Bom dia,
Comprei recentemente uma golf v variant 1.9 tdi bluemotion 105cv de 2008, que já trazia alguns pormenores a fazer, e com o filtro partículas anulado.
Resumo:
Ontem tirei o resguardo para ver bem a coisa, que é o só que falta fazer e reparei no seguinte:
O radiador da egr tinha sido removido porque deixaram o tubo que faz actuar penduração == Acabei por tirar o tubo e tapar mais junto há válvula.
Deixaram em aberto a saída da egr que ia para o radiador == Meti uma junta cega.
há 2 válvulas uma delas onde ligava tubo do radiador da egr que estão tipo ao pendurão, depois achei estranho o tubo intercooler não esta apertado com parafuso mas sim com braçadeira de serrilha e não tem suportes partidos não tem é sitio para apertar ("estranho").
Dei Uma boa lavagem porque havia óleo por todo o lado, devido a egr aberto, agora é ver se não aparece fugas.
Depois vi que o permutador do óleo está meio anulado, tem 1 tubo ligado e outro anulado com uma ponta de mangueira. Aqui após horas no etka e de volta do motor cheguei a conclusão que trocaram o motor a carrinha BLS passou para um BKC. ligaram um tubo no permutador mas o outro não conseguiram porque no bls vai ao bloco e no bkc vai a falange e a falange no bls é só directo e o bkc é tipo T.
Questões:
Agora queria voltar a ligar o permutador , mas preciso de saber se há alguma golf v variant 105cv com motor BKC? porque já tenho a referencia da falange 038 121 132 D, mas falta o tubo , vi dum golf v carro a referencia 1k0 121 096 H mas não aparece no autodoc.
A nível filtro de ar, gasóleo e filtro de óleo, o BKC é igual ao BLS ?
A ultima revisão meteram 5w40, o óleo recomendado não é 5W30 ?
Carrinha nova supresas
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Re: Carrinha nova supresas
Começando pelo fim:
Se anularam o filtro de particulas, já podes suar 505.01 (5W40) a vontade.
A parte do anulamento do permutador de oleo é que é preocupante e não percebi bem...falamos no permutador para arrefecer o oleo?
Se for, grande c******.
Tenta medir o tubo que pretendes e adquire numa casa de tubagem. Tem de ser tubo própio para viaturas e que aguente altas temperaturas, pois isso tem normas.
Se anularam o filtro de particulas, já podes suar 505.01 (5W40) a vontade.
A parte do anulamento do permutador de oleo é que é preocupante e não percebi bem...falamos no permutador para arrefecer o oleo?
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Tenta medir o tubo que pretendes e adquire numa casa de tubagem. Tem de ser tubo própio para viaturas e que aguente altas temperaturas, pois isso tem normas.
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Re: Carrinha nova supresas
Se puderes coloca cá fotos para se perceber melhor a situação da egr.
Quanto ao permutador, podes usar até um upgrade, dos 2.0tdi que é o que até costumo fazer, tens é de comprar também as tubagens de água, e tudo o que faz parte da montagem do mesmo e vais ter de cortar ligeiramente um suporte do tubo do intercooler.
Quanto ao permutador, podes usar até um upgrade, dos 2.0tdi que é o que até costumo fazer, tens é de comprar também as tubagens de água, e tudo o que faz parte da montagem do mesmo e vais ter de cortar ligeiramente um suporte do tubo do intercooler.
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Re: Carrinha nova supresas
SuperGolf Escreveu: ↑06 out 2022, 13:18 Começando pelo fim:
Se anularam o filtro de particulas, já podes suar 505.01 (5W40) a vontade.
A parte do anulamento do permutador de oleo é que é preocupante e não percebi bem...falamos no permutador para arrefecer o oleo?
Se for, grande c******.
Tenta medir o tubo que pretendes e adquire numa casa de tubagem. Tem de ser tubo própio para viaturas e que aguente altas temperaturas, pois isso tem normas.
Fiquei com ideia que no motor BLS devia se usar óleo 5w30 mesmo com o filtro partículas anulado.
Isto por causa dos canais de lubrificação serem muito finos.
Eu cá continuo usar 5w30 com o meu BLS de 2008 com fap off. Já conta com 305 mil o canhão
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Re: Carrinha nova supresas
Nada a ver....podes usar 505-01 e fica mais em conta e no nosso clima é sem stress.
Não existem "canais" de lubrificação.....é tudo semelhante....
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Re: Carrinha nova supresas
Em tempos é que vi num fórum espanhol e estavam a falar disso. Por causa do desgaste das cames e também tuches.
Falaram desse desgaste em usar 5w40. Contribuía .....
Falaram desse desgaste em usar 5w40. Contribuía .....
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Re: Carrinha nova supresas
Se usares o 5w30 que na maioria dos casos é 507.00 o desgaste da cam e touches é significativamente maior que se usares 5w40 505.01, o motivo é a química do óleo, o 507.00 não pode conter zddp, pois esse componente danifica gravemente os dpf, o zddp é um importante agente de proteção, hoje em dia até há coisa melhor que isso, mas esse motor é antigo e foi inicialmente desenhado para 505.01, depois enfiaram lá um sistema dpf e tiveram de usar outro óleo, porém não foi feita nenhuma melhoria ou adaptação ao motor para esse óleo mais moderno.
Também há 5w30 505.01, se conseguires arranjar óptimo, certifica-te é que a norma mais alta é mesmo 505.01, se for compatível com dpf não vai ter o tal zddp.
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Re: Carrinha nova supresas
Já não tenho DPF há mais de 10 anos.
Qual óleo aconselhas ? A viatura em questão é um BLS que conta com 305 mil.
Levou uns bronzes por precaução... E tive uma tuche furada aos 185 mil.
Qual óleo aconselhas ? A viatura em questão é um BLS que conta com 305 mil.
Levou uns bronzes por precaução... E tive uma tuche furada aos 185 mil.
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Re: Carrinha nova supresas
O conselho é o que escrevi em cima, 505.01 para quem não tem dpf, assegurar que o máximo é 505.01 e não é compatível com dpf, 507.00 pois se for não vai ter o tal zddp
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Re: Carrinha nova supresas
Ok obrigado.
Para um motor BLS com 300 mil, fico pelo 5w30 ou 5w40?
Para um motor BLS com 300 mil, fico pelo 5w30 ou 5w40?
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Re: Carrinha nova supresas
Se escolheres um 5w30 que tenha a norma 505.01 penso ficas bem servido.
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Re: Carrinha nova supresas
Boa noite,
Peço desculpa pela demora mas aqui vai mais um resumo.
Após umas horas no etka e google descobri que o permutador do óleo no bkc liga na falange de plástico tipo T e no bls liga direto no bloco. Trocar a falange era o ideal mas não dava porque passa o tubo que vai para o intercooler e não tem espaço. Então a um modelo skoda que usa mesmo um T (foto 1 anexo) a seguir a falange com as mesmas medidas, e assim foi, comprei o T meti um tubo de uma ford transit e cortei o excesso de um lado e ficou resolvido. Depois acabei por cortar 3 cm ao tubo que segue da falange para o radiador para não ficar encurvado por causa do acrescento do T.
(Foto 2 anexo) deixaram esse tubo fino grande ao pendurão nas "traseiras" do motor, assim como a saida da egr o tubo cortado. Só depois é que me apercebi que tinham anulado o radiador da egr (foto 6 em anexo) e removido interior do filtro partículas.Vi que esse tubo ia dar a uma vavula tipo(n75), cortei uma mangueira com 5cm e tapei a saida e meti na vavula e tirei o tubo. Na egr fiz uma junta cega e siga.
Depois como há 2 tubos da água que ligava ao radiador egr , 1 que vinha da saida da sofagem e outro seguia para a falange, neste momento está com uma união de ferro a ligar ambos, tenho de melhorar aquilo, ou arranjar um tubo directo da sófagem para a falange.
foto 4 anexo estado geral da coisa depois uma revisão filtros todos, troca do tensor da correia alternador e poli do alternador.
Próxima intervenção é a revisão ao turbo pois está com passagem de óleo, já se nota as babas nos tubos.
Uma duvida é como posso testar se é o alternador que esta a ficar a morrer ou a bateria. Pois o carro ao pegar as vezes nota-se mais que outras que há ali um esforço a pegar, parece que a bateria esta fraca, mas tem voltagem.
Peço desculpa pela demora mas aqui vai mais um resumo.
Após umas horas no etka e google descobri que o permutador do óleo no bkc liga na falange de plástico tipo T e no bls liga direto no bloco. Trocar a falange era o ideal mas não dava porque passa o tubo que vai para o intercooler e não tem espaço. Então a um modelo skoda que usa mesmo um T (foto 1 anexo) a seguir a falange com as mesmas medidas, e assim foi, comprei o T meti um tubo de uma ford transit e cortei o excesso de um lado e ficou resolvido. Depois acabei por cortar 3 cm ao tubo que segue da falange para o radiador para não ficar encurvado por causa do acrescento do T.
(Foto 2 anexo) deixaram esse tubo fino grande ao pendurão nas "traseiras" do motor, assim como a saida da egr o tubo cortado. Só depois é que me apercebi que tinham anulado o radiador da egr (foto 6 em anexo) e removido interior do filtro partículas.Vi que esse tubo ia dar a uma vavula tipo(n75), cortei uma mangueira com 5cm e tapei a saida e meti na vavula e tirei o tubo. Na egr fiz uma junta cega e siga.
Depois como há 2 tubos da água que ligava ao radiador egr , 1 que vinha da saida da sofagem e outro seguia para a falange, neste momento está com uma união de ferro a ligar ambos, tenho de melhorar aquilo, ou arranjar um tubo directo da sófagem para a falange.
foto 4 anexo estado geral da coisa depois uma revisão filtros todos, troca do tensor da correia alternador e poli do alternador.
Próxima intervenção é a revisão ao turbo pois está com passagem de óleo, já se nota as babas nos tubos.
Uma duvida é como posso testar se é o alternador que esta a ficar a morrer ou a bateria. Pois o carro ao pegar as vezes nota-se mais que outras que há ali um esforço a pegar, parece que a bateria esta fraca, mas tem voltagem.
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Re: Carrinha nova supresas
Vê que voltagem o alternador está a debitar, o normal é o mais próximo dos 14.5v. Podes ter o motor de arranque também cansado e já não tem força suficiente para rodar o motor. Esse esforço é mais notório a frio, ou quente?
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Re: Carrinha nova supresas
O mesmo princípio pode ser aplicado a um mk6 2.0 TDI CR?Mario_Marques Escreveu: ↑20 out 2022, 23:11
O conselho é o que escrevi em cima, 505.01 para quem não tem dpf, assegurar que o máximo é 505.01 e não é compatível com dpf, 507.00 pois se for não vai ter o tal zddp
Já não tem DPF há uns anos mas sempre usei 5w30 norma 507.00..o meu agora anda a fazer um tec tec a ligar a frio.
Há registos do CR terem desgaste nos bronzes como os BLS?
Há quem tenha um carro, eu tenho um Golf
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Re: Carrinha nova supresas
Bem, estava a ler este tópico e vai ser um cuidado a ter na próxima revisão no que diz respeito ao óleo