Falha Acelerador e CC aleatoria em Touran 1.9 tdi de 2004

Responder
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Falha Acelerador e CC aleatoria em Touran 1.9 tdi de 2004

Mensagem por Mario_Marques »

GKnight Escreveu: 04 fev 2023, 20:08
Daqui nada vai ser do rádio.. :evil:
O radio, se for aftermarket e te estiver a causar conflitos, não é invulgar teres problemas com o acelerador, já acontecia isso mesmo nos mais antigos golf 4, o pessoal aumentava o volume e o motor oscilava um pouco a aceleração ao ritmo e volume da musica, não, não estou a gozar, até há cá tópicos disso. :lol:
Outras coisas que desativam o acelerador é o pedal do travão, se for ativado a ecu ignora o acelerador(não sei se através do proprio switch no pedal ou se pelo sensor de pressão no abs/esp, nunca confirmei) e o switch do pedal da embraiagem.
Outra pergunta, o carro não dá mesmo um único erro em lado(outros módulos) absolutamente nenhum?
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
GKnight
Beginner
Beginner
Mensagens: 12
Registado: 02 set 2022, 01:54
Veículos: Touran 1.9TDI AVQ, Audi A3 8P 1.9TDI BKC, GOLF 1.9TDI BKC

Re: Falha Acelerador e CC aleatoria em Touran 1.9 tdi de 2004

Mensagem por GKnight »

Neste caso o rádio é original é um simples rcd300.. mas descartei hoje isso.. desliguei o rádio e central de conforto e problema continua... Ja ando por coisas que nao fazem sentido nenhum..
Isso dos sensores travao e embraiagem é o que fazia mais sentido na minha cabeça... Troquei ambos sensores e verifiquei a cablagem..
Uma experiência que fiz e faz-me também descartar é, a embraiagem nao consegui simular de maneira nenhuma o desactivar o acelerador.. mas o pedal de travao esse sim realmente desliga o acelerador mas é só a partir de certa quantidade de força carregada no pedal.. mas ao levantar o pé o acelerador volta a responder e volta as rotações anteriores.. e sim estou a ter em conta que também temos a resistência da travagem... Mas o acelerador desativa só durante o pedal carregado e volta as mesmas rotações quando se levanta o pé do travão.. ou seja parece diferente..
O que falas de ser o sensor de pressão dentro da bomba de ABS tambem me faz muito sentido.. até porque houve um recall ha muito tempo nas Tourans por causa da bomba de ABS e exatamente o sensor ficava a 200bar e deixava de responder e acendia a luz da avaria.
Ja pensei será que o sensor esta ali no vai e nao vai e saltam uns picos de pressão e que isso fizesse desativar . Mas a questão é que ainda nunca consegui apanhar esse pico nos logs do sensor e alem disso ja testei a desligar a ficha do abs e o problema aconteceu na mesma com o carro parado.
Uma curiosidade que reparei hoje.. em estrada quando falha o acelerador e fico la com o pé a fundo.. se activo o CC ele activa e funciona pelo CC mas o acelerador enquanto esta la carregado ele nao responde nada.. o CC a trabalhar direitinho aumento e o diminuir speed pelo CC funciona mas o acelerador la em baixo a fundo e ela nada.. levanto os 2 segundos o acelerador e volta ao normal....
Vou ter de passar a um patamar mais pro... Vou precisar de meter osciloscópio nisto.. vou ter de investir num pois sem ele nao me safo.. :evil:
E repassar novamente e cuidadosamente a parte ABS, direção e cablagens mais escondidas que nao estao na parte da cablagem motor mas sim vao da ECU ao resto... Testei isso tudo já... mas tem de estar a escapar-me alguma coisa.... :evil:
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3151
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Falha Acelerador e CC aleatoria em Touran 1.9 tdi de 2004

Mensagem por sflopes »

GKnight Escreveu: 06 fev 2023, 01:12 Neste caso o rádio é original é um simples rcd300.. mas descartei hoje isso.. desliguei o rádio e central de conforto e problema continua... Ja ando por coisas que nao fazem sentido nenhum..
Isso dos sensores travao e embraiagem é o que fazia mais sentido na minha cabeça... Troquei ambos sensores e verifiquei a cablagem..
Uma experiência que fiz e faz-me também descartar é, a embraiagem nao consegui simular de maneira nenhuma o desactivar o acelerador.. mas o pedal de travao esse sim realmente desliga o acelerador mas é só a partir de certa quantidade de força carregada no pedal.. mas ao levantar o pé o acelerador volta a responder e volta as rotações anteriores.. e sim estou a ter em conta que também temos a resistência da travagem... Mas o acelerador desativa só durante o pedal carregado e volta as mesmas rotações quando se levanta o pé do travão.. ou seja parece diferente..
O que falas de ser o sensor de pressão dentro da bomba de ABS tambem me faz muito sentido.. até porque houve um recall ha muito tempo nas Tourans por causa da bomba de ABS e exatamente o sensor ficava a 200bar e deixava de responder e acendia a luz da avaria.
Ja pensei será que o sensor esta ali no vai e nao vai e saltam uns picos de pressão e que isso fizesse desativar . Mas a questão é que ainda nunca consegui apanhar esse pico nos logs do sensor e alem disso ja testei a desligar a ficha do abs e o problema aconteceu na mesma com o carro parado.
Uma curiosidade que reparei hoje.. em estrada quando falha o acelerador e fico la com o pé a fundo.. se activo o CC ele activa e funciona pelo CC mas o acelerador enquanto esta la carregado ele nao responde nada.. o CC a trabalhar direitinho aumento e o diminuir speed pelo CC funciona mas o acelerador la em baixo a fundo e ela nada.. levanto os 2 segundos o acelerador e volta ao normal....
Vou ter de passar a um patamar mais pro... Vou precisar de meter osciloscópio nisto.. vou ter de investir num pois sem ele nao me safo.. :evil:
E repassar novamente e cuidadosamente a parte ABS, direção e cablagens mais escondidas que nao estao na parte da cablagem motor mas sim vao da ECU ao resto... Testei isso tudo já... mas tem de estar a escapar-me alguma coisa.... :evil:
Já conseguiu resolver a situação?
GKnight
Beginner
Beginner
Mensagens: 12
Registado: 02 set 2022, 01:54
Veículos: Touran 1.9TDI AVQ, Audi A3 8P 1.9TDI BKC, GOLF 1.9TDI BKC

Re: Falha Acelerador e CC aleatoria em Touran 1.9 tdi de 2004

Mensagem por GKnight »

Boa noite, infelizmente ainda não.
Continuo na luta mas como a carrinha é neste momento o meu carro diário tem sido complicado continuar para os próximos passos....
Posso confirmar que nao tem nada a ver com o módulo ABS pois andei com este desligado uns dias e a falha persiste.. caixa direção ou modulo airbag também nao pois também andou desligado.. resumindo repassei o que ja tinha testado antes.. e posso dizer com certeza que nao tem nada haver com os outros módulos.. bug de software da ECU também não é pois neste momento ando com a centralina do Audi na Touran e a da Touran no Audi.. o problema continua a estar algures no carro...
Ja analisei as linhas CAN em osciloscópio e nao vejo falhas claras... mas..... Na linha CAN principal suspeito de algo...
E creio que tenho uma ideia do que seja...
O que acho estranho é ninguém mais vir aqui e se queixar de problemas idênticos nas Touran ou Caddy..
Se for o que creio que é tem de haver mais gente com sintomas estranhos nestes dois modelos (a falha do acelerador, erros de airbag e mensagens estranhas no quadrante...).
Quando resolver este problema eu garanto que publico aqui em detalhe a solução do mesmo.
Para já posso dizer que o próximo passo vai ser tirar o tablier. :twisted:
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3151
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Falha Acelerador e CC aleatoria em Touran 1.9 tdi de 2004

Mensagem por sflopes »

Ok, a situação continua a chatear, mas com o empenho que vejo no problema, acredito que terá um fim feliz.
Agradeço a partilha.
Avatar do Utilizador
cristo_844
Master
Master
Mensagens: 7304
Registado: 23 jun 2008, 18:48
Veículos: GOLF V
Localização: Agueda

Re: Falha Acelerador e CC aleatoria em Touran 1.9 tdi de 2004

Mensagem por cristo_844 »

Qual e a versao de sw que tens na ecu?
Imagem
Interfaces originais>>VVDI2 ,VVDI Prog,Iscancar MM007,Mini Key Tool,VCP8.9,Xgpro TL866II,Vas5054 ,CarProg,VCDS/Hex-V2 Original Vins ilimitados,VDOEditor,Vag Immo Calculator Full, Obd11 Ultra
https://www.facebook.com/luis.morais.1614
GKnight
Beginner
Beginner
Mensagens: 12
Registado: 02 set 2022, 01:54
Veículos: Touran 1.9TDI AVQ, Audi A3 8P 1.9TDI BKC, GOLF 1.9TDI BKC

Re: Falha Acelerador e CC aleatoria em Touran 1.9 tdi de 2004

Mensagem por GKnight »

A versão de software da Touran motor AVQ de 100CV com caixa de 6V de 2004 é a 03G906016BT.. inicialmente saiu com a 03G906016A mas a VW actualizou o software para esta versao BT.
A centralina do Audi A3 8P motor BKC de 105cv e caixa de 5V tambem de 2004 que agora estou lá usar é a 03G906016J.. ainda analisei ambas as flashes e os mapas de DTC tem algumas pequenas diferenças e tinha alguma esperança que a do Audi apanhasse a falha.. mas infelizmente não...
Avatar do Utilizador
cristo_844
Master
Master
Mensagens: 7304
Registado: 23 jun 2008, 18:48
Veículos: GOLF V
Localização: Agueda

Re: Falha Acelerador e CC aleatoria em Touran 1.9 tdi de 2004

Mensagem por cristo_844 »

Versao de sw nao é ref na ecu! 7210?
Se um carro tem caixa de 6 e o outro de 5 o mapa das rpm e diferente...A casos reportados de interferir com o cruise control quando fazem trocas de ecu sem o SW correto ou passam de caixa de 5 para 6!
Imagem
Interfaces originais>>VVDI2 ,VVDI Prog,Iscancar MM007,Mini Key Tool,VCP8.9,Xgpro TL866II,Vas5054 ,CarProg,VCDS/Hex-V2 Original Vins ilimitados,VDOEditor,Vag Immo Calculator Full, Obd11 Ultra
https://www.facebook.com/luis.morais.1614
GKnight
Beginner
Beginner
Mensagens: 12
Registado: 02 set 2022, 01:54
Veículos: Touran 1.9TDI AVQ, Audi A3 8P 1.9TDI BKC, GOLF 1.9TDI BKC

Re: Falha Acelerador e CC aleatoria em Touran 1.9 tdi de 2004

Mensagem por GKnight »

A BT é a 7210 e a J é 5497
Como explico logo no primeiro post o problema acontece com a centralina original.
O testar com outras centralinas foi só para descartar avaria na centralina e usar outra versao foi para descartar possivel bug de software com alguma possivel "micro falhas" dos potenciómetros do acelerador.. como expliquei antes o acelerador ja tinham sido trocados..
Alem disso esta geração de centralinas usam o mesmo mapa de pedal para todas as velocidades e é indiferente para este caso.
A falha principal é deixar de responder ao acelerador aleatoriamente.. carro parado ou em andamento.. o CC é outro dos sintomas que em estrada também desactiva aleatoriamente da mesma maneira como o acelerador.
Avatar do Utilizador
cgslopes
Beginner
Beginner
Mensagens: 2
Registado: 28 jul 2023, 20:40
Veículos: Golf IV 2000 1.9 TDI 4Motion

Re: Falha Acelerador e CC aleatoria em Touran 1.9 tdi de 2004

Mensagem por cgslopes »

GKnight Escreveu: 03 fev 2023, 11:49 Boas malta,

nunca ninguém teve uma falha idêntica num qualquer outro motor PD ?
Falha aleatória do Acelerador deixar de responder e não ter qualquer DTC registada ?
Desligar o pedal regista DTC e ficam em modo "Safe" as 1200RPMs..
Por isso aqui é mesmo só falha do acelerador como se se levantasse o Pé do mesmo repentinamente.

Estas falhas intermitentes são horríveis pois sem a falha presente como se pode testar as coisas??.. :x
Alguém tem alguma ideia do que mais possa provocar isto ?

O facto de não haver DTC tem de significar alguma coisa... mas o quê??.... :?
Tenho um problema muito parecido.
Meu carro, um Golf IV 1.9 TDI 115cv 4Motion, teve problemas de aquecimento e tive que retificar a colaça. Meu mecânico arranjou muitas coisas no motor que estavam com problemas, alguns chicotes elétrico e tals. Depois do motor montadinho e, praticamente, novo ele não acelerava. No programa de verificação não dava erros, trocou acelerador e tudo. Mas ficou na mesma. Aparentemente voltou a funcionar e ele me entregou o carro. Hoje o carro voltou a dar o problema. Ele disse que talvez precise trocar os injetores que são velhos. Mas não sei, sigo sem solução para o problema.
Carlos Gustavo

Golf IV 2000 1.9 TDI 4Motion
Responder