Caixa ASD

sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3151
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Caixa ASD

Mensagem por sflopes »

Na minha opinião meta original VW.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Caixa ASD

Mensagem por Mario_Marques »

Daniel_mkiv Escreveu: 04 jun 2022, 20:58
Mario_Marques Escreveu: 04 jun 2022, 15:29 Eu usei o vídeo apenas como exemplo do efeito, pois as pessoas não têm sequer a noção de que isso acontece, e apontam isso como motivo de mudar de caixa, quando faz exatamente o contrario do que alegam que pretendem em grande parte das situações.
Mas posso dizer, que um tdi 115 original(golf de caixa de 6) sem puxar um reboque faz pior figura que esse a puxar um reboque.
Sim, as vezes pensamos que estamos a fazer a coisa certa, e é exatamente o contrário... tem de haver pessoal como tu para nos mostrar o contrário 😁😁
Atenção é que o assunto não é tão simples assim e muito facilmente aquilo que escrevi pode ser mal interpretado, o que queria expressar realmente é que isto é sempre um compromisso logo não se deve fazer as coisas de ânimo leve, deve-se estudar tudo ao detalhe para que depois não falhe nada e depois com base nisso tomar as decisões certas, geralmente o pessoal faz isso quase á sorte, depois não tem o resultado esperado e muitas vezes as coisas correm mal :!:

Qualquer desafio de engenharia ou da vida no geral passa pelas seguintes fases:

Identificar/definir o problema ou problemas
Análise detalhada de todos os possíveis pontos do problema
Pesquisar possíveis soluções
Avaliação de cada uma das soluções
Aplicar!

Quanto ao óleo da caixa, no caso das de 6 recomendo apenas o original, pode ser comprado na VW, pode ser comprado da marca ZF(tem de ser o indicado), ou na Ford.
Para caixas de 5 não é preciso um cuidado tão especial mas pelo menos até á bem pouco tempo o óleo de caixa de 5 original não era muita diferença de preço para o equivalente comprado fora, mas o das caixas de 6 ainda é um valor significativo, custava cerca de 27e o litro
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Daniel_mkiv
Amateur
Amateur
Mensagens: 269
Registado: 02 mai 2019, 21:53
Veículos: Volkswagen golf mk4 / passat b5.5
Localização: Coimbra

Re: Caixa ASD

Mensagem por Daniel_mkiv »

Mario_Marques Escreveu: 04 jun 2022, 22:59
Daniel_mkiv Escreveu: 04 jun 2022, 20:58
Mario_Marques Escreveu: 04 jun 2022, 15:29 Eu usei o vídeo apenas como exemplo do efeito, pois as pessoas não têm sequer a noção de que isso acontece, e apontam isso como motivo de mudar de caixa, quando faz exatamente o contrario do que alegam que pretendem em grande parte das situações.
Mas posso dizer, que um tdi 115 original(golf de caixa de 6) sem puxar um reboque faz pior figura que esse a puxar um reboque.
Sim, as vezes pensamos que estamos a fazer a coisa certa, e é exatamente o contrário... tem de haver pessoal como tu para nos mostrar o contrário 😁😁
Atenção é que o assunto não é tão simples assim e muito facilmente aquilo que escrevi pode ser mal interpretado, o que queria expressar realmente é que isto é sempre um compromisso logo não se deve fazer as coisas de ânimo leve, deve-se estudar tudo ao detalhe para que depois não falhe nada e depois com base nisso tomar as decisões certas, geralmente o pessoal faz isso quase á sorte, depois não tem o resultado esperado e muitas vezes as coisas correm mal :!:

Qualquer desafio de engenharia ou da vida no geral passa pelas seguintes fases:

Identificar/definir o problema ou problemas
Análise detalhada de todos os possíveis pontos do problema
Pesquisar possíveis soluções
Avaliação de cada uma das soluções
Aplicar!

Quanto ao óleo da caixa, no caso das de 6 recomendo apenas o original, pode ser comprado na VW, pode ser comprado da marca ZF(tem de ser o indicado), ou na Ford.
Para caixas de 5 não é preciso um cuidado tão especial mas pelo menos até á bem pouco tempo o óleo de caixa de 5 original não era muita diferença de preço para o equivalente comprado fora, mas o das caixas de 6 ainda é um valor significativo, custava cerca de 27e o litro
Tenho um com caixa de 5 e outro de 6, oque estou para mudar e no de 5... quantoa litros leva? A viscosidade e igual em ambas as caixas? Se for a vw eles dao logo o correto ou tenho de ter alguma informação para lhes dar?
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3151
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Caixa ASD

Mensagem por sflopes »

Pela matrícula ou pelo VIN identificam a indicada.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Caixa ASD

Mensagem por Mario_Marques »

Para caixas de 6 do tipo 02M usa-se o oleo G052527A2, precisas de comprar 3 litros(leva 2,3), para caixa de 5 do tipo 02J/02A, G060726A2 e precisas de 2litros.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Jarbas83
Rookie
Rookie
Mensagens: 84
Registado: 21 mar 2018, 22:29
Veículos: Golf III TDI 90cv

Re: Caixa ASD

Mensagem por Jarbas83 »

A minha ASD (Golf 3 de 94 90cv motor 1Z) nunca deve ter visto gota de óleo novo. Comprei o carro em 2007 com 290.000kms e na altura, para verificar o nível do óleo da caixa, tive de soldar um perno ao taco da caixa, porque o mesmo estava cheio de ferrugem e completamente agarrado (carro importado da Alemanha em 2001, com livro de revisões na marca até aos 120.000kms, na Alemanha, foi importado logo depois). Felizmente, ao desapertar, a rosca a aguentou-se. O óleo estava a nível e a côr dele agradou-me.

A questão é que agora, ao meter 1a e às vezes 3a, arranha um pouco. O carro tem agora 480.000kms. Se estiver parado e meter primeiro a 2a e depois passar para 1a, não arranha. Mas se estiver em ponto morto e meter logo a 1a, arranha um pouco, nem sempre.

Neste caso, será que trocar o óleo da caixa poderá ajudar a resolver, vai ficar igual, ou ainda pode piorar a coisa?

Obrigado
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Caixa ASD

Mensagem por SuperGolf »

Na minha experiência só faz bem. No meu antigo Golf troquei aos 300K e aquilo estava preto...

Agora, se já tem problemas....
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Caixa ASD

Mensagem por Mario_Marques »

Mal não faz bem pelo contrário, agora se tiver algo danificado não te vai reparar o problema.
Agora, pela experiência que tenho, muito provavelmente já tens é muitas folgas nos mecanismos no sistema seletor que causam imprecisão e depois os movimentos dentro da caixa não têm o curso correto e tens dificuldade em engrenar pois as mudanças não ficam nas posições corretas.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Jarbas83
Rookie
Rookie
Mensagens: 84
Registado: 21 mar 2018, 22:29
Veículos: Golf III TDI 90cv

Re: Caixa ASD

Mensagem por Jarbas83 »

Pois, é bem capaz de ser isso. Aliás, numa ocasião, o contra-peso do seletor, na caixa, caiu em andamento (podre) e ficou lá, na caixa, e não conseguia meter as mudanças. Pensei que a caixa tivesse ido à vida...vou pesquisar mais sobre essas folgas, casquilhos, kits de reparação etc...

De facto, se a 1a só arranha quando faço Ponto-morto --> 1a, e já não faz quando faço 2a --> 1a, talvez signifique que a anilha sincronizadora do carreto da 1a até (ainda) esteja boa... Obrigado
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3151
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Caixa ASD

Mensagem por sflopes »

Concordo que se deve mudar o óleo da caixa o que não entendo mesmo é a VW dizer não se muda é vitalícia.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Caixa ASD

Mensagem por Mario_Marques »

sflopes Escreveu: 05 jun 2022, 22:53 Concordo que se deve mudar o óleo da caixa o que não entendo mesmo é a VW dizer não se muda é vitalícia.
A vw não diz isso para todos os óleos, apenas para alguns e obviamente tem fundamento aquilo que dizem e não deve ser 100% levado á letra.
Isto só se aplica em alguns tipos de caixas, não se aplica a todas, mas as 02M fazem parte das que se aplica, bem como as 02Q/0FB que pertencem a outras plataformas mais modernas que o golf 4.
O óleo destas caixas tem tecnologia diferente dos óleos antigos, a própria caixa tem também materiais, tecnologia, design (tem o veio de saída dividido em 2 e sobrepostos para a caixa ser mais compacta) folgas diferentes, e a caixa tem muito melhor vedação que as caixas antigas, pelo que não há tanta hipótese de contaminação nem tanto aquecimento fazendo o óleo durar mais.
Mas o vitalício significa que não há um plano de manutenção definido pela marca para trocar o óleo, que durante os testes que foram efetuados o óleo não perdeu qualidade, porém, quem mudar e claro, meter igual só tem a ganhar, oleo novo é sempre óleo novo.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Daniel_mkiv
Amateur
Amateur
Mensagens: 269
Registado: 02 mai 2019, 21:53
Veículos: Volkswagen golf mk4 / passat b5.5
Localização: Coimbra

Re: Caixa ASD

Mensagem por Daniel_mkiv »

Mario_Marques Escreveu: 05 jun 2022, 11:23 Para caixas de 6 do tipo 02M usa-se o oleo G052527A2, precisas de comprar 3 litros(leva 2,3), para caixa de 5 do tipo 02J/02A, G060726A2 e precisas de 2litros.
Obrigado mais uma vez mario, sendo assim vou comprar o oleo que indicas te original e substituir, abraço
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Caixa ASD

Mensagem por |Guilherme| »

Mario_Marques Escreveu: 05 jun 2022, 21:59 Mal não faz bem pelo contrário, agora se tiver algo danificado não te vai reparar o problema.
Agora, pela experiência que tenho, muito provavelmente já tens é muitas folgas nos mecanismos no sistema seletor que causam imprecisão e depois os movimentos dentro da caixa não têm o curso correto e tens dificuldade em engrenar pois as mudanças não ficam nas posições corretas.
Aproveitando a boleia, se o selector tiver trabalhado durante algum tempo de forma incorrecta e por consequência feito com que os movimentos na caixa não tivessem o curso correcto..isso não poderá causar danos graves na caixa? Ou seja mesmo renovando o mecanismo selector, pode continuar com folgas ou problemas já dentro da caixa dado o trabalhar incorrecto ao longo dos anos.
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Caixa ASD

Mensagem por SuperGolf »

Ainda tenho para aqui um OM2 de 6 com oleo mudado mas já com mais de 300K....há algum tipo de manutenção da fazer internamente?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Caixa ASD

Mensagem por Mario_Marques »

|Guilherme| Escreveu: 06 jun 2022, 13:19
Mario_Marques Escreveu: 05 jun 2022, 21:59 Mal não faz bem pelo contrário, agora se tiver algo danificado não te vai reparar o problema.
Agora, pela experiência que tenho, muito provavelmente já tens é muitas folgas nos mecanismos no sistema seletor que causam imprecisão e depois os movimentos dentro da caixa não têm o curso correto e tens dificuldade em engrenar pois as mudanças não ficam nas posições corretas.
Aproveitando a boleia, se o selector tiver trabalhado durante algum tempo de forma incorrecta e por consequência feito com que os movimentos na caixa não tivessem o curso correcto..isso não poderá causar danos graves na caixa? Ou seja mesmo renovando o mecanismo selector, pode continuar com folgas ou problemas já dentro da caixa dado o trabalhar incorrecto ao longo dos anos.
Sim, isso causa danos geralmente em vários componentes e agrava-se com a utilização, muitas vezes as pessoas não percebem que têm folgas pois não têm um termo de comparação e também porque isto é uma coisa que se vai agravando de forma muito lenta, não é de um dia para o outro.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder