Falha Acelerador e CC aleatoria em Touran 1.9 tdi de 2004

Responder
GKnight
Beginner
Beginner
Mensagens: 12
Registado: 02 set 2022, 01:54
Veículos: Touran 1.9TDI AVQ, Audi A3 8P 1.9TDI BKC, GOLF 1.9TDI BKC

Falha Acelerador e CC aleatoria em Touran 1.9 tdi de 2004

Mensagem por GKnight »

Boa noite,

venho aqui partilhar o meu problema na minha Touran 1.9 tdi motor AVQ de 2004 com 295000kms.
Desde Junho do ano passado que no primeiro dia extremamente quente do verão de 2022 e após uma longa viagem a carrinha começou com esta falha de acelerador.
A falha ocorre tal como se levantasse o pé do acelerador repentinamente.
Nao vai a baixo pois fica ao ralenti (850rpms +/-).
Enquanto estiver a carregar no acelerador ele não volta a responder. (No VCDS ele lé sempre os valores como OK e variando a a percentagem normalmente)
Para voltar a ter resposta do acelerador basta levantar completamente o pé do mesmo por +/- 2 segundos ou então carregar na embraiagem.
Isto acontece tanto em andamento como o carro em parado. Pois para simular meto um "peso" no acelerador para meter o carro tipo as 1000rpm e sei que ele falhou quando as rotações descem para as normais 850rpms.
De referenciar que também acontece se for com o CC. Se for com o CC ele simplesmente desliga como se tivesse tocado no travão ou embraiagem.

Assim dito até parece coisa simples, mas antes que digam que é disto ou aquilo posso dizer que já testei e troquei de tudo.
E quando digo tudo digo mesmo tudo do que me possa lembrar! (tem sido já o desespero)
Cablagem de motor estava danificada no sitio habitual ao pé do motor de arranque e mais alguns sitios pelo raspar da mesma com o plástico exterior, defeito crónico nesta geração de Golf5, Audi 8P, Leon 1P, Altea, Touran, ou seja falamos de motores (AVQ, BKC, BJB.. e creio que BXE e BLS também)
Foi reparada fio a fio e ficha a ficha mas este problema persiste. Foi também trocada por outra e o problema persiste. (Cablagem de motor descartada)
Foi trocado acelerador, sensor de travao, sensor embraiagem, luzes e cablagem até à mala e nada detectado.
Foram trocados todos os fusíveis, reles, SMLS, Anel, Manetes, contacto canhão, Central Electrica, Climatronic, gateway, quadrante, ECU e tudo sem sucesso.. o problema persiste.
Foram trocados todos os sensores de motor tal como Cames, Cambota, MAP, MAF, temperatura, etc... e acessórios tais como alternador, bateria, cablagem de bateria, motor arranque, ventoinhas, Bomba de combustível no deposito, etc..
A tandem é uma Bosch e foi testadas as pressões de trabalho e tudo ok.
Ate fix já um swap de motor completo troquei (o AVQ que ja estava com demasiado consumo de oleo e falhava a frio pois tinha cilindros riscados) e com o novo motor levou novo sensor cambota com o anel magnético (Colocado com ferramentas VAG), tais como injectores e tudo o que pudesse faltar. O Motor não falhava no carro onde foi retirado pois foi testado.

Também foi testado a desligar Centralina de Airbag, Caixa direcção eléctrica, e ABS para descartar que algum destes módulos estivesse a introduzir algum sinal nas linhas CAN da powertrain mas a falha continua mesmo com estes módulos desligados e desactivado na gateway e restantes ECMs.

Como podem reparar tudo o que já me passou pela cabeça testar foi visto e revisto e sigo sem encontrar o problema.
Apenas encontrei 2 casos em fóruns internacionais semelhantes. Um deles um Italiano que numa Touran com exatamente o mesmo problema e que diz que resolveu depois de mexer em fichas mas que termina dizer que ao fim de 50kms não voltou acontecer.. mas não ha mais feedback se realmente foi assim, pois por vazes também faço 100kms ou mais sem que o problema aconteça.
E outro que andou andou até que vendou carro para peças sem nunca resolver o problema.

A situação é tao aleatória e não consigo confirmar isto com certeza, mas creio que durante o dia e principalmente no verão (temp ambiente de +/-20 para cima) a frequência da falha é maior.
Mas tanto acontece com o carro frio acabado de arrancar, como depois de quente ou vice-versa.
Mas como as temperaturas mais quentes a falha acontecia sempre alguma vez no espaço de 10 a 15min e isto com o carro parado. (Por isso também ja duvido de fios, pois ja tentei meter mão em tudo o que é cabo e não encontro falha associada)
Mas agora com tempo mais frio as vezes esta 30min ou 1h ou mais sem falhar e também se torna mais difícil para ir testando coisas...

Resumindo, não sei se alguém daqui do forum ja passou por esta avaria e se sim se faz alguma minima ideia?..
E se alguém pode dar mais algumas sugestões ou pistas que se me esteja a esquecer.

Uma coisa posso garantir, o problema vai ter de ser resolvido nem que tenha desmontar a carrinha até ao ultimo parafuso! :twisted:
E a solução a irei publicar.
Pois é frustrante ver que as pessoas desistem e depois ou vendem os carros com estes problemas escondidos para outros e ou sucateiam carros destes tão porreiros por simplesmente não darem com estas avarias que certamente no final vai ser qualquer coisa básica e pelo que vejo ha mais casos.

Esqueci de referenciar em cima algo muito importante mas tudo isto é mais complicado pois nunca ha registo de Erros !
VCDS com 0 erros!
Valores todos normais.. feito gráficos com sensores do pedal (2 potenciómetros) e na falha mantem sempre tudo constante.... tais como os sinais de embraiagem como pedal também se mantem constantes....
Também posso dizer que o software das duas ECUs testadas são o SW 03G906016BT.

Tenho outros carros VAG, golf V e audi 8p com motores BKC o que me tem permitido intercambiar muito material para fazer os testes....

Desculpem o texto extenso mas isto já são meses e meses de testes.... e já sinceramente estou a ficar sem ideias. :(

Obrigado
Cumpts
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9840
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Falha Acelerador e CC aleatoria em Touran 1.9 tdi de 2004

Mensagem por Silver_Ajm »

Gabo a tua paciência, dá-me ideia que tens aí um belo berbicacho em mãos. Eventualmente até será uma coisa simples, quase de certeza a ver com uma falha elétrica / eletrónica, vejo que não será fácil é dar com ela... Tenho um leon 1p bxe, espero que não venha a passar por nenhuma situação idêntica...
Em tempos também andei com um stress desgraçado num golf 3 TDI em que ele só começava a desenvolver se desse uma aceleradela em falso, caso contrário estava sempre em modo de segurança. Depois da troca de algumas peças, o problema estava mesmo na bateria, ficando resolvido por acaso com a troca da mesma... Mais tarde aqui no fórum descobri o tópico de um user que tinha tido exatamente o mesmo problema num carro igual.
Boa sorte!! :wink:
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
GKnight
Beginner
Beginner
Mensagens: 12
Registado: 02 set 2022, 01:54
Veículos: Touran 1.9TDI AVQ, Audi A3 8P 1.9TDI BKC, GOLF 1.9TDI BKC

Re: Falha Acelerador e CC aleatoria em Touran 1.9 tdi de 2004

Mensagem por GKnight »

Se nao estou em erro existe um sintoma semelhante a este da falha do acelerador nos TDI de motor VP (não é o que descreves), mas neste caso normalmente ha um erro P1561 ou seja na N146 que fica na bomba injetora... Onde segundo sei o acelerador deixa de responder e so volta a responder ate se levantar o pé completamente durante os 2 segundos.. ou seja o mesmo sintoma que eu tenho. Mas como digo motor VP diferente centralina e temos nesse casso erro. No meu caso 0 erros nao ha registo nenhum o que torna tudo mais estranho o porque a centralina deixa de aceitar os comandos do acelerador quando com os dados no VCDS ele claramente vê os sinais do pedal... Só quando levanto o pé os tais 2 segundos (ou seja 0% de acelerador durante 2 segundos) volta a responder ao pedal... Ate lá posso deixar o pé no pedal tempo indeterminado que nao responde e fica ao ralenti. E como digo também corta o CC se for com ele ligado...
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9840
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Falha Acelerador e CC aleatoria em Touran 1.9 tdi de 2004

Mensagem por Silver_Ajm »

Que cena mais estranha, a eletrónica é do catano... :|
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Falha Acelerador e CC aleatoria em Touran 1.9 tdi de 2004

Mensagem por Mario_Marques »

Uma avaria curiosa, tens algum logo onde se veja valores de injeção, MAF, voltagem e temperatura em que esse problema ocorra?
Por acaso já conseguiste perceber se a tua bomba do depósito não se desliga?
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
GKnight
Beginner
Beginner
Mensagens: 12
Registado: 02 set 2022, 01:54
Veículos: Touran 1.9TDI AVQ, Audi A3 8P 1.9TDI BKC, GOLF 1.9TDI BKC

Re: Falha Acelerador e CC aleatoria em Touran 1.9 tdi de 2004

Mensagem por GKnight »

Boas Mario, sim por acaso foi das primeiras coisas que verifiquei quando isto começou acontecer.. a bomba depósito foi testada e tudo dava ok, ate fiz na altura uma ligação para ver se ele ia recebendo sinal.. tirei os bancos e as proteções mas ela ouvia-se claramente a funcionar.. ainda assim mudei a bomba por uma nova e manteve tudo igual... Tambem medi a tandem e faz perfeitamente bem os 7.5bar as 4000rpms.. e nunca teve problemas em pegar... E ela falha mas nao perde forças nem nada.. é mesmo deixar de receber o sinal de acelerador... Para fazer um log tenho de reproduzir o erro e agora estes dias mais frios é capaz de estar mais de 1 ou 2 horas sem falhar mt mais aleatórios... Ainda agora fui tentar e nao consegui reproduzir.. Mas ja digo os valores de injectores muito normais.. tanto no motor anterior como agora neste que lhe meti... 2 injectores quase a 0 e os outros tipo -0.12 e +0.12.. mt normais.. a maf também valores todos normais e foi testadas com 3 maf diferentes.. sensor map igual.. voltagem estaveis ainda assim troquei alternador completo e verifiquei as massas... E tinha testado ja com o do audi e do golf...e temperaturas tudo normal.. e a falha tanto da com motor frio acabando de arrancar.. como da com ele quente.. o que parece afetar mais é a temperatura ambiente...mais frequência das falhas com temperatura ambiente maior..
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Falha Acelerador e CC aleatoria em Touran 1.9 tdi de 2004

Mensagem por Mario_Marques »

Quando falo em valores de injeção não é nesses desvios, isso neste caso não interessa para absolutamente nada, interessa é a duração e iq em comparação com os sinais recebidos pelos sensores que dao informação de carga ao motor.
Uma pergunta, o carro está 100% original?
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
GKnight
Beginner
Beginner
Mensagens: 12
Registado: 02 set 2022, 01:54
Veículos: Touran 1.9TDI AVQ, Audi A3 8P 1.9TDI BKC, GOLF 1.9TDI BKC

Re: Falha Acelerador e CC aleatoria em Touran 1.9 tdi de 2004

Mensagem por GKnight »

Bem consegui tirar agora uns gráficos onde se pode ver a falha.
Não estou é certo se são os valores aos quais te referes mas vou tentar explicar...
Ora nesta imagem serve como legenda onde podemos ver que estou a carregar 4% de Acelerador e temos 945rpms e com isto temos uma MAF a 335mg/str o IQ normal a 6.3mg/str e Duraçao 7.1º e ângulo de sincronização a 0º a +0.5º (podia estar ligeiramente negativo mas para já serve).
Imagem

Vendo isto em gráfico passo a explicar:
Imagem
Por ordem de cima para baixo a Legenda:
Linha Cinza - Temperatura Agua
Linhas Castanha - MAF
Linha Azul claro - % Acelerador
Linha vermelha - Rotação motor
Linha Verde - IQ
Linha Amarela - Duração Injecção

Ora quando a linha vermelha cai (rpm descem para ralenti) significa que o Pedal deixou de responder.
Podemos ver que nesse instante o IQ (Linha verde) dispara.
Ou seja a centralina sabe que as RPMs descem tem o pedal a 7,8% de carga e pede 15.6mg/str para tentar subir.
Mas não temos resposta!

Continuando a testar vou tentar subir o pedal para 38,4% e vemos um pedido de IQ de 21,1mg/str mas na mesma o motor esta as 819RPMs.
Imagem

Novamente variando acelerador vemos variação do pedido de IQ mas motor sem resposta:
Imagem

E finalmente neste seguinte gráfico vemos quando levanto o pé do acelerador é visível na imagem onde a linha verde (IQ) desce e novamente voltamos ter resposta do acelerador:
Imagem

Mario respondendo a tua ultima questão, a carrinha supostamente estava Stock quando problema aconteceu, neste momento dos testes estou com outra centralina onde fiz IMMO off para os testes e onde tenho a EGR desligada e mais nada.. Esqueci comentar em cima também testei com outra caixa de Electro Valvulas... O motor como comento em cima também o original foi mal tratado pelo antigo dono, má manutenção e teve desgaste das cames e touches criou muita limalha e lixo e infelizmente riscou cilindros.. por isso optei em o alterar na semana passada na esperança que se fosse algum problema do anel magnético do sensor cambota ou do sensor, injectores, tandem ou turbo que já resolvia tudo... mas infelizmente o problema ainda existe.
Tudo o resto já fui explicando em cima...
Em resumo tento manter tudo o mais OEM possível e evitar inserir outras variáveis ao problema.

Nao sei se estes dados que mostro nos gráficos são suficientes ou se te referias em alguns mais em concreto?
e Obrigado!
GKnight
Beginner
Beginner
Mensagens: 12
Registado: 02 set 2022, 01:54
Veículos: Touran 1.9TDI AVQ, Audi A3 8P 1.9TDI BKC, GOLF 1.9TDI BKC

Re: Falha Acelerador e CC aleatoria em Touran 1.9 tdi de 2004

Mensagem por GKnight »

Boas malta,

nunca ninguém teve uma falha idêntica num qualquer outro motor PD ?
Falha aleatória do Acelerador deixar de responder e não ter qualquer DTC registada ?
Desligar o pedal regista DTC e ficam em modo "Safe" as 1200RPMs..
Por isso aqui é mesmo só falha do acelerador como se se levantasse o Pé do mesmo repentinamente.

Estas falhas intermitentes são horríveis pois sem a falha presente como se pode testar as coisas??.. :x
Alguém tem alguma ideia do que mais possa provocar isto ?

O facto de não haver DTC tem de significar alguma coisa... mas o quê??.... :?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Falha Acelerador e CC aleatoria em Touran 1.9 tdi de 2004

Mensagem por Mario_Marques »

Já apanhei falhas semelhantes, mas como dizes que já trocaste o sensor do pedal de acelerador e a cablagem está ok, não há muita ajuda que te possa dar, pois geralmente o problema ou é de um lado ou do outro, ou das duas coisas.
A única coisa anormal que se vê ai no teu teste, é que se isso já era suposto estar na temperatura de funcionamento, não está, está a 70 e poucos graus.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9409
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Falha Acelerador e CC aleatoria em Touran 1.9 tdi de 2004

Mensagem por SuperGolf »

Rele 109?
GKnight
Beginner
Beginner
Mensagens: 12
Registado: 02 set 2022, 01:54
Veículos: Touran 1.9TDI AVQ, Audi A3 8P 1.9TDI BKC, GOLF 1.9TDI BKC

Re: Falha Acelerador e CC aleatoria em Touran 1.9 tdi de 2004

Mensagem por GKnight »

Estavam 2ºC lá fora e ainda não tinha deixado aquecer bem a carrinha ate porque tinha a sofagem no máximo.
Porque algo me diz que o problema está e acontece quando algo dentro do habitáculo aquece... pelo menos tem me parecido... :?
Ainda assim ontem testei outra cablagem de motor que verifiquei novamente.. nada.. Verifiquei e fiz fios directos ate ao acelerador.. nada..
Hoje estive a testar a G419 (G200+G202) que na Touran fica por trás do porta luvas ao pé da sofagem.. nos golf V e audi 8p ficam por baixo do banco passageiro.. Como trabalha com o ABS e nas mesmas linhas CAN.. Troquei com o do meu Audi e ate fiz calibragem mas nada... Eu também já tinha tentando desligar o ABS e o efeito era o mesmo.. grrrrrr...
Pus a centralina desbloqueada que tem a mesmo software da original no audi para ver se era algum Bug do software com algum defeito dos aceleradores.. nada... No Audi funciona tudo perfeito com a centralina..
Mexo em tudo o que é cabo e fichas que tenho por dentro do tablier e onde chego e não faz falhar nada.. Só falha quando se lembra...
Só me falta trocar a 46-Central Conv. mas não me parece nada até porque são linhas CAN distintas..
Daqui nada vai ser do rádio.. :evil:
Estou mesmo a ficar sem ideias, que avaria mais estúpida... :cry:
Gosto de desafios mas este está-me a chatear e bem!
GKnight
Beginner
Beginner
Mensagens: 12
Registado: 02 set 2022, 01:54
Veículos: Touran 1.9TDI AVQ, Audi A3 8P 1.9TDI BKC, GOLF 1.9TDI BKC

Re: Falha Acelerador e CC aleatoria em Touran 1.9 tdi de 2004

Mensagem por GKnight »

Estes no são reles 109 mas são o 433 e o 458 mas sim troquei todos... Mesmo mexendo na caixa do fusíveis e reles não simula a falha e esta tudo revisto e revisto..
Eu sinceramente parece um sinal que a centralina recebe.. mas é estranho muito estranho...
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3173
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Falha Acelerador e CC aleatoria em Touran 1.9 tdi de 2004

Mensagem por sflopes »

Compreendo que para si está a ser uma grande chatice, mas para quem está de fora, está a ser muito desafiante ver isso resolvido.
Com o empenho que tem mostrado faço votos que chegue a um final feliz.
Última edição por sflopes em 05 fev 2023, 14:01, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9409
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Falha Acelerador e CC aleatoria em Touran 1.9 tdi de 2004

Mensagem por SuperGolf »

Este caso ultrapassa toda a pouca experiência que tenho e é de levar alguém ao limite....

Quase de certeza será algo simples, que é quase sempre o mais chato de resolver....

Não desistas!
Responder