Problema eléctrico porta condutor - resolvido

Responder
alexvaz
Rookie
Rookie
Mensagens: 71
Registado: 26 nov 2008, 13:55
Veículos: Golf IV 1.9 TDI 110cv 25 Years (2001)
Localização: Castelo Branco

Re: Problema eléctrico porta condutor

Mensagem por alexvaz »

Obrigado!

Mas esses são estanques? Na descrição não fala sobre isso.
Estes por exemplo são bastante mais em conta, não sei se serão piores ou não...
https://pt.aliexpress.com/item/32822278 ... mainSearch
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Problema eléctrico porta condutor

Mensagem por Silver_Ajm »

alexvaz Escreveu: 05 abr 2022, 15:15 Obrigado!

Mas esses são estanques? Na descrição não fala sobre isso.
Estes por exemplo são bastante mais em conta, não sei se serão piores ou não...
https://pt.aliexpress.com/item/32822278 ... mainSearch
Sim os do link que enviei atrás são estanques, dá para perceber nas imagens que têm um fole em borracha a envolver o pino de acionamento. Esquece esse tipo de switch do link que colocaste, isso bloqueia em 3 tempos.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
alexvaz
Rookie
Rookie
Mensagens: 71
Registado: 26 nov 2008, 13:55
Veículos: Golf IV 1.9 TDI 110cv 25 Years (2001)
Localização: Castelo Branco

Re: Problema eléctrico porta condutor

Mensagem por alexvaz »

Para encerrar o tópico, venho aqui contar o desfecho da minha aventura, aproveitando para agradecer a todos pela ajuda!

Como tinha ideia que a fechadura não seria de origem, pelo barulho algo diferente que fazia ao abrir, decidi comprar uma no ebay, usada mas original, com a referência 6X1837013H, que li algures aqui pelo fórum que seria uma versão melhorada; no caso era uma de um leon de 2005.
Primeiro problema na desmontagem, parafusos que dão aperto ao vidro demasiado calcinados, um deles não consegui mesmo tirar, moí a cabeça (do parafuso e minha!) a tentar tirar, tive que o furar com o berbequim, mas na parte traseira da peça, onde enrosca, não saiu de forma nenhuma, e como os apoios do vidro estavam mesmo com mau aspecto, tive que mandar vir dois e deixar a montagem para quando as peças chegaram.
Montar os apoios do vidro novos no sítio com os cabos com tensão não é tarefa fácil, quase que mais valia mudar o elevador todo, mas lá consegui...
Comecei então a montar tudo, liguei as fichas, parecia estar tudo ok, mas ao fechar o vidro, não descia todo, via-se que estava a forçar o cabo que leva os fios para a fechadura. Lá desmontei tudo de novo outra vez, e realmente tinha o cabo a passar pelo sítio errado do ferro do elevador. Desliguei a ficha a muito custo, só depois é que consegui perceber o movimento necessário para retirar a ficha da fechadura com facilidade...
Montar tudo novamente, e voltou ao mesmo, ou seja, sem sinal de porta aberta, sem acender a luz interior, como com a fechadura antiga.
Desmontar novamente, tinha quase a certeza que já tinha estado bom com a fechadura nova, não conseguia perceber o motivo. Abri a fechadura nova, e resultado, ao tentar retirar a ficha quando o vidro não descia, fiz demasiada força e parti 3 ligações da ficha à placa eléctrica da fechadura. Lá consegui soldar aquilo, vou testar mas ainda não funcionava bem. Isto porque não tinha ligado a ficha grande que encaixa junto ao elevador do vidro, pensei que não tinha influência, mas tem!
Ainda abri a fechadura antiga, que realmente não era original, e tem um microswitch que não é estanque... Mas o problema estava na placa electrónica, duas duas pistas na parte de trás estavam danificadas, uma arrancou-se mal lhe toquei.

Conclusão, deu luta, mas já tenho a funcionar, com uma fechadura original, mas que por burrice minha teve que ser reparada, espero que as soldas aguentem porque ainda é um belo biscate fazer este serviço...
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Problema eléctrico porta condutor

Mensagem por Silver_Ajm »

Deu luta, mas ficou resolvido. :D
É tudo uma questão de hábito, para a próxima já fazes o trabalho em metade do tempo. :mrgreen:
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Problema eléctrico porta condutor

Mensagem por |Guilherme| »

Esse trabalho é de coragem. É de louvar teres vindo encerrar o tópico, muita gente não o faz e o pessoal fica sem perceber como resolver. Ainda bem que está safo, parabéns!
alexvaz
Rookie
Rookie
Mensagens: 71
Registado: 26 nov 2008, 13:55
Veículos: Golf IV 1.9 TDI 110cv 25 Years (2001)
Localização: Castelo Branco

Re: Problema eléctrico porta condutor - resolvido

Mensagem por alexvaz »

Pois, por já me ter acontecido, neste e noutros problemas, ver tópicos exactamente com o mesmo problema que tenho, e que depois não têm a resolução final, ou porque não se resolveu, ou porque após resolver o pessoal não escreve mais nada...
Este forum já me ajudou muito, por isso tento também contribuir com o que posso!
alexvaz
Rookie
Rookie
Mensagens: 71
Registado: 26 nov 2008, 13:55
Veículos: Golf IV 1.9 TDI 110cv 25 Years (2001)
Localização: Castelo Branco

Re: Problema eléctrico porta condutor - resolvido

Mensagem por alexvaz »

Bem, parece que cantei vitória demasiado cedo... :(
Não voltou ao mesmo, porque agora tenho símbolo no quadrante quando abro a porta, e acende a luz interior, e também apita quando abro a porta com os faróis ligados. Mas deixou de funcionar bem o botão interior para trancar, junto aos interruptores dos vidros, tranca todas as portas mas depois destranca a do condutor, e a luz interior ao destrancar o carro apaga logo, e quando fecho as portas também, antes apagava suavemente ao fim de uns segundos.
Lá vou ter que desmontar tudo outra vez...
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3151
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Problema eléctrico porta condutor - resolvido

Mensagem por sflopes »

Os carros por vezes dão cabo da cabeça aos donos, mas não desista tudo se resolve é preciso é encontrar a pessoa certa para corrigir o problema.
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Problema eléctrico porta condutor - resolvido

Mensagem por SuperGolf »

Bem na altura comprei no ebay aftermark, por 20 e tal euros e dois anos passados sem problemas.....

O do condutor acho que ainda é original e apenas troquei o switch que faz contacto da porta para o carro, que é classico desgastar a ponta.
Responder