Substituição de sub-chassi (charriot), plataforma PQ34, DIY

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Substituição de sub-chassi (charriot), plataforma PQ34, DIY

Mensagem por afnf »

Olá,

Criei este tópico para partilhar a substituição do sub-chassi que estou a fazer ao meu Škoda Octavia 1U 1.9 TDi de 2002.
Apesar de não se tratar de um Golf IV coloquei na àrea "OFICINA | Golf IV" por ser a mesma plataforma, e respetivamente os mesmos procedimentos.

Á data da publicação (20/09/2022) ainda não dei início à substituição (isso será feito em apenas 1 dia), mas como é um processo com várias etapas, optei por publicar já, e editar este post com atualizações.

UPDATE: A substituição foi concluída no dia 07/06/2023. É um trabalho relativamente simples de executar, e exequível por uma pessoa, com o carro no chão (apenas em preguiças). Requer uma boa preparação de todo o material para facilitar a instalação, que no meu caso demorou 9 horas, com calma.

Motivo da substituição
Um dos anteriores proprietários deve ter batido com o carro por baixo. Não imagino quais os danos na altura, mas neste momento (setembro 2022) o sub-chassi está danificado e empenado, o que impede um alinhamento de direção correto, e tem resultado em pneus com desgaste irregular, e num carro menos seguro.

Foto de uma parte do sub-chassi original danificada, já fora do carro:
Charriot batido (pormenor)
Charriot batido (pormenor)
Peças
Partilho também uma lista com as peças que comprei, respetivo número de peça, e quanto paguei por cada uma. Nem todas são fundamentais para a troca, mas farei o discernimento.
  • 1 sub-chassi. Peça 1J0199313. Comprei por 35€, em 2ª mão, OE, de um carro para abate;
  • 4 parafusos para montar o sub-chassi. Peças N90752801 e N90734902. Comprei por um total de 33,21€. Cada parafuso N90752801 custou 7,8€, e cada parafuso N90734902 custou 8,8€. Foram comprados na Soauto;
  • 4 parafusos e 2 porcas, para montar os braços de suspensão no sub-chassi. Peças N90484004 (parafusos da frente, horizontais), N102622202 (parafusos de trás, verticais) e N0150816 (porcas). Comprei por um total de 25,42€. Cada parafuso N90484004 custou 5,37€, cada parafuso N102622202 custou 5,09€ e cada porca N0150816 custou 2,24€
  • 6 parafusos e 2 chapas, para as pontas do braço de suspensão. Peças 1J0407175B (chapa) e N10127707 (parafusos). Comprei o conjunto por 20,86€ na Soauto.
  • 2 braços de suspensão (opcional). Peça 1J0407151C. Comprei ambos por 20€, em 2ª mão, OE, de um Seat Leon. Optei por também trocar os braços de suspensão pois não sabia se os que estavam montados estavam direitos;
  • 2 casquilhos de trás, para os braços de suspensão (opcional). Peça 8N0407181B. Considerando que tinham que ser substituídos, optei por colocar os casquilhos de trás reforçados, do Audi TT/Golf R32. Custaram ambos 24,4€ da MEYLE HD, numa loja de peças;
  • 2 casquilhos da frente, para os braços de suspensão (opcional). Peça 357407182. Já tinha as peças em casa, da MEYLE, compradas em conjunto com a versão normal dos casquilhos de trás, mas devem rondar os 3€ cada;
  • 1 casquilho, caixa de direção (opcional). Peça 1J0422884A. Comprei OE por 12,18€ na Soauto.
  • 2 casquilhos, barra de estabilização (opcional). Peça 1J0411314T (para barras de 23 mm). Comprei ambos por 2,36€, da RIDEX, na Auto-Doc. Acabei por não substituir. Será feita a substituição quando comprar uns de melhor qualidade.
  • Barra anti-aproximação inferior frontal (extra). Peça 8N0199403B. Comprei OE de um Audi TT para abate por 30€, mais x2 parafusos N10467902 na Soauto por 7,13€.
  • 2 casquilhos, para o sub-chassi (opcional). Peça 1J0199429. Comprei novos da Meyle por 12,30 € .
Em peças aplicadas gastei um total de 220,51€; O alinhamento da direcção foi 24,60€; A massa de silicone da LiquiMoly (3312) foi 10,01€; o kit para extração de sinoblocos foi (com portes) 101,79€.
No total gastei 356,91€ (mais uns trocos em porcas de cravar e anilhas, e deslocações para aquisição de material), e não faço ideia de quanto poupei ao ser eu a efetuar o trabalho.

Na remoção das peças antigas e aplicação das peças novas contabilizei 9 horas de trabalho; infelizmente não contabilizei o tempo dispendido em toda a preparação de peças.

Limpeza e tratamento de corrosão

O primeiro passo (além de estudar os procedimentos e reunir as peças) foi limpar as peças em 2ª mão. Como neste caso tinham pouca ou nenhuma contaminação de óleos, foram lavadas com água quente e detergente.
Estado inicial do sub-chassi antes da limpeza
Estado inicial do sub-chassi antes da limpeza
Estado inicial do sub-chassi antes da limpeza
Estado inicial do sub-chassi antes da limpeza
Estado inicial do sub-chassi antes da limpeza
Estado inicial do sub-chassi antes da limpeza
Estado inicial dos braços de suspensão antes da limpeza
Estado inicial dos braços de suspensão antes da limpeza
Todas as peças depois de limpas
Todas as peças depois de limpas
Depois de bem limpas, passei com lixa nos pontos de corrosão, voltei a limpar, e apliquei ácido fosfórico a 80%.
Pormenor de um braço de suspensão depois da limpeza, antes da aplicação de ácido fosfórico
Pormenor de um braço de suspensão depois da limpeza, antes da aplicação de ácido fosfórico
Pormenor de um braço de suspensão depois da aplicação de ácido fosfórico
Pormenor de um braço de suspensão depois da aplicação de ácido fosfórico
Braço de suspensão durante a aplicação de ácido fosfórico
Braço de suspensão durante a aplicação de ácido fosfórico
Por fim foram pintadas de preto para retardar a oxidação.
Braço de suspensão pintado (pormenor)
Braço de suspensão pintado (pormenor)
Braço de suspensão pintado
Braço de suspensão pintado
Sub-chassi pintado
Sub-chassi pintado
Substituição de casquilhos dos triângulos e sub-chassi

Para esta substituição acabei por encomendar da Alemanha um kit para substituição de casquilhos e rolamentos (custou 100€ já com portes), o que facilitou bastante o processo.
Ferramenta de extração/instalação de sinoblocos
Ferramenta de extração/instalação de sinoblocos
O primeiro passo foi remover os casquilhos velhos, e depois limpar e remover toda a corrosão existente no local onde estavam fixos. No caso dos sinoblocos acabei mesmo por pintar as superfícies de contacto nos triângulos.
A instalação foi o inverso da remoção, sendo que os sinoblocos entraram a seco, e os casquilhos da frente dos triângulos e do sub-chassi foram instalados com massa de silicone.
Tenham atenção na instalação dos sinoblocos, pois os copos da ferramenta têm que estar perfeitamente perpendiculares com a superfície de união do sinobloco/triângulo. No meu caso, durante a instalação um dos copos da ferramenta ficou sobre um pingo de solda, e o copo ficou ligeiramente de lado (menos de 1mm), o que resultou na instalação do sinobloco torto. Não sei até que ponto vai afetar o comportamento do carro ou duração do material a longo prazo.
Sinoblocos. Da esquerda para a direita: versão reforçada, novo; versão normal, novo; versão normal, muito usado.
Sinoblocos. Da esquerda para a direita: versão reforçada, novo; versão normal, novo; versão normal, muito usado.
Extração de um sinobloco
Extração de um sinobloco
Sinobloco novo inserido
Sinobloco novo inserido
Instalação de um casquilho (com massa de silicone aplicada)
Instalação de um casquilho (com massa de silicone aplicada)
Casquilho inserido num triângulo de suspensão
Casquilho inserido num triângulo de suspensão
Instalação das peças no carro

Comecei por levantar o carro o suficiente para conseguir trabalhar por baixo (penso que pouco menos de 40 cm), e retirar as rodas.
IMG_20230606_181226.jpg
De seguida começei por desafrouxar os quatro parafusos do sub-chassi, e os quatro parafusos da caixa de direção. Desconectei a barra de estabilização dos triângulos, e desaparafusei as rótulas de suspensão, o pêndulo à caixa de velocidades, e o escape,a caixa de direção e a barra de estabilização ao sub-chassi.
Antes de começar a remover os parafusos do sub-chassi suportei a caixa de direção à parte de cima do motor, e posicionei um macaco hidráulico sob o sub-chassi. Removi os parafusos, e comecei a baixá-lo; a meio da descida removi a barra de estabilização, e baixei o restante para o puxar para fora.
Sub-chassi e triângulos antigos (em baixo), e sub-chassi e triângulos novos (em cima).
Sub-chassi e triângulos antigos (em baixo), e sub-chassi e triângulos novos (em cima).
Última edição por afnf em 05 jul 2023, 23:46, editado 4 vezes no total.
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Re: Substituição de sub-chassi (charriot), plataforma PQ34, DIY

Mensagem por Silver_Ajm »

Obrigado pela partilha AFNF. Entretanto depois de finalizado, o tópico vai ser movido para a respetiva secção. :wink:
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Re: Substituição de sub-chassi (charriot), plataforma PQ34, DIY

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Silver_Ajm Escreveu: 21 set 2022, 16:36 Obrigado pela partilha AFNF. Entretanto depois de finalizado, o tópico vai ser movido para a respetiva secção. :wink:
Olá Silver_Ajm,
Obrigado.
Se for necessário posso apagar este tópico, e criar um novo em "OFICINA | Outros VW". Seria mais adequado?
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Re: Substituição de sub-chassi (charriot), plataforma PQ34, DIY

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Não é necessário, não te preocupes, faz as atualizações que tiveres a fazer que eu depois coloco na respectiva secção sem problema. 😉 Terá que ir para a secção DIY.
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Re: Substituição de sub-chassi (charriot), plataforma PQ34, DIY

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Re: Substituição de sub-chassi (charriot), plataforma PQ34, DIY

Mensagem por ravager »

2 casquilhos, barra de estabilização (opcional). Peça 1J0411314T (para barras de 23 mm). Comprei ambos por 2,36€, da RIDEX, na Auto-Doc.
Vou ser sincero, pessoalmente eu metia uns casquilhos de marca um pouco melhor, para não arriscares a ter o trabalho de os mudar mais do que uma vez. É que esse material da Ridex não costuma ser grande coisa (por algum motivo são baratos).
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Re: Substituição de sub-chassi (charriot), plataforma PQ34, DIY

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Silver_Ajm Escreveu: 21 set 2022, 20:57 Não é necessário, não te preocupes, faz as atualizações que tiveres a fazer que eu depois coloco na respectiva secção sem problema. 😉 Terá que ir para a secção DIY.
Obrigado! Em princípio até ao fim do mês, ou pouco depois, devo ter o trabalho terminado.
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Re: Substituição de sub-chassi (charriot), plataforma PQ34, DIY

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SuperGolf Escreveu: 22 set 2022, 20:52Following!
Em breve mais alguns updates :!:
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Re: Substituição de sub-chassi (charriot), plataforma PQ34, DIY

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ravager Escreveu: 25 set 2022, 00:33
2 casquilhos, barra de estabilização (opcional). Peça 1J0411314T (para barras de 23 mm). Comprei ambos por 2,36€, da RIDEX, na Auto-Doc.
Vou ser sincero, pessoalmente eu metia uns casquilhos de marca um pouco melhor, para não arriscares a ter o trabalho de os mudar mais do que uma vez. É que esse material da Ridex não costuma ser grande coisa (por algum motivo são baratos).
Concordo em tudo contigo. Em maio troquei as molas e amortecedores de trás. No geral optei por marcas de qualidade (Bilstein, Heibach, etc.), excepto no topo/rolamento dos amortecedores, que comprei da Ridex (para poupar). A montagem foi tranquila, mas quando foi testar o carro o espigão do amortecedor atravessou o topo e foi bater na carroçaria.
IMG_20220528_204200.jpg
IMG_20220528_204132.jpg
Danificou a tampa de pó, e riscou um pouco a carroçaria.
O problema estava nas tolerâncias de fabrico. O diâmetro para o espigão era demasiado largo, e permitiu a passagem. Voltei a colocar as peças de origem em ambos os lados, e pedi a devolução do dinheiro das peças da Ridex.

Relativamente aos casquilhos, só coloquei dessa marca porque já os tinha por casa há bastante tempo. Na montagem logo decidirei, mas neste momento não consigo comprar mais peças.
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Re: Substituição de sub-chassi (charriot), plataforma PQ34, DIY

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afnf Escreveu: 25 set 2022, 13:02
SuperGolf Escreveu: 22 set 2022, 20:52Following!
Em breve mais alguns updates :!:
Pequeno update ao tópico: Já tenho as peças pintadas.
Como sempre, o trabalho vai atrasar um pouco. Vieram parafusos errados, ainda estou à espera de casquilhos, e preciso de uma oficina que me faça a troca dos sinoblocos, ou em último caso terei que comprar ferramentas para isso.
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Re: Substituição de sub-chassi (charriot), plataforma PQ34, DIY

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Olá,
Segue mais um update. Apesar do trabalho estar bastante atrasado, está cada vez mais perto de estar concluído.

Depois de ter consultado cerca de 6 oficinas para substituir os sinoblocos, apenas uma destas confirmou que o conseguia fazer, e deu-me um orçamento de 40€. No entanto, como sei que futuramente terei que trocar os casquilhos do eixo traseiro, e os rolamentos da frente, optei por comprar um kit de extração de casquilhos e rolamentos, que me custou 80€ na Alemanha.
1- kit extracao casquilhos.jpg
Com este kit foi trabalho para 5 minutos em cada braço para a extração, e outros 5 minutos para a inserção dos novos sinoblocos.
2- extracao casquilho.JPG
3- novo casquilho.JPG

Também acabei por comprar uma barra anti-aproximação de um Audi TT. Visto que o sub-chassi não está montado, a sua aplicação torna-se bastante fácil, é só colocar duas porcas de cravar, e aparafusar a barra.
4- porca cravar - Cópia.JPG
Vou colocar os números de peça na primeira mensagem e os respetivos custos. Menos fácil foi a remoção da barra do sub-chassi original. Os parafusos estavam com tanta corrosão que a porca de cravar começou a rodar dentro do sub-chassi. Tiveram que ser removidos com um serrote e à martelada.
5- parafuso barra AA.JPG
Os procedimentos para a barra foram idênticos aos utilizados no sub-chassi e nos braços de suspensão: lavar, lixar, desoxidar, desengordurar e pintar.
6- barra AA pintada.jpg
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Re: Substituição de sub-chassi (charriot), plataforma PQ34, DIY

Mensagem por Mario_Marques »

Boa cena, mas devias ter usado os "insertos" originais ou uns equivalentes, pois esses insertos não têm nenhum suporte frontal, se apertares com o carro ao ponto dessa barra fazer alguma coisa é possível que eles saiam, ou simplesmente sejam flexíveis e a barra não faça efeito por causa disso.
Esse "inserto" que tinhas aparentemente não é original, tenho no meu carro a original e ela tem um diâmetro muito superior á barra, sai fora da barra para criar uma boa zona de suporte para dar firmeza.
Montaste casquilhos do charriot do S3/sport ou "normais"?
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Re: Substituição de sub-chassi (charriot), plataforma PQ34, DIY

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Mario_Marques Escreveu: 10 nov 2022, 18:25 Boa cena, mas devias ter usado os "insertos" originais ou uns equivalentes, pois esses insertos não têm nenhum suporte frontal, se apertares com o carro ao ponto dessa barra fazer alguma coisa é possível que eles saiam, ou simplesmente sejam flexíveis e a barra não faça efeito por causa disso.
Esse "inserto" que tinhas aparentemente não é original, tenho no meu carro a original e ela tem um diâmetro muito superior á barra, sai fora da barra para criar uma boa zona de suporte para dar firmeza.
Os originais que falas são estes: N 90914701, não são?
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Estive para os encomendar quando fui comprar os parafusos e anilhas para a montagem da barra, mas cada um era 5,85€, o que me assustou um pouco. Depois da montagem vou marcar a barra/parafusos e estar atento à fixação da barra. À mínima folga substituo pelas porcas de rebitar originais.
O que encomendei, além dos parafusos originais, foram as anilhas: N 90477301. Têm um diâmetro de 24 mm.
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Mario_Marques Escreveu: 10 nov 2022, 18:25Montaste casquilhos do charriot do S3/sport ou "normais"?
Ainda não montei casquilhos no charriot. Vou substituir, mas estou a ver que hipóteses tenho. Tens ideia do preço dos casquilhos do S3 na VW?
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Mensagem por Mario_Marques »

Sim, é isso, honestamente se fosse a ti substituía era já pois se não tiveres suporte suficiente, que como tens não vais seguramente ter(sei o que estou a dizer) a barra só lá vai estar a fazer peso no carro porque não vai ter tensão/fricção suficiente para fazer algo, e não vais conseguir ver os efeitos disso, essa barra para fazer efeito é preciso que o carro esteja muito firme e uma carga lateral enorme, um carro que não tenha por exemplo uns pneus em 17" com muita aderência, os pneus cedem antes que a tensão passe para o chassis.
Nesta foto do meu carro consegues ver o tamanho da aba exterior do inserto original, tem uma área de contacto enorme para assegurar uma boa superfície de contacto e boa distribuição da carga para o aço não poder ceder, bem como o aço em si é muito mais duro.´
As vezes há pessoal que mete barras de tudo e mais alguma coisa, mas se as barras não estiverem devidamente firmes na carroçaria, com ângulos corretos e a própria barra não tiver dureza, não faz muito mais que peso/cosmética.
Já agora, nessa foto o parafuso não tem anilha de fora mas ja esteve lá :lol: mas tem um casquilho de precisão/centrador por dentro, a anilha de fora é também importante, senão a barra novamente não fica a trabalhar como era suposto, não fica com a tensão/atrito que deve ter.
Não deves acompanhar, mas se vires o meu projeto aqui no forum do meu mk1 cabriolet, uma das coisas que fiz foi trocar quase tudo que é anilhas e parafusos para modelos de aba larga, em alguns casos utilizando até aço de dureza 12.9 ou mesmo forjados, e num carro inteiro fazer isso, faz uma diferença enorme na rigidez e desgaste da carroçaria, em especial num carro mais antigo, que usa uma tecnologia de parafusos antiquada.
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Mario_Marques Escreveu: 10 nov 2022, 22:09 Sim, é isso, honestamente se fosse a ti substituía era já pois se não tiveres suporte suficiente, que como tens não vais seguramente ter(sei o que estou a dizer) a barra só lá vai estar a fazer peso no carro porque não vai ter tensão/fricção suficiente para fazer algo, e não vais conseguir ver os efeitos disso, essa barra para fazer efeito é preciso que o carro esteja muito firme e uma carga lateral enorme, um carro que não tenha por exemplo uns pneus em 17" com muita aderência, os pneus cedem antes que a tensão passe para o chassis
Vou seguir o teu conselho. A próxima vez que for à Soauto encomendo essas peças.
Neste momento tenho jantes de 15' e braços em chapa, esta barra pouco ou nada vai fazer, mas de futuro pretendo ir reforçando o chassis, e será menos um ponto a abordar.

Mario_Marques Escreveu: 10 nov 2022, 22:09bem como o aço em si é muito mais duro.´
Sendo o aço mais duro, é possível cravar a peça com um parafuso e porca (como fiz nas que apliquei), ou é necessário uma ferramenta própria?

Mario_Marques Escreveu: 10 nov 2022, 22:09tem um casquilho de precisão/centrador por dentro (...)Não deves acompanhar, mas se vires o meu projeto aqui no forum do meu mk1 cabriolet, uma das coisas que fiz foi trocar quase tudo que é anilhas e parafusos para modelos de aba larga, em alguns casos utilizando até aço de dureza 12.9 ou mesmo forjados, e num carro inteiro fazer isso, faz uma diferença enorme na rigidez e desgaste da carroçaria, em especial num carro mais antigo, que usa uma tecnologia de parafusos antiquada.
Já vi o teu projeto sim, por alto.
Por acaso ultimamente tenho pensado em fabricar centradores para os parafusos do sub-chassi, como os que se vendem para os modelos da plataforma PQ35.
O que achas de uma adição destas nesta plataforma PQ34?
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