Vr6 12v AAA

Responder
terimakashi
Amateur
Amateur
Mensagens: 326
Registado: 29 ago 2012, 21:22

Vr6 12v AAA

Mensagem por terimakashi »

Boas

Que alterações poderei fazer para melhorar o motor?

Algumas ideias simples que pesquisei:

A quem baixe o termostato do motor e o da ventoinha a que temperatura seria o ideal se for o caso?
Linha de escape a de origem é suficiente ou será necessário alterar, toda ou só alguma parte?
Substituem a bobine ?
Qual será o melhor óleo?
Chip?
Gasolina 98
Velas e cabos de velas quais serão as melhores?
Cames?
Trabalhar a cabeça?

Tenho a noção que é um atmosférico e não irei conseguir ter um aumento de potência como um turbo, mas às vezes alterando coisas simples fazem diferença tanto na fiabilidade como no comportamento , e não tenho nenhum interesse em colocar turbo.

Agradecido pela ajuda que venha a acrescentar valor,
Última edição por terimakashi em 13 nov 2022, 11:36, editado 1 vez no total.
My car is not old is a classic!
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Vr6 8v AAA

Mensagem por Mario_Marques »

O grande calcanhar de Aquiles desse tipo de vr6 é a cabeça do motor e se queres melhorar a performance e manter atmosférico é onde deves investir, na cabeça e cames, infelizmente isso mais tarde ou mais cedo vai obrigar a outras coisas para acompanhar mas é onde tiras mais ganhos por euro investido num vr6 atmosférico.
A cabeça de um vr6 tem pior eficiência por cilindro que um 4 cilindros de 8v, por isso um 1.8 ou 2.0 de 8v modificado faz quase a mesma potência ou até mais com uma preparação mais hardcore que um vr6 AAA original.
Uma nota, não percebi porque escreveste 8v no título do tópico, mas o vr6 não é 8v, é 12v, tem 6cilindros e 2 válvulas por cilindro = 12v
Um vr6 com turbo ou um compressor ganha uma vida completamente diferente pois dessa forma disfarça o problema da limitação da cabeça e a cilindrada está lá toda para receber o ar forçado.
É possível extrair potência respeitável de um vr6 atmosférico, o problema é mesmo o custo disso, mas fica espetacular e com uma condução na minha opinião melhor que turbo.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
terimakashi
Amateur
Amateur
Mensagens: 326
Registado: 29 ago 2012, 21:22

Re: Vr6 8v AAA

Mensagem por terimakashi »

Mario_Marques Escreveu: 12 nov 2022, 23:21 O grande calcanhar de Aquiles desse tipo de vr6 é a cabeça do motor e se queres melhorar a performance e manter atmosférico é onde deves investir, na cabeça e cames, infelizmente isso mais tarde ou mais cedo vai obrigar a outras coisas para acompanhar mas é onde tiras mais ganhos por euro investido num vr6 atmosférico.
A cabeça de um vr6 tem pior eficiência por cilindro que um 4 cilindros de 8v, por isso um 1.8 ou 2.0 de 8v modificado faz quase a mesma potência ou até mais com uma preparação mais hardcore que um vr6 AAA original.
Uma nota, não percebi porque escreveste 8v no título do tópico, mas o vr6 não é 8v, é 12v, tem 6cilindros e 2 válvulas por cilindro = 12v
Um vr6 com turbo ou um compressor ganha uma vida completamente diferente pois dessa forma disfarça o problema da limitação da cabeça e a cilindrada está lá toda para receber o ar forçado.
É possível extrair potência respeitável de um vr6 atmosférico, o problema é mesmo o custo disso, mas fica espetacular e com uma condução na minha opinião melhor que turbo.
8v ups ja corrigi

informaçao bastante relevante para o que pretendo, mas antes de chegar a esse ponto nao seria melhor alterar os topicos que referi ou sera ir direto a essa modificaçao ? e que alteraçoes terei de fazer para acompanhar essa modificaçao como refereriste?
My car is not old is a classic!
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Vr6 12v AAA

Mensagem por Mario_Marques »

Vou responder de outra forma, se tivesse um orçamento limitado e quisesse ganhar potência extra, metia umas cams desportivas de estrada adequadas a cabeça original(que implica estudar muito bem esta parte) e um chip(reprogramação feita em banco) e não fazia mais nada se o resto estivesse bom e não tivesse um orçamento que me permitisse fazer muito mais.
O que te limita a potência num atmosférico é a quantidade de ar que consegues meter no motor, a cam vai permitir que o motor tenha mais tempo para aspirar ar, o chip depois seria para compensar a mistura, rpm e ignição para esse ar extra.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
terimakashi
Amateur
Amateur
Mensagens: 326
Registado: 29 ago 2012, 21:22

Re: Vr6 12v AAA

Mensagem por terimakashi »

Obrigado pelas informaçoes
My car is not old is a classic!
Responder