Passat não desenvolve...

Responder
Gavina
Beginner
Beginner
Mensagens: 21
Registado: 13 jan 2022, 22:14
Veículos: VW Passat B4

Passat não desenvolve...

Mensagem por Gavina »

Boas pessoal
Tenho um Passat de 96, 1.9 TDI 90 CV e é o seguinte:
O carro não desenvolve após as 2 mil e poucas rotações, não passa dos 100km/h. Não tem fumos, aparentemente sem fugas, já troquei MAF, já liguei à máquina e não me dá erros.
Já fui a vários mecânicos pra ver se algum deles já tinha apanhado uma situação destas e nenhum deles me sabe orientar. Dão-me umas ideias, que poderá ser o sensor do acelerador, bomba injetora, injetores... Mas com estes sintomas ninguém me dá uma luz sobre o que poderá ser.
Alguém aqui poderá ter uma ideia?
O carro parado, se eu desligar a ficha da maf e acelerar, ele chega às 3900/4000, mas se eu experimentar andar com ele e a ficha desligada, ele quase nem anda (expectável).Com a ficha ligada, são estes sintomas, ele não passa das 2000 e poucas rotações, não passa dos 100km/h, lento a acelerar...
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Passat não desenvolve...

Mensagem por Silver_Ajm »

Já mediste a voltagem que o alternador está a debitar? Tive um problema parecido no meu golf 3 tdi e era precisamente por o alternador não estar a debitar energia suficiente que o carro não desenvolvia, o erro que me aparecia era supostamente ligado à maf, mas não tinha nada a ver. A solução foi resolvida por acaso após uma troca de bateria...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Gavina
Beginner
Beginner
Mensagens: 21
Registado: 13 jan 2022, 22:14
Veículos: VW Passat B4

Re: Passat não desenvolve...

Mensagem por Gavina »

Silver_Ajm Escreveu: 12 abr 2022, 14:12 Já mediste a voltagem que o alternador está a debitar? Tive um problema parecido no meu golf 3 tdi e era precisamente por o alternador não estar a debitar energia suficiente que o carro não desenvolvia, o erro que me aparecia era supostamente ligado à maf, mas não tinha nada a ver. A solução foi resolvida por acaso após uma troca de bateria...
Reparei agora mesmo que há um tubo que sai da caixa de filtro de ar e que liga, creio eu, ao sistema de escape e filtro de partículas, etc, que fica na "parede" do carro. Essa entrada está tapada e o tubo está sem nada, deveria fazer a ligação e não faz! O que é que fica nesse sitio??? Está o tubo sem ligação nenhuma
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Passat não desenvolve...

Mensagem por Silver_Ajm »

Gavina Escreveu: 12 abr 2022, 15:04
Silver_Ajm Escreveu: 12 abr 2022, 14:12 Já mediste a voltagem que o alternador está a debitar? Tive um problema parecido no meu golf 3 tdi e era precisamente por o alternador não estar a debitar energia suficiente que o carro não desenvolvia, o erro que me aparecia era supostamente ligado à maf, mas não tinha nada a ver. A solução foi resolvida por acaso após uma troca de bateria...
Reparei agora mesmo que há um tubo que sai da caixa de filtro de ar e que liga, creio eu, ao sistema de escape e filtro de partículas, etc, que fica na "parede" do carro. Essa entrada está tapada e o tubo está sem nada, deveria fazer a ligação e não faz! O que é que fica nesse sitio??? Está o tubo sem ligação nenhuma
Se isso já tem alterações pirata, mais difícil se torna o diagnóstico... Verificaste se o alternador e bateria estão a funcionar corretamente?
Fica em anexo o esquema das ligações de vácuo tirado do ETKA.
Anexos
Esquema vácuo.JPG
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Gavina
Beginner
Beginner
Mensagens: 21
Registado: 13 jan 2022, 22:14
Veículos: VW Passat B4

Re: Passat não desenvolve...

Mensagem por Gavina »

Silver_Ajm Escreveu: 12 abr 2022, 15:28
Gavina Escreveu: 12 abr 2022, 15:04
Silver_Ajm Escreveu: 12 abr 2022, 14:12 Já mediste a voltagem que o alternador está a debitar? Tive um problema parecido no meu golf 3 tdi e era precisamente por o alternador não estar a debitar energia suficiente que o carro não desenvolvia, o erro que me aparecia era supostamente ligado à maf, mas não tinha nada a ver. A solução foi resolvida por acaso após uma troca de bateria...
Reparei agora mesmo que há um tubo que sai da caixa de filtro de ar e que liga, creio eu, ao sistema de escape e filtro de partículas, etc, que fica na "parede" do carro. Essa entrada está tapada e o tubo está sem nada, deveria fazer a ligação e não faz! O que é que fica nesse sitio??? Está o tubo sem ligação nenhuma
Se isso já tem alterações pirata, mais difícil se torna o diagnóstico... Verificaste se o alternador e bateria estão a funcionar corretamente?
Fica em anexo o esquema das ligações de vácuo tirado do ETKA.
Alterações pirata? Como assim? Não, que eu saiba nunca mexeram no carro com esse propósito... O carro era do meu tio e antes era de um senhor já com alguma idade, duvido que tenham mexido no carro pra inventar projetos... Acho estranho é estar um tubo e uma entrada sem ligação nenhuma, estão ali e falta algo ali... O tubo saí da caixa do filtro de ar, e supostamente ligaria na entrada que tem na zona posterior ao motor
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Passat não desenvolve...

Mensagem por Silver_Ajm »

O tubo que sai da caixa do filtro liga numa electroválvula que comanda a abertura/fecho do atuador pneumático da EGR. É só seguir o esquema que coloquei em cima.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Gavina
Beginner
Beginner
Mensagens: 21
Registado: 13 jan 2022, 22:14
Veículos: VW Passat B4

Re: Passat não desenvolve...

Mensagem por Gavina »

Silver_Ajm Escreveu: 12 abr 2022, 15:41 O tubo que sai da caixa do filtro liga numa electroválvula que comanda a abertura/fecho do atuador pneumático da EGR. É só seguir o esquema que coloquei em cima.
E é possível que seja essa a causa do não desenvolvimento do carro?
Responder