Boas
Uma rosca na cabeça onde encaixa a tampa das válvulas está passada, não dá aperto. E depois perde óleo por esse sitio.
Qual a melhor solução? Silicone? Fazer uma rosca maior e colocar uma mola? Onde comprar essa mola?
Alguém já teve este problema?
(Golf 5 1.9 TDI de 2004 105 cv)
Rosca passada - melhor solução?
-
- Rookie
- Mensagens: 121
- Registado: 20 nov 2012, 11:03
- Veículos: Golf 5 1.9 tdi 105 cv
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18480
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Rosca passada - melhor solução?
Silicone é má solução, o correto era reparar a rosca, podes utilizar um helicoil ou um casquilho(inserto), isso geralmente compras em lojas de parafusos e ferramentas mas é raro venderem á unidade, até porque vais precisar das ferramentas de instalação.
Tem atenção que se deram cabo da rosca é porque fizeram asneira grossa, as vezes o pessoal aperta mal e empena as tampas ou parte-as mesmo, se a tampa tiver empenado que é quase certo mas deves verificar, eu aconselhava ires procurando outra e depois apertar os parafusos na ordem correta e na força correta com junta nova original, só leva silicone nas esquinas junto as chumaceiras e quase nada, se levar demais pode causar problemas graves de entupir canais de óleo.
Tem atenção que se deram cabo da rosca é porque fizeram asneira grossa, as vezes o pessoal aperta mal e empena as tampas ou parte-as mesmo, se a tampa tiver empenado que é quase certo mas deves verificar, eu aconselhava ires procurando outra e depois apertar os parafusos na ordem correta e na força correta com junta nova original, só leva silicone nas esquinas junto as chumaceiras e quase nada, se levar demais pode causar problemas graves de entupir canais de óleo.
-
- Rookie
- Mensagens: 121
- Registado: 20 nov 2012, 11:03
- Veículos: Golf 5 1.9 tdi 105 cv
Re: Rosca passada - melhor solução?
Ok, vou procurar um helicoil ou casquilho. Mario Marques, sabe me dizer qual a medida da rosca e o passo daqueles parafusos?
Gratidão.
Gratidão.
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18480
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Rosca passada - melhor solução?
Sem certeza, mas tenho ideia de ser M6 com passe 1.0 e deve ter prai 22mm de comprimento.
-
- Rookie
- Mensagens: 121
- Registado: 20 nov 2012, 11:03
- Veículos: Golf 5 1.9 tdi 105 cv
Re: Rosca passada - melhor solução?
Ok, muito obrigadão.
-
- Rookie
- Mensagens: 121
- Registado: 20 nov 2012, 11:03
- Veículos: Golf 5 1.9 tdi 105 cv
Re: Rosca passada - melhor solução?
Só para ficar aqui a informação sobre estes parafusos, se alguém precisar, deram-me a seguinte informação:
Medida da rosca: M12x1,75x166
Perfil da cabeça do parafuso/porca: Estriado interior
Abertura da chave: X - M 12
Medida da rosca: M12x1,75x166
Perfil da cabeça do parafuso/porca: Estriado interior
Abertura da chave: X - M 12
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18480
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Rosca passada - melhor solução?
Amigo, M12 não é de certeza
Ou não estamos a falar da mesma coisa, M12 é a medida por ex do parafuso que fixa a cabeça ao bloco do motor, M12, tem aprox 12mm de diâmetro medido na parte mais larga da rosca, aquilo que escrevi em cima, não tenho as medidas exatas de cabeça mas não deve andar muito longe do que escrevi.
As medidas que meteste aí e descrição é típica de um parafuso de fixar a cabeça ao bloco, inclusive a chave, que a chave é uma chave M12
Em último caso podes sempre medir o que aí tens, assim não há erros, mas o passe sei de certeza que é o que escrevi, só não tenho a certeza se é m6 apesar de ter prai 99% de certeza e o comprometimento não me recordo mas será na casa daquilo que escrevi, já me passaram durante muitos anos muitos parafusos desses pelas mãos.
Ou não estamos a falar da mesma coisa, M12 é a medida por ex do parafuso que fixa a cabeça ao bloco do motor, M12, tem aprox 12mm de diâmetro medido na parte mais larga da rosca, aquilo que escrevi em cima, não tenho as medidas exatas de cabeça mas não deve andar muito longe do que escrevi.
As medidas que meteste aí e descrição é típica de um parafuso de fixar a cabeça ao bloco, inclusive a chave, que a chave é uma chave M12
Em último caso podes sempre medir o que aí tens, assim não há erros, mas o passe sei de certeza que é o que escrevi, só não tenho a certeza se é m6 apesar de ter prai 99% de certeza e o comprometimento não me recordo mas será na casa daquilo que escrevi, já me passaram durante muitos anos muitos parafusos desses pelas mãos.
-
- Rookie
- Mensagens: 121
- Registado: 20 nov 2012, 11:03
- Veículos: Golf 5 1.9 tdi 105 cv
Re: Rosca passada - melhor solução?
Sim sim, tem razão Mario Marques. Foi engano meu. Deram-me a informação errada.
Eu até apaguei o meu comentário mas ficou aqui na mesma. Peço desculpa.
Eu até apaguei o meu comentário mas ficou aqui na mesma. Peço desculpa.
-
- Rookie
- Mensagens: 121
- Registado: 20 nov 2012, 11:03
- Veículos: Golf 5 1.9 tdi 105 cv
Re: Rosca passada - melhor solução?
Mário Marques, já que passaram muitos parafusos desses pelas suas mãos, sabe-me dizer qual a força correcta de aperto?
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18480
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Rosca passada - melhor solução?
O aperto sei de cabeça, são 10Nm, já agora, deixo a sequência de aperto para os 2 modelos de tampa de golf 5 tdi de 8 válvulas.
- Anexos
-
- golf-mk5-10550.png (5.56 KiB) Visto 354 vezes
-
- golf-mk5-10549.png (23.3 KiB) Visto 354 vezes
-
- Rookie
- Mensagens: 121
- Registado: 20 nov 2012, 11:03
- Veículos: Golf 5 1.9 tdi 105 cv
Re: Rosca passada - melhor solução?
É pá espectáculo. Porreiro pá Não sabia disto. Obrigadão Mário Marques. Gratidão.
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18480
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Rosca passada - melhor solução?
É importante, antes de dar o aperto, garantir que a tampa está toda bem assentada em especial do lado do coletor de admissão pois vê-se mal essa zona, e encostar os parafusos até ao fim com uma chave manual de forma ligeira primeiro antes de dar o aperto dos 10Nm, podes colocar silicone mesmo muito pouco e bem espalhado nos cantos da junta que vão pousar nas chumaceiras.
-
- Rookie
- Mensagens: 121
- Registado: 20 nov 2012, 11:03
- Veículos: Golf 5 1.9 tdi 105 cv
Re: Rosca passada - melhor solução?
Ok. Infelizmente o mecânico não sabia disso do silicone e acho que também da sequência dos apertos. A tampa está toda coberta de silicone. Já lhe dei as suas indicações. Ficou "de burro" diz que trabalhou muitos anos em Inglaterra no grupo VAG e colocou milhares de tampas destas com silicone todo à volta. É o meu carro e eu não posso deixá-lo fazer esta asneira.
O carro perde óleo pelo lado do retentor da CAM, ele já colocou novo retentor mas continua perdendo, ele não consegue saber onde está o problema. Depois se calhar abro outro tópico sobre esta questão.
O carro perde óleo pelo lado do retentor da CAM, ele já colocou novo retentor mas continua perdendo, ele não consegue saber onde está o problema. Depois se calhar abro outro tópico sobre esta questão.
-
- Rookie
- Mensagens: 121
- Registado: 20 nov 2012, 11:03
- Veículos: Golf 5 1.9 tdi 105 cv
Re: Rosca passada - melhor solução?
Neste momento existe a possibilidade do silicone já ter entupido os canais do óleo. Alguém sabe me dizer como ter a confirmação desta possibilidade? Quais os indícios/sintomas? Qual o teste com o VAG se pode fazer para analisar?
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18480
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: Rosca passada - melhor solução?
Como chegaste a essa conclusão?
O sintoma quando há entupimento é gripar componentes por falta de lubrificação, se não for feito nada absurdo é difícil isso acontecer, apesar de existir a possibilidade, geralmente o silicone acaba a obstruir o filtro da trompa de sucção da bomba de óleo.
Se tiver havido desmontagem, por ex de chumaceiras e for colocado silicone em excesso é que bloqueia diretamente canais de lubrificação.
Não é possível verificar por software.
Em relação á tua fuga, a culpa ou é das peças que estão a usar, ou da montagem que estão a fazer, ou ambas as coisas, isso não é rocket science.
O sintoma quando há entupimento é gripar componentes por falta de lubrificação, se não for feito nada absurdo é difícil isso acontecer, apesar de existir a possibilidade, geralmente o silicone acaba a obstruir o filtro da trompa de sucção da bomba de óleo.
Se tiver havido desmontagem, por ex de chumaceiras e for colocado silicone em excesso é que bloqueia diretamente canais de lubrificação.
Não é possível verificar por software.
Em relação á tua fuga, a culpa ou é das peças que estão a usar, ou da montagem que estão a fazer, ou ambas as coisas, isso não é rocket science.