Boas pessoal.
Comprei um golf mk2 1.6gtd com cabeça 1.9td e logo 1 mês depois decidi fazer uma reforma ao motor levou juntas todas e vedantes, distribuição, foles, limpei o chupão que tava com restos de selicone e levou uma bomba injetora trabalhada. Depois disto tudo o carro tava impecável até que a luz do óleo começou a piscar e o besouro a fazer barulho quando ando com o carro, desligo o carro e volto a ligar a luz apaga arranco pouco tempo depois volta a aparecer a luz.
Conseguem me ajudar??
Obrigado.
Luz óleo
- Mario_Marques
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Re: Luz óleo
Olá Ruben, a primeira coisa é obviamente ver se realmente existe uma falha de pressão de óleo, até porque se existir esse problema é muito mau para o motor, estando a pressão ok, o próximo passo é testar a válvula de pressão (switch) e a parte elétrica, é comum os mk2 e outros carros as vezes avariarem o sistema de controlo dinâmico, já há cá no fórum vários tópicos sobre o assunto, e podes ver mais info aqui na "bíblia do fórum":
viewtopic.php?p=1861029#p1861029
Procura por sistema de controlo dinâmico da pressão do óleo, está aí um link sobre isso, mas primeiro,confere se realmente não há problema na pressão realmente, pois o sistema pode estar só a fazer o seu trabalho corretamente,avisar que há problemas graves.
Em resumo, o problema pode ser realmente falta de pressão(muito grave), problema nos switches de pressão, problemas nas ligações/instalação elétrica, problemas no quadrante.
Abraço e boa sorte
viewtopic.php?p=1861029#p1861029
Procura por sistema de controlo dinâmico da pressão do óleo, está aí um link sobre isso, mas primeiro,confere se realmente não há problema na pressão realmente, pois o sistema pode estar só a fazer o seu trabalho corretamente,avisar que há problemas graves.
Em resumo, o problema pode ser realmente falta de pressão(muito grave), problema nos switches de pressão, problemas nas ligações/instalação elétrica, problemas no quadrante.
Abraço e boa sorte
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Re: Luz óleo
Boas
Hoje a tarde andei a pesquisar e em algum tópico li que as vezes é só desligar o fio w do alternador que apaga a luz e apagou mesmo mas queria saber qual o sentido disso.
Obrigado desde já
Hoje a tarde andei a pesquisar e em algum tópico li que as vezes é só desligar o fio w do alternador que apaga a luz e apagou mesmo mas queria saber qual o sentido disso.
Obrigado desde já
- Mario_Marques
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Re: Luz óleo
Se desligares o fio ficas sem o controlo dinâmico, ou seja, até podes andar sem óleo até rebentar que não diz nada, pois é esse fio que dá info da rotação, pelo que volto a recomendar fazeres o que disse em cima, pois se realmente houver um problema de pressão irás danificar gravemente o motor, e também veres o link para entenderes o sistema.
Até é muito possivel que o teu problema seja só elétrico, mas se não for vais destruir o motor, pelo que deves confirmar urgentemente se o problema não é realmente de pressão e se o sistema só está a fazer bem o seu trabalho que é avisar que há problemas.
Se gostas de arriscar em experiências, podes fazer um chunt aos switches de óleo para estarem sempre em condiçao ok, se o aviso se mantiver é porque á partida o problema é do sistema de controlo e não do motor, á partida, certezas só fazendo o correto que é como disse, medir a pressão.
Abraço
Até é muito possivel que o teu problema seja só elétrico, mas se não for vais destruir o motor, pelo que deves confirmar urgentemente se o problema não é realmente de pressão e se o sistema só está a fazer bem o seu trabalho que é avisar que há problemas.
Se gostas de arriscar em experiências, podes fazer um chunt aos switches de óleo para estarem sempre em condiçao ok, se o aviso se mantiver é porque á partida o problema é do sistema de controlo e não do motor, á partida, certezas só fazendo o correto que é como disse, medir a pressão.
Abraço
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Re: Luz óleo
Boas hoje medi a pressão do óleo mas só consegui medir na cabeça e lá passa de 10 bares de pressão com um pouco de aceleração
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Re: Luz óleo
Ao rolentim tem 3 bares +/-
- Mario_Marques
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Re: Luz óleo
Com esses valores, apesar de parecerem demasiado altos, acho que se pode descartar o problema de falta de pressão, o que leva portanto á próxima etapa, switches, cablagem, sistema de controlo dinâmico.
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Re: Luz óleo
Falta me só testar a válvula porque o resto testei e tá bom
- Mario_Marques
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Re: Luz óleo
Para eliminar as valvulas da lista de possíveis problemas basta testa-las, aquilo é um dispositivo relativamente simples, é basicamente um contacto que fecha e abre com uma mola calibrada dentro, ou seja, a própria pressão do óleo é que empurra esse contacto e o faz abrir ou fechar consoante a pressão aplicada.Rúben Machado Escreveu: ↑29 mar 2022, 13:05 Falta me só testar a válvula porque o resto testei e tá bom
E uma coisa que não sei se tens noção, 10bar é tecnicamente impossível, a não ser que algo muito errado se passe, a valvula de alivio de pressão abre a partir dos 5,7bar e abre completamente aos 6,7bar e nunca lá chega ou deveria chegar, o teste padrão é 2000 rpm com óleo a 80 graus pelo menos(e usando o oleo com graduação de fábrica), tem de estar nos 2bar.
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Re: Luz óleo
Sim eu tenho noção porém disseram me para andar uns dias para ver se descolava a válvula se nao descolar então tirar o Carter
- Mario_Marques
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Re: Luz óleo
Não te querendo desmotivar, mas duvido muitoooooooooooooooo que isso vá acontecer, se queres tentar algo, que geralmente é inutil, basta removeres o switch, obviamente com o motor desligado, podes lavar o interior do switch com wd40 ou outros solventes proprios para motores, e depois ativar o switch com uma chavinha várias vezes que ajuda a limpar, e podes também testar com o multimetro se ele funciona ou não, é o memso método, meter o multimetro na posição de medir continuidade, depois colocar uma sonda no terminal e uma na massa, em qualquer zona metalica do switch, depois com a chave ativar, podes testar o de alta e o de baixa pressão usando o mesmo método, se funcionarem já sabes que o problema está "mais acima"Rúben Machado Escreveu: ↑29 mar 2022, 22:39 Sim eu tenho noção porém disseram me para andar uns dias para ver se descolava a válvula se nao descolar então tirar o Carter
Este teste é coisa que se faz em menos de 10 minutos, e mesmo quem não tiver um multimetro pode usar a imaginação para encontrar outras formas de testar, por exemplo uma pilha e um led.
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Re: Luz óleo
Tava a dizer que descolava a válvula de alívio mas vou tentar essa maneira
- Mario_Marques
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Re: Luz óleo
Não me preocuparia muito com isso, ela não vai descolar, pois não deve estar colada, é quase impossível isso acontecer, e não deve estar assim tão má quanto isso, geralmente o que acontece é precisamente o contrario, ficarem abertas por a mola ter perdido a força ou a bomba não gerar caudal suficiente para haver sequer pressão, no teu caso acredito mais é que o manómetro esteja a dar um pouco a mais que o que era suposto, logo deves passar é para rever os outros pontos, testar os switches, instalação, e se fores mais um dos muitos felizardos, o sistema de controlo dinamico, é frequente ir á vida por causa da idade e/ou problemas elétricos que com o tempo o danificam, ou outros problemas elétricos que afetam isso.Rúben Machado Escreveu: ↑29 mar 2022, 23:02 Tava a dizer que descolava a válvula de alívio mas vou tentar essa maneira
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Re: Luz óleo
Já passei pelo mesmo e a primeira coisa a ir ao ar vai ser o turbo, se for td. Mas nao andes mais com o carro até resolveres isso, porque de outra forma vais partir o motor.
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Re: Luz óleo
Bem depois de alguns dias e alguns testes a válvula de descarga de óleo(que se encontrava presa) finalmente descolou sozinha pelo que agora tenho 2.5bares ao rolentim e 6 bares em rotação.
A nível de problema de óleo ficou tudo impecável só que agora a luz da temperatura pisca 2 ou 3 vezes e desliga se .
A nível de problema de óleo ficou tudo impecável só que agora a luz da temperatura pisca 2 ou 3 vezes e desliga se .