Leitura\interpretação de injectores BKP

Responder
JOUKZZ
Beginner
Beginner
Mensagens: 12
Registado: 27 jun 2022, 13:19
Veículos: VW Passat B6 2.0 TDI 140Cv 16V BKP

Leitura\interpretação de injectores BKP

Mensagem por JOUKZZ »

Boa tarde,

Eu não sei se este post pode já ser colocado, se não peço desculpa de antemão, porém o carácter da minha questão é urgente.
Alguém aqui no fórum consegue interpretar a leitura do injetores?
Tenho um BKP 2.0 TDI e agora está com um trabalho muito irregular.
O carro esteve parado 3 anos, e tinha gasóleo de há 3 anos.
Meto gasóleo novo mas antes ainda tive o carro a trabalhar um pouco e agora ficou a soluçar muito, fiz uma leitura de injectores com o auxílio do vagcom e gostava que alguém me ajudasse com a leitura dos mesmos.
No vídeo a seguir está a leitura e o trabalhar do carro.
Deita muito fino branco.
Obrigado desde já.😉

Última edição por JOUKZZ em 27 jun 2022, 19:34, editado 2 vezes no total.
JOUKZZ
Beginner
Beginner
Mensagens: 12
Registado: 27 jun 2022, 13:19
Veículos: VW Passat B6 2.0 TDI 140Cv 16V BKP

Re: Leitura\interpretação de injectores BKP

Mensagem por JOUKZZ »

Alguém para dar uma ajudinha?
Isto não está com os valores muito elevados?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Leitura\interpretação de injectores BKP

Mensagem por Mario_Marques »

JOUKZZ editei o teu vídeo para ficar visível diretamente no fórum, da maneira que tinhas não dava direto.

Em relação aos valores, isso não está muito saudável e devias de ver o que se passa.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
JOUKZZ
Beginner
Beginner
Mensagens: 12
Registado: 27 jun 2022, 13:19
Veículos: VW Passat B6 2.0 TDI 140Cv 16V BKP

Re: Leitura\interpretação de injectores BKP

Mensagem por JOUKZZ »

Mario_Marques Escreveu: 27 jun 2022, 19:38 JOUKZZ editei o teu vídeo para ficar visível diretamente no fórum, da maneira que tinhas não dava direto.

Em relação aos valores, isso não está muito saudável e devias de ver o que se passa.
Obrigado Mário, eu estava a tentar meter assim, mas não consegui.
Quanto ao ver o que se passa é o que ando a tentar descobrir...
O que se passou foi o seguinte, o carro partiu a distribuição, mas apenas afetou os dois primeiros martelos.
Substitui tudo e ele ficou a trabalhar certinho, mas como tinha gasóleo de há 3 anos teve ali no máximo uma a duas horas, sem serem seguidas, a trabalhar com aquele gasóleo que mais parecia óleo, retirei aquele gasóleo todo, meti gasóleo novo porque ele já estava a cambalear.
A partir daí nunca mais ficou certo.
Eu penso que à partida seja injetores, e estou a tentar descobrir quais.
Porém tenho medo de estar a gastar uma nota preta e o problema não ser injecção.
Estava a partilhar aqui para ver se alguém me ajudava a compreender se estou correto antes de gastar uma nota preta.
Porque o motor foi todo metido a ponto, e estava com o trabalhar certo.
Obrigado desde já
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Leitura\interpretação de injectores BKP

Mensagem por Mario_Marques »

Quando partiu a distribuição não afetou as válvulas, bicos dos injectores, cabeça(sedes e guias), pistões ou bielas? se não afetou é quase um milagre só por si, as vezes os danos não são suficientes para o motor deixar mesmo de trabalhar, mas deixa de trabalhar bem.
Esse valor de compensação que aparece no vag-com é na verdade um calculo que a ecu faz, não é um valor real lido no próprio injetor, o injetor em si não tem nenhum sensor ou dispositivos para dizer á ecu quanto gasóleo está na verdade a injetar, isso é um calculo com base em diversos factores que interferem na velocidade, carga dinamica e equilibrio do motor, se por exemplo, tiveres um cilindro com baixa compressão ou com alguma deficiencia vai afetar diretamente esse valor tal como se tivesse um injetor danificado, mesmo que na verdade o mesmo não esteja.
Obviamente que se houver um problema no injetor, seja na parte mecanica ou no solenoide, isso também vai afetar esse valor, mas atendendo ao historial do teu caso, não é só o injetor a ter e conta mas sim tudo o que se passou e ao detalhe, só assim se pode concluir aproximadamente o que se passa.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
JOUKZZ
Beginner
Beginner
Mensagens: 12
Registado: 27 jun 2022, 13:19
Veículos: VW Passat B6 2.0 TDI 140Cv 16V BKP

Re: Leitura\interpretação de injectores BKP

Mensagem por JOUKZZ »

Mario_Marques Escreveu: 27 jun 2022, 20:49 Quando partiu a distribuição não afetou as válvulas, bicos dos injectores, cabeça(sedes e guias), pistões ou bielas? se não afetou é quase um milagre só por si, as vezes os danos não são suficientes para o motor deixar mesmo de trabalhar, mas deixa de trabalhar bem.
Esse valor de compensação que aparece no vag-com é na verdade um calculo que a ecu faz, não é um valor real lido no próprio injetor, o injetor em si não tem nenhum sensor ou dispositivos para dizer á ecu quanto gasóleo está na verdade a injetar, isso é um calculo com base em diversos factores que interferem na velocidade, carga dinamica e equilibrio do motor, se por exemplo, tiveres um cilindro com baixa compressão ou com alguma deficiencia vai afetar diretamente esse valor tal como se tivesse um injetor danificado, mesmo que na verdade o mesmo não esteja.
Obviamente que se houver um problema no injetor, seja na parte mecanica ou no solenoide, isso também vai afetar esse valor, mas atendendo ao historial do teu caso, não é só o injetor a ter e conta mas sim tudo o que se passou e ao detalhe, só assim se pode concluir aproximadamente o que se passa.
Obrigado pela resposta.
Quanto ao partir a distribuição, não afetou, o carro estava em idle, a correia partiu porque a bomba de água cravou, presumo eu, porque quando fiz a montagem do novo kit a bomba de água velha não roda.
Ao partir a correia ficou presa nas duas rodas da cam, e não deixou roda mais o motor, penso que tenha partido com as válvulas fechadas...mas seguindo o teu conselho, achas que deveria abrir a cabeça e ver as válvulas primeiro?
É que depois de tudo a ponto, os dois martelos e touches montados nos 2 primeiros cilindros ficou a trabalhar certinho... é estranho que os valores estejam tão altos de débito de gasóleo, mas na realidade é o que dizes, e fazendo as contas o valor da soma dos 4 dá perto de zero.
Mais uma vez obrigado pela ajuda.
Queria meter umas fotos, mas como tenho ainda tudo desmontado deixo para outra altura...
Eu tendo um BKP, metendo lá um BKD ele "aceita"?
Obrigado
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Leitura\interpretação de injectores BKP

Mensagem por Mario_Marques »

Devias de testar pelo menos a compressão pois isso é um motor "de interferência" ou seja, se um pistão estiver em cima e uma válvula não estiver completamente fechada bate na válvula pois tanto o pistão como as válvulas usam o mesmo espaço, e mesmo estando ao ralenti faz sempre mais de 700rpm por minuto, ou seja, o pistão passa pelo menos 700 vezes em cima num minuto, ou se preferires 11,66vezes num segundo, e as válvulas rebentando a correia ficam onde estavam.
Até podes ter eventualmente ter tido sorte de não estragar nada que afete, mas precisas de ter a certeza primeiro, e para isso convém verificar a compressão para saber se pelo menos o motor está com boa vedação/compressão.
Um motor com problemas de compressão da exatamente o mesmo resultado nesse tipo de testes que um motor com problemas de injeção pois o efeito em si é o mesmo, o pistão a mover-se a velocidade muito diferente e a ecu tenta compensar sempre isso onde pode, na injeção.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
JOUKZZ
Beginner
Beginner
Mensagens: 12
Registado: 27 jun 2022, 13:19
Veículos: VW Passat B6 2.0 TDI 140Cv 16V BKP

Re: Leitura\interpretação de injectores BKP

Mensagem por JOUKZZ »

Mario_Marques Escreveu: 27 jun 2022, 23:17 Devias de testar pelo menos a compressão pois isso é um motor "de interferência" ou seja, se um pistão estiver em cima e uma válvula não estiver completamente fechada bate na válvula pois tanto o pistão como as válvulas usam o mesmo espaço, e mesmo estando ao ralenti faz sempre mais de 700rpm por minuto, ou seja, o pistão passa pelo menos 700 vezes em cima num minuto, ou se preferires 11,66vezes num segundo, e as válvulas rebentando a correia ficam onde estavam.
Até podes ter eventualmente ter tido sorte de não estragar nada que afete, mas precisas de ter a certeza primeiro, e para isso convém verificar a compressão para saber se pelo menos o motor está com boa vedação/compressão.
Um motor com problemas de compressão da exatamente o mesmo resultado nesse tipo de testes que um motor com problemas de injeção pois o efeito em si é o mesmo, o pistão a mover-se a velocidade muito diferente e a ecu tenta compensar sempre isso onde pode, na injeção.
Obrigado pela ajuda,
Eu não tenho como fazer o teste, mas já agora em questão ao meter lá um motor BKD é fiável?
É "plug and play"?
Responder