutilizar pois não é boa ideia nem recomendo, apenas dei o exemplo para explicar que isso não é uma peça que falha assim com muita facilidade, isso tem una tolerância grande pois o retentor tem uma aba bastante flexível e que se ajusta muito bem as superfícies se estiverem boas.
Podes meter um original que não é uma fortuna, mas se não for bem montado, se não estiver tudo ok, vai falhar como os outros supondo que a fuga é mesmo lá.
Outra coisa que as vezes acontece é por algum motivo o pessoal ter de retirar a polia da árvore de cames e pouca gente tem a ferramenta própria para fazer o serviço, geralmente acabam por usar um "saca" universal e ao fazerem isso, muitas vezes empenam a polia ou estragam outras coisas, fazendo com que depois aquilo se mova como não devia, nesses casos também é possível que nunca mais fique a vedar até se reparar os danos causados.
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Re: Rosca passada - melhor solução?
novembro/2017 - motor reparado
Dezembro/2019 - motor com 28000 kms. Soltou-se o injector 2, meteu gasóleo para o óleo (vareta subiu uns 4 dedos acima do máximo), estragou o turbo. Depois coloquei só o 1º oring do injetor 2 (não coloquei os restantes componentes do kit - não sabia que devia fazê-lo). Apertei novamente o injetor 2, coloquei a tampa, andei 14 kms com o carro e depois acedeu a luz do óleo (andei 800 metros com a luz acesa). Era falta de óleo --> saíu pelo turbo estragado (eu conduzi-o sem o tubo que sai do intercooler e entra na admissão -- quando acelerava ouvia o óleo a passar pelos tubos do turbo)
2023 - Levei-o ao mecânico para ele colocar o turbo já reparado. Ele detectou fuga pelo retentor e colocou novo retentor (com as chaves próprias, eu vi). Deixou de sair óleo mas depois voltou a sair óleo daquela zona. Ele não conseguiu resolver, diz que é da junta da cabeça. Entregou-me o carro sem ficar reparado. Treme muito ao ralentim e quando acelero deixa de tremer -> deve ser a questão do injector (o mecânico também não meteu os elementos restantes do kit).
Vê-se óleo na zona do retentor, cai óleo no chão.
Reparei agora que também está babado de óleo no canto esquerdo na frente do motor. Deve cair da zona do retentor/tampa/chumaceira. Mas também está ali a junta da cabeça. Tenho de analisar.
Terá colocado mal o retentor? O gasóleo que misturou no óleo poderá ter feito mais algum estrago para além do turbo? Ex: terá removido o selante da chumaceira e agora passa óleo por aí?
Não sei, um vizinho meu (mudou o retentor do carro dele recentemente) diz que é 99,9 % do retentor.
Dezembro/2019 - motor com 28000 kms. Soltou-se o injector 2, meteu gasóleo para o óleo (vareta subiu uns 4 dedos acima do máximo), estragou o turbo. Depois coloquei só o 1º oring do injetor 2 (não coloquei os restantes componentes do kit - não sabia que devia fazê-lo). Apertei novamente o injetor 2, coloquei a tampa, andei 14 kms com o carro e depois acedeu a luz do óleo (andei 800 metros com a luz acesa). Era falta de óleo --> saíu pelo turbo estragado (eu conduzi-o sem o tubo que sai do intercooler e entra na admissão -- quando acelerava ouvia o óleo a passar pelos tubos do turbo)
2023 - Levei-o ao mecânico para ele colocar o turbo já reparado. Ele detectou fuga pelo retentor e colocou novo retentor (com as chaves próprias, eu vi). Deixou de sair óleo mas depois voltou a sair óleo daquela zona. Ele não conseguiu resolver, diz que é da junta da cabeça. Entregou-me o carro sem ficar reparado. Treme muito ao ralentim e quando acelero deixa de tremer -> deve ser a questão do injector (o mecânico também não meteu os elementos restantes do kit).
Vê-se óleo na zona do retentor, cai óleo no chão.
Reparei agora que também está babado de óleo no canto esquerdo na frente do motor. Deve cair da zona do retentor/tampa/chumaceira. Mas também está ali a junta da cabeça. Tenho de analisar.
Terá colocado mal o retentor? O gasóleo que misturou no óleo poderá ter feito mais algum estrago para além do turbo? Ex: terá removido o selante da chumaceira e agora passa óleo por aí?
Não sei, um vizinho meu (mudou o retentor do carro dele recentemente) diz que é 99,9 % do retentor.