GNR aprende veiculo baseado na cor da suspensão!

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paracelso
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GNR aprende veiculo baseado na cor da suspensão!

Mensagem por paracelso »

30 de Novembro de 2022 , ao ir a uma consulta médica no meu carro (golf IV 1.9 tdi ) Perseguido por ter peliculas escuras nos vidros...após o guarda me ter seguido por cerca de 1KM ( o guarda mudou o sentido de marcha para me seguir) e ao ver-me estacionar ,parou ao meu lado, e assim te terminei o estacionamento solicitou-me os documentos , da viatura ( sem o tradicional cumprimento ao condutor) ao qual após a desilusão de ver que as peliculas e as rodas mais largas, estavam devidamente legalizadas e anotados no DUA, me mandou abrir a mala do veiculo e capô de acesso ao motor, olhou para o interior do mala então começou uma inspeção minuciosa ao motor e parte mecânica do veiculo, como ha muito tempo nem o meu mecânico fazia, desconhecia esta capacidade mecânica das autoridades... são valiosas e podemos assim em caso de avaria chamar os guardas em vez do reboque. MAS ADIANTE...
Após a rigorosa "inspeção" e de uma calorosa troca de palavras sobre a pretensão do senhor guarda em me aprender o veiculo, começando pelo auto radio do carro e a ponteira do escape não serem originais... o senhor guarda acabou por me aprender o veiculo baseado na suspensão do carro que " era " segundo ele vermelhos

bem o disse e melhor o fez.... veiculo aprendido com a famosa frase de " alterações as caraterísticas do veiculo" , Texto da multa elucidativo e a dizer que o carro tinha molas vermelhas não originais e por isso ERA rebaixado. Oredem de só poder conduzir o veiculo até casa , multa de 250€ e o resto seria com o IMT.
Vamos ao 1º facto...
As molas do veiculo são originais com a "marca" de origem e PRETAS... vermelho , ( desculpem o senhor guarda deve ser daltónico) LARANJA são os amortecedores de marca KONI devidamente homologados e reconhecidos como peça de reposição/manutenção para aquele veiculo!
Após muitos telefonemas e pedidos de esclarecimentos o DUA do veiculo la chegou ao IMT e foi pedido a minha presença pessoal para proceder ao preenchimento dos impressos para uma vistoria ao veiculo, e pagamentos das devidas taxas etc.
Então a dita vistoria foi marcada para dia 10 de janeiro as 10.30, Chegado ao local e o inspetor olhando para a ordem de apreensão de veiculo e para o veiculo ,reponde-me:
- Agora esta bom.
( eu respondo)-
- Agora e sempre o veiculo esta exatamente igual ao dia em que foi apreendido , só com um pouco de gasóleo a menos no deposito, se calhar a diferença de peso fez o carro levantar do rebaixamento!
Ora... o carro ja deixou de estar ok pra ser visto a lupa pelo dito "inspetor" o qual por algum motivo e de olhos postos no que seria da multa, pediu ajuda a outro inspetor, que na 1ª faze também disse lhe parecer estar tudo bem, lá vão os dois com o carro para a fossa ( não compreendo como se mede a altura de um veiculo ao solo olhando para ele por baixo na fossa) bem passados uns 5 minutos , la vem os dois "inspetores" informar que o veiculo continua aprendido porque embora as molas sejam originais , os amortecedores são KONI o que significa que não são originais.
Ponto final paragrafo.
Chegado a casa... contactei o representante direto dos amortecedores KONI dos quais enviei as devidas provas do modelo e referencia montada no meu carro e a pedir a explicação se os amortecedores são compatíveis o não ao meu veiculo.
Devo dizer que a Marca foi rápida na resposta (mesmo dia) e teve até a gentileza de me telefonar e inteirar-se do sucedido e oferecer todo o apoio, a marca KONI forneceu por escrito a confirmação do que os amortecedores SÃO compatíveis com o veiculo, enviou o nº da homologação internacional e a confirmação da compatibilidade exatamente igual a peça de origem.
E-mail no mesmo dia para o IMT, contestando a continuação da apreensão com a prova / documento enviada pelo fabricante das peças em questão .

Resposta do IMT

Boa tarde Exmo. Sr., em resposta ao mail infra somos a informar o seguinte:

Quanto aos amortecedores verificados em inspeção apostos no seu veículo, efectivamente os mesmos tem Homologação Europeia, ou seja são passiveis de averbamento no Certificado de Matrícula, mas os mesmos não são originais do veículo, o Código da Estrada é claro nessa matéria, ora vejamos,

CAPÍTULO II

Características dos veículos

Artigo 114.º
Características dos veículos

1 - As características dos veículos e dos respetivos sistemas, componentes e acessórios são fixadas em regulamento.

2 - Todos os sistemas, componentes e acessórios de um veículo são considerados suas partes integrantes e, salvo avarias ocasionais e imprevisíveis devidamente justificadas, o seu não funcionamento é equiparado à sua falta.



5 - É proibido o trânsito de veículos que não disponham dos sistemas, componentes ou acessórios com que foram aprovados ou que utilizem sistemas, componentes ou acessórios não aprovados nos termos do n.º 3.

Artigo 115.º

Transformação de veículos
1 - Considera-se transformação de veículo qualquer alteração das suas características construtivas ou funcionais.

2 - A transformação de veículos a motor e seus reboques é autorizada nos termos fixados em regulamento.

3 - Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de € 250 a € 1250, se sanção mais grave não for aplicável, sendo ainda apreendido o veículo até que este seja aprovado em inspeção extraordinária

Pelo exposto se não estiver interessado em colocar os componentes originais, pode averbar os amortecedores marca “KONI” junto do IMT sendo necessário o seguinte:
Clique para expandir...Por isso meus amigos... quando mudarem uma lâmpada, um pneu, calços, filtros .... Não se esqueçam de ir a origem e certificarem-se que realmente fui aquele produto e marca que o vosso veiculo trouxe de fabrica.

Não é anedota nem história... tenho todos os documentos , provas, fotos, emails, etc guardados e prontos a mostrar seja onde for...
Por agora enviei um e-mail com pedido de esclarecimento a marca e fabricante do veiculo , sobre a veracidade de o veiculo apenas poder usar peças originais e de sua marca.
O Passo seguinte vai ser informar a associação de comerciantes sobre o facto e fazer um barulho tão grande , que vou ter o carro mais famoso do País se não for do mundo.
Mas uma coisa eu garanto os amortecedores , que são bem melhores e fiáveis que os originais não vão sair do carro!
Por isso se virem por aí um golf IV azul em cima de um reboque a viajar com a inscrição ,
"Aprendido por ter as molas vermelhas.... e na realidade ter uns amortecedores dos mais conceituados do mercado cor de laranja"

É O MEU GOLF !

Um bom fim de semana !Amortecedor Frente.jpg
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Re: GNR aprende veiculo baseado na cor da suspensão!

Mensagem por Silver_Ajm »

Boa sorte na resolução do teu problema, bem precisas...
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Re: GNR aprende veiculo baseado na cor da suspensão!

Mensagem por |Guilherme| »

Tinha ideia que este tópico já tinha sido criado. Mas boa sorte com isso claro
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Mario_Marques
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Re: GNR aprende veiculo baseado na cor da suspensão!

Mensagem por Mario_Marques »

|Guilherme| Escreveu: 24 fev 2023, 11:49 Tinha ideia que este tópico já tinha sido criado. Mas boa sorte com isso claro
E já foi:
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Re: GNR aprende veiculo baseado na cor da suspensão!

Mensagem por |Guilherme| »

Mario_Marques Escreveu: 24 fev 2023, 19:19
|Guilherme| Escreveu: 24 fev 2023, 11:49 Tinha ideia que este tópico já tinha sido criado. Mas boa sorte com isso claro
E já foi:
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Bem me parecia, mas já estava na dúvida se tinha sido aqui ou no facebook que tinha visto e comentado :mrgreen: :mrgreen:
paracelso
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Re: GNR aprende veiculo baseado na cor da suspensão!

Mensagem por paracelso »

Vamos dar um pouco de vida a esta novela que ainda não acabou...Começou com as molas vermelhas, que afinal não eram, seguiu para os amortecedores KONI que afinal são homologados para o veiculo, seguiu para a altura do veiculo ( que ainda nenhuma entidade me consegui dizer qual é a original ou que pode ter) mas que segundo o IMT tem um "discrepância de um dedo ou dois" (não sei qual o tamanho dos dedos, mas esperemos que não os usem para fazer teste a próstata!) e agora já vamos no jogo de assustar os centros de inspeção e talvez os técnicos...EU pedi que a lei fosse cumprida e pedi os documentos para fazer uma vistoria B ao veiculo e assim ter uma contra prova e outra opinião, a mesma foi recusada, depois de muitas peripécias , la recebi a "autorização" para poder ir fazer a inspeção B, a condição era o centro que eu escolhesse teria de fazer o pedido para que o IMT enviasse a autorização via mail e dirigido a mesma pessoal que tem liderado a "novela", contactei um centro de inspeções da minha zona, ( sem nota no isqueiro , LOL) e expliquei o caso.... o dito centro fez o pedido ao IMT segundo as normas na minha comunicação no dia 4 do presente mês, o mesmo centro recebeu no dia 10 uma alteração as normas e regras das inspeções, onde uma deficiência do tipo 1 ( que não dá reprovação) passou a tipo 2 onde dá reprovação imediata, sendo que o imt sabia que era aplicável ao meu veiculo embora não seja o motivo da apreensão, só entendo que isto é um aviso ao dito centro que o veiculo teria de reprovar , ainda mais que o centro recebe depois no dia 11, a resposta ao pedido do dia 4 a autorizar a inspeção.... estarei certo ou será paranoia minha?
Esclareço ainda que a referida alteração das regras se deve as peliculas nos vidros, que embora o meu carro as tenha mencionadas no DUA não as têm nos vidros da frente, já comprei assim, e isso não foi sequer mencionado pelo guarda que apreendeu o veiculo, no entanto foi referido pelo “técnico” do IMT que fez a 1ª vistoria ao veiculo, e depois de vários pedidos de explicação e debates sobre o artigo que regula as peliculas fui informado pelo IMT que as anotações especiais são regidas pela palavra “OU” e que nesse caso o veiculo esta legal com alteração OU no estado original, tal como quem tem varias medidas de pneus pode andar com uma OU outra medida, daí que nunca mais liguei as peliculas,…. Mas pelos visto o IMT não esqueceu o único motivo que pode continuar a invocar para o carro continuar aprendido, e embora o veículo já tenha ultrapassado o limite legal do tempo aprendido, que segundo o artigo 162 é de 90 dias.
A Novela continua….
Já comecei uma pesquisa pelos centros de inspeção se a falta de peliculas nos vidros é deficiência tipo 1 ou 2… ou se foi apenas aquele centro que recebeu a informação.
PS: Também informo que já tenho orçamento para repor as peliculas , só ainda não o fiz por dificuldades em levar o veiculo, visto o mesmo não poder andar, tinha intenção de o fazer assim que a novela tivesse terminado
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Re: GNR aprende veiculo baseado na cor da suspensão!

Mensagem por Mario_Marques »

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Re: GNR aprende veiculo baseado na cor da suspensão!

Mensagem por scott_ »

Realmente ao que chegamos. Vi esse vídeo ontem e é triste.
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Re: GNR aprende veiculo baseado na cor da suspensão!

Mensagem por |Guilherme| »

Qualquer dia é o que ele diz, metes distribuição after market e levas B :mrgreen: :mrgreen:
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Re: GNR aprende veiculo baseado na cor da suspensão!

Mensagem por sflopes »

Os Srs agentes qualquer dia apreendem viaturas que tenham substituído o parabrisas e não seja Oem
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