Caixa ASD

Responder
nardomk4
Rookie
Rookie
Mensagens: 82
Registado: 15 abr 2021, 17:49

Caixa ASD

Mensagem por nardomk4 »

Ora boas

Já li todos os tópicos nos fóruns sobre estas caixas, e dizem que praticamente é p&p, porém ontem a ver reparei que a minha caixa EBF onde aperta o apoio tem 3 furos e a caixa ASD só tem 2, já sabia disto e à partida não haverá problema

porém os dois furos na caixa ebf são roscados, enquanto que na asd são normais, porque depois aperta lá a chapa que liga ao charriot… alguém que já tenha metido uma caixa asd num golf 4, os furos já eram roscados ou como fizeram? a opção mais simples era arranjar um parafuso maior e depois meter duas porcas mas não sei até que ponto é que isso aguentava …
nardomk4
Rookie
Rookie
Mensagens: 82
Registado: 15 abr 2021, 17:49

Re: Caixa ASD

Mensagem por nardomk4 »

Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Caixa ASD

Mensagem por Mario_Marques »

O teu problema não tem a ver com a caixa ser asd, mas sim com o facto de que essa caixa saiu em várias configurações, se tivesses uma caixa com coloche igual ao golf 4 e o respectivo suporte era plug and play.
Tem também atenção pois também há diferenças no tipo de seletor.
Eu na tua situação particular não te sei ajudar pois apesar de já ter instalado muitas, comprei sempre o modelo para o carro que ia usar e o suporte, logo nunca tive de procurar soluções para esse tipo de problema, mas se o alinhamento for igual, podes perfeitamente usar parafuso+fêmea apesar de ser muito pior para montar/desmontar.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
nardomk4
Rookie
Rookie
Mensagens: 82
Registado: 15 abr 2021, 17:49

Re: Caixa ASD

Mensagem por nardomk4 »

Mario_Marques Escreveu: 26 mai 2022, 19:25 O teu problema não tem a ver com a caixa ser asd, mas sim com o facto de que essa caixa saiu em várias configurações, se tivesses uma caixa com coloche igual ao golf 4 e o respectivo suporte era plug and play.
Tem também atenção pois também há diferenças no tipo de seletor.
Eu na tua situação particular não te sei ajudar pois apesar de já ter instalado muitas, comprei sempre o modelo para o carro que ia usar e o suporte, logo nunca tive de procurar soluções para esse tipo de problema, mas se o alinhamento for igual, podes perfeitamente usar parafuso+fêmea apesar de ser muito pior para montar/desmontar.
O seletor sempre posso trocar pelo meu penso eu..

O alinhamento é igual sim, nos dois apoios de cima onde vou usar um parafuso mais comprido, porém ainda há outro furo ligeiramente ao lado e em baixo, mas acho que não há problemas em apertar apenas os dois

E lembrei me agora, sendo que a caixa não é de todo plug and play em várias coisas, muito provavelmente o apoio de motor traseiro (o osso de cão) também não vai apertar certo? Pois se a caixa for de um mk3 os apoios são totalmente diferentes
Daniel_mkiv
Amateur
Amateur
Mensagens: 280
Registado: 02 mai 2019, 21:53
Veículos: Volkswagen golf mk4 / passat b5.5
Localização: Coimbra

Re: Caixa ASD

Mensagem por Daniel_mkiv »

Também queria trocar de caixa para essa mais longa ASD ou a GGU, que também dizem ser mais longa...caso chegues a fazer a troca depois diz ai como correu, tenho de mudar embraiagem em breve e aproveito para mudar também a caixa logo...
Ja agora, para ter mais ao menos noção se vale a pena, atualmente a 120 em quinta vou a cerca de 2800 rpm com uma dessas a mesma velocidade (120) quanto baixa? Se for so para 2500/2600 acho que mais valia logo investir numa caixa de 6 ahhah
nardomk4
Rookie
Rookie
Mensagens: 82
Registado: 15 abr 2021, 17:49

Re: Caixa ASD

Mensagem por nardomk4 »

Daniel_mkiv Escreveu: 31 mai 2022, 21:04 Também queria trocar de caixa para essa mais longa ASD ou a GGU, que também dizem ser mais longa...caso chegues a fazer a troca depois diz ai como correu, tenho de mudar embraiagem em breve e aproveito para mudar também a caixa logo...
Ja agora, para ter mais ao menos noção se vale a pena, atualmente a 120 em quinta vou a cerca de 2800 rpm com uma dessas a mesma velocidade (120) quanto baixa? Se for so para 2500/2600 acho que mais valia logo investir numa caixa de 6 ahhah
Acabei por desistir porque tenho o carro parado com o motor refeito e quero mas é fazer a rodagem mas tens duas opções

Ou trocas a cloche completa da tua caixa que tens agora para a ASD, ou fazes como eu que o me interessa é rotações mais baixa em 5ºa e trocas os carretos da caixa asd para a tua

Porém na minha opinião a melhor opção é trocar a cloche de uma caixa para a outra

Se fores mudar de caixa apenas para fazer consumos acho que não vale muito a pena, ias ter que fazer mesmo muitos muitos kms para reaver o dinheiro que gastaste a mudar de caixa (caixa, mão de obra, peças novas para a caixa tipo casquilhos, vedantes, etc)

Eu a 140km/h vou ás 3000rpm e na auto estrada cansa um pouco estar a rotações tão altas..e corto muito cedo (prai a 200kmh)

Com a caixa ASD não sei que rotação fazias em 5ºa a 120, mas também depende dos pneus etc, mas tenho um amigo que ás 3000 faz 160
Daniel_mkiv
Amateur
Amateur
Mensagens: 280
Registado: 02 mai 2019, 21:53
Veículos: Volkswagen golf mk4 / passat b5.5
Localização: Coimbra

Re: Caixa ASD

Mensagem por Daniel_mkiv »

nardomk4 Escreveu: 01 jun 2022, 18:00
Daniel_mkiv Escreveu: 31 mai 2022, 21:04 Também queria trocar de caixa para essa mais longa ASD ou a GGU, que também dizem ser mais longa...caso chegues a fazer a troca depois diz ai como correu, tenho de mudar embraiagem em breve e aproveito para mudar também a caixa logo...
Ja agora, para ter mais ao menos noção se vale a pena, atualmente a 120 em quinta vou a cerca de 2800 rpm com uma dessas a mesma velocidade (120) quanto baixa? Se for so para 2500/2600 acho que mais valia logo investir numa caixa de 6 ahhah
Acabei por desistir porque tenho o carro parado com o motor refeito e quero mas é fazer a rodagem mas tens duas opções

Ou trocas a cloche completa da tua caixa que tens agora para a ASD, ou fazes como eu que o me interessa é rotações mais baixa em 5ºa e trocas os carretos da caixa asd para a tua

Porém na minha opinião a melhor opção é trocar a cloche de uma caixa para a outra

Se fores mudar de caixa apenas para fazer consumos acho que não vale muito a pena, ias ter que fazer mesmo muitos muitos kms para reaver o dinheiro que gastaste a mudar de caixa (caixa, mão de obra, peças novas para a caixa tipo casquilhos, vedantes, etc)

Eu a 140km/h vou ás 3000rpm e na auto estrada cansa um pouco estar a rotações tão altas..e corto muito cedo (prai a 200kmh)

Com a caixa ASD não sei que rotação fazias em 5ºa a 120, mas também depende dos pneus etc, mas tenho um amigo que ás 3000 faz 160
Trocar os carretos nao me agrada,preferia mesmo trocar logo a caixa completa, isso cloche é oque? Por esse nome nao vou la xD
Eu a 140 vou as 3000 também..oque nao gosto também, nas AE vais ali sempre com a rotação elevada...
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Caixa ASD

Mensagem por Mario_Marques »

Uma caixa de velocidades é sempre um compromisso, pessoalmente e já manifestei essa opinião/experiência em tópicos semelhantes, não sou grande apologista de ter caixas excessivamente longas, pois as chances de piorar são geralmente maiores que as de melhorar, so que os problemas nao estão á vista pois o carro não tem possibilidade de ver coisas como pressão e temperatura de gases de escape, pressão e temperatura da cabeça/cilindros, quem desenvolveu os carros teve oportunidade de fazer imensos testes com todo o tipo de equipamento para encontrar o melhor compromisso de economia, fiabilidade, custos e plano de manutenção, durabilidade do motor, performance, emissões conforto, teve em consideração não uma ou duas coisas mas imensas coisas.

Ir às 3000 pode não ser muito confortável, mas geralmente o motor nesse regime vai com uma carga leve e responde logo e sem grande resistência ao acelerador, por ex no caso dos tdi 115, um dos motivos de terem tendência a problemas de sobreaquecimento e outros problemas está diretamente relacionado com o facto da caixa ser muito longa e a carga no motor é extremamente elevada, fazendo com que sobreaquecam, obviamente a vw fez na altura isso por necessidade, pois mais uma vez havia um outro compromisso que na altura obrigou a ir por esse caminho.

Há carros modernos que trazem caixas muito longas, mas a carga no motor é altamente controlada.
Eu tive um 110, vendi-o com 1.360.000km o ano passado, todos os dias o carro ia as 4800rpm sem problemas.


Como já sugeri também em outros tópicos, podem por ex ver os rapports das vossas caixas, fazer o cálculo e comprar uma relação ligeiramente(deixei alguns links de lojas onde costumava comprar na altura) mais longa(sem exageros), existem no mercado montes de relações, é mais barato e simples que trocar a caixa inteira, agora, é sempre um compromisso, ganha-de num lado e perde-se em outro, é por isso que já há carros hoje em dia com caixas de 10 mudanças (auto) para que faça um melhor aproveitamento sem sacrificar tanta coisa em prol de outras
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Daniel_mkiv
Amateur
Amateur
Mensagens: 280
Registado: 02 mai 2019, 21:53
Veículos: Volkswagen golf mk4 / passat b5.5
Localização: Coimbra

Re: Caixa ASD

Mensagem por Daniel_mkiv »

Mario_Marques Escreveu: 01 jun 2022, 22:17 Uma caixa de velocidades é sempre um compromisso, pessoalmente e já manifestei essa opinião/experiência em tópicos semelhantes, não sou grande apologista de ter caixas excessivamente longas, pois as chances de piorar são geralmente maiores que as de melhorar, so que os problemas nao estão á vista pois o carro não tem possibilidade de ver coisas como pressão e temperatura de gases de escape, pressão e temperatura da cabeça/cilindros, quem desenvolveu os carros teve oportunidade de fazer imensos testes com todo o tipo de equipamento para encontrar o melhor compromisso de economia, fiabilidade, custos e plano de manutenção, durabilidade do motor, performance, emissões conforto, teve em consideração não uma ou duas coisas mas imensas coisas.

Ir às 3000 pode não ser muito confortável, mas geralmente o motor nesse regime vai com uma carga leve e responde logo e sem grande resistência ao acelerador, por ex no caso dos tdi 115, um dos motivos de terem tendência a problemas de sobreaquecimento e outros problemas está diretamente relacionado com o facto da caixa ser muito longa e a carga no motor é extremamente elevada, fazendo com que sobreaquecam, obviamente a vw fez na altura isso por necessidade, pois mais uma vez havia um outro compromisso que na altura obrigou a ir por esse caminho.

Há carros modernos que trazem caixas muito longas, mas a carga no motor é altamente controlada.
Eu tive um 110, vendi-o com 1.360.000km o ano passado, todos os dias o carro ia as 4800rpm sem problemas.


Como já sugeri também em outros tópicos, podem por ex ver os rapports das vossas caixas, fazer o cálculo e comprar uma relação ligeiramente(deixei alguns links de lojas onde costumava comprar na altura) mais longa(sem exageros), existem no mercado montes de relações, é mais barato e simples que trocar a caixa inteira, agora, é sempre um compromisso, ganha-de num lado e perde-se em outro, é por isso que já há carros hoje em dia com caixas de 10 mudanças (auto) para que faça um melhor aproveitamento sem sacrificar tanta coisa em prol de outras
Sim, percebo, mas eu por exemplo nao preciso de uma caixa que as 2000 va a 200 ahaha... era baixar ligeiramente a rotação, 120 as 2000/2200 era o ideal, o carro a essa rotação tem boa resposta, tambem nao esta 100% original.. e o conforto seria outro... o psicólogico também conta olhar para o ponteiro a 120 o carro parece que ja vai ao corte 🤣🤣🤣
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Caixa ASD

Mensagem por Mario_Marques »

120 as 2000 faz sensivelmente a sexta mudança de um tdi 115 que é a caixa mais longa(drw)que saiu nesta plataforma.

Tdi 115 stock


Tdi 110 stock


No vídeo o 115 só chega a meter quinta, e é preciso ter em consideração que um 115, apesar de ter só mais 5cv de potência pico que um 110, o motor em si é muito mais forte(tem no geral mais potência e binário disponíveis mais cedo e por mais tempo) que um tdi 110 em especial se for um 115 de fase 2, mas a caixa mata completamente o desempenho, no vídeo nota-se bem a diferença de rapidez, claro que no 115 podes sempre é esticar mais as mudanças e acaba por ser rápido mas acaba por deitar por terra o benefício da caixa longa pois acabas por ter de fazer rotação á mesma para o carro não morrer tanto e andar sempre a jogar com a quarta, quinta e sexta.
Para teres noção, no meu 115 se andar em sexta dificilmente faço menos de 7litros aos 100, em jogar com quinta e sexta, usando muito a quinta tipo em subidas ligeiras, etc, consigo 5,5, a nota é que tenho jantes 17 de origem, pneus bastante desportivos e travões pesados que prejudica muito a aceleração.
Se andar muito em sexta às temperaturas no geral também sobem muito mais pois o esforço no motor é maior, atualmente não ao ponto de causar estragos mas é um facto que não é saudável.

Aqui o exemplo do aquecimento, isto não é um tdi nem nada parecido, mas isto é regra geral para tudo, pois aumentando a carga no motor vai aquecer mais, agora, obviamente como o golf 4 não tem estes sensores ninguém vai saber que isto acontece.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Daniel_mkiv
Amateur
Amateur
Mensagens: 280
Registado: 02 mai 2019, 21:53
Veículos: Volkswagen golf mk4 / passat b5.5
Localização: Coimbra

Re: Caixa ASD

Mensagem por Daniel_mkiv »

Mario_Marques Escreveu: 04 jun 2022, 11:50 120 as 2000 faz sensivelmente a sexta mudança de um tdi 115 que é a caixa mais longa(drw)que saiu nesta plataforma.

Tdi 115 stock


Tdi 110 stock


No vídeo o 115 só chega a meter quinta, e é preciso ter em consideração que um 115, apesar de ter só mais 5cv de potência pico que um 110, o motor em si é muito mais forte(tem no geral mais potência e binário disponíveis mais cedo e por mais tempo) que um tdi 110 em especial se for um 115 de fase 2, mas a caixa mata completamente o desempenho, no vídeo nota-se bem a diferença de rapidez, claro que no 115 podes sempre é esticar mais as mudanças e acaba por ser rápido mas acaba por deitar por terra o benefício da caixa longa pois acabas por ter de fazer rotação á mesma para o carro não morrer tanto e andar sempre a jogar com a quarta, quinta e sexta.
Para teres noção, no meu 115 se andar em sexta dificilmente faço menos de 7litros aos 100, em jogar com quinta e sexta, usando muito a quinta tipo em subidas ligeiras, etc, consigo 5,5, a nota é que tenho jantes 17 de origem, pneus bastante desportivos e travões pesados que prejudica muito a aceleração.
Se andar muito em sexta às temperaturas no geral também sobem muito mais pois o esforço no motor é maior, atualmente não ao ponto de causar estragos mas é um facto que não é saudável.

Aqui o exemplo do aquecimento, isto não é um tdi nem nada parecido, mas isto é regra geral para tudo, pois aumentando a carga no motor vai aquecer mais, agora, obviamente como o golf 4 não tem estes sensores ninguém vai saber que isto acontece.
Sem duvida que a diferença de temperatura no video e consideravel, ao reduzir de 6° para 5° aumentando assim a rotação, mas o carro ia a puchar um reboque também..
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Caixa ASD

Mensagem por Mario_Marques »

Eu usei o vídeo apenas como exemplo do efeito, pois as pessoas não têm sequer a noção de que isso acontece, e apontam isso como motivo de mudar de caixa, quando faz exatamente o contrario do que alegam que pretendem em grande parte das situações.
Mas posso dizer, que um tdi 115 original(golf de caixa de 6) sem puxar um reboque faz pior figura que esse a puxar um reboque.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Daniel_mkiv
Amateur
Amateur
Mensagens: 280
Registado: 02 mai 2019, 21:53
Veículos: Volkswagen golf mk4 / passat b5.5
Localização: Coimbra

Re: Caixa ASD

Mensagem por Daniel_mkiv »

Mario_Marques Escreveu: 04 jun 2022, 15:29 Eu usei o vídeo apenas como exemplo do efeito, pois as pessoas não têm sequer a noção de que isso acontece, e apontam isso como motivo de mudar de caixa, quando faz exatamente o contrario do que alegam que pretendem em grande parte das situações.
Mas posso dizer, que um tdi 115 original(golf de caixa de 6) sem puxar um reboque faz pior figura que esse a puxar um reboque.
Sim, as vezes pensamos que estamos a fazer a coisa certa, e é exatamente o contrário... tem de haver pessoal como tu para nos mostrar o contrário 😁😁
Daniel_mkiv
Amateur
Amateur
Mensagens: 280
Registado: 02 mai 2019, 21:53
Veículos: Volkswagen golf mk4 / passat b5.5
Localização: Coimbra

Re: Caixa ASD

Mensagem por Daniel_mkiv »

Daniel_mkiv Escreveu: 04 jun 2022, 20:58
Mario_Marques Escreveu: 04 jun 2022, 15:29 Eu usei o vídeo apenas como exemplo do efeito, pois as pessoas não têm sequer a noção de que isso acontece, e apontam isso como motivo de mudar de caixa, quando faz exatamente o contrario do que alegam que pretendem em grande parte das situações.
Mas posso dizer, que um tdi 115 original(golf de caixa de 6) sem puxar um reboque faz pior figura que esse a puxar um reboque.
Sim, as vezes pensamos que estamos a fazer a coisa certa, e é exatamente o contrário... tem de haver pessoal como tu para nos mostrar o contrário 😁😁
Ja agora, aproveitando a conversa sobre caixas de velocidades, alguem sabe o oleo que estas caixas dos golf 4 levam? E se ainda ha original ou nao vale a pena?
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 795
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Caixa ASD

Mensagem por |Guilherme| »

Comprei há pouco tempo para a minha de 6 pd150, dá sensivelmente 68/70 euros o litro. E do que li, vai depender mas para a minha, vi que fazia sentido ser mesmo o vendido na vw. Mas vai sempre haver quem diga que pôs outro e nunca teve problemas. Depende agora do que estiveres disposto a pagar
Responder