Junta da cabeça Golf 5

Responder
Tt32
Beginner
Beginner
Mensagens: 17
Registado: 17 fev 2022, 14:30
Veículos: Golf 5 1.9TDI

Junta da cabeça Golf 5

Mensagem por Tt32 »

Boas pessoal! Tenho um golf 5 1.9tdi BKC 2006, comprei-o já há 10 meses, nunca tive stresses maiores com o carro até dezembro. Entusiasmei-me um pouco puxei pelo carro ao chegar a casa abri o capot e reparei que não tinha quase nenhuma água no vaso de expansão e que a água teria sido toda “cuspida” para fora do vaso de expansão verifiquei os tubos e realmente tinham um pouco de pressão mas nada de mais, não quis pensar em coisas maiores por isso voltei a deitar água no vaso de expansão. Até o início deste mês (fevereiro), o carro volta a fazer a mesma coisa, passo na oficina o mecânico diz que era o termostato, no dia seguinte depois de levantar o carro e ter ido fazer a minha vida com ele, acende-se a luz avisadora da água no painel e ao abrir o capot vi que aconteceu a mesma coisa. Volto para a oficina o o mecânico diz que a próxima coisa poderia ser o radiador, o mecânico troco-o e foi testar o carro e volta a fazer a mesma coisa e liga a avisar que agora só poderia ser da junta da cabeça e já la vão quase duas semanas sem carro.

As minhas dúvidas agora são: Como é que o carro tem a junta da cabeça queimada sendo que verificava a água e o óleo todas as semanas?O que poderá ter levado o carro a queimar a junta? Que cuidados deverei ter depois da reparação da junta? Mais alguém com o mesmo carro ou motor em questão teve o mesmo problema? O carro voltará a ser o mesmo?

Nota: o carro só tem 176mil km (sou o segundo dono)
Comprei-o aos 166mil km, aos 168mil km mandou o core do turbo para Jerusalém. De resto tem sido revisões, gasóleo e gááááss
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Junta da cabeça Golf 5

Mensagem por SuperGolf »

Convinha saber se não se trata de uma simples fuga algures......e não andar a gastar dinheiro a toa....

Nestes anos todos nunca ouvi falar de trocar radiadores.....por exemplo.
Tt32
Beginner
Beginner
Mensagens: 17
Registado: 17 fev 2022, 14:30
Veículos: Golf 5 1.9TDI

Re: Junta da cabeça Golf 5

Mensagem por Tt32 »

Foi a hipótese que o mecânico deu a dizer que poderia estar entupido, fico com um pé atrás e outro à frente porque o carro nunca me bebeu água, se anda-se normal com ele só a puxar em via rápida ou em subidas como sou da Madeira é que me jogava a água para fora pelo vaso de expansão
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Junta da cabeça Golf 5

Mensagem por Silver_Ajm »

Tt32 Escreveu: 18 fev 2022, 14:08 Foi a hipótese que o mecânico deu a dizer que poderia estar entupido, fico com um pé atrás e outro à frente porque o carro nunca me bebeu água, se anda-se normal com ele só a puxar em via rápida ou em subidas como sou da Madeira é que me jogava a água para fora pelo vaso de expansão
Em que estado tens o sistema de refrigeração, o liquido anticongelante está rosa, ou anda da cor do barro? Os termostatos originais nestes motores tendem a colar na posição aberto, nunca fechado. Alguma vez notaste a temperatura a subir acima dos 90º?
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Tt32
Beginner
Beginner
Mensagens: 17
Registado: 17 fev 2022, 14:30
Veículos: Golf 5 1.9TDI

Re: Junta da cabeça Golf 5

Mensagem por Tt32 »

A água é rosa, e nunca mudou de cor o óleo também nunca ficou com cor “café com leite” e a temperatura nunca passou dos 90 (que eu notasse)
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Junta da cabeça Golf 5

Mensagem por Silver_Ajm »

Tt32 Escreveu: 18 fev 2022, 15:58 A água é rosa, e nunca mudou de cor o óleo também nunca ficou com cor “café com leite” e a temperatura nunca passou dos 90 (que eu notasse)
Começa por fazer o teste químico que comprove que tens passagem de co2 para o liquido de refrigeração, hoje em dia as oficinas já costumam ter isso.
Se realmente se confirmar, repara isso o mais rápido possível.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Tt32
Beginner
Beginner
Mensagens: 17
Registado: 17 fev 2022, 14:30
Veículos: Golf 5 1.9TDI

Re: Junta da cabeça Golf 5

Mensagem por Tt32 »

Li em algum lado que ao se criar bolhas dentro do vaso era um sintoma de que passava co2 para o líquido de refrigeração e por acaso o meu fazia isso. O carro já está na oficina para ser reparado
Tt32
Beginner
Beginner
Mensagens: 17
Registado: 17 fev 2022, 14:30
Veículos: Golf 5 1.9TDI

Re: Junta da cabeça Golf 5

Mensagem por Tt32 »

Olá outra vez! Para dar este tópico como fechado, já tenho o carro há 1 mês e umas semanas e confirma-se era a junta com uma pequena passagem de gases de escape para o sistema de refrigeração. Até agora o carro está cinco estrelas, obrigado a todos que de alguma maneira tentaram esclarecer as minhas dúvidas!
Responder