Boa tarde malta!
Eu tenho um Passat B4 TDI, de 96, 90cv. É o seguinte, ele nunca passa das 1500 rotações. E entre as 1000 e as 1500 já vai em esforço, a pedir outra mudança. Não desenvolve em 2° nem 3°, desenvolve um pouco em 4° mas nem aí desenvolve muito. O que poderá ser??
VW Passat B4 TDI AJUDA
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Re: VW Passat B4 TDI AJUDA
Pelo que descreve o carro está em, modo de "segurança"...
Pode ser um simples tubo de vácuo roto, como algo mais complexo como geometria presa,...
O ideal era começar pelo mais simples e ligar o carro a máquina e começar por aí,....
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Re: VW Passat B4 TDI AJUDA
Geometria presa? O que quer isso dizer?
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Re: VW Passat B4 TDI AJUDA
Super, este carro não tem geometria variável.
Sem informação, erros, valores Lídia na ecu, na verdade ninguém pode ajudar muito.
Gavina se puderes coloca o relatório de erros, caso não tenha erros terá de ser feito á unha, que é ler valores e identificar o que está errado, tirando isto, a única coisa que podes fazer é ver se visualmente está tudo direito.
Sem informação, erros, valores Lídia na ecu, na verdade ninguém pode ajudar muito.
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Re: VW Passat B4 TDI AJUDA
Disseram-me que poderia ser o sensor de massa de ar... É uma possibilidade?Mario_Marques Escreveu: ↑16 fev 2022, 20:45 Super, este carro não tem geometria variável.
Sem informação, erros, valores Lídia na ecu, na verdade ninguém pode ajudar muito.
Gavina se puderes coloca o relatório de erros, caso não tenha erros terá de ser feito á unha, que é ler valores e identificar o que está errado, tirando isto, a única coisa que podes fazer é ver se visualmente está tudo direito.
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Re: VW Passat B4 TDI AJUDA
Na verdade, sem dados de nada, tudo que te disserem é uma possibilidade, agora a pergunta é queres trocar tudo á sorte, sem certezas de nada e gastar uma pequena fortuna e tempo, tempo esse que pode agravar outras coisas, ou queres encontrar o problema?
Para realmente se poder analisar o problema é preciso dados, caso contrario é só palpites que até podem estar errados.
Para realmente se poder analisar o problema é preciso dados, caso contrario é só palpites que até podem estar errados.
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Re: VW Passat B4 TDI AJUDA
Obrigado Mário pela correcção...nem reparei que era um VP de 90...
Sensor de massa de ar custa cerca de 120 euros.....é melhor começar pelo mais simples....e despistar o real problema....conforme já dito!
Sensor de massa de ar custa cerca de 120 euros.....é melhor começar pelo mais simples....e despistar o real problema....conforme já dito!
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Re: VW Passat B4 TDI AJUDA
O sensor deste carro é um bocado mais caro, um equivalente ao original novo ronda 150/200€ e o problema pode não ser na verdade lá, é muito provável e possível que devido á idade já não esteja muito bom, mas é sempre boa ideia ter a certeza, pois se for trocar tudo á sorte, como disse gasta uma pequena fortuna depois de tudo somado ao fim.
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Re: VW Passat B4 TDI AJUDA
Viva malta!!Mario_Marques Escreveu: ↑16 fev 2022, 22:10 Na verdade, sem dados de nada, tudo que te disserem é uma possibilidade, agora a pergunta é queres trocar tudo á sorte, sem certezas de nada e gastar uma pequena fortuna e tempo, tempo esse que pode agravar outras coisas, ou queres encontrar o problema?
Para realmente se poder analisar o problema é preciso dados, caso contrario é só palpites que até podem estar errados.
Fui ligar o carro à máquina. Zero erros. Não acusa nada, problema nenhum. Mas reparámos numa coisa, quando desligamos o sensor de massa de ar, o carro desenvolve até às 3500/4000. Com o sensor ligado, volta ao mesmo. É o sensor que estará estragado, ou será o turbo que não está em condições??
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Re: VW Passat B4 TDI AJUDA
Quando desligas a maf da ficha, o carro automaticamente entra em modo de segurança e deixa de fazer correções, pelo que ao desligares a maf na verdade não tem grande utilidade no que toca a diagnóstico, pois estando em modo de segurança ele deixa de usar uma série de sinais, o ideal era teres medido os sinais e ver quais é que estão fora da especificação.
A maf é responsável por enviar sinal á ecu da quantidade de ar que entra no motor para depois calcular a quantidade de combustível correta, se a maf estiver com sinal baixo, o carro deixa de injetar e não anda, porém, certeza só mesmo fazendo como disse, testar o valor.
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Re: VW Passat B4 TDI AJUDA
O mais estranho é que o carro, com a MAF desligada, tem um comportamento normal. Com a MAF ligada, já não tem...Mario_Marques Escreveu: ↑01 abr 2022, 17:08 Quando desligas a maf da ficha, o carro automaticamente entra em modo de segurança e deixa de fazer correções, pelo que ao desligares a maf na verdade não tem grande utilidade no que toca a diagnóstico, pois estando em modo de segurança ele deixa de usar uma série de sinais, o ideal era teres medido os sinais e ver quais é que estão fora da especificação.
A maf é responsável por enviar sinal á ecu da quantidade de ar que entra no motor para depois calcular a quantidade de combustível correta, se a maf estiver com sinal baixo, o carro deixa de injetar e não anda, porém, certeza só mesmo fazendo como disse, testar o valor.
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Re: VW Passat B4 TDI AJUDA
Não tem um comportamento normal pois está em safe mode, pode ter é um comportamento melhor que aquilo que tu conheces e que para ti é o teu normal.
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Re: VW Passat B4 TDI AJUDA
Com a MAF desligada, o carro desenvolve. Isso é que me deixa confuso. É que o carro desenvolve mais com ela desligada, do que com ela ligada. Quando desligo a MAF, o carro tem um comportamento normal. Com ela ligada, ele a cada mudança dá-me 20km/h e em quinta, não passa dos 100km/h. Porque é isto, literalmente, ele a cada mudança, dá-me 20km/h e não passa disto. Em 3°, chega aos 60km/h e não dá mais. Em 4°, aos 80 km/h. Tenho reparado nisto. Dá-me 20km/h por mudança.Mario_Marques Escreveu: ↑01 abr 2022, 19:38 Não tem um comportamento normal pois está em safe mode, pode ter é um comportamento melhor que aquilo que tu conheces e que para ti é o teu normal.
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Re: VW Passat B4 TDI AJUDA
Eu compreendo o que tu queres dizer e sei exatamente o que se está a passar quando desligas, tu é que nao estás a compreender o que quero dizer, um carro desses direito, com a maf ligada desenvolve muito melhor que com ela desligada, sem comparação possível, logo quem sabe como é um direito e sabe como é direito com maf desligada vai-te dizer que não desenvolve normal.
Agora o que tu estás a comparar é um carro com problemas com um carro em modo de segurança.
Vamos á realidade, as tuas hipóteses são, teres de medir os valores e ver onde está o problema, procurar um profissional para resolver, ou meter peças até acertar sobre o risco de nunca acertares por não ser só uma coisa, pedires ajuda a alguém que esteja disposto e disponível para te emprestar peças para testares, por ex, começar pela maf.
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Vamos á realidade, as tuas hipóteses são, teres de medir os valores e ver onde está o problema, procurar um profissional para resolver, ou meter peças até acertar sobre o risco de nunca acertares por não ser só uma coisa, pedires ajuda a alguém que esteja disposto e disponível para te emprestar peças para testares, por ex, começar pela maf.