Ajuda Fechaduras, comandos e alarme.

Responder
Babaloo
Beginner
Beginner
Mensagens: 18
Registado: 17 abr 2005, 12:07

Ajuda Fechaduras, comandos e alarme.

Mensagem por Babaloo »

Bom dia a todos.
Desde já as minhas desculpas pelo longo texto... prefiro explicar bem 1 vez do que andar as migalhas.
Embora já me registei a alguns anos, o meu antigo golf 3 nunca me deu grandes problemas e acabei por andar afastado.
Agora por motivos de força maior, tive de me desfazer dele e lá veio para casa um Golf 4 TDI de 08 de 2002, mecanicamente impecável, mas como sempre, com alguns a fazeres que gostaria de resolver.
Já andei a procura e já li muitos post, mas ou não tem a informação que eu preciso, ou não percebi nadinha daquilo. A ver se alguém pode dar aqui um jeito neste rapaz.
Primeira dúvida. Tenho problemas no fecho central e ate já sei que é dos microswitchs, especialmente da porta do condutor, que se a tenho aberta e lhe dou uma pancada na fechadura com alguma força, da logo indicação de porta aberta, liga as luzes, etc. O carro nesta porta (com a chave no canhão) só abre esta, não faz nada com as outras. Alguem aqui no forum tem esses sacanas para venda ou sabe donde os posso encontrar na Europa?. No aliexpress já nem peço coisas pois sempre andei a bater na alfandega, e agora com as novas leis será pior ainda.
Ligando isto com o segundo problema, se vou com a chave na porta do acompanhante, consigo abrir e fechar as 4 portas e subir e descer os 4 vidros, pelo que em princípio tem o fecho centralizado ok, confort, etc.
Agora a segunda duvida / problema: quando comprei o carro, quem o vendeu (2do dono) não tinha chave com comando nem sabe se alguma vez teve, pois já o comprou assim a muitos anos (nem acredito existem pessoas que se deixam andar com 1 chave).
Resumindo, queria ver se consigo comprar e por a trabalhar uma chave com comando.
Já li no fórum a falar sobre o modulo confort precisar de ter 2 fichas, mas também num fórum inglês ou sei la de donde, vi referencia a que dentro do modulo confort, se tiver gravada a frequência, quer dizer que aceita comando a distância.
Ontem desmontei o meu, que tem a referência 1C0 959 799 (sem letras) mas retirei a tampa e efetivamente dentro tem la escrito 434Mhz. Será que aceita ou alguma vez teve chave com comando?
O carro tem um alarme cobra daqueles que tem um comando que parece uma gota de agua :lol: mas que supostamente está desligado pois andava a dar problemas... o que será logico por ter os microswitchs marados.
Será que este alarme tratava do fecho central e o carro nunca teve comando de origem?
Se o modulo confort não der para comando, comprando outro (que referencia?) posso colocar chave com comando ou irei baralhar as coisas com o alarme?
No caso da chave, encontrei algumas originais de carros batidos em muito bom estado e preço. Será que podem dar para colocar e cortar lamina nova, reprogramar chips, codificar, etc?
Ou no final de contas, arranja as fechaduras e o alarme e de deixa-te ficar quetinho, fecha na porta e vai descansado a tua vida? :roll:
Desde já agradeço todos os comentários, e ate as piadas se forem boas e não muitas :wink:
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9414
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Ajuda Fechaduras, comandos e alarme.

Mensagem por SuperGolf »

Em resumo:
Eu na altura dei uns 22 euros no ebay e mandei ver os modulos das portas completos. Durante 2 anos nunca tive chatisses.

Chave:
Vais a uma casa de chaves, perdes amor a uns 130 euros e fazem-te logo uma nova.
Babaloo
Beginner
Beginner
Mensagens: 18
Registado: 17 abr 2005, 12:07

Re: Ajuda Fechaduras, comandos e alarme.

Mensagem por Babaloo »

Boas.
Modulos das portas? Mas quem recebe o sinal não é o modulo confort? Que modulos são essas nas portas?
Da chave já tinha pensado nisso, mas estava a ver se seria viavel fazer com uma original "usada" que alem do material, poupar algum e usar para outras coisas.
Aquilo dos microswitch das fechaduras; sei que foi aqui no forum que falaram de alguem que ate tinha para venda ou sabia donde arranjar isso em PT, mas não consigo voltar a encontrar o post. Alguma ideia?
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9414
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Ajuda Fechaduras, comandos e alarme.

Mensagem por SuperGolf »

Falo disto:

https://www.pecasauto24.pt/pecas-de-aut ... v-1j1.html

No ebay encontras cada um por cerca de 22 euros...
Quanto a chave nao te consigo ajudar....embora seja possivel, é algo bastante complexo.
Babaloo
Beginner
Beginner
Mensagens: 18
Registado: 17 abr 2005, 12:07

Re: Ajuda Fechaduras, comandos e alarme.

Mensagem por Babaloo »

Obrigado, já percebi... as fechaduras.
Mas é preciso trocar as fechaduras por causa do modulo confort?
Sei que tenho debtrocar os microswitches, pelo menos da porta do condutor, mas dai a trocar as fechaduras todas... tenho lodo de pessoal a trocar o modulo mas não vi ninguém a referir trocar as fechaduras.
ravager
Amateur
Amateur
Mensagens: 390
Registado: 02 set 2014, 22:02

Re: Ajuda Fechaduras, comandos e alarme.

Mensagem por ravager »

Já as troquei todas no carro. Meti usadas OEM.

Só se troca a fechadura quando avaria, como é lógico, porque não são de fácil acesso e as das portas de trás então são um projecto para desmontar
Babaloo
Beginner
Beginner
Mensagens: 18
Registado: 17 abr 2005, 12:07

Re: Ajuda Fechaduras, comandos e alarme.

Mensagem por Babaloo »

Exatamente. Não sei porque a sugestão de trocar as fechaduras quando o meu problema, fora o switch na porta do condutor, prende-se com colocar chave com comando, se tenho de trocar o modulo confort ou se isso ira fazer confusão com o alarme cobra que esta la instalado e que nem sei se esta ligado a avertura e fecho das portas.
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9414
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Ajuda Fechaduras, comandos e alarme.

Mensagem por SuperGolf »

Eu nao sugeri trocar de fechadura...pois essa aproveita-se e é exactamente a mesma.

So falei em trocar a peça toda, onde estão os microswitchs. também já troquei apenas os microswitchs, mas a trabalhadeira que deu não justificou-se.

Por 20 euros comprei a peça inteira, já com os microswtichs.

Espero ter sido mais claro.
P.S. um dos problemas com os ditos micros, é abrir e fechar a porta e não acender a luz do plafonier.
Babaloo
Beginner
Beginner
Mensagens: 18
Registado: 17 abr 2005, 12:07

Re: Ajuda Fechaduras, comandos e alarme.

Mensagem por Babaloo »

Ah ok, desconhecia que se vende só uma parte da fechadura. Quando vi o link pensei que era a fechadura completa, que ainda não tive na mão pois quando desforrar a porta, tem de ser com o mateial pronto para trocar 😉
Babaloo
Beginner
Beginner
Mensagens: 18
Registado: 17 abr 2005, 12:07

Re: Ajuda Fechaduras, comandos e alarme.

Mensagem por Babaloo »

Uma pergunta:
Alguém por acaso tem um destes microswitch (mesmo estragado) que possa mandar uma foto e dizer as medidas?
Encontrei alguns a venda que parecem "dar no sitio" mas desconheço o tamanho dos originais.
Babaloo
Beginner
Beginner
Mensagens: 18
Registado: 17 abr 2005, 12:07

Re: Ajuda Fechaduras, comandos e alarme.

Mensagem por Babaloo »

Então pessoal, ninguém twm por ai um desses microswitch velhor que possa mandar uma foto com medidas disso?
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9414
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Ajuda Fechaduras, comandos e alarme.

Mensagem por SuperGolf »

OS que encontras na net, podem não bater certo. Foi o que aconteceu comigo, daí eu ter falado em "trabalheira"...

https://pt.aliexpress.com/wholesale?cat ... .1000002.0
Babaloo
Beginner
Beginner
Mensagens: 18
Registado: 17 abr 2005, 12:07

Re: Ajuda Fechaduras, comandos e alarme.

Mensagem por Babaloo »

Pois, eu sei que existe esse risco. Eu as medidas era que tenho visto anguns similares, mais fáceis de encontrar e aparentemente mais robustos, mas claro que se nada bater certo, vou ter de optar pela solução indicada, embora tenho algumas duvidas na montagem, mas ao ter o material na mão, investigo ou pergunto a quem já o fez 😉
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9840
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Ajuda Fechaduras, comandos e alarme.

Mensagem por Silver_Ajm »

Estes são os indicados para as fechaduras, são estanques, não sei é quanto tempo duram...
https://pt.aliexpress.com/item/10050032 ... TcUR6Pp58I
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Babaloo
Beginner
Beginner
Mensagens: 18
Registado: 17 abr 2005, 12:07

Re: Ajuda Fechaduras, comandos e alarme.

Mensagem por Babaloo »

Exatamente Silver_Ajm. Eu quero evitar mandar vir isso do Aliexpress, que agora como aquilo anda, as ultimas duas coisas que tinha pendentes, acabaram por me dar muita dor de cabeça e despesas, coisa que quero evitar.
Só se alguém tivesse isso por aqui (em PT) a venda, mas caso contrario, ou encontro em europa (ainda a procurar) tenho de tentar outros "alternativos".
Responder