Dúvidas medida jantes 15 golf mk3

Responder
Bino95
Beginner
Beginner
Mensagens: 8
Registado: 04 jul 2019, 19:04
Veículos: Golf 3 1.9 tdi

Dúvidas medida jantes 15 golf mk3

Mensagem por Bino95 »

Boas. Estou com uma dúvida em relação a jantes 15. Eu tenho umas jantes 17 no meu golf com 7j ET 35 senão me engano, e está altamente, mas como as nossas estradas estão cheias de buracos pelo menos na minha zona e como no tenho suspensão B6 e não coils, o carro está durinho e confortável mas adorna mais que coils, logo se andar com gente atrás roça, e as minhas abas já foram trabalhadas por dentro.. quero voltar a por umas 15, mas queria umas bbs RS. No entanto só vejo a venda 7j a frente e 8j atrás e ET 20... E não quero que saia da carroçaria. Alguem me pode ajudar a perceber que sai fora? As de trás são 8j, se ficar mais á face está bom, senão os galochas vai marrar comigo e não queria, é que o posto é perto de casa 😂
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Dúvidas medida jantes 15 golf mk3

Mensagem por Mario_Marques »

A melhor maneira de veres se eventualmente raspa ou nao é mesmo medindo no carro, ou seja, construir uma peça que tenha as mesmas dimensões e medir.
Também existem sites que te podem ajudar com a geometria:

https://www.willtheyfit.com/

E este por exemplo

https://www.wheel-size.com/calc/


Não esquecer que depois tens de ver o curso de suspensão que tens que pode ser muito diferente de carro para carro pois vai depender do conjunto mola e amortecedor que tens, posição de montagem do eixo e casquilhos do mesmo, do estado dos topos e da medida do batente que foi instalado.
Se forem bbs RS verdadeiras tens sempre a possibilidade de comprar abas e barril e criar uma jante como necessitas, não fica barato, mas ninguém mete umas bbs RS a pensar no preço delas.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Dúvidas medida jantes 15 golf mk3

Mensagem por |Guilherme| »

Para saberes se sai ou não, também podes fazer contas. Se as que tens são 7j e as novas são 8j, são 2.54cm a mais que tens só aí na totalidade da jante. Divides por 2 para teres o que fica a mais para cada lado = 1.27cm. Depois a isso, vais somar a diferença de ET que tens - 35 - 20 = 15mm/1.5cm

Ou seja, no total a tua jante traseira fica para fora mais 2.77cms. Se as tuas já tiverem à face ou perto, é para esquecer.
Mas é uma questão de ires com a fita, fazeres ali uma perpendicular e tal e ficas com ideia da coisa :)
Bino95
Beginner
Beginner
Mensagens: 8
Registado: 04 jul 2019, 19:04
Veículos: Golf 3 1.9 tdi

Re: Dúvidas medida jantes 15 golf mk3

Mensagem por Bino95 »

Ainda ficam um bocado dentro, não muito mas ainda tenho alguma margem. Vou pegar numa fita então e ver se esse 2.77 chegam. O que me preocupa é mais atrás, a frente não deve sair. também deve ser pouca diferença das 7j para as 8j. Eu tenho um colega meu que nota-se a diferença na aba da frente para trás e as de trás são fora ligeiramente, só que ele não sabe a medida das de trás e está emigrado. Mas obrigado pela dica, vou me basear nos 2.77 e ver se ainda fica dentro. Fiz a comparação num sit e pelas contas parece me que ainda fica dentro. Mas só mesmo medindo
Anexos
Screenshot_2022-08-11-18-04-41-057_com.android.chrome.jpg
Jarbas83
Rookie
Rookie
Mensagens: 84
Registado: 21 mar 2018, 22:29
Veículos: Golf III TDI 90cv

Re: Dúvidas medida jantes 15 golf mk3

Mensagem por Jarbas83 »

O teu carro está rebaixado? Que medidas de pneus usas, com essas jantes 17? Estou a namorar umas jantes 17 7j ET35 e tenho o carro rebaixado...seria para usar com pneus 205/45. Neste momento, uso jantes 16 7,5j ET 37 com pneus 195/45 e não roça nada. Já tive com espacadores atrás de 20mm e roçava...

Já agora que jantes 17 são essas? Estão para venda? 😁
Bino95
Beginner
Beginner
Mensagens: 8
Registado: 04 jul 2019, 19:04
Veículos: Golf 3 1.9 tdi

Re: Dúvidas medida jantes 15 golf mk3

Mensagem por Bino95 »

Vou vender, tenho um colega meu que me disse que talvez as queria mas se ele demorar a decidir vou por a vender na NET. Se tiveres interesse vesse isso. Já agora eu uso 205 40 17. Largura 7 e ET 35 e roça com 1 pessoa atrás. o carro está rebaixado mas não muito e não sai do chassi, só que como tenho amortecedores e molas adorna mais que coils. OPA isto é estilo stuttgart senão me engano, comprei a um colega meu que tinha num e30 e acentam altamente mas não tenho estradas para elas e como é carro de andar no dia a dia.. quero por umas bbs RS 15 mas da mesma cor, o carro é cinza ficam bem. Se quiseres fotos de vários ângulos para ver como fica eu coloco aqui
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Dúvidas medida jantes 15 golf mk3

Mensagem por |Guilherme| »

Bino95 Escreveu: 12 ago 2022, 15:18 Vou vender, tenho um colega meu que me disse que talvez as queria mas se ele demorar a decidir vou por a vender na NET. Se tiveres interesse vesse isso. Já agora eu uso 205 40 17. Largura 7 e ET 35 e roça com 1 pessoa atrás. o carro está rebaixado mas não muito e não sai do chassi, só que como tenho amortecedores e molas adorna mais que coils. OPA isto é estilo stuttgart senão me engano, comprei a um colega meu que tinha num e30 e acentam altamente mas não tenho estradas para elas e como é carro de andar no dia a dia.. quero por umas bbs RS 15 mas da mesma cor, o carro é cinza ficam bem. Se quiseres fotos de vários ângulos para ver como fica eu coloco aqui
Qual é a suspensão que tens por curiosidade?
Bino95
Beginner
Beginner
Mensagens: 8
Registado: 04 jul 2019, 19:04
Veículos: Golf 3 1.9 tdi

Re: Dúvidas medida jantes 15 golf mk3

Mensagem por Bino95 »

Tenho uns Sachs OEM á frente e bilstein B6 atrás, molas são azuis, não sei que molas são. Já comprei o carro assim. Mas comecei a notar que raspava mais quando meti cabeçotes a frente, acho que deixou o carro mais teso a frente e até subiu ligeiramente, e acho que isso influenciou o adornar da traseira.
Responder