Passat B6 Aquecimento anormal do motor

Responder
mcribas
Beginner
Beginner
Mensagens: 10
Registado: 12 ago 2016, 11:59
Veículos: VW Passat Bluemotion

Passat B6 Aquecimento anormal do motor

Mensagem por mcribas »

Boas pessoal,

Estou com um problema: desde Setembro mais ou menos, o meu Passat B6 tem-se comportado de forma irregular. Antigamente, a temperatura do refrigerante mantinha-se bastante estável nos 90 ºC, mas mais recentemente, ela tem oscilado e aumenta, até 100-110 ºC, e depois volta a baixar. Parece ser mais frequente quando estou em subida (maior tração necessária?) mas ainda não percebi exatamente em que situações acontece. Mas é bastante reprodutível. Todos os dias faço a mesma viagem de casa para o Porto, de manha, e o gajo começa a fazer isso ao fim de mais ou menos 40 minutos, e na VCI a passar o dragão (zona de subida). É bastante estranho.

O carro foi ao mecânico em Dezembro para a revisão básica, falei-lhe do problema mas ele não encontrou nada. Entretanto nos dias seguintes o carro andou normal, até achei que teria resolvido, mas a verdade é que o problema voltou no início do ano. Não é falta de refrigerante, já confirmei o nível, mas não consigo perceber o que possa ser.

Já aconteceu a alguém?
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Passat B6 Aquecimento anormal do motor

Mensagem por SuperGolf »

Podem ser vários factores....eu começava imediatamente por trocar o termostato, meter G12.
Depois fazer o teste no liquido a verse há misturas....
mcribas
Beginner
Beginner
Mensagens: 10
Registado: 12 ago 2016, 11:59
Veículos: VW Passat Bluemotion

Re: Passat B6 Aquecimento anormal do motor

Mensagem por mcribas »

Eu estou realmente tentado a achar que pode ser um problema de termostato, acharia que se fosse isso, o problema deveria ser mais aleatório do que aparentemente é. No entanto, concordam que é algo a que devo prestar atenção e não negligenciar certo? Nunca chegou ao vermelho mas estou sempre com o receio para que chegue o dia xD
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18420
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Passat B6 Aquecimento anormal do motor

Mensagem por Mario_Marques »

Se for um problema no termostato é relativamente fácil de ver(não há circulação) os termostatos modernos não costuma acontecer isso pois o são desenhados de forma a que quando falham ficam é com passagem permanente, ou seja, aconteceria o contrário o carro não aquece sequer o que devia, a primeira coisa seria identificares qual é o teu motor, até porque há uma série de motores nos passat b6 que têm problemas de sobreaquecimento, segunda coisa é veres se realmente está a aquecer ou se isso é um problema elétrico que está a indicar temperatura alta devido a uma falha eletrônica.
Uma bomba de água com problemas em que a turbina deslize no veio faz com que o carro em determinadas situações não produza fluxo suficiente e sobreaqueça, mas problemas num sensor ou na cablagem fazem a mesma coisa, logo isso obriga sempre a ver o que se passa.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder