VW Passat B4 TDI AJUDA

Responder
Gavina
Beginner
Beginner
Mensagens: 21
Registado: 13 jan 2022, 22:14
Veículos: VW Passat B4

VW Passat B4 TDI AJUDA

Mensagem por Gavina »

Boa tarde malta!

Eu tenho um Passat B4 TDI, de 96, 90cv. É o seguinte, ele nunca passa das 1500 rotações. E entre as 1000 e as 1500 já vai em esforço, a pedir outra mudança. Não desenvolve em 2° nem 3°, desenvolve um pouco em 4° mas nem aí desenvolve muito. O que poderá ser??
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: VW Passat B4 TDI AJUDA

Mensagem por SuperGolf »

Pelo que descreve o carro está em, modo de "segurança"...

Pode ser um simples tubo de vácuo roto, como algo mais complexo como geometria presa,...
O ideal era começar pelo mais simples e ligar o carro a máquina e começar por aí,....
Gavina
Beginner
Beginner
Mensagens: 21
Registado: 13 jan 2022, 22:14
Veículos: VW Passat B4

Re: VW Passat B4 TDI AJUDA

Mensagem por Gavina »

Geometria presa? O que quer isso dizer?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: VW Passat B4 TDI AJUDA

Mensagem por Mario_Marques »

Super, este carro não tem geometria variável.
Sem informação, erros, valores Lídia na ecu, na verdade ninguém pode ajudar muito.
Gavina se puderes coloca o relatório de erros, caso não tenha erros terá de ser feito á unha, que é ler valores e identificar o que está errado, tirando isto, a única coisa que podes fazer é ver se visualmente está tudo direito.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Gavina
Beginner
Beginner
Mensagens: 21
Registado: 13 jan 2022, 22:14
Veículos: VW Passat B4

Re: VW Passat B4 TDI AJUDA

Mensagem por Gavina »

Mario_Marques Escreveu: 16 fev 2022, 20:45 Super, este carro não tem geometria variável.
Sem informação, erros, valores Lídia na ecu, na verdade ninguém pode ajudar muito.
Gavina se puderes coloca o relatório de erros, caso não tenha erros terá de ser feito á unha, que é ler valores e identificar o que está errado, tirando isto, a única coisa que podes fazer é ver se visualmente está tudo direito.
Disseram-me que poderia ser o sensor de massa de ar... É uma possibilidade?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: VW Passat B4 TDI AJUDA

Mensagem por Mario_Marques »

Na verdade, sem dados de nada, tudo que te disserem é uma possibilidade, agora a pergunta é queres trocar tudo á sorte, sem certezas de nada e gastar uma pequena fortuna e tempo, tempo esse que pode agravar outras coisas, ou queres encontrar o problema?
Para realmente se poder analisar o problema é preciso dados, caso contrario é só palpites que até podem estar errados.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: VW Passat B4 TDI AJUDA

Mensagem por SuperGolf »

Obrigado Mário pela correcção...nem reparei que era um VP de 90...

Sensor de massa de ar custa cerca de 120 euros.....é melhor começar pelo mais simples....e despistar o real problema....conforme já dito!
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: VW Passat B4 TDI AJUDA

Mensagem por Mario_Marques »

O sensor deste carro é um bocado mais caro, um equivalente ao original novo ronda 150/200€ e o problema pode não ser na verdade lá, é muito provável e possível que devido á idade já não esteja muito bom, mas é sempre boa ideia ter a certeza, pois se for trocar tudo á sorte, como disse gasta uma pequena fortuna depois de tudo somado ao fim.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: VW Passat B4 TDI AJUDA

Mensagem por SuperGolf »

Já passei por isso.....
Gavina
Beginner
Beginner
Mensagens: 21
Registado: 13 jan 2022, 22:14
Veículos: VW Passat B4

Re: VW Passat B4 TDI AJUDA

Mensagem por Gavina »

Mario_Marques Escreveu: 16 fev 2022, 22:10 Na verdade, sem dados de nada, tudo que te disserem é uma possibilidade, agora a pergunta é queres trocar tudo á sorte, sem certezas de nada e gastar uma pequena fortuna e tempo, tempo esse que pode agravar outras coisas, ou queres encontrar o problema?
Para realmente se poder analisar o problema é preciso dados, caso contrario é só palpites que até podem estar errados.
Viva malta!!
Fui ligar o carro à máquina. Zero erros. Não acusa nada, problema nenhum. Mas reparámos numa coisa, quando desligamos o sensor de massa de ar, o carro desenvolve até às 3500/4000. Com o sensor ligado, volta ao mesmo. É o sensor que estará estragado, ou será o turbo que não está em condições??
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: VW Passat B4 TDI AJUDA

Mensagem por Mario_Marques »

Quando desligas a maf da ficha, o carro automaticamente entra em modo de segurança e deixa de fazer correções, pelo que ao desligares a maf na verdade não tem grande utilidade no que toca a diagnóstico, pois estando em modo de segurança ele deixa de usar uma série de sinais, o ideal era teres medido os sinais e ver quais é que estão fora da especificação.
A maf é responsável por enviar sinal á ecu da quantidade de ar que entra no motor para depois calcular a quantidade de combustível correta, se a maf estiver com sinal baixo, o carro deixa de injetar e não anda, porém, certeza só mesmo fazendo como disse, testar o valor.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Gavina
Beginner
Beginner
Mensagens: 21
Registado: 13 jan 2022, 22:14
Veículos: VW Passat B4

Re: VW Passat B4 TDI AJUDA

Mensagem por Gavina »

Mario_Marques Escreveu: 01 abr 2022, 17:08 Quando desligas a maf da ficha, o carro automaticamente entra em modo de segurança e deixa de fazer correções, pelo que ao desligares a maf na verdade não tem grande utilidade no que toca a diagnóstico, pois estando em modo de segurança ele deixa de usar uma série de sinais, o ideal era teres medido os sinais e ver quais é que estão fora da especificação.
A maf é responsável por enviar sinal á ecu da quantidade de ar que entra no motor para depois calcular a quantidade de combustível correta, se a maf estiver com sinal baixo, o carro deixa de injetar e não anda, porém, certeza só mesmo fazendo como disse, testar o valor.
O mais estranho é que o carro, com a MAF desligada, tem um comportamento normal. Com a MAF ligada, já não tem...
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: VW Passat B4 TDI AJUDA

Mensagem por Mario_Marques »

Não tem um comportamento normal pois está em safe mode, pode ter é um comportamento melhor que aquilo que tu conheces e que para ti é o teu normal.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Gavina
Beginner
Beginner
Mensagens: 21
Registado: 13 jan 2022, 22:14
Veículos: VW Passat B4

Re: VW Passat B4 TDI AJUDA

Mensagem por Gavina »

Mario_Marques Escreveu: 01 abr 2022, 19:38 Não tem um comportamento normal pois está em safe mode, pode ter é um comportamento melhor que aquilo que tu conheces e que para ti é o teu normal.
Com a MAF desligada, o carro desenvolve. Isso é que me deixa confuso. É que o carro desenvolve mais com ela desligada, do que com ela ligada. Quando desligo a MAF, o carro tem um comportamento normal. Com ela ligada, ele a cada mudança dá-me 20km/h e em quinta, não passa dos 100km/h. Porque é isto, literalmente, ele a cada mudança, dá-me 20km/h e não passa disto. Em 3°, chega aos 60km/h e não dá mais. Em 4°, aos 80 km/h. Tenho reparado nisto. Dá-me 20km/h por mudança.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: VW Passat B4 TDI AJUDA

Mensagem por Mario_Marques »

Eu compreendo o que tu queres dizer e sei exatamente o que se está a passar quando desligas, tu é que nao estás a compreender o que quero dizer, um carro desses direito, com a maf ligada desenvolve muito melhor que com ela desligada, sem comparação possível, logo quem sabe como é um direito e sabe como é direito com maf desligada vai-te dizer que não desenvolve normal.
Agora o que tu estás a comparar é um carro com problemas com um carro em modo de segurança.

Vamos á realidade, as tuas hipóteses são, teres de medir os valores e ver onde está o problema, procurar um profissional para resolver, ou meter peças até acertar sobre o risco de nunca acertares por não ser só uma coisa, pedires ajuda a alguém que esteja disposto e disponível para te emprestar peças para testares, por ex, começar pela maf.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder