Borbulhar dentro do tablier ahf110

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Daniel_mkiv
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Borbulhar dentro do tablier ahf110

Mensagem por Daniel_mkiv »

Boas,recentemente reparei o motor de A-Z levou tudo...meti radiador da sofagem novo, ficou tudo certinho..no entanto continuo a ouvir tipo agua a escorrer,ou passar dentro do tablier.. normalmente disseram que seria o radiador da sofagem entupido..no entanto ele e novo... ja falaram também que seria junta da cabeça queimada, oque também nao e possivel..visto ainda nem 5mil km ter feito com o carro desde que abri o motor todo.. alguma ideia para solucionar o problema?ja na passat que tenho pd130, fazia esse barulho..tinha a junta queimada, reparei tudo deixou de fazer...e nao mudei o radiador da sofagem sequer...
(Antes de levar o radiador no golf também fazia algumas vezes..depois abri o motor e voltou a fazer, pode ser coincidência ou nao)
Quem puder ajudar agradeço
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Re: Borbulhar dentro do tablier ahf110

Mensagem por Daniel_mkiv »

https://youtu.be/mThCcctDDcc
Barulho idêntico ao deste video no início..soque mo meu caso dou a chave o carro pega e faz logo esse barulho...nao preciso de acelerar.. ao andar o barulho desaparece
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Re: Borbulhar dentro do tablier ahf110

Mensagem por Mario_Marques »

Se ouves ruído de água é porque muito possivelmente tens ar no circuito por algum motivo, se tivesses só água num circuito em que esteja tudo ok não fazia barulho, ter obstruçoes também pode causar dificuldade em remover o ar bem como acelerar muito a velocidade da água causando também ruído.
Outro fenômeno que faz um circuito de água produzir ruído é cavitação, mas num motor direito não deve nunca haver condições para isso acontecer, era preciso teres uma bomba de água absurdamente rápida e pressão negativa dentro do sistema, num motor com problemas, tipo fugas ou obstrução isso pode acontecer e é bastante mau e muito mau sinal.
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Re: Borbulhar dentro do tablier ahf110

Mensagem por Daniel_mkiv »

Mario_Marques Escreveu: 17 nov 2022, 19:37 Se ouves ruído de água é porque muito possivelmente tens ar no circuito por algum motivo, se tivesses só água num circuito em que esteja tudo ok não fazia barulho, ter obstruçoes também pode causar dificuldade em remover o ar bem como acelerar muito a velocidade da água causando também ruído.
Outro fenômeno que faz um circuito de água produzir ruído é cavitação, mas num motor direito não deve nunca haver condições para isso acontecer, era preciso teres uma bomba de água absurdamente rápida e pressão negativa dentro do sistema, num motor com problemas, tipo fugas ou obstrução isso pode acontecer e é bastante mau e muito mau sinal.
Sangrando o circuito será que resolve o problema? :/
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Re: Borbulhar dentro do tablier ahf110

Mensagem por |Guilherme| »

Se vires os comentários do vídeo tens lá algumas pistas do que o pessoal fez. Há lá quem diga que sangrou e resolvou e também houve quem dissesse que tinha desobstruído zonas de remoção de ar como o Mário disse. Há lá coisas específicas para aquele modelo mas dá para ter umas pistas.
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Re: Borbulhar dentro do tablier ahf110

Mensagem por Daniel_mkiv »

|Guilherme| Escreveu: 18 nov 2022, 10:45 Se vires os comentários do vídeo tens lá algumas pistas do que o pessoal fez. Há lá quem diga que sangrou e resolvou e também houve quem dissesse que tinha desobstruído zonas de remoção de ar como o Mário disse. Há lá coisas específicas para aquele modelo mas dá para ter umas pistas.
Pois também dei uma vista de olhos por la..
Mas o carro foi sangrado e ficou igual. Teve a tampa do vaso de expansão aberta ate os ventiladores dispararem.. se e a maneira mais correta ou nao...
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Re: Borbulhar dentro do tablier ahf110

Mensagem por Mario_Marques »

Isso só não te garante que ele esteja sangrado completamente, apesar de ser um bom indicador.
Sendo o título como tdi 110, não terás por exemplo o tubo metálico de refrigeração que passa junto ao corta fogo entupido?
Esse carro tinha ferrugem no líquido/sistema de refrigeração?
Não ficou nenhum tubo trocado? A bomba de água é a correta para esse motor? O radiador que meteste era exatamente igual? Os tubos foram forçados a expelir o ar durante o sangramento? O termostato funciona? O sistema foi sangrado com o carro só ao ralenti? Sai ar quente na chaufage?qual a temperatura do sistema? O líquido que estás a usar tem entre 30 e 50 de concentração de líquido?
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Re: Borbulhar dentro do tablier ahf110

Mensagem por Daniel_mkiv »

Mario_Marques Escreveu: 18 nov 2022, 16:39 Isso só não te garante que ele esteja sangrado completamente, apesar de ser um bom indicador.
Sendo o título como tdi 110, não terás por exemplo o tubo metálico de refrigeração que passa junto ao corta fogo entupido?
Esse carro tinha ferrugem no líquido/sistema de refrigeração?
Não ficou nenhum tubo trocado? A bomba de água é a correta para esse motor? O radiador que meteste era exatamente igual? Os tubos foram forçados a expelir o ar durante o sangramento? O termostato funciona?
Ferrugem 0, sempre levou g12 e quando o comprei também ja trazia g12 e nunca vi ponta de ferrugem no sistema..bomba de agua isso não posso garantir mas a partida deve ser digo eu ahaha...o termostato, o vaso e a tampa sao novos e originais...
Antes de ligar o carro apos andar cerca de 5km, abri a tampa do vaso, sai uma ligeira pressão,o normal, ao dar a chave ja nao fez barulho nenhum..ns se será coincidência..
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Re: Borbulhar dentro do tablier ahf110

Mensagem por Daniel_mkiv »

Daniel_mkiv Escreveu: 18 nov 2022, 16:44
Mario_Marques Escreveu: 18 nov 2022, 16:39 Isso só não te garante que ele esteja sangrado completamente, apesar de ser um bom indicador.
Sendo o título como tdi 110, não terás por exemplo o tubo metálico de refrigeração que passa junto ao corta fogo entupido?
Esse carro tinha ferrugem no líquido/sistema de refrigeração?
Não ficou nenhum tubo trocado? A bomba de água é a correta para esse motor? O radiador que meteste era exatamente igual? Os tubos foram forçados a expelir o ar durante o sangramento? O termostato funciona?
Ferrugem 0, sempre levou g12 e quando o comprei também ja trazia g12 e nunca vi ponta de ferrugem no sistema..bomba de agua isso não posso garantir mas a partida deve ser digo eu ahaha...o termostato, o vaso e a tampa sao novos e originais...
Antes de ligar o carro apos andar cerca de 5km, abri a tampa do vaso, sai uma ligeira pressão,o normal, ao dar a chave ja nao fez barulho nenhum..ns se será coincidência..
Os radiadores a olho nu eram exatamente iguais...o tubo metálico foi retirado e lavado,a partida esta desentupido também..
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Re: Borbulhar dentro do tablier ahf110

Mensagem por Mario_Marques »

Não será coincidência, normalmente eu na oficina sangro os carros, não fecho o vaso até o carro arrefecer completamente, só aí fecho o vaso( ou abro a frio e estalbilizo dependendo do tempo disponível) isto tem um motivo, a água se não estiver sobre pressão a quente tem maior probabilidade de formar gases (vapor), se o carro for sangrado, e fechado a quente, o circuito em frio fica com pressão negativa, pois o líquido em quente perde densidade, depois vai haver formação de vapor, e isto é cíclico, é por isso que as vezes basta abrir e fechar o vaso com o carro frio depois de sangrado bem para estabilizar a pressão no circuito, se for feito a quente, é que faz o contrário.
Mas o que descreves se não há ferrugem ou qualquer outro problema siginifica que precisava ser melhor sangrado

Um exemplo visível disto, um carro bem sangrado a frio, quando se abre a tampa o nível não se mexe e quase não sai pressão, se fizerem o mesmo num carro que foi fechado quente, quando abrirem a tampa sai pressão(ou entra dependendo do tempo que andou e como) e o líquido desce, isto tem a ver com a densidade vs. Temperatura e formação de vapor.
O sistema de refrigeração precisa de estar sobre pressão a quente para a água se manter em estado líquido, se houver fugas, estiver mal sangrado isto está sempre a piorar pois é cíclico.
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Mario_Marques Escreveu: 18 nov 2022, 16:55 Não será coincidência, normalmente eu na oficina sangro os carros, não fecho o vaso até o carro arrefecer completamente, só aí fecho o vaso( ou abro a frio e estalbilizo dependendo do tempo disponível) isto tem um motivo, a água se não estiver sobre pressão a quente tem maior probabilidade de formar gases (vapor), se o carro for sangrado, e fechado a quente, o circuito em frio fica com pressão negativa, pois o líquido em quente perde densidade, depois vai haver formação de vapor, e isto é cíclico, é por isso que as vezes basta abrir e fechar o vaso com o carro frio depois de sangrado bem para estabilizar a pressão no circuito, se for feito a quente, é que faz o contrário.
Mas o que descreves se não há ferrugem ou qualquer outro problema siginifica que precisava ser melhor sangrado

Um exemplo visível disto, um carro bem sangrado a frio, quando se abre a tampa o nível não se mexe e quase não sai pressão, se fizerem o mesmo num carro que foi fechado quente, quando abrirem a tampa sai pressão(ou entra dependendo do tempo que andou e como) e o líquido desce, isto tem a ver com a densidade vs. Temperatura e formação de vapor.
O sistema de refrigeração precisa de estar sobre pressão a quente para a água se manter em estado líquido, se houver fugas, estiver mal sangrado isto está sempre a piorar pois é cíclico.
Vou ter de tentar sangrar isto e nao fechar a tampa ate o carro estar frio, deixo de um dia para o outro,para tentar eliminar este barulho...
Porqur de facto esta tudo novo, ate o radiador frontal foi novo, nao esta nada obstruído a partida...os tubos nao tinhas ponta de ferrugem, ja vo carros que ao apalpar o tubo ate se oubia a ferrugem a estalar la dentro, ate o próprio tubo ficava rijo..este esta bom nesse aspeto..
Irei tentar sangrar isto e depois tento ver se volta a fazer o barulho
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Re: Borbulhar dentro do tablier ahf110

Mensagem por |Guilherme| »

Boa sorte com isso. Depois posta o resultado para a malta ficar a saber o que terá sido. abraço
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Re: Borbulhar dentro do tablier ahf110

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|Guilherme| Escreveu: 19 nov 2022, 14:12 Boa sorte com isso. Depois posta o resultado para a malta ficar a saber o que terá sido. abraço
Sim, assim que conseguir perceber o motivo, e resolver o problema posto aqui
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Re: Borbulhar dentro do tablier ahf110

Mensagem por Mario_Marques »

Isso é daquelas coisas que não é boa ideia andar a adiar muito ou com muitas experiências, pois corres o risco de sobreaquecer o motor e nem dar por ela, portanto, não facilites muuto, já vi pessoal causar reparações dispendiosas em situações semelhantes, por terem algo errado no sistema de refrigeração e nao resolverem logo.
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Mario_Marques Escreveu: 19 nov 2022, 21:20 Isso é daquelas coisas que não é boa ideia andar a adiar muito ou com muitas experiências, pois corres o risco de sobreaquecer o motor e nem dar por ela, portanto, não facilites muuto, já vi pessoal causar reparações dispendiosas em situações semelhantes, por terem algo errado no sistema de refrigeração e nao resolverem logo.
Pois, nao e minha ideia gastar la mais ainda doque ja esta feito..
Tenho de ver isto com alguma urgência
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