Suspensão Golf

Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Suspensão Golf

Mensagem por |Guilherme| »

Shoduchi Escreveu: 21 jul 2022, 22:42 Nota-se pouco na altura, o que é bom para os amigos das IPO B nos deixarem sossegados. No comportamento do carro nota-se bem. São confortáveis e mais desportivas ao mesmo tempo. Boa solução para uso familiar.
Sim, era isso que queria essencialmente dizer. No sentido de justificar que o receio que o costafjtiago está a ter, não lhe trará problemas.
Em termos de performance sim, vai-se notar, principalmente se optar por uns bons amortecedores :D
Avatar do Utilizador
Orama_19
Pro
Pro
Mensagens: 1753
Registado: 29 nov 2011, 01:31
Veículos: GOLF MK5 TDI

Re: Suspensão Golf

Mensagem por Orama_19 »

Boas Golfistas,
Vou aproveitar este tópico para expor a minha dúvida:

Neste momento estou afim de mudar a minha suspensão.

De momento tenho Eibach Sportline com amortecederes originais mas está na hora de focar no conforto.

Pelo o que já pesquisei, estou a pensar em comprar os Koni Sport + Eibach Pro-Kit — é uma boa combinação?
Alguém tem este conjunto que possa partilhar o feedback?
GOLF MK5 TDI - Blue_Edition
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Suspensão Golf

Mensagem por Mario_Marques »

Orama é una boa combinação, bem melhor que aquilo que tens atualmente, eu não tenho um golf 5 com esse setup mas já instalei muitos kits desses em diversas gerações de golf, inclusive nos golf 5 e conheço bem esse conjunto, e até tenho atualmente 2 carros com um conjunto semelhante.
Para tirares o máximo proveito certifica-te que tens os casquilhos em ordem e também é conveniente arranjares alguém com paciência e experiência para os afinar, em especial os traseiros, isto claro, se quiseres extrair um pouco mais deles em performance e conforto.
Uma nota, essas molas eibach estão mais voltadas para estética e conforto do que performance, a taragem delas é suave quando comparadas por ex as da H&R
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
ers49_k
Expert
Expert
Mensagens: 703
Registado: 20 jan 2015, 18:59

Re: Suspensão Golf

Mensagem por ers49_k »

Já que estamos a falar de suspensão. Eu montei o kit eibach b12 pro-kit que consiste nos bilstein b8 com as molas eibach pro-kit. É normal este kit ser mais "desconfortavel" que uma suspensão original com mais de 200k kms? Como nunca andei noutro carro com o mesmo conjunto não sei se é normal ou se poderá ser outro problema.
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Suspensão Golf

Mensagem por |Guilherme| »

Orama_19 Escreveu: 25 jul 2022, 11:46 Boas Golfistas,
Vou aproveitar este tópico para expor a minha dúvida:

Neste momento estou afim de mudar a minha suspensão.

De momento tenho Eibach Sportline com amortecederes originais mas está na hora de focar no conforto.

Pelo o que já pesquisei, estou a pensar em comprar os Koni Sport + Eibach Pro-Kit — é uma boa combinação?
Alguém tem este conjunto que possa partilhar o feedback?
Também acho que fazes bem em mudar, o mal na minha opinião, foi teres combinado as sportline com os amortecedores originais. Além do tempo de vida inferior, também não tiveste a melhor experiência certamente. Tenho os b8 com sportline e muito do que leio nunca me aconteceu.
O que importa é que estás a pensar bem, pelo menos vais-te ver livre de um comportamento estranho do carro e falta de conforto, isso n dúvido. Eu também iria para h&r com esses amortecedores :)

ers49_k Escreveu: 25 jul 2022, 13:09 Já que estamos a falar de suspensão. Eu montei o kit eibach b12 pro-kit que consiste nos bilstein b8 com as molas eibach pro-kit. É normal este kit ser mais "desconfortavel" que uma suspensão original com mais de 200k kms? Como nunca andei noutro carro com o mesmo conjunto não sei se é normal ou se poderá ser outro problema.

Os b8 não são propriamente conhecidos por serem suaves. São firmes, pessoalmente não acho desconfortável e ando com sportline. Mas é muito subjectivo. Para combinar com Pro-kit, teria ido para os b6.O pessoal na net é que espalha o mito dos Koni serem uns cepos, mas na verdade os Koni são aparentemente bem mais confortáveis, pelo menos consegue-se afinar para esse propósito se assim o quiseres.
Avatar do Utilizador
Orama_19
Pro
Pro
Mensagens: 1753
Registado: 29 nov 2011, 01:31
Veículos: GOLF MK5 TDI

Re: Suspensão Golf

Mensagem por Orama_19 »

Mario_Marques Escreveu: 25 jul 2022, 12:57 Orama é una boa combinação, bem melhor que aquilo que tens atualmente, eu não tenho um golf 5 com esse setup mas já instalei muitos kits desses em diversas gerações de golf, inclusive nos golf 5 e conheço bem esse conjunto, e até tenho atualmente 2 carros com um conjunto semelhante.
Para tirares o máximo proveito certifica-te que tens os casquilhos em ordem e também é conveniente arranjares alguém com paciência e experiência para os afinar, em especial os traseiros, isto claro, se quiseres extrair um pouco mais deles em performance e conforto.
Uma nota, essas molas eibach estão mais voltadas para estética e conforto do que performance, a taragem delas é suave quando comparadas por ex as da H&R
Obrigado pelo feedback Mario :)

Sim, quando fizer a mudança quero verificar todo os sistema de suspensão se está em boas condições, incluindo os casquilhos e outras peças.

O meu foco para ser muito honesto nunca foi performance. Sempre valorizei mais a estética. Não sou pessoa de andar todo "racing" com o carro :mrgreen:

Mas se as molas eibach estão mais voltadas para estética e conforto do que performance acho que é isto mesmo que procuro :)

Obrigado mais uma vez Mario :)
Última edição por Orama_19 em 25 jul 2022, 18:32, editado 1 vez no total.
GOLF MK5 TDI - Blue_Edition
Avatar do Utilizador
Orama_19
Pro
Pro
Mensagens: 1753
Registado: 29 nov 2011, 01:31
Veículos: GOLF MK5 TDI

Re: Suspensão Golf

Mensagem por Orama_19 »

Orama_19 Escreveu: 25 jul 2022, 11:46 Boas Golfistas,
Vou aproveitar este tópico para expor a minha dúvida:

Neste momento estou afim de mudar a minha suspensão.

De momento tenho Eibach Sportline com amortecederes originais mas está na hora de focar no conforto.

Pelo o que já pesquisei, estou a pensar em comprar os Koni Sport + Eibach Pro-Kit — é uma boa combinação?
Alguém tem este conjunto que possa partilhar o feedback?
Também acho que fazes bem em mudar, o mal na minha opinião, foi teres combinado as sportline com os amortecedores originais. Além do tempo de vida inferior, também não tiveste a melhor experiência certamente. Tenho os b8 com sportline e muito do que leio nunca me aconteceu.
O que importa é que estás a pensar bem, pelo menos vais-te ver livre de um comportamento estranho do carro e falta de conforto, isso n dúvido. Eu também iria para h&r com esses amortecedores :)
Obrigado pelo feedback Guilherme :)

A razão por ter deixado os amortecedores origains foi acabar de vez com eles enquanto dura-se :roll: :mrgreen:
A nível de experiencia não tive qlq problema ou razao de quixa ( a nao ser raspar ). Acho que até portou-se bem para as minhas necessidades e expectativas. Talvez seja uma pessoa pouco exigente :roll: :mrgreen:

Mas agora está na hora de ter mais conforto definitivamente.

Quando dizes — Eu também iria para h&r com esses amortecedores :) — estás a focar mais em performance ou mais em comforto?
GOLF MK5 TDI - Blue_Edition
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Suspensão Golf

Mensagem por Mario_Marques »

Quando uso a palavra performance estou a usar como eficiência, pois os koni sport com as válvulas totalmente abertas têm um valor de resistência á descompressão da mola baixo, eu nos meus carros se mantiver as válvulas abertas ao máximo, contrariamente ao que muita gente imagina, fica mais desconfortável e com pior desempenho pois o amortecedor não dissipa energia nenhuma da mola, muita gente acha que a afinação dos koni é afinação de dureza(compressão), mas é precisamente o contrário, o ajuste que fazem é ajuste da velocidade de descompressão, ou seja, a velocidade com que a mola depois de comprimida volta ao seu estado inicial.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Orama_19
Pro
Pro
Mensagens: 1753
Registado: 29 nov 2011, 01:31
Veículos: GOLF MK5 TDI

Re: Suspensão Golf

Mensagem por Orama_19 »

Mario_Marques Escreveu: 25 jul 2022, 18:34 Quando uso a palavra performance estou a usar como eficiência, pois os koni sport com as válvulas totalmente abertas têm um valor de resistência á descompressão da mola baixo, eu nos meus carros se mantiver as válvulas abertas ao máximo, contrariamente ao que muita gente imagina, fica mais desconfortável e com pior desempenho pois o amortecedor não dissipa energia nenhuma da mola, muita gente acha que a afinação dos koni é afinação de dureza(compressão), mas é precisamente o contrário, o ajuste que fazem é ajuste da velocidade de descompressão, ou seja, a velocidade com que a mola depois de comprimida volta ao seu estado inicial.
Obrigado pelo esclarecimento Mario.
Faz todo sentido. Vou ter isso em atenção :)
GOLF MK5 TDI - Blue_Edition
Avatar do Utilizador
Orama_19
Pro
Pro
Mensagens: 1753
Registado: 29 nov 2011, 01:31
Veículos: GOLF MK5 TDI

Re: Suspensão Golf

Mensagem por Orama_19 »

KONI Special ACTIVE + Eibach Pro-Kit — será também uma boa combinação? :/
GOLF MK5 TDI - Blue_Edition
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Suspensão Golf

Mensagem por |Guilherme| »

Tens aí o Mário a falar nisso:
SpecialActive.JPG
Mas vê o post completo e vê com o qual te identificas mais
viewtopic.php?p=1855439&hilit=koni+special#p1855439
Avatar do Utilizador
Orama_19
Pro
Pro
Mensagens: 1753
Registado: 29 nov 2011, 01:31
Veículos: GOLF MK5 TDI

Re: Suspensão Golf

Mensagem por Orama_19 »

|Guilherme| Escreveu: 25 jul 2022, 20:32 Tens aí o Mário a falar nisso:

SpecialActive.JPG

Mas vê o post completo e vê com o qual te identificas mais
viewtopic.php?p=1855439&hilit=koni+special#p1855439
Obrigado :)
GOLF MK5 TDI - Blue_Edition
costafjtiago
Rookie
Rookie
Mensagens: 140
Registado: 05 nov 2014, 03:13
Veículos: Golf 3 Variant 1.9 tdi/ Jetta Mk5 1.9 tdi /Golf V 1.9 Tdi / 307 1.6 HDI
Localização: Ovar

Re: Suspensão Golf

Mensagem por costafjtiago »

No meu golf V coloquei os koni Strt com as molas de origem e posso dizer que aquilo ficou melhor do que eu estava a espera ficou mais duro sim, mas não perdi conforto e o comportamento não existe comparação com os originais .
Agora no meu Vw Jetta queria colocar os special active mas o meu amortecedor é o de 50mm e pelo que percebi a koni não fabricou os scecial active de 55mm para este carro.
Só existe os de 55mm, mas eu não sei se posso alterar de um amortecedor para o outro já que o diâmetro do original é inferior.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Suspensão Golf

Mensagem por Mario_Marques »

Se quiseres mesmo muito há forma de montar 50 em manga de 55, um exemplo:
https://www.ebay.co.uk/itm/283106205224
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
ers49_k
Expert
Expert
Mensagens: 703
Registado: 20 jan 2015, 18:59

Re: Suspensão Golf

Mensagem por ers49_k »

Para quem os b12 pro-kit sentiram bastante perda no conforto?
Responder