Falta de liquido refrigirador

Responder
Avatar do Utilizador
maxkeeper
Rookie
Rookie
Mensagens: 195
Registado: 30 nov 2018, 15:30
Veículos: Golf VII White "Pure", 1.0 110
Localização: Setúbal

Falta de liquido refrigirador

Mensagem por maxkeeper »

Olá.

Então, passa-se o seguinte com o meu carro:

Fiz a revisão á coisa de 2 meses atrás (filtros e óleo), tudo dentro do prazo para o fazer (costumo até fazer todos os anos ou 30.000KM feitos).
A semana passada fui a inspeção com ele e não foi detectado nada, incluindo fugas por baixo do motor e assim. Nesta altura verifiquei também o liquido de refrigeração e estava dentro dos parâmetros.

Atualmente, o veiculo está com 62.000km.

No sábado, ao final do dia, assim que liguei o motor acendeu-me logo a luz vermelha do deposito do liquido de refrigeração. Fui ver e de facto não tinha quase nada praticamente. Durante a semana tinha andado normalmente com ele e até, inclusive, no dia anterior, sexta, fiz uma viagem mais longa com ele e tudo impecável.
Chamei então um amigo meu que por acaso é mecânico para dar uma vista de olhos. Ele acabou por descobrir uma fuga numa peça (ele disse o nome mas não me recordo), penso que seja no termostato ou lá o que é. Fica assim mais ao lado do motor, parte inferior, do lado direito (vista de frente).
Enchi o deposito com água destilada, até um bocadinho mais do que a linha do máximo. (para ai meio centímetro). Ele esteve a aquecer o carro com o motor a trabalhar e com o pé no acelerador, sofagem e AC ligado para aquecer o carro. Uma vez a ventoinha disparou, noutra tentou arrancar 2 vezes mas parou logo, só funcionou ai 2/3 segundos. No entanto, o carro só aqueceu até á temperatura normal "90º). Fui dar uma volta com o carro e depois voltei. O nível do deposito estava exatamente como o deixei.

Entretanto, no meio da despistagem para saber onde poderia estar a fuga e assim, consegue-se ouvir tipo um barulho de uma bomba a puxar qualquer coisa mas a fazer um barulho tipo "Ar", por assim dizer. Não sei se entendem o que estou a dizer mas também não encontro palavras melhores para descrever. Tenho quase a certeza de que o motor não fazia este barulho...

Entretanto, de sábado para domingo, fui ver o nível, baixou ai, talvez, 5 milímetros. Hoje, voltei a ver, já está cerca de 2/3 milímetros abaixo da linha do nível máximo. No total, sem ser preciso, deve ter baixado á volta de 1cm na totalidade.

Ora, fico na dúvida se na dita fuga, o liquido de refrigeração vai-se indo aos poucos, ou se é de uma forma brusca... Não consigo retirar essa conclusão com 100% porque foi de um momento para o outro.

Aleguem tem ideia do que possa estar a acontecer? Um valor, estimado claro, da eventual reparação que possa ter que ser feita? Já alguém com certeza teve ou tomou conhecimento deste tipo de avaria... É das graves, por assim dizer?

Só referir uma coisa que me esqueci e talvez seja relevante: não notei alterações ao aspeto nem a textura do liquido de refrigeração.

Desde já, coloco-me ao dispor para qualquer dúvida ou melhor esclarecimento.

Obrigado pela V. atenção.
Última edição por maxkeeper em 11 abr 2022, 23:02, editado 1 vez no total.
Golf VII White "Pure", 1.0 110
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3151
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Falta de liquido refrigirador

Mensagem por sflopes »

Era conveniente informar qual o carro, para alguém tentar ajudar.
Avatar do Utilizador
maxkeeper
Rookie
Rookie
Mensagens: 195
Registado: 30 nov 2018, 15:30
Veículos: Golf VII White "Pure", 1.0 110
Localização: Setúbal

Re: Falta de liquido refrigirador

Mensagem por maxkeeper »

sflopes Escreveu: 11 abr 2022, 22:19 Era conveniente informar qual o carro, para alguém tentar ajudar.
Está na minha assinatura, mas em todo o caso é um Golf VII 1.0 DE 2018, a gasolina.
Golf VII White "Pure", 1.0 110
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3151
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Falta de liquido refrigirador

Mensagem por sflopes »

Ok. assim vai ser mais fácil a ajuda.
Avatar do Utilizador
maxkeeper
Rookie
Rookie
Mensagens: 195
Registado: 30 nov 2018, 15:30
Veículos: Golf VII White "Pure", 1.0 110
Localização: Setúbal

Re: Falta de liquido refrigirador

Mensagem por maxkeeper »

sflopes Escreveu: 12 abr 2022, 00:06 Ok. assim vai ser mais fácil a ajuda.
Foi lapso meu, também poderia ter referido na mensagem em vez de presumir que vissem a assinatura.

Obrigado.
Golf VII White "Pure", 1.0 110
Avatar do Utilizador
carlosbico
Rookie
Rookie
Mensagens: 130
Registado: 22 out 2010, 15:21
Veículos: Golf VII 1.5 TSI ACT 150 CV
Localização: Entroncamento

Re: Falta de liquido refrigirador

Mensagem por carlosbico »

No meu foi a bomba de água.
Avatar do Utilizador
maxkeeper
Rookie
Rookie
Mensagens: 195
Registado: 30 nov 2018, 15:30
Veículos: Golf VII White "Pure", 1.0 110
Localização: Setúbal

Re: Falta de liquido refrigirador

Mensagem por maxkeeper »

carlosbico Escreveu: 20 abr 2022, 22:42 No meu foi a bomba de água.
Sim, no meu, ao que tudo indica, também será isso. Nos próximos dias irei tratar dele.
O teu também fazia um barulho estranho, como se tivesse a cuspir ar ou assim?
Golf VII White "Pure", 1.0 110
Avatar do Utilizador
maxkeeper
Rookie
Rookie
Mensagens: 195
Registado: 30 nov 2018, 15:30
Veículos: Golf VII White "Pure", 1.0 110
Localização: Setúbal

Re: Falta de liquido refrigirador

Mensagem por maxkeeper »

Ola.

Venho aqui atualizar o tópico e mostrar uma foto do trabalho que foi feito hoje.

Imagem

Acho que facilmente se pode verificar qual é a peça nova e qual a que foi substituída...

Cumprimentos.
Golf VII White "Pure", 1.0 110
Avatar do Utilizador
carlosbico
Rookie
Rookie
Mensagens: 130
Registado: 22 out 2010, 15:21
Veículos: Golf VII 1.5 TSI ACT 150 CV
Localização: Entroncamento

Re: Falta de liquido refrigirador

Mensagem por carlosbico »

maxkeeper Escreveu: 21 abr 2022, 13:55
carlosbico Escreveu: 20 abr 2022, 22:42 No meu foi a bomba de água.
Sim, no meu, ao que tudo indica, também será isso. Nos próximos dias irei tratar dele.
O teu também fazia um barulho estranho, como se tivesse a cuspir ar ou assim?
Por acaso não fazia barulho nenhum. Deve ter perdido o líquido de repente e como vi logo o vaso vazio, atestei e foi para a marca porque estava dentro da garantia.
Avatar do Utilizador
maxkeeper
Rookie
Rookie
Mensagens: 195
Registado: 30 nov 2018, 15:30
Veículos: Golf VII White "Pure", 1.0 110
Localização: Setúbal

Re: Falta de liquido refrigirador

Mensagem por maxkeeper »

carlosbico Escreveu: 03 mai 2022, 18:01
maxkeeper Escreveu: 21 abr 2022, 13:55
carlosbico Escreveu: 20 abr 2022, 22:42 No meu foi a bomba de água.
Sim, no meu, ao que tudo indica, também será isso. Nos próximos dias irei tratar dele.
O teu também fazia um barulho estranho, como se tivesse a cuspir ar ou assim?
Por acaso não fazia barulho nenhum. Deve ter perdido o líquido de repente e como vi logo o vaso vazio, atestei e foi para a marca porque estava dentro da garantia.
Mesmo assim tiveste mais azar que eu. A minha não vazava de repente. Lembro-me que quando acendeu o aviso, eu voltei a encher, ainda me demorou cerca de 2 semanas até atingir o nível mínimo outra vez.

Outra coisa que tenho reparado por exemplo, é que quando o carro está parado, tem um movimento muito mais calmo, parece até que o motor esta desligado. Antes sentia-se algum tremer e assim. Provavelmente poderá ter alguma coisa a ver com a bomba também.
Golf VII White "Pure", 1.0 110
Responder