Substituição de sub-chassi (charriot), plataforma PQ34, DIY

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Re: Substituição de sub-chassi (charriot), plataforma PQ34, DIY

Mensagem por |Guilherme| »

Muito porreiro sim senhor. Dizes que pretendes ir reforçando o Chassis, tens ideia como?
Abraço e continuação
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Re: Substituição de sub-chassi (charriot), plataforma PQ34, DIY

Mensagem por Mario_Marques »

afnf Escreveu: 11 nov 2022, 00:00
Mario_Marques Escreveu: 10 nov 2022, 22:09 Sim, é isso, honestamente se fosse a ti substituía era já pois se não tiveres suporte suficiente, que como tens não vais seguramente ter(sei o que estou a dizer) a barra só lá vai estar a fazer peso no carro porque não vai ter tensão/fricção suficiente para fazer algo, e não vais conseguir ver os efeitos disso, essa barra para fazer efeito é preciso que o carro esteja muito firme e uma carga lateral enorme, um carro que não tenha por exemplo uns pneus em 17" com muita aderência, os pneus cedem antes que a tensão passe para o chassis
Vou seguir o teu conselho. A próxima vez que for à Soauto encomendo essas peças.
Neste momento tenho jantes de 15' e braços em chapa, esta barra pouco ou nada vai fazer, mas de futuro pretendo ir reforçando o chassis, e será menos um ponto a abordar.

Mario_Marques Escreveu: 10 nov 2022, 22:09bem como o aço em si é muito mais duro.´
Sendo o aço mais duro, é possível cravar a peça com um parafuso e porca (como fiz nas que apliquei), ou é necessário uma ferramenta própria?

Mario_Marques Escreveu: 10 nov 2022, 22:09tem um casquilho de precisão/centrador por dentro (...)Não deves acompanhar, mas se vires o meu projeto aqui no forum do meu mk1 cabriolet, uma das coisas que fiz foi trocar quase tudo que é anilhas e parafusos para modelos de aba larga, em alguns casos utilizando até aço de dureza 12.9 ou mesmo forjados, e num carro inteiro fazer isso, faz uma diferença enorme na rigidez e desgaste da carroçaria, em especial num carro mais antigo, que usa uma tecnologia de parafusos antiquada.
Já vi o teu projeto sim, por alto.
Por acaso ultimamente tenho pensado em fabricar centradores para os parafusos do sub-chassi, como os que se vendem para os modelos da plataforma PQ35.
O que achas de uma adição destas nesta plataforma PQ34?
É mais duro mas é desenhado para deformar na zona correta, já montei das duas formas, sem chave, quando não tinha e depois de ter comprado uma montei sempre com chave, sem chave tens é de ter cuidado para que fique bem inserido.

A adição das peças tem o seu lado bom e mau, nunca esquecer a regra, o carro vai sempre ceder pelo ponto mais fraco, o truque é perceber primeiro se há necessidade de reforçar e como se deve reforçar, se reforçares o carro todo mas não tiveres aderência suficiente ou tiveres uma zona antes dos reforços fraca, os reforços em si não fazem efeito nenhum, outro cenário, é reforçares tudo e o carro depois ficar subvirador, coisa que é difícil de corrigir se não tiveres pneus muito bons e uma suspensão ajustável.
Eu na altura que reforcei o meu golf mk4 tinha mais do triplo da potencia original e fazia uso desportivo do carro, hoje em dia já tirei muita coisa pois não fazia sentido mais ter esse tipo de coisas.
Também é preciso ter em consideração que nos carros de tração frontal de 2 portas há 2 tipos de chassis, um deles é muito mais reforçado que o outro, também um dos pontos mais fracos do golf mk4 é o que quase ninguém reforça, é atras, atrás dos bancos, faz uma diferença notória em alguns carros quando se reforça essa zona, muito ranger de carroçaria em carga alta desaparece, a grande desvantagem é que te rouba espaço da mala e rebater os bancos é para esquecer, a barra traseira não altera o comportamento do carro de forma que se note pois não interfere diretamente com a suspensão neste caso ou pouco interfere, mas é notório que elimina a torção dessa zona pelo menos nos carros de 3 portas em especial se for uma barra de 5 pontos ou mais.
Por outro lado, a barra antiaproximação superior, na maioria dos carros, em especial nos de chassis reforçado pouco ou nada faz, pois a maioria dos carros não consegue aplicar carga suficiente nesse ponto sequer, é preciso ser já um carro com muita tração e muito reforçado, tipo um tt ou audi s3 que têm jantes pesadas e imenso peso na roda no geral, e são super duros com peças quase todas maciças e pesadas, num carro que não é assim a barra não faz nada e não esquecer que o s3 é um carro desportivo com tração integral, pesado, não foi feito para andar devagar e tem pelo menos 210cv na versão menos potente.
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Re: Substituição de sub-chassi (charriot), plataforma PQ34, DIY

Mensagem por afnf »

|Guilherme| Escreveu: 11 nov 2022, 09:58 Muito porreiro sim senhor. Dizes que pretendes ir reforçando o Chassis, tens ideia como?
Abraço e continuação
Obrigado Guilherme!
Para já, além de colocar a barra inferior na frente, vou colocar barras anti-aproximação superiores traseiras, tal como o Mário falou:
Mario_Marques Escreveu: 12 nov 2022, 16:11 também um dos pontos mais fracos do golf mk4 é o que quase ninguém reforça, é atras, atrás dos bancos, faz uma diferença notória em alguns carros quando se reforça essa zona
Os Škoda Octavia I VRS tinham vários reforços de chassis, e um deles era precisamente a adição de duas barras diagonais atrás dos brancos traseiros, como nesta foto:
dsc08695,jpg - Cópia.jpg
As barras não atravessam de um lado ao outro, mas de cima a baixo. Roubam um pouco de espaço, mas não muito, e permitem na mesma fechar os bancos. A instalação é simples, são duas barras, 2 chapas de reforço, 12 porcas de cravar M8 e 12 parafusos M8x20.
Assim que terminar de instalar o novo charriot, vou instalar as barras, depois faço um tópico. No entanto, não sei até que ponto são compatíveis com os Golf IV.

Mais tarde ainda tenho que estudar como proceder, mas como funciona tudo como um conjunto, vão ter que ser feita várias mudanças na suspensão. Casqilhos reforçados e braços sólidos certamente ajudam. Daqui a uns anos veremos que caminho levou :lol:
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Re: Substituição de sub-chassi (charriot), plataforma PQ34, DIY

Mensagem por |Guilherme| »

Os braços estás a falar dos do S3? Tens de pensar também nas mangas de eixo e barra estabilizadora do S3 ou Cupra ou r32 e os tirantes da barra que apertam na torre do amortecedor.
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Re: Substituição de sub-chassi (charriot), plataforma PQ34, DIY

Mensagem por afnf »

|Guilherme| Escreveu: 13 nov 2022, 15:59 Os braços estás a falar dos do S3?
Sim, esses.
|Guilherme| Escreveu: 13 nov 2022, 15:59 Tens de pensar também nas mangas de eixo e barra estabilizadora do S3 ou Cupra ou r32 e os tirantes da barra que apertam na torre do amortecedor.
Depende. Se adaptar a ponteira consigo manter a mesma manga de eixo, e caso consiga adquirir as primeiras versões dos braços do Audi TT, consigo também manter a barra estabilizadora e os tirantes que tenho, que montam no próprio braço. Mas esses braços são bastante raros :roll:
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Re: Substituição de sub-chassi (charriot), plataforma PQ34, DIY

Mensagem por |Guilherme| »

A ponteira, referes-te à rótula? porque se estás a falar das ponteiras de transmissão nunca tinha ouvido falar.
Os braços dos primeiros TT e a barra sim ya isso dá.
Mas a fazer, faria triângulos e mangas de eixo, mas depois a seu tempo vês o que faz mais sentido para ti 😁
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Re: Substituição de sub-chassi (charriot), plataforma PQ34, DIY

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|Guilherme| Escreveu: 13 nov 2022, 19:43 A ponteira, referes-te à rótula? porque se estás a falar das ponteiras de transmissão nunca tinha ouvido falar.
Os braços dos primeiros TT e a barra sim ya isso dá.
Mas a fazer, faria triângulos e mangas de eixo, mas depois a seu tempo vês o que faz mais sentido para ti 😁
Sim, a rótula, não me lembrava do nome correto :lol:
Vai depender muito de como evoluir, e do orçamento disponível na altura. Veremos!
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afnf Escreveu: 10 nov 2022, 18:47
Mario_Marques Escreveu: 10 nov 2022, 18:25 Boa cena, mas devias ter usado os "insertos" originais ou uns equivalentes, pois esses insertos não têm nenhum suporte frontal, se apertares com o carro ao ponto dessa barra fazer alguma coisa é possível que eles saiam, ou simplesmente sejam flexíveis e a barra não faça efeito por causa disso.
Esse "inserto" que tinhas aparentemente não é original, tenho no meu carro a original e ela tem um diâmetro muito superior á barra, sai fora da barra para criar uma boa zona de suporte para dar firmeza.
Os originais que falas são estes: N 90914701, não são?
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Estive para os encomendar quando fui comprar os parafusos e anilhas para a montagem da barra, mas cada um era 5,85€, o que me assustou um pouco. Depois da montagem vou marcar a barra/parafusos e estar atento à fixação da barra. À mínima folga substituo pelas porcas de rebitar originais.
O que encomendei, além dos parafusos originais, foram as anilhas: N 90477301. Têm um diâmetro de 24 mm.
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Mario_Marques Escreveu: 10 nov 2022, 18:25Montaste casquilhos do charriot do S3/sport ou "normais"?
Ainda não montei casquilhos no charriot. Vou substituir, mas estou a ver que hipóteses tenho. Tens ideia do preço dos casquilhos do S3 na VW?
Vim agora da Soauto.
Os casquilhos do S3 foram cancelados em 2021, e já só tinham 1 superior em stock. Estes nem de fábrica.
As porcas de rebitar foram substituídas por outras mais simples, iguais às que eu apliquei.
Neste caso, vou montar casquilhos normais, e vou manter estas porcas que já tenho instaladas. No entanto, vou tentar fazer uma anilha mais larga para conferir mais suporte.
Mário, sabes qual é o diâmetro das porcars que tens instaladas?
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Re: Substituição de sub-chassi (charriot), plataforma PQ34, DIY

Mensagem por Mario_Marques »

Não te sei dizer de cabeça a medida mas quanto maior o diâmetro mais área de fricção tem se tiver apoio de força igual dos 2 lados.
É pena já não haver o inserto original pois era de facto muito bom, deve haver isso "cá fora" por exemplo num especialista em parafusaria, tipo a fabory.
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Re: Substituição de sub-chassi (charriot), plataforma PQ34, DIY

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Já agora partilho a info de que podes comprar material original na autoparts e algumas coisas mais em conta. os parafusos do sub chassis comprei genuínos na mesma, mais em conta que o que aí puseste.
O parafuso N90734902 ficou cada a 5.51 e o N90752801 a 3.90. Ainda é qualquer coisa.
E tem a opção de entrega que dá um jeitão, era sempre um pincel ter de passar pela soauto. Óbvio que pagas o transporte em encomendas inferiores a 35 euros mas raramente fica aquém desses valores qualquer compra que se faça.
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Re: Substituição de sub-chassi (charriot), plataforma PQ34, DIY

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|Guilherme| Escreveu: 19 nov 2022, 15:39 Já agora partilho a info de que podes comprar material original na autoparts e algumas coisas mais em conta. os parafusos do sub chassis comprei genuínos na mesma, mais em conta que o que aí puseste.
O parafuso N90734902 ficou cada a 5.51 e o N90752801 a 3.90. Ainda é qualquer coisa.
E tem a opção de entrega que dá um jeitão, era sempre um pincel ter de passar pela soauto. Óbvio que pagas o transporte em encomendas inferiores a 35 euros mas raramente fica aquém desses valores qualquer compra que se faça.
Obrigado pela dica, não conhecia!
Vou ver o que têm.
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Re: Substituição de sub-chassi (charriot), plataforma PQ34, DIY

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Depois de 9 meses desde o post inicial, finalmente concluí a substituição do charriot o mês passado. Vou tentar nos próximos tempos publicar todos os passos para a concretização deste trabalho.
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Re: Substituição de sub-chassi (charriot), plataforma PQ34, DIY

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Mario_Marques Escreveu: 18 nov 2022, 14:16 Não te sei dizer de cabeça a medida mas quanto maior o diâmetro mais área de fricção tem se tiver apoio de força igual dos 2 lados.
É pena já não haver o inserto original pois era de facto muito bom, deve haver isso "cá fora" por exemplo num especialista em parafusaria, tipo a fabory.
Apesar de não ter conseguido encontrar o material original, encontrei anilhas com o tamanho ideal. O diâmetro interno é o mesmo diâmetro externo da cabeça da porca de cravar, e o diâmetro externo tem bastante àrea de contacto com o sub-chassi:
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Re: Substituição de sub-chassi (charriot), plataforma PQ34, DIY

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Silver_Ajm Escreveu: 21 set 2022, 20:57 Não é necessário, não te preocupes, faz as atualizações que tiveres a fazer que eu depois coloco na respectiva secção sem problema. 😉 Terá que ir para a secção DIY.
Obrigado! Em princípio até ao fim do mês, ou pouco depois, devo ter o trabalho terminado.
Grande mentira!
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