carro centrado no chassis?

Responder
benfica251
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 30 out 2014, 19:40
Veículos: golf VI tdi bluemotion, golf VI TDI Style, mitsubishi 3000gt, Seat ibiza 6l
Localização: mangualde

carro centrado no chassis?

Mensagem por benfica251 »

Boa noite. Tenho um vw golf 6 tdi de 2011. Sempre gostei de ver os carros com as rodas a face dos guarda lamas. Tenho um ibiza 6L e tinha metido espaçadores de 16mm a frente e atras. Esta semana foi a vez do golf levar com uns espaçadores de 20mm. Qual o meu espanto depois de meter os espaçadores e me meto a frente a atrás para ver o efeito dos espaçadores e dou conta de algo que eu nunca tinha visto. As rodas do lado do condutor tanto a frente como atrás ficam mesmo no ponto certo ou seja á face do guarda lamas como eu gosto e era o meu objetivo. De seguida vou ver o efeito do lado do pendura e dou conta que tanto a roda da frente como a roda de trás saiem para fora do guarda lamas mais de 1cm. Fiquei sem saber o que se passava, até fui conferir se os espaçadores eram iguais e eram os 4 de 20mm, peguei num nivel e o angulo de inclinaçao é praticamente o mesmo, mas continuo sem saber o porquê de isto acontecer, nem sei o que fazer, porque nao acho que isto seja normal. Tenho o carro á 5 anos, sempre passou na inspeção, sempre gastou os pneus certinhos. Alguém me sabe dar uma explicaçao ou se é normal alguns carros as rodas de um lado sairem mais para fora do que do outro? Eu nunca tinha dado conta deste pormenor porque como as rodas estavam um pouco dentro dos guarda lamas nao dava para notar a diferença, mas com os espaçadores é algo que eu nao entendo. Para ficar igual teria que tirar os espaçadores de 20mm do lado do pendura e meter uns de 10mm e aí deve ficar tambem a face do guarda lamas como do lado do condutor, mas penso que nao deve ser a soluçao correta....
Já agora que erro é este que me dá no vagcom e no ecrã quando se liga a chave que aparece light assistant, 03395-control module for high beam assistant. 004-no signal/communication. As luzes dao bem, que peça está avariada?
Battoussai
Beginner
Beginner
Mensagens: 66
Registado: 07 nov 2021, 22:02
Veículos: Golf Plus 1.6 Tdi 105cv 2011

Re: carro centrado no chassis?

Mensagem por Battoussai »

Bom dia.
De facto, nunca tinha ouvido algo assim. Sempre pensei que as medidas seriam rigorosamente idênticas. Esse carro já esteve envolvido num acidente que danificasse o chassis? Já tentaste trocar as jantes de lado só para descartar serem as jantes (pouco provável mas não custa tentar)?
As tuas luzes de nevoeiro funcionam bem? Ficam ligadas por mais de 1 minuto? Tens a função cornering ligada? Já tentaste apagar o erro no vagcom?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: carro centrado no chassis?

Mensagem por Mario_Marques »

A explicação simples é que uma grande maioria dos carros não são completamente simétricos nem têm o peso uniformemente distribuído por todo o carro, as pessoas não se apercebem disso porque ninguém anda propriamente a medir ou a pesar o carro, agora, possivelmente dá para corrigires isso se for muito importante para ti, implica é bastante trabalho de ajuste de tudo e até pode implicar teres de meter depois afinadores de camber para corrigir posteriormente a alteração dos ângulos provocada pelo deslocamento dos subquadros, e corres o risco também de depois não se manter na posição se não instalares também casquilhos de posicionamento ou anilhas de fricção.
Faz uma experiência, coloca uma pessoa no lugar do condutor, ou peso equivalente ao do condutor no lugar do condutor e mede novamente.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder