Sem baixas 2.0 tdi 170 cv

Responder
maxpower
Beginner
Beginner
Mensagens: 17
Registado: 14 ago 2016, 16:07

Sem baixas 2.0 tdi 170 cv

Mensagem por maxpower »

Boas pessoal
Venho aqui pedir a vossa ajuda , pois ando com um problema no meu carro , um Golf 5 2.0 tdi PD BMR de 170 cv .
E assim desde que comprei o carro sempre acheio meu morto em baixas rotações , mas como sempre ouvi dizer que era normal por ser 16v , fui deixando andar , mas sempre naquela que não deveria ser tão morto , tipo em 2/3 piso em baixas e o carro pouco reage só quando chega às 1800/2000 rpm e que puxa bem , entretanto o carro foi me dando vários problemas , mecânicos de M****A, cabeça nova ,Maf nova , map nova ,n75 nova , bomba de óleo , trocou se o turbo meteu se um 1756vk , bomba tandem substituída, foi reprogramado EGR OFF / FAP OFF e mesmo assim não tem baixa , entretanto a minha namorada comprou um 1.9 tdi de 105 cv e ao pé do meu aquilo em baixas e fantástico em 3 a 30km/h piso e aquilo anda para a frente ,o meu fica molengao, para ultrapassar só obrigado a reduzir muito para ter alma , que esteja de origem o com repro não tem baixas , sei que os 1.9 tem grandes baixas mas não acredito que o 2.0 seja tão molengao , parece a dci que ando no trabalho , já não sei o que fazer ,já estou farto de procurar e não tenho solução para isso 😞😞😞 alguém entendido na matéria ?
Desculpem o testamento
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Sem baixas 2.0 tdi 170 cv

Mensagem por SuperGolf »

Boas.
Já fizeram um log d pedido e do dado em termos de motor?
Os valores dos injectores estão ok? Salvo erro esse modelo tens injectores Siemens.

Cumps,
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18420
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Sem baixas 2.0 tdi 170 cv

Mensagem por Mario_Marques »

Isto é um dyno de um motor parecido ao teu com 1756vk e mais alguma "artilharia" como podes ver, a essa rpm não há milagres:

Imagem

Se compares com um dyno de um tdi 170 original reprogramado vais ver que o original é melhor até cerca das 2300/ 2500 e que o carro com 1756vk o wue faz é ligeiramente mais potência e até mais tarde, mas não é uma diferença muito grande, pois o turbo de origem desses carros já consegue resultados bons, pessoalmente nunca montaria um 1756vk num tdi 170 pois é pouco diferente do original, não justifica as alterações e custo para os ganhos e perdas.
Em resumo, a não ser que queiras o carro a fumar e a longo prazo dar problemas, deita uma ou duas mudanças abaixo e esquece puxar as 1800.

Atenção, eu não estou a dizer que não possas realmente ter também problemas, o que estou a dizer é que baixas como original não terás nunca e que não deves andar a esses regimes, seja com esse ou outros turbos, pois não é saudável para o motor, agora para dar um parecer do teu problema exato era preciso que partilhasses dados concretos, sem isso para poder avaliar com factos não há na verdade muita ajuda real que se possa dar.
Abraço
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
maxpower
Beginner
Beginner
Mensagens: 17
Registado: 14 ago 2016, 16:07

Re: Sem baixas 2.0 tdi 170 cv

Mensagem por maxpower »

SuperGolf Escreveu: 20 jul 2022, 20:37 Boas.
Já fizeram um log d pedido e do dado em termos de motor?
Os valores dos injectores estão ok? Salvo erro esse modelo tens injectores Siemens.

Cumps,
Penso que sim pois comprei o carro com 160000 km e neste momento tem 216000 km , mas desde início que sempre senti o carro em esforço a subir a rotação e consumo elevado , injectores já foram vistos 2 vezes e dizem que estão nos parâmetros
Mario_Marques Escreveu: 20 jul 2022, 22:15 Isto é um dyno de um motor parecido ao teu com 1756vk e mais alguma "artilharia" como podes ver, a essa rpm não há milagres:

Imagem

Se compares com um dyno de um tdi 170 original reprogramado vais ver que o original é melhor até cerca das 2300/ 2500 e que o carro com 1756vk o wue faz é ligeiramente mais potência e até mais tarde, mas não é uma diferença muito grande, pois o turbo de origem desses carros já consegue resultados bons, pessoalmente nunca montaria um 1756vk num tdi 170 pois é pouco diferente do original, não justifica as alterações e custo para os ganhos e perdas.
Em resumo, a não ser que queiras o carro a fumar e a longo prazo dar problemas, deita uma ou duas mudanças abaixo e esquece puxar as 1800.

Atenção, eu não estou a dizer que não possas realmente ter também problemas, o que estou a dizer é que baixas como original não terás nunca e que não deves andar a esses regimes, seja com esse ou outros turbos, pois não é saudável para o motor, agora para dar um parecer do teu problema exato era preciso que partilhasses dados concretos, sem isso para poder avaliar com factos não há na verdade muita ajuda real que se possa dar.
Abraço
Obrigado pelo feedback ,entendo perfeitamente o que disseste sobre o turbo , mas o problema está , em que tipo em segunda chegas a um cruzamento abrandas , e quando aceleras o carro não desenvolve fica tipo em esforço , preso , parece que não tem turbo , mudei o turbo ,e a electrónica ficou a mesma , não afinei nada deixei como estava , pois mesmo com o turbo de origem o carro sempre foi muito molengao ,sem força , e não quero que puxe antes , mas sinto que o carro não tem força , acho que algo está mal , mesmo sendo 2.0 deveria ter força em baixa , a pouco tempo avariou o sensor de pressão MAP e o carro ficou sem turbo ( penso que é isso ) e em baixas ficou igual não notei diferença só as 2000 rpm aí e que sentia o carro fraco depois coloquei o novo sensor e aí , só a partir das 2000 rpm e que ganha vida , o carro e para o dia a dia , nao pretendo muita loucura e nem muito fumo 😁 , vou voltar a colocar o de origem , para mim o repro mal feita o então problema no comando da geometria , pois o carro não tem forca em baixas , isso só eu a pensar , pois não sou mecânico , ja estou farto de andar em oficinas e já estou desesperado , gosto bastante do carro mas se continuar assim penso em despachalo , já agora como faço o log com o vcds e quais os dados que precisam ????
Obrigado abraço
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18420
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Sem baixas 2.0 tdi 170 cv

Mensagem por Mario_Marques »

Faz logs com temperatura do motor, temperatura de admissão, temperatura do combustível, voltagem do alternador, pressão de turbo, maf, ângulo de torção, injetores, sempre com o pedal de acelerador no fundo, prai em quarta desde as 1800rpm até às 4500rpm.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
maxpower
Beginner
Beginner
Mensagens: 17
Registado: 14 ago 2016, 16:07

Re: Sem baixas 2.0 tdi 170 cv

Mensagem por maxpower »

Obrigado, já fiz o log , mas não sei se estará certo , como posso colocar aqui ? Quais são os grupos certos ?eu medi no grupo 7,11,10 , ???
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18420
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Sem baixas 2.0 tdi 170 cv

Mensagem por Mario_Marques »

Não sei os números dos grupos de cabeça pois por norma tem descrito o que é cada coisa.
Convém que coloques isso numa tabela ou gráfico pois se copiares só o ficheiro diretamente vai ser muito complicado perceber o que é o quê.
Tens aqui uma ajuda de como fazer:
https://forums.tdiclub.com/index.php?th ... ol.476925/
Há mais aplicativos do gênero mas alguns têm de ser instalados no PC, tipo o dieselpower.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
maxpower
Beginner
Beginner
Mensagens: 17
Registado: 14 ago 2016, 16:07

Re: Sem baixas 2.0 tdi 170 cv

Mensagem por maxpower »

Imagem
desculpem , mas penso que seja isso :wink: :wink:
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18420
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Sem baixas 2.0 tdi 170 cv

Mensagem por Mario_Marques »

Se puderes, tentar arranjar forma de alojar o ficheiro de forma a que qualquer pessoa possa fazer o download, por ex aqui:
https://www.transfernow.net/en
Não é preciso log in.

É que assim á primeira vista não tens nada de errado, nesse teste não dá para identificar nada de muito errado, tenta fazer um log a apanhar a situação em que ele te responde mal, nota-se ali o turbo morto desde as 1800 até sensivelmente as 2400 apenas, mas a nível de comando parece estar ok, só sobra a questão do turbo pois é uma adaptação que muitas vezes não corre bem, em especial a adaptação da geometria e do atuador pneumático, e o mapa da n75 também pode não estar grande coisa se lhe mexeram coisa que não é recomendável, bem como ter falta de combustível/avanço para ajudar a fazer o turbo ganhar velocidade, não se vê aí nenhuma desgraça como as vezes se vê em alguns carros, pelo que talvez seja melhor procurares ajuda com alguém que saiba fazer a preparação toda, assim compreende e testa o problema e sabe corrigi-lo(s).
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
maxpower
Beginner
Beginner
Mensagens: 17
Registado: 14 ago 2016, 16:07

Re: Sem baixas 2.0 tdi 170 cv

Mensagem por maxpower »

Boas deculpem so dizer algo agora , mas o verao ocupa me muito tempo (trabalho)
esta semana vou temtar colocar outro , pois o carro parece que cada vez arrasta se mais , nao tem resposta nenhuma , haver se o mecanico tem tempo para colocar o turbo de origem .

https://www.transfernow.net/pt/dltransf ... m=L8Lv8K7P
maxpower
Beginner
Beginner
Mensagens: 17
Registado: 14 ago 2016, 16:07

Re: Sem baixas 2.0 tdi 170 cv

Mensagem por maxpower »

Sem resolução a vista 🥺🥺🥺vou ter que o despachar 🥺🥺🥺
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18420
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Sem baixas 2.0 tdi 170 cv

Mensagem por Mario_Marques »

maxpower Escreveu: 08 ago 2022, 00:19 Boas deculpem so dizer algo agora , mas o verao ocupa me muito tempo (trabalho)
esta semana vou temtar colocar outro , pois o carro parece que cada vez arrasta se mais , nao tem resposta nenhuma , haver se o mecanico tem tempo para colocar o turbo de origem .

https://www.transfernow.net/pt/dltransf ... m=L8Lv8K7P
O ficheiro expirou
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
maxpower
Beginner
Beginner
Mensagens: 17
Registado: 14 ago 2016, 16:07

Re: Sem baixas 2.0 tdi 170 cv

Mensagem por maxpower »

Boas , foi colocado o turbo de origem , reposto mapas de origem , e testando outros mapas , e o carro mantém se igual , pensamos que seja um problema eléctrico que não faz atuar o atuador da geometria , por isso o carro andar sem baixas e altos consumos a rotações mais baixa 😞😞😞😞
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18420
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Sem baixas 2.0 tdi 170 cv

Mensagem por Mario_Marques »

Não dá para te ajudar muito, preciso do log ou um log bem feito/bem identificado, na imagem em cima dá para ver claramente que não carregaste a fundo como pedi(ou então tens um problema no tps ou essa eletronica tinha um erro no mapa do mesmo), e que a pressão está a acompanhar o acelerador ao inicio, as linhas estão sobrepostas, e que depois disso acompanha perfeitamente o outro valor, o problema é que tens ai coisas por identificar e não dá para perceber o que é o quê, eu deduzo que será o valor pedido e o atual, mas não dá para perceber nada pois tens ai várias coisas e não diz o que é o quê.

Imagem
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18420
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Sem baixas 2.0 tdi 170 cv

Mensagem por Mario_Marques »

Para veres a diferença, isto é um log que fiz, coloquei em outro tópico para explicar como verificar se há um problema ou não, da para ver claramente a pressão atual, pressão pedida e duty cycle do solenoide, este teste é só um excerto de um log, nao é o log completo, é só para veres a diferença para o teu.
Imagem
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder