Problema no conta rotações, swap tdi

Responder
Golf2
Beginner
Beginner
Mensagens: 39
Registado: 10 jun 2022, 19:28
Veículos: Volkswagen Golf Mk2

Problema no conta rotações, swap tdi

Mensagem por Golf2 »

Boas pessoal, comprei um golf 2 a algum tempo que de momento estou restaurando. Bem, eu fiz o que muitos me disseram ser "o mais arriscado" comprei o carro já com um swap feito de um 1.9 tdi (motor golf 4 AGR), o motor e o carro estão impecáveis, só alguma ferrugem superficial e interior gasto.

Só que eu notei um problema, o painel não tá marcando as rotações, independente da quantidade de acelerador que é aplicada. Já vi a fiação do alternador até o mais longe que consegui e parece estar perfeita, não sei se existe alguma forma de testar esse sistema, a verdade é que não faço ideia de onde seja o problema.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Problema no cota rotações

Mensagem por Mario_Marques »

Boas, convém dares mais informações, informação completa e detalhada, pois sendo uma conversão ninguém vai adivinhar o material que foi usado nessa conversão, pois dá para fazer "a mesma coisa" de muitas maneiras, é que geralmente não podes ligar diretamente ao alternador, precisas de um conversor de sinal, até porque o sinal de rpm dos tdi não vem do alternador, vem da ecu que lê os impulsos da cambota.
Sem isso ninguém te pode ajudar muito e até te podem dar conselhos errados.
Já há aqui no fórum, já á muitos anos, penso que feito pelo user nitrox, um tutorial básico de como fazer conversão TDi e acho que até tem lá essa informação, dificilmente há questões destes carros que já não tenham cá passado á muitos anos, vê o fórum como uma enciclopédia. :D
Abraço
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Problema no cota rotações

Mensagem por Mario_Marques »

Tens aqui o tal tópico, já tem 11 anos, já há cá conversões tdi no fórum que algumas datam do ano 2000 ou até antes.
viewtopic.php?t=64094
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Golf2
Beginner
Beginner
Mensagens: 39
Registado: 10 jun 2022, 19:28
Veículos: Volkswagen Golf Mk2

Re: Problema no cota rotações

Mensagem por Golf2 »

Obrigado, amigo. De qualquer forma não lhe consigo dar muitas informações porque como disse já comprei o carro com o swap e o dono q comprei não foi o que fez a swap, portanto eu ainda estou descobrindo tudo oq ta la feito, mas sim sai do alternador os mesmos fios que o golf 2 possui para os rpm, porem talvez seja mais fácil com o sensor de rotação como tinha falado.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Problema no cota rotações

Mensagem por Mario_Marques »

Nesse caso terás mesmo de investigar o que aí tem no teu carro ou então refazer do zero da maneira que pretenderes, digo da maneira que pretenderes pois vai depender das peças que tens/queres utilizar/comprar, pois da para fazer isso de várias maneiras, o único conselho é faz isso o mais original e simples possível para evitar depois outras complicações no sistema elétrico, logo a melhor opção é montar tudo o mais original e comprar um conversor de sinal.
Eu recomendava veres o tópico do link que coloquei e há cá de certeza muito mais informações sobre isso pois isso já não é uma novidade á muitos anos.
É possível tu ligares na linha W do alternador porém isso pode trazer um problema difícil de resolver, pois a relação de rotação do alternador tdi não vai bater 100% certo com um quadrante original, isso implicava fazer polias á medida para corrigir rotação que por sua vez ia trazer depois outros problemas.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Golf2
Beginner
Beginner
Mensagens: 39
Registado: 10 jun 2022, 19:28
Veículos: Volkswagen Golf Mk2

Re: Problema no cota rotações

Mensagem por Golf2 »

Mario_Marques Escreveu: 17 jun 2022, 12:36 Nesse caso terás mesmo de investigar o que aí tem no teu carro ou então refazer do zero da maneira que pretenderes, digo da maneira que pretenderes pois vai depender das peças que tens/queres utilizar/comprar, pois da para fazer isso de várias maneiras, o único conselho é faz isso o mais original e simples possível para evitar depois outras complicações no sistema elétrico, logo a melhor opção é montar tudo o mais original e comprar um conversor de sinal.
Eu recomendava veres o tópico do link que coloquei e há cá de certeza muito mais informações sobre isso pois isso já não é uma novidade á muitos anos.
É possível tu ligares na linha W do alternador porém isso pode trazer um problema difícil de resolver, pois a relação de rotação do alternador tdi não vai bater 100% certo com um quadrante original, isso implicava fazer polias á medida para corrigir rotação que por sua vez ia trazer depois outros problemas.

Consegui identificar como o sistema está ligado, a ficha que supostamente era para estar ligada na ficha W do alternador, está ligada no regulador porém mesmo assim o cota rotações não mexe. Se eu quiser colocar o cota rotações a trabalhar vou ter que fazer a tal ligação da ecu para o pino que liga ao cota rotações no quadrante, que seria o mesmo que já está ligado ao regulador do alternador certo?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Problema no cota rotações

Mensagem por Mario_Marques »

Seria bom se colocasses fotos para se perceber melhor que alternador tens
Não te esqueças da parte que mencionei da relação das polias, pois mesmo que hipoteticamente metas as ligações todas a funcionar ainda tens depois o problema da relação das polias, para te dar um exemplo, se pegares num VW antigo 1.6 e montantes uma mecânica 1.9 TD, com o alternador da mesma, polias, etc, aquilo as 2500 dá-te uma rpm.de prai 6000 no conta rpm pois a calibração do conta rpm é para uma relação de polias de 1.6, os 1.9 usam medidas diferentes.
Pelo que te recomendo veres bem a história do conversor, pois isso já é sabido que funciona á anos.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Golf2
Beginner
Beginner
Mensagens: 39
Registado: 10 jun 2022, 19:28
Veículos: Volkswagen Golf Mk2

Re: Problema no cota rotações

Mensagem por Golf2 »

Mario_Marques Escreveu: 06 ago 2022, 00:02 Seria bom se colocasses fotos para se perceber melhor que alternador tens
Não te esqueças da parte que mencionei da relação das polias, pois mesmo que hipoteticamente metas as ligações todas a funcionar ainda tens depois o problema da relação das polias, para te dar um exemplo, se pegares num VW antigo 1.6 e montantes uma mecânica 1.9 TD, com o alternador da mesma, polias, etc, aquilo as 2500 dá-te uma rpm.de prai 6000 no conta rpm pois a calibração do conta rpm é para uma relação de polias de 1.6, os 1.9 usam medidas diferentes.
Pelo que te recomendo veres bem a história do conversor, pois isso já é sabido que funciona á anos.
Bom eu tirei algumas fotos para ajudar na compreensão do problema. Aqui esta a ficha que vem de dentro do interior do carro e conecta o restante para o alternador:
WhatsApp Image 2022-08-06 at 17.57.01 (1).jpeg
E aqui esta a ficha que liga no alternador:
WhatsApp Image 2022-08-06 at 18.03.01.jpeg

A ficha azul é sempre positiva em relação a vermelha com uma tensão por volta dos 6.30 e o vermelho é negativo em relação a bateria. Senão me engano nos GOLF 2 essa ficha vermelha é a que liga na conexão W do alternador e faz então a medição do cota rotações, porém como este alternador é do GOLF 4 ela esta ligada juntamente com a azul no regulador de tensão. Sinceramente não consigo perceber de que forma a adaptação foi feita porque quem a fez foi o antigo dono. Mas talvez isto seja algo comum nos swap de tdi, se for preciso mais informação ou fotos posso fornecer.
Responder