Problema de vibração que aumenta com a velocidade

Responder
Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Problema de vibração que aumenta com a velocidade

Mensagem por Lfmm »

Recentemente troquei os sinoblocos diateiros e coloquei os do S3 maciços originais, troquei ainda as ponteiras de direção e suspensão.

Passados 2 ou 3 dias coloquei 4 pneus michelin primacy 4+, com calibragem e alinhamento incluindo do charrion.


Acontece que desde esta intervenção o carro a partir de 16x kmh começa a fazer uma zoada e o volante parece vibrar mais do que o habitual.

Quanto mais aumenta a velocidade maior é a zoada e a vibração. Os rolamentos foram trocados a menos de 1 ano e levou SKF.

O mecânico diz que pode ser as transmissões do lado da caixa que não têm lubrificação. Os sinoblocos foram trocados devido a um bater que acontecia ao travar que resultou ser o suporte da pinça de travão mas apertada.

Palpites para esta situação?
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 796
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Problema de vibração que aumenta com a velocidade

Mensagem por |Guilherme| »

Boas Lfmm, tudo em forma? Já fiz a manutenção que fizeste e por acaso na altura dava a ideia que as homocinéticas não estavam em tão mau estado como na realidade estavam. Se as tuas, do lado da caixa não têm lubrificação e se já andam assim há algum tempo, diria que vão estar como as minhas estavam. Assim que as tirares, até se desmancham. A vibração pode muito bem vir daí mas sem certezas.

Se nunca as trocaste, era um bom upgrade também. Os teus discos não estão empenados? Eu por causa de algumas vibrações, tive os dicos empenados. Depois de resolver, nunca mais tive stresses
Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Re: Problema de vibração que aumenta com a velocidade

Mensagem por Lfmm »

|Guilherme| Escreveu: 16 jan 2023, 18:27 Boas Lfmm, tudo em forma? Já fiz a manutenção que fizeste e por acaso na altura dava a ideia que as homocinéticas não estavam em tão mau estado como na realidade estavam. Se as tuas, do lado da caixa não têm lubrificação e se já andam assim há algum tempo, diria que vão estar como as minhas estavam. Assim que as tirares, até se desmancham. A vibração pode muito bem vir daí mas sem certezas.

Se nunca as trocaste, era um bom upgrade também. Os teus discos não estão empenados? Eu por causa de algumas vibrações, tive os dicos empenados. Depois de resolver, nunca mais tive stresses
Troquei uma das transmissoes ja a alguns anos, mas a outra estava boa. Tenho o carro a 22 anos e uma delas ainda é a que vinha no carro. Os discos têm 1 ano pois fiz upgrade à travagem pois o meu carro tinha discos 280mm. Tinha pastilhas ATE cerâmica mas nesta intervenção foram colocadas pastilhas Hella normais. Esta intervenção tem 2000km se muito. O mecanico diz que agora com o frio pode muito bem ser esse o problema.

No teu caso era as homocineticas o problema?
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 796
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Problema de vibração que aumenta com a velocidade

Mensagem por |Guilherme| »

Lfmm Escreveu: 16 jan 2023, 18:38
Troquei uma das transmissoes ja a alguns anos, mas a outra estava boa. Tenho o carro a 22 anos e uma delas ainda é a que vinha no carro. Os discos têm 1 ano pois fiz upgrade à travagem pois o meu carro tinha discos 280mm. Tinha pastilhas ATE cerâmica mas nesta intervenção foram colocadas pastilhas Hella normais. Esta intervenção tem 2000km se muito. O mecanico diz que agora com o frio pode muito bem ser esse o problema.

No teu caso era as homocineticas o problema?
Sim, no meu troquei as 4 ao mesmo tempo, ainda eram as de origem :shock: :shock: Já contavam com 290 mil e estavam a morrer. No meu caso a vibração passou e um barulho TOC a curvar em determinadas situações, nem era sempre, para complicar.
Ficou muito mais suave a rolar, deu para perceber o estado em que estavam, mas como não tinha termo de comparação, não sabia que vinha dali.
Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Re: Problema de vibração que aumenta com a velocidade

Mensagem por Lfmm »

|Guilherme| Escreveu: 16 jan 2023, 19:34
Lfmm Escreveu: 16 jan 2023, 18:38
Troquei uma das transmissoes ja a alguns anos, mas a outra estava boa. Tenho o carro a 22 anos e uma delas ainda é a que vinha no carro. Os discos têm 1 ano pois fiz upgrade à travagem pois o meu carro tinha discos 280mm. Tinha pastilhas ATE cerâmica mas nesta intervenção foram colocadas pastilhas Hella normais. Esta intervenção tem 2000km se muito. O mecanico diz que agora com o frio pode muito bem ser esse o problema.

No teu caso era as homocineticas o problema?
Sim, no meu troquei as 4 ao mesmo tempo, ainda eram as de origem :shock: :shock: Já contavam com 290 mil e estavam a morrer. No meu caso a vibração passou e um barulho TOC a curvar em determinadas situações, nem era sempre, para complicar.
Ficou muito mais suave a rolar, deu para perceber o estado em que estavam, mas como não tinha termo de comparação, não sabia que vinha dali.
Mas colocas-te novas ou mudas-te só as ponteiras?

Colocas-te de que marca?
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 796
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Problema de vibração que aumenta com a velocidade

Mensagem por |Guilherme| »

Lfmm Escreveu: 16 jan 2023, 21:05
Mas colocas-te novas ou mudas-te só as ponteiras?
Colocas-te de que marca?
Só troquei as ponteiras, o veio em si não estava empenado, não se justificou mudar.
Coloquei GKN que são as que vêm de origem, comprei na autodoc mas tive que pesquisar um bocado porque no site dizia que não era compatível com o meu carro. Mas tinha mandado um mail à GKN e tinha tido a confirmação que o partnumber estava certo, foi uma sorte. Mas se não fosse GKN, punha SKF também devem aprovar.
Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Re: Problema de vibração que aumenta com a velocidade

Mensagem por Lfmm »

|Guilherme| Escreveu: 16 jan 2023, 21:55
Lfmm Escreveu: 16 jan 2023, 21:05
Mas colocas-te novas ou mudas-te só as ponteiras?
Colocas-te de que marca?
Só troquei as ponteiras, o veio em si não estava empenado, não se justificou mudar.
Coloquei GKN que são as que vêm de origem, comprei na autodoc mas tive que pesquisar um bocado porque no site dizia que não era compatível com o meu carro. Mas tinha mandado um mail à GKN e tinha tido a confirmação que o partnumber estava certo, foi uma sorte. Mas se não fosse GKN, punha SKF também devem aprovar.
GKN é a mesma que a SPIDAN
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 796
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Problema de vibração que aumenta com a velocidade

Mensagem por |Guilherme| »

Lfmm Escreveu: 16 jan 2023, 22:20 GKN é a mesma que a SPIDAN
Francamente, não sabia :D
Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Re: Problema de vibração que aumenta com a velocidade

Mensagem por Lfmm »

|Guilherme| Escreveu: 16 jan 2023, 22:21
Lfmm Escreveu: GKN é a mesma que a SPIDAN
Francamente, não sabia :D
GKN é a mesma que a SPIDAN e LOBRO

referencia das ponteiras lado roda: 21522 e custa 83€ cada
lado da caixa: 20273 e custa 70€ e diz que não é compatível com o carro
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 796
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Problema de vibração que aumenta com a velocidade

Mensagem por |Guilherme| »

LOBRO sabia sim.
Exactamente, esse era o meu problema de compatibilidade. Estava com receio. Mas resumidamente, no meu caso, resolveu. Pode ser que seja esse o teu stress também. Se não tiveres nenhuma jante empenada, eu também cheguei a ter um problema com uma jante mal reparada. E nunca imaginei que pudesse ser daí.
Se está tudo ok e só faltar a transmissão é bem capaz de ser disso
Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Re: Problema de vibração que aumenta com a velocidade

Mensagem por Lfmm »

Bom pelo comportamento, tudo indica ser o disco de travao direito empenado. Mudei a 10.000km os discos e pastilhas e coloquei discos ATE normais com pastilhas ATE ceramica, mas como acho que travava pouco decidi colocar Pagid normais. Os discos com as pastilhas de ceramica nunca chegaram a desgastar e ficavam meios azulados. Assim que mudei as pastilhas começaram a desgastar e começou a acontecer-me a Zoada. Vou ver com um relogio comparador para confirmar.
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 796
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Problema de vibração que aumenta com a velocidade

Mensagem por |Guilherme| »

Boas Lfmm, se dizes isso, até poderá ser, mas não dizias que sentias vibração a andar, sem travares? Pode ter sido coincidência a alteração das pastilhas, eles podem ter efectivamente ficado empenados mas por consequência de folgas que possam haver, como as homocinéticas.
Se tens vibração sem travar e partindo do pressuposto que as bombas de travão estão ambas boas, é porque há folgas algures. Folgas essas que criaram o empeno dos discos também.
Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Re: Problema de vibração que aumenta com a velocidade

Mensagem por Lfmm »

|Guilherme| Escreveu: 10 fev 2023, 23:03 Boas Lfmm, se dizes isso, até poderá ser, mas não dizias que sentias vibração a andar, sem travares? Pode ter sido coincidência a alteração das pastilhas, eles podem ter efectivamente ficado empenados mas por consequência de folgas que possam haver, como as homocinéticas.
Se tens vibração sem travar e partindo do pressuposto que as bombas de travão estão ambas boas, é porque há folgas algures. Folgas essas que criaram o empeno dos discos também.
Apercebi-me também que ao travar tipo a 40km/h noto tipo que trava aos solavancos e noto no volante. Acho que é a roda do lado direito. As bombas de travão foram reparadas quando coloquei a travagem de 288mm. Noto também que quando travo e vou devagar fica tipo a bomba a roçar no disco.
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 796
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Problema de vibração que aumenta com a velocidade

Mensagem por |Guilherme| »

Claramente estão empenados. Mas a origem é convém perceber, se tens as transmissões no estado que referiste, pode ser daí. Se nada mais está errado, é possível que seja daí.
Responder