Travagem Golf MK2 1.6 GTD

Responder
Avatar do Utilizador
DreSilva
Beginner
Beginner
Mensagens: 17
Registado: 11 dez 2012, 22:30
Veículos: VW Golf MK2 1.6 GTD Intercooler
Localização: Coimbra

Travagem Golf MK2 1.6 GTD

Mensagem por DreSilva »

Boas malta precisava de ajuda pois queria melhorar a travagem e tenho algumas duvidas..

Estava a pensar meter travagem de disco atrás, estive a ver e há malta que aplica do golf 3 outros do golf 2 gti, procurei nos tópicos e nao encontrei nada que me esclarece-se muito.

Já alguem fez alguma aplicação de travagem melhor à frente e atras? Que material preciso?

Outra questão já alguem aplicou ABS num golf2?
VW Golf Mk3 1.4 GL 2012-2013
VW Golf Mk3 1.9 D 2013-2014
VW Golf Mk2 1.6 D 2014-2016
VW Golf MK6 1.6TDI Highline 2019-...
VW Golf MK2 1.6 GTD Intercooler 2022-...
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Travagem Golf MK2 1.6 GTD

Mensagem por Mario_Marques »

Qual é o teu orçamento?
O golf mk2 GTI 8v tem uma travagem bastante semelhante a tua e em novos travavam bem, mesmo sendo bastante mais potentes e rápidos que as versões abaixo, muitas vezes o pessoal em vez de renovar aquilo que está para lá de velho o que faz é ir buscar outras coisas velhas diferentes, as vezes ligeiramente melhores e maiores (que se for muito maior torna o carro mais lento)e durante esse processo tiram um óleo com 10 ou mais anos e metem novo(que faz milagres), quero com isto dizer que o primeiro passo é sempre compreender o que está errado nos teus travões.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
DreSilva
Beginner
Beginner
Mensagens: 17
Registado: 11 dez 2012, 22:30
Veículos: VW Golf MK2 1.6 GTD Intercooler
Localização: Coimbra

Re: Travagem Golf MK2 1.6 GTD

Mensagem por DreSilva »

Percebo perfeitamente o que estás a dizer mas estava a pensar num upgrade, o carro é para ficar portanto a gastar é para ficar em condiçoes e estava a pensar em modernizar um pouco dai ter pensado num travagem golf 3 ja com abs aplicando o módulo e fazendo as ligações é possivel?

Não defeni orçamento porque passa muito por saber o que seria melhor fazer comparativos no que a longo prazo compensaria mais, seria esse o caminho.
VW Golf Mk3 1.4 GL 2012-2013
VW Golf Mk3 1.9 D 2013-2014
VW Golf Mk2 1.6 D 2014-2016
VW Golf MK6 1.6TDI Highline 2019-...
VW Golf MK2 1.6 GTD Intercooler 2022-...
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Travagem Golf MK2 1.6 GTD

Mensagem por Mario_Marques »

O "upgrade" é uma coisa relativa, ao fim do dia isto não é uma coisa de opinião, é física/engenharia, tens o factor atrito e o factor temperatura, os travões não fazem mais nada a não ser transformar energia cinética em calor, daí ser importante identificar o problema, se é um problema de falta de atrito, se é um problema de fadiga térmica do material, ou ambos, um upgrade não é um upgrade se não te melhorar o atrito ou se não precisares de capacidade térmica extra, ou se não travar por outro motivo que não tenha nada a ver com os travões, por ex,pneus com baixo atrito, muita transferência de massas devido a suspensão em mau estado, quase nunca o pessoal que faz esses upgrades mede a distância real da travagem, fiam-se apenas na sensação e não sabem se realmente encurtou as distâncias, quanto encurtou e quantas mais travagens iguais conseguem fazer.
Meter travões maiores pode não te melhorar absolutamente nada de significativo, o ABS é possível mas o ABS não mete o carro a t travar mais, só impede que as rodas bloqueiem e seria bastante dispendioso aplicar ABS, além que um sistema ABS antigo não é grande pistola apesar de ser melhor que nada em algumas situações.
Problemas diferentes, soluções diferentes, e pelo que conheço do tratamento que habitualmente estes carros levam é normal o sistema original estar todo roto bem como muitas outras peças e devido a isso o pessoal culpar logo que o problema é os travões originais que não são bons, quando o problema na verdade é o material de uma forma geral já estar para lá do fim de vida, não ter boa qualidade, etc, ...há muito a melhorar até mesmo mantendo características parecidas as originais, sem necessidade de grandes alterações, apenas renovando coisas e metendo outras equivalentes mais modernas ou com outras características.
Isto que estou a dizer não é muito detalhado no teu caso em específico pois era preciso mais detalhes para poder perceber o teu problema, nem é uma critica, é um conselho baseado em experiência no assunto.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Albernas
Amateur
Amateur
Mensagens: 382
Registado: 05 abr 2010, 20:08

Re: Travagem Golf MK2 1.6 GTD

Mensagem por Albernas »

Como disse o Mário esse carro dá para por a travagem igual a do GTi . Podes começar por discos e pastilhas novos de uma marca de qualidade , com discos ventilados se ainda não tiver . Aplicar os travões de disco atras do Golf 2 GTi ou do Golf 3 isso também penso ser um bom upgrade, porque os travões de tambor de origem de facto não são grande coisa . Mas o ABS penso não teres grande vantagem como o Mário já disse não vai travar mais e estas a falar de um ABS de um Golf 3 antigo que pode vir com avarias e em termos de eficácia não é comparado aos usados hoje em dia nos carros mais modernos . E em termos de aplicação é um processo muito complexo e dispendioso e penso se conseguires por tudo a trabalhar direito não iras ter grande melhoria em relação a não ter ABS .
Albernas
Amateur
Amateur
Mensagens: 382
Registado: 05 abr 2010, 20:08

Re: Travagem Golf MK2 1.6 GTD

Mensagem por Albernas »

Deixo aqui um vídeo do upgrade dos discos da frente no meu Golf 1 mas o processo no Golf 2 é o mesmo . É um serviço simples e sem grandes custos ,ao fazer este upgrade com material de qualidade já vais notar uma grande diferença .

Albernas
Amateur
Amateur
Mensagens: 382
Registado: 05 abr 2010, 20:08

Re: Travagem Golf MK2 1.6 GTD

Mensagem por Albernas »

Se quiser converter os travões traseiros para discos deixo aqui este link :
https://www.heritagepartscentre.com/eu/ ... n-kit.html
Este kit inclui todo o material menos os cabos de travão de mão .
Avatar do Utilizador
DreSilva
Beginner
Beginner
Mensagens: 17
Registado: 11 dez 2012, 22:30
Veículos: VW Golf MK2 1.6 GTD Intercooler
Localização: Coimbra

Re: Travagem Golf MK2 1.6 GTD

Mensagem por DreSilva »

Albernas Escreveu: 26 jun 2022, 22:24 Deixo aqui um vídeo do upgrade dos discos da frente no meu Golf 1 mas o processo no Golf 2 é o mesmo . É um serviço simples e sem grandes custos ,ao fazer este upgrade com material de qualidade já vais notar uma grande diferença .

Albernas vou secalhar começar por trocar a travagem frontal de disco dar uma boa vista de olhos nos restantes perifericos, verificar fugas substituir óleo, e numa segunda fase aplicar travagem de disco atrás.
VW Golf Mk3 1.4 GL 2012-2013
VW Golf Mk3 1.9 D 2013-2014
VW Golf Mk2 1.6 D 2014-2016
VW Golf MK6 1.6TDI Highline 2019-...
VW Golf MK2 1.6 GTD Intercooler 2022-...
Avatar do Utilizador
DreSilva
Beginner
Beginner
Mensagens: 17
Registado: 11 dez 2012, 22:30
Veículos: VW Golf MK2 1.6 GTD Intercooler
Localização: Coimbra

Re: Travagem Golf MK2 1.6 GTD

Mensagem por DreSilva »

Albernas Escreveu: 26 jun 2022, 22:44 Se quiser converter os travões traseiros para discos deixo aqui este link :
https://www.heritagepartscentre.com/eu/ ... n-kit.html
Este kit inclui todo o material menos os cabos de travão de mão .
Que tamanho aplicas-te à frente e qual a medida compativel estava a pensar em 256mm ou é preciso alguma alteração?
VW Golf Mk3 1.4 GL 2012-2013
VW Golf Mk3 1.9 D 2013-2014
VW Golf Mk2 1.6 D 2014-2016
VW Golf MK6 1.6TDI Highline 2019-...
VW Golf MK2 1.6 GTD Intercooler 2022-...
Albernas
Amateur
Amateur
Mensagens: 382
Registado: 05 abr 2010, 20:08

Re: Travagem Golf MK2 1.6 GTD

Mensagem por Albernas »

DreSilva Escreveu: 27 jun 2022, 03:43
Albernas Escreveu: 26 jun 2022, 22:44 Se quiser converter os travões traseiros para discos deixo aqui este link :
https://www.heritagepartscentre.com/eu/ ... n-kit.html
Este kit inclui todo o material menos os cabos de travão de mão .
Que tamanho aplicas-te à frente e qual a medida compativel estava a pensar em 256mm ou é preciso alguma alteração?
Este kit é para trás , eu só fiz a aplicação a frente. Na frente tens de manter o mesmo diâmetro que é de 239mm só altera é a espessura do disco por ser ventilado, mas o diâmetro fica igual ao de origem, para alterares o diâmetro de origem tens de trocar tudo, suporte e bombas de travão. Mas para fazer a alteração de disco maciços para ventilados é só mudares os discos e aplicar pastilhas mais finas , como explico no vídeo. As pastilhas de travão para discos maciços são de 19mm de espessura, e para os discos ventilados são de 15mm se não estou em erro . Como já disse é uma alteração na qual não é preciso alterar nada , é só mesmo substituir os discos e pastilhas por discos ventilados e pastilhas indicadas para os discos ventilados . E com este material todo novo aproveitas também para mudar o óleo de travões e vais ver que por pouco investimento notas logo uma grande diferença .
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Travagem Golf MK2 1.6 GTD

Mensagem por Mario_Marques »

Albernas, meter os discos ventilados não aumenta o poder de travagem, só reduz a fadiga por aquecimento se ela existir, eu recomendo fazer essa aplicação mas isso só reduz a perda por fadiga, logo, voltamos a questão que coloquei em cima de perceber exatamente o problema da travagem.
Aumentar o diâmetro também não aumenta o poder de travagem, só aumenta a resistência á fadiga pois tem mais massa, e aumenta o binário de travagem por ter maior alavanca, mas o poder de travagem é determinado e limitado pelo atrito tanto das pastilhas aos discos como dos pneus á estrada, se o carro por exemplo derrapar nas travagens não há travões no mundo que o vao ajudar, pois o problema estará nos pneus e suspensão.

Dependendo da configuração de manga de eixo que o mk2 tiver, pois há várias, da para em alguns casos aumentar o diâmetro de forma simples trocando só as maxilas e suportes das mesmas, uns casos mais difíceis que outros pois há 2 medidas de furação, mas torno a repetir, aumentar só o tamanho por si só pode não fazer nada na melhoria do poder de travagem, no sentido de encurtar distâncias.

DreSilva seria interessante descreverei melhor exatamente o que te queixas e o carro, para se poder compreender melhor o problema e tentar ajudar a encontrar a melhor solução
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Albernas
Amateur
Amateur
Mensagens: 382
Registado: 05 abr 2010, 20:08

Re: Travagem Golf MK2 1.6 GTD

Mensagem por Albernas »

Mario_Marques Escreveu: 27 jun 2022, 23:54 Albernas, meter os discos ventilados não aumenta o poder de travagem, só reduz a fadiga por aquecimento se ela existir, eu recomendo fazer essa aplicação mas isso só reduz a perda por fadiga, logo, voltamos a questão que coloquei em cima de perceber exatamente o problema da travagem.
Aumentar o diâmetro também não aumenta o poder de travagem, só aumenta a resistência á fadiga pois tem mais massa, e aumenta o binário de travagem por ter maior alavanca, mas o poder de travagem é determinado e limitado pelo atrito tanto das pastilhas aos discos como dos pneus á estrada, se o carro por exemplo derrapar nas travagens não há travões no mundo que o vao ajudar, pois o problema estará nos pneus e suspensão.

Dependendo da configuração de manga de eixo que o mk2 tiver, pois há várias, da para em alguns casos aumentar o diâmetro de forma simples trocando só as maxilas e suportes das mesmas, uns casos mais difíceis que outros pois há 2 medidas de furação, mas torno a repetir, aumentar só o tamanho por si só pode não fazer nada na melhoria do poder de travagem, no sentido de encurtar distâncias.

DreSilva seria interessante descreverei melhor exatamente o que te queixas e o carro, para se poder compreender melhor o problema e tentar ajudar a encontrar a melhor solução
Eu a uns anos atras fiz esta alteração num Golf2 Td que tive e nota-se bastante a diferença na travagem . E mesmo agora no Cabriolet também fiz essa alteração nota-se a melhoria na travagem , e não só em questão de fadiga, mesmo no poder de travagem . As pastilhas para os discos ventilados não são iguais as dos discos normais dai talvez a diferença na travagem . O material das pastilhas para os discos ventilados ade ser diferente das pastilhas para os discos normais dai também em regra geral serem mais caras embora tenham menos material .
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Travagem Golf MK2 1.6 GTD

Mensagem por Mario_Marques »

Albernas eu não tenho duvidas nenhumas sobre a tua experiencia e também fiz exatamente isso num golf mk2 que tive, onde mais tarde passei para 256mm e depois 280mm, e recomendo vivamente fazer a passagem para ventilados se ainda não tiverem feito isso no carro, tu ao passares de um sistema sólido para um ventilado, acontece uma melhoria na performance de travagem porque reduz o efeito da fadiga para quem usa pastilhas "normais", o disco ventilado, consegue dissipar muito melhor o calor, aqui menciono performance e não potencia, porquê, performance, será o desempenho generalizado por um tempo e tipos de utilização alargados, potencia é o valor real máximo de potencia que existe numa travagem nas condições ideais, comparando em condições iguais e controladas, porém, comparando coisas equivalentes(com o mesmo atrito) não tens mais potencia de travagem ao passar para ventilados, tens é mais resistência á fadiga por aquecimento, dai ter sugerido que o nosso amigo dê mais informações sobre o problema especifico dele e carro, apesar de estar totalmente de acordo com passar para ventilados, e sei que vai fazer diferença positiva, pois ele vai poder fazer mais travagens boas do que com os sólidos, os sólidos aquecem mais e com pastilhas normais, que não trabalham bem a altas temperaturas, vai ter perdas de potencia por fadiga em situações que force a haver aquecimento acima daquele que as pastilhas funcionam bem.

O problema tipico e bem conhecido desses carros quando novos era a fadiga, se forem aqui, vejam as várias págimnas pois tem ai varios modelos espalhados pelas páginas que usam exatamente os mesmos travões.
viewtopic.php?t=116949

E virem os testes que coloquei desses carros na época, um dos pontos fracos é a pouca resistência á fadiga dos travões apenas em alguns casos usando exatamnete os mesmos travões(possivelmente com pastilhas diferentes, sistema hidraulico diferente, peso de carro diferente, pneus diferente, etc, mas travões iguais), vejam os testes das plataformas do grupo que usam os mesmos 239mm, acho que alguns testes até tem teste de travagem e como poderão ler a queixa não é a potencia, mas a resistência á fadiga e apenas nos carros mais pesados, a potencia em si, se não se perdesse, em alguns casos até é superior á capacidade dos pneus, ou seja, bloqueia rodas porque os travões travam mais que o que as rodas conseguem agarrar á estrada.

Isso são testes de carros novos, na época, logo é o melhor retrato possível que se pode ter, que é saber como era o carro se estivesse a 100%, são factos. :!:

No entanto, se ele utilizar alguns tipos de pastilhas com características diferentes, que tenham mais atrito e maior capacidade térmica consegue mesmo com os discos pequenos, superar bastante o problema de fadiga e consegue também superar um sistema muito maior, e isso posso deixar dados concretos que vou colocar em anexo e estão disponíveis a qualquer pessoa que tenha curiosidade em perceber as diferenças, dá para ver claramente a função temperatura de funcionamento ideal vs atrito, obviamente umas pastilhas de performance não custam o mesmo que umas pastilhas de um carro banal.

:arrow: Albernas, atenção que eu acho a tua sugestão dos ventilados óptima e ia fazê-la também depois de saber exatamente o problema, que na verdade ainda não sabemos, mas acho que para ajudar melhor o nosso amigo, da forma mais eficiente é preciso perceber melhor o problema concreto dele, ele até pode já ter ventilados pois era muito comum essa troca na época :wink:
Anexos
HawkPadChart.jpg
charts-2021.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
DreSilva
Beginner
Beginner
Mensagens: 17
Registado: 11 dez 2012, 22:30
Veículos: VW Golf MK2 1.6 GTD Intercooler
Localização: Coimbra

Re: Travagem Golf MK2 1.6 GTD

Mensagem por DreSilva »

Boas Mário a travagem não tem um problema em concreto, pois esta tudo a funcionar bem, a nivel de suspensão há de ser trocada brevemente, como referi em cima trata-se de uma melhoria a ideia é ser um projecto OEM plus. Visto que o carro é para ficar e trata-se de ser um carro de 1991 e havendo hoje no mercado material e melhores opções compativeis com o mesmo, pedi ajuda e sugestões de como melhorar a travagem do carro. Percebo perfeitamente onde queres chegar que a travagem nao se limita a discos e pastilhas mas tudo o resto que tem influência na performance da mesma.

Mas agradeço pela tua atenção e detalhe nas informações que deste.
VW Golf Mk3 1.4 GL 2012-2013
VW Golf Mk3 1.9 D 2013-2014
VW Golf Mk2 1.6 D 2014-2016
VW Golf MK6 1.6TDI Highline 2019-...
VW Golf MK2 1.6 GTD Intercooler 2022-...
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Travagem Golf MK2 1.6 GTD

Mensagem por Mario_Marques »

Então se não tem um propósito específico, se a ideia é só renovar, pessoalmente trocava a bomba principal por una nova igual em alumínio, trocava o material todo dos tambores, tambores incluídos, por tudo novo+bombas em alumínio, renovava as linhas todas, fazia revisão completa as pinças da frente incluindo pistões, guias, vedante e casquilhos das guias novos, colocava os ventilados e umas pastilhas de qualidade tipo umas ferodo racing.
O problema se passares para um sistema maior é que não te vai dar o mesmo resultado que fazer isto tudo e vais ganhar peso á roda, logo o carro fica ainda pior em aceleração, perde na boa 1 segundo dos 0-100(medido no meu, e coloque cá no fórum esses resultados, perdi 1 segundo e tal e de origem tenho mais 25cv que o teu, e perdi esse 1segundo e tal com quase mais 40cv que o teu e sensivelmente um peso semelhante) se por ex meteres uma 280mm á frente que pesam mais do dobro dos originais, pesam 7kg e tal cada e também não reduziu a distância de travagem nem 2metros em relação ao que tinha antes, pois o meu limite já antes eram os pneus.
Tu com o setup que sugeri convém teres no mínimo umas jantes de 15" e pneus e suspensão em condições pois as ferodo racing tem muito mais atrito que umas pastilhas normais muito boas, o que vai fazer bloquear roda se não tiveres cuidado e boa aderência dos pneus á estrada.
Para te dar um termo de comparação, a solução que dei em cima não é muito diferente daquilo que monto nos carros que correm no grupo N, golf mk1 gti, golf mk2 gti, vw Scirocco mk1, VW polo, VW polo g40, obviamente há depois diferenças no repartidor, tubagens hidráulicas, alavancagem da bomba, travão de mão, óleo, ventilação forçada, e pneus muito melhores que uns convencionais, mas o conceito basico e peças são as mesmas.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder