Maf pd em vp

Responder
Daniel_mkiv
Amateur
Amateur
Mensagens: 269
Registado: 02 mai 2019, 21:53
Veículos: Volkswagen golf mk4 / passat b5.5
Localização: Coimbra

Maf pd em vp

Mensagem por Daniel_mkiv »

Boas pessoal, estou a pensar meter o balao de admissao em alumínio no meu vp, mas a minha maf tem uma ficha diferente de todas as maf que saiem com esse balao...e possivel trocar a ficha original do carro? Tirar os pinos de uma e meter na outra obrigado.. deixo foto das maf para verem a diferença...a minha e a ficha mais pequena, queria meter a maior..
Anexos
Screenshot_20221013_004132.jpg
Screenshot_20221013_004106.jpg
Daniel_mkiv
Amateur
Amateur
Mensagens: 269
Registado: 02 mai 2019, 21:53
Veículos: Volkswagen golf mk4 / passat b5.5
Localização: Coimbra

Re: Maf pd em vp

Mensagem por Daniel_mkiv »

Daniel_mkiv Escreveu: 13 out 2022, 00:44 Boas pessoal, estou a pensar meter o balao de admissao em alumínio no meu vp, mas a minha maf tem uma ficha diferente de todas as maf que saiem com esse balao...e possivel trocar a ficha original do carro? Tirar os pinos de uma e meter na outra obrigado.. deixo foto das maf para verem a diferença...a minha e a ficha mais pequena, queria meter a maior..
A que tem a rede é a minha atual, a de cima é a que queria meter para usar o balao de alumínio
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Maf pd em vp

Mensagem por Mario_Marques »

Sabes aquelas modificações que toda a gente faz mas que não percebe o efeito delas ou porque as fazem e que ainda por cima pioram o rendimento do carro se não forem bem feitas?! Ora tens aí um óptimo exemplo.
Porque piora? Já fiz isso direito em vários carros, e para ficar direto tens de modificar o mapa da maf na ecu ou anular, porque como aumentas o diâmetro, reduzes a massa de ar por cm2, resultado, o ar que vai entrar é exatamente o mesmo pois o carro é turbo, e a maf fica a ler menos do que o ar que realmente entra, logo não mete o gasóleo que devia e perde potência.
Isto que estou a dizer não é uma teoria, é o que realmente acontece se não for corrigido, e mesmo corrigido isso nao aumenta a performance pois o que está a limitar a admissão não é esse tubo.
O motivo de tdi 130 e 150 trazerem tubos mais largos é por causa da sensibilidade do sensor e resolução, não tem diretamente a ver com performance, simplesmente se o tubo fosse mais fino atingia o limite de leitura do sensor/centralina, eles aumentam o diâmetro e mudaram a resolução.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Daniel_mkiv
Amateur
Amateur
Mensagens: 269
Registado: 02 mai 2019, 21:53
Veículos: Volkswagen golf mk4 / passat b5.5
Localização: Coimbra

Re: Maf pd em vp

Mensagem por Daniel_mkiv »

Mario_Marques Escreveu: 13 out 2022, 01:03 Sabes aquelas modificações que toda a gente faz mas que não percebe o efeito delas ou porque as fazem e que ainda por cima pioram o rendimento do carro se não forem bem feitas?! Ora tens aí um óptimo exemplo.
Porque piora? Já fiz isso direito em vários carros, e para ficar direto tens de modificar o mapa da maf na ecu ou anular, porque como aumentas o diâmetro, reduzes a massa de ar por cm2, resultado, o ar que vai entrar é exatamente o mesmo pois o carro é turbo, e a maf fica a ler menos do que o ar que realmente entra, logo não mete o gasóleo que devia e perde potência.
Isto que estou a dizer não é uma teoria, é o que realmente acontece se não for corrigido, e mesmo corrigido isso nao aumenta a performance pois o que está a limitar a admissão não é esse tubo.
O motivo de tdi 130 e 150 trazerem tubos mais largos é por causa da sensibilidade do sensor e resolução, não tem diretamente a ver com performance, simplesmente se o tubo fosse mais fino atingia o limite de leitura do sensor/centralina, eles aumentam o diâmetro e mudaram a resolução.
A partida teria de reparar o turbo, aproveita para meter esse balao e queria afinar novamente
Responder