Apoio de motor

Responder
Avatar do Utilizador
MrHelit
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 20 fev 2011, 21:29
Veículos: Golf VI 1.6TDI Bluemotion, Polo 6N2 1.4 TDI
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Apoio de motor

Mensagem por MrHelit »

Boas pessoal, tenho aqui um pequeno problema no meu golf.

Os sintomas são os seguintes:
Em certas rotações quando largo o acelerador ou acelero ele dá um pequeno solavanco.
Quando mudo de mudança em em certas rotações ele também dá um pequeno solavanco.
Quando desligo o carro ele treme um pouco.

Desconfio dos apoios do motor

Eu já falei com o mecânico aqui da zona, ele fala em trocar os 3, mas eu prefiro trocar apenas os que tiverem danificados e manter os originais.

A minha questão é: é recomendado trocar os 3 ou existe algum método de diagnosticar qual está danificado?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Apoio de motor

Mensagem por Mario_Marques »

Só há um apoio que pode provocar esses sintomas, que é o pendular que liga a caixa de velocidades ao charriot, dá para inspecionar com facilidade e existe também a opção de em vez de o substituir, aplicar um enchimento da powerflex, que não compromete a dureza original mas evita a torção excessiva que com a idade/uso pode aparecer.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
MrHelit
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 20 fev 2011, 21:29
Veículos: Golf VI 1.6TDI Bluemotion, Polo 6N2 1.4 TDI
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Apoio de motor

Mensagem por MrHelit »

Mario_Marques Escreveu: 27 jun 2022, 13:19 Só há um apoio que pode provocar esses sintomas, que é o pendular que liga a caixa de velocidades ao charriot, dá para inspecionar com facilidade e existe também a opção de em vez de o substituir, aplicar um enchimento da powerflex, que não compromete a dureza original mas evita a torção excessiva que com a idade/uso pode aparecer.
Obrigado pela resposta

Eu hoje de manhã liguei para a Norauto para pedir um orçamento, quem me atendeu também diz que são sintomas desse apoio, ele chama-lhe esticador.

Não me deu o orçamento porque diz que não sabe se tem que baixar o charrio, vou lá amanhã ao fim do dia para fazer o orçamento e eventualmente trocar, depois posto aqui os resultados.
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3153
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Apoio de motor

Mensagem por sflopes »

Cuidado com a qualidade dos trabalhos da Norauto.
Norauto para mim não, tenho conhecimento de trabalhos deles muito muito maus.
É só a minha opinião e vale o que vale.
Jackyl
Amateur
Amateur
Mensagens: 489
Registado: 24 jan 2006, 13:43
Veículos: Golf Mk4 AHF / Polo Cross 9n3 BMN
Localização: VFX

Re: Apoio de motor

Mensagem por Jackyl »

Mario_Marques Escreveu: 27 jun 2022, 13:19 Só há um apoio que pode provocar esses sintomas, que é o pendular que liga a caixa de velocidades ao charriot, dá para inspecionar com facilidade e existe também a opção de em vez de o substituir, aplicar um enchimento da powerflex, que não compromete a dureza original mas evita a torção excessiva que com a idade/uso pode aparecer.
é isto que te referes?
https://www.powerflex.co.uk/i/product_i ... FI-min.pdf

é facil de instalar?
levantando o carro (ou no meu caso, rampas), tirar proteção do motor, tirar parafuso, apontar a peça nova, colocar a anilha mais pequena, depois a maior, e apertar ao sitio?

É assim tão simples?

Obrigado
Avatar do Utilizador
MrHelit
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 20 fev 2011, 21:29
Veículos: Golf VI 1.6TDI Bluemotion, Polo 6N2 1.4 TDI
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Apoio de motor

Mensagem por MrHelit »

sflopes Escreveu: 27 jun 2022, 14:30 Cuidado com a qualidade dos trabalhos da Norauto.
Norauto para mim não, tenho conhecimento de trabalhos deles muito muito maus.
É só a minha opinião e vale o que vale.
Eu sei, mas para trabalhos como estes acho que não deve de ter muito por onde errar.
Costumo lá ir para fazer a troca do óleo,mudar pastilhas, etc...
Avatar do Utilizador
MrHelit
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 20 fev 2011, 21:29
Veículos: Golf VI 1.6TDI Bluemotion, Polo 6N2 1.4 TDI
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Apoio de motor

Mensagem por MrHelit »

Alguém que tenha feito este procedimento sabe dizer o valor em média?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Apoio de motor

Mensagem por Mario_Marques »

Jackyl Escreveu: 27 jun 2022, 15:05
Mario_Marques Escreveu: 27 jun 2022, 13:19 Só há um apoio que pode provocar esses sintomas, que é o pendular que liga a caixa de velocidades ao charriot, dá para inspecionar com facilidade e existe também a opção de em vez de o substituir, aplicar um enchimento da powerflex, que não compromete a dureza original mas evita a torção excessiva que com a idade/uso pode aparecer.
é isto que te referes?
https://www.powerflex.co.uk/i/product_i ... FI-min.pdf

é facil de instalar?
levantando o carro (ou no meu caso, rampas), tirar proteção do motor, tirar parafuso, apontar a peça nova, colocar a anilha mais pequena, depois a maior, e apertar ao sitio?

É assim tão simples?

Obrigado
Sim, é esse mesmo, eu dei a powerflex como exemplo, pois há outras opções no mercado, só citei o nome por ser o mais vulgar.
A instalação é mesmo simples tal como nas instruções, isso o que vai fazer é preencher parte do espaço no meio dos casquilhos.
Já agora, a possível causa é aqui, estes 2 casquilhos, leva um por cima e um por baixo e aperta em sandwich no veio que depois vai apertar na caixa de velocidades.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
MrHelit
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 20 fev 2011, 21:29
Veículos: Golf VI 1.6TDI Bluemotion, Polo 6N2 1.4 TDI
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Apoio de motor

Mensagem por MrHelit »

Mario_Marques Escreveu: 27 jun 2022, 13:19 Só há um apoio que pode provocar esses sintomas, que é o pendular que liga a caixa de velocidades ao charriot, dá para inspecionar com facilidade e existe também a opção de em vez de o substituir, aplicar um enchimento da powerflex, que não compromete a dureza original mas evita a torção excessiva que com a idade/uso pode aparecer.
E acha que deve ser trocado o apoio completo,inclusive essas borrachas da foto?
Amanhã quando for fazer o orçamento vou falar nisso.
Última edição por MrHelit em 27 jun 2022, 20:56, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Apoio de motor

Mensagem por Mario_Marques »

Na foto são duas peças, um por cima e um por baixo, depois como expliquei leva o outro a meio, por norma, o do meio não se costuma estragar com facilidade a não ser que tenha levado com óleo ou algum químico, tenha andado desapertado, etc.
A minha recomendação é sempre primeiro analisar realmente o problema, eu sou mecânico, não sou bruxo, ai se fosse.......!!!! :mrgreen:
Se optares por trocar os 2 casquilhos atenção que ao retirar o charriot fora para os trocar, todos os parafusos elásticos devem ser renovados, senão corres o risco de danificar roscas ou um dia do nada partirem em andamento, e ainda leva uma porrada deles e só há de origem, meter os casquilhos novos bem também tem a sua técnica apesar de não ser uma coisa do outro mundo, já apanhei muitos que o pessoal ao montar, por não terem as ferramentas corretas, os danificaram ao instalar, se optares pelo casquilho da powerflex, isso resolve uma grande parte dos problemas sem outros prejuízos e mesmo quem não tem nenhum problema, se instalar, essa peça ajuda a prolongar muito mais a durabilidade dos casquilhos originais, especialmente util para quem anda muito em cidade, puxa coisas, anda carregado, condução desportiva com muitas acelerações e desacelerações bruscas
Imagem
Imagem
instagram bookmarklet
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
MrHelit
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 20 fev 2011, 21:29
Veículos: Golf VI 1.6TDI Bluemotion, Polo 6N2 1.4 TDI
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Apoio de motor

Mensagem por MrHelit »

Fui á Norauto para fazer um diagnóstico, basicamente os que eles dizem é que o problema, é os apoios do motor, bimassa e embraiagem
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3153
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Apoio de motor

Mensagem por sflopes »

Como digo em cima não confio em diagnóstico da Norauto,á um ano mudei lá a bateria, tubo bem metem o carro a trabalhar aceleram, carregam na embraiagem e largam aos solavancos e dizem tem os apoios do motor lixados quer agendar para substituir? O carro tinha saído do concessionário da revisão anual (142.328Km) vou á VW, e conto o relatório da Norauto, o chefe da oficina chama-me ao pé do carro faz testes à minha frente e diz os apoios estão muitos bons. Hoje o carro tem 144.233Km e os apoio ainda não foram mudados .
Avatar do Utilizador
MrHelit
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 20 fev 2011, 21:29
Veículos: Golf VI 1.6TDI Bluemotion, Polo 6N2 1.4 TDI
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Apoio de motor

Mensagem por MrHelit »

Mario_Marques Escreveu: 27 jun 2022, 21:00 Na foto são duas peças, um por cima e um por baixo, depois como expliquei leva o outro a meio, por norma, o do meio não se costuma estragar com facilidade a não ser que tenha levado com óleo ou algum químico, tenha andado desapertado, etc.
A minha recomendação é sempre primeiro analisar realmente o problema, eu sou mecânico, não sou bruxo, ai se fosse.......!!!! :mrgreen:
Se optares por trocar os 2 casquilhos atenção que ao retirar o charriot fora para os trocar, todos os parafusos elásticos devem ser renovados, senão corres o risco de danificar roscas ou um dia do nada partirem em andamento, e ainda leva uma porrada deles e só há de origem, meter os casquilhos novos bem também tem a sua técnica apesar de não ser uma coisa do outro mundo, já apanhei muitos que o pessoal ao montar, por não terem as ferramentas corretas, os danificaram ao instalar, se optares pelo casquilho da powerflex, isso resolve uma grande parte dos problemas sem outros prejuízos e mesmo quem não tem nenhum problema, se instalar, essa peça ajuda a prolongar muito mais a durabilidade dos casquilhos originais, especialmente util para quem anda muito em cidade, puxa coisas, anda carregado, condução desportiva com muitas acelerações e desacelerações bruscas
Imagem
Imagem
instagram bookmarklet

Vou mudar os casquilhos, eu falei nos parafusos,eles dizem que não é preciso,metem "loctite" , dizem que os parafusos só na marca. Acha mesmo que vai dar barraca de não trocar? Eu marquei para amanhã de tarde fazer a troca, mas já estou com um bocado de receio
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3153
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Apoio de motor

Mensagem por sflopes »

Leia o que relato mais acima.
aguarde pela opinião do Mestre Mário Marques.
Avatar do Utilizador
MrHelit
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 20 fev 2011, 21:29
Veículos: Golf VI 1.6TDI Bluemotion, Polo 6N2 1.4 TDI
Localização: Viana do Castelo
Contacto:

Re: Apoio de motor

Mensagem por MrHelit »

sflopes Escreveu: 28 jun 2022, 19:34 Como digo em cima não confio em diagnóstico da Norauto,á um ano mudei lá a bateria, tubo bem metem o carro a trabalhar aceleram, carregam na embraiagem e largam aos solavancos e dizem tem os apoios do motor lixados quer agendar para substituir? O carro tinha saído do concessionário da revisão anual (142.328Km) vou á VW, e conto o relatório da Norauto, o chefe da oficina chama-me ao pé do carro faz testes à minha frente e diz os apoios estão muitos bons. Hoje o carro tem 144.233Km e os apoio ainda não foram mudados .
Eu também não confio muito,mas não conheço mecânicos de confiança aqui na zona.
Ela pegou no carro para pôr no elevador e disse logo que a embraiagem está muito dura é provável que esteja no fim.
Depois eu falei nos sintomas que o carro tinha, ele disse que este carro tem bimassa e o problema é provável que seja daí.
Teve a ver os apoios e disse que o que está debaixo da caixa do ar e o da caixa eles velocidades estão estragados deram um orçamento de 200€ para os dois, eu até nem achei caro, mas prefiro mudar o da caixa de velocidades se não resolver troco o outro, se não resolver logo se vê.
Ele disse que na opinião não ia resolver.
Mas vou pedir que reservem os velhos para eu levar para casa.
Responder