Criei este tópico para partilhar a substituição do sub-chassi que estou a fazer ao meu Škoda Octavia 1U 1.9 TDi de 2002.
Apesar de não se tratar de um Golf IV coloquei na àrea "OFICINA | Golf IV" por ser a mesma plataforma, e respetivamente os mesmos procedimentos.
Á data da publicação (20/09/2022) ainda não dei início à substituição (isso será feito em apenas 1 dia), mas como é um processo com várias etapas, optei por publicar já, e editar este post com atualizações.
UPDATE: A substituição foi concluída no dia 07/06/2023. É um trabalho relativamente simples de executar, e exequível por uma pessoa, com o carro no chão (apenas em preguiças). Requer uma boa preparação de todo o material para facilitar a instalação, que no meu caso demorou 9 horas, com calma.
Motivo da substituição
Um dos anteriores proprietários deve ter batido com o carro por baixo. Não imagino quais os danos na altura, mas neste momento (setembro 2022) o sub-chassi está danificado e empenado, o que impede um alinhamento de direção correto, e tem resultado em pneus com desgaste irregular, e num carro menos seguro.
Foto de uma parte do sub-chassi original danificada, já fora do carro: Peças
Partilho também uma lista com as peças que comprei, respetivo número de peça, e quanto paguei por cada uma. Nem todas são fundamentais para a troca, mas farei o discernimento.
- 1 sub-chassi. Peça 1J0199313. Comprei por 35€, em 2ª mão, OE, de um carro para abate;
- 4 parafusos para montar o sub-chassi. Peças N90752801 e N90734902. Comprei por um total de 33,21€. Cada parafuso N90752801 custou 7,8€, e cada parafuso N90734902 custou 8,8€. Foram comprados na Soauto;
- 4 parafusos e 2 porcas, para montar os braços de suspensão no sub-chassi. Peças N90484004 (parafusos da frente, horizontais), N102622202 (parafusos de trás, verticais) e N0150816 (porcas). Comprei por um total de 25,42€. Cada parafuso N90484004 custou 5,37€, cada parafuso N102622202 custou 5,09€ e cada porca N0150816 custou 2,24€
- 6 parafusos e 2 chapas, para as pontas do braço de suspensão. Peças 1J0407175B (chapa) e N10127707 (parafusos). Comprei o conjunto por 20,86€ na Soauto.
- 2 braços de suspensão (opcional). Peça 1J0407151C. Comprei ambos por 20€, em 2ª mão, OE, de um Seat Leon. Optei por também trocar os braços de suspensão pois não sabia se os que estavam montados estavam direitos;
- 2 casquilhos de trás, para os braços de suspensão (opcional). Peça 8N0407181B. Considerando que tinham que ser substituídos, optei por colocar os casquilhos de trás reforçados, do Audi TT/Golf R32. Custaram ambos 24,4€ da MEYLE HD, numa loja de peças;
- 2 casquilhos da frente, para os braços de suspensão (opcional). Peça 357407182. Já tinha as peças em casa, da MEYLE, compradas em conjunto com a versão normal dos casquilhos de trás, mas devem rondar os 3€ cada;
- 1 casquilho, caixa de direção (opcional). Peça 1J0422884A. Comprei OE por 12,18€ na Soauto.
- 2 casquilhos, barra de estabilização (opcional). Peça 1J0411314T (para barras de 23 mm). Comprei ambos por 2,36€, da RIDEX, na Auto-Doc. Acabei por não substituir. Será feita a substituição quando comprar uns de melhor qualidade.
- Barra anti-aproximação inferior frontal (extra). Peça 8N0199403B. Comprei OE de um Audi TT para abate por 30€, mais x2 parafusos N10467902 na Soauto por 7,13€.
- 2 casquilhos, para o sub-chassi (opcional). Peça 1J0199429. Comprei novos da Meyle por 12,30 € .
No total gastei 356,91€ (mais uns trocos em porcas de cravar e anilhas, e deslocações para aquisição de material), e não faço ideia de quanto poupei ao ser eu a efetuar o trabalho.
Na remoção das peças antigas e aplicação das peças novas contabilizei 9 horas de trabalho; infelizmente não contabilizei o tempo dispendido em toda a preparação de peças.
Limpeza e tratamento de corrosão
O primeiro passo (além de estudar os procedimentos e reunir as peças) foi limpar as peças em 2ª mão. Como neste caso tinham pouca ou nenhuma contaminação de óleos, foram lavadas com água quente e detergente.
Depois de bem limpas, passei com lixa nos pontos de corrosão, voltei a limpar, e apliquei ácido fosfórico a 80%.
Por fim foram pintadas de preto para retardar a oxidação. Substituição de casquilhos dos triângulos e sub-chassi
Para esta substituição acabei por encomendar da Alemanha um kit para substituição de casquilhos e rolamentos (custou 100€ já com portes), o que facilitou bastante o processo. O primeiro passo foi remover os casquilhos velhos, e depois limpar e remover toda a corrosão existente no local onde estavam fixos. No caso dos sinoblocos acabei mesmo por pintar as superfícies de contacto nos triângulos.
A instalação foi o inverso da remoção, sendo que os sinoblocos entraram a seco, e os casquilhos da frente dos triângulos e do sub-chassi foram instalados com massa de silicone.
Tenham atenção na instalação dos sinoblocos, pois os copos da ferramenta têm que estar perfeitamente perpendiculares com a superfície de união do sinobloco/triângulo. No meu caso, durante a instalação um dos copos da ferramenta ficou sobre um pingo de solda, e o copo ficou ligeiramente de lado (menos de 1mm), o que resultou na instalação do sinobloco torto. Não sei até que ponto vai afetar o comportamento do carro ou duração do material a longo prazo. Instalação das peças no carro
Comecei por levantar o carro o suficiente para conseguir trabalhar por baixo (penso que pouco menos de 40 cm), e retirar as rodas. De seguida começei por desafrouxar os quatro parafusos do sub-chassi, e os quatro parafusos da caixa de direção. Desconectei a barra de estabilização dos triângulos, e desaparafusei as rótulas de suspensão, o pêndulo à caixa de velocidades, e o escape,a caixa de direção e a barra de estabilização ao sub-chassi.
Antes de começar a remover os parafusos do sub-chassi suportei a caixa de direção à parte de cima do motor, e posicionei um macaco hidráulico sob o sub-chassi. Removi os parafusos, e comecei a baixá-lo; a meio da descida removi a barra de estabilização, e baixei o restante para o puxar para fora.